DLSS: O que é e para que serve esta tecnologia da NVIDIA

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

O DLSS, abreviação para Deep Learning Super Sampling, é uma tecnologia criada e desenvolvida pela NVIDIA que utiliza inteligência artificial e redes neurais para entregar um maior desempenho e mais quadros por segundo.

A seguir, nós iremos explicar como o Deep Learning Super Sampling funciona exatamente , explorar todos os recursos que ela oferece e detalhar quais jogos e placas de vídeo são compatíveis com as diferentes versões desta tecnologia.

O que é DLSS e como ele funciona?

De forma objetiva, ele serve principalmente como uma tecnologia de upscaling, onde a imagem do jogo é renderizada em uma resolução mais baixa e depois ampliada em tempo real para uma resolução maior através da Inteligência Artificial.

imagem que mostra um comparativo da taxa de quadros do jogo God of War com a função DLSS ligada e desligada

(Image: Divulgação/NVIDIA)

Com isso, é possível reduzir consideravelmente o uso da placa de vídeo e do processador, além de melhorar o desempenho dos seus jogos e conquistar mais quadros por segundo sem comprometer a qualidade da imagem.

Por exemplo, se o jogo estiver configurado para rodar em QuadHD ou 4K, ao ativar o DLSS, a imagem será renderizada em Full HD ou HD e depois ampliada novamente para uma resolução próxima a nativa, aumentando o FPS.

Para isso, a placa de vídeo irá utilizar núcleos tensores e inteligência artificial para reconstruir os pixels e trazer a imagem de volta para o 4K. Em alguns jogos, os ganhos de em desempenho podem ultrapassar 200%.

Modos de Operação do DLSS

Essa tecnologia possui quatro modos de operação diferentes, cada um projetado para entregar um resultado especifico. Confira as principais características de cada um deles:

  1. Performance (Modo Desempenho): Este modo abre mão da qualidade de imagem para maximizar o desempenho do jogo, permitindo que você alcance taxas de quadros mais altas.
  2. Balanced Mode (Modo Equilibrado): Como o próprio nome sugere, este modo oferece o equilíbrio perfeito entre qualidade de imagem e desempenho.
  3. Quality Mode (Modo de Qualidade): O quality faz o upscaling para o valor mais próximo possível da resolução nativa, o que resulta em uma imagem mais nítida e detalhada.
  4. Ultra Performance Mode (Modo Ultra Desempenho): Sacrifica a qualidade visual de forma perceptível em troca de um aumento significativo na performance.

Recursos adicionais integrados ao DLSS

Atualmente, ele se encontra na versão 3.5 e oferece diversos outros recursos e tecnologias interessantes como Frame Generation, Ray Reconstruction e DLAA. Veja como eles funcionam:

Frame Generation

O Frame Generation, como próprio nome sugere, é um recurso que utiliza inteligência artificial para analisar quadros sequenciais e dados de movimentos para gerar quadros adicionais, podendo até mesmo triplicar a taxa de quadros por segundo de certos jogos.

imagem que mostra o jogo Cyberpunk 2077 com a função DLSS Frame Generation ligada

(Image: Divulgação/NVIDIA)

Este recurso foi lançado junto com o DLSS 3.0, mas só pode ser utilizado em GPU's GeForce RTX Série 40, a geração mais nova da Nvidia. Por isso, dependendo do modelo da sua placa de vídeo, talvez esse recurso não esteja disponível.

DLAA

Outro recurso muito interessante é o DLAA ou Deep Learning Anti-aliasing, capaz de fornecer uma maior qualidade de imagem através de uma técnica similar ao DLSS, reconstruindo a imagem de uma resolução nativa para melhorar a qualidade da imagem.

imagem que mostra um comparativo do jogo No Mans Sky com a função DLAA ligada e desligada

(Image: Divulgação/NVIDIA)

Ele é capaz de corrigir imperfeições muito comuns em bordas de vegetações, personagens, etc. O DLAA foi introduzido na versão 2.0 e é compatível com todas as placas de vídeo da família de GeForce RTX da série 20 em diante.

Ray Reconstruction

Lançado junto com o DLSS 3.5, o Ray Reconstruction é uma tecnologia que tem como principal função reduzir os ruídos em cenas com Ray Tracing intensivo. Para isso, ele utiliza inteligência artificial e um redutor de ruído.

imagem que mostra fluxograma de como o recurso Ray Reconstruction funciona

(Image: Divulgação/NVIDIA)

Apesar de ser um recurso relativamente novo, o Ray Reconstruction é compatível com todas as GPU's GeForce RTX, inclusive os modelos da série 20.

Gerações do DLSS

Conforme foi possível notar, o recurso evoluiu bastante desde o seu lançamento. Abaixo iremos mostrar as principais diferenças entre cada geração desta tecnologia:

  1. DLSS 1.0: A primeira versão do Deep Learning Super Sampling foi introduzido em 2018 junto com as GPU's RTX série 20. Sua função era basicamente fazer o upscaling das imagens e melhorar serrilhados na imagem. Porém, muito usuários relataram o surgimento de artefatos visuais ao usar o recurso.
  2. DLSS 2.0: Dois anos depois, em 2020, a Nvidia introduziu o 2.0 que trouxe melhorias significativas na qualidade visual, desempenho e compatibilidade. Além disso, a versão 2.0 também era mais fácil de implementar em jogos e dispensava o treinamento específico para cada jogo.
  3. DLSS 3.0: Além de aprimorar e refinar todos os recursos presentes nas versões anteriores, a terceira geração da tecnologia também apresentou ao público o seu mais novo recurso, conhecido como Frame Generation.
  4. DLSS 3.5: A 3.5 é a versão mais recente da tecnologia e a Nvidia trouxe junto com essa atualização o Ray Reconstruction que detalhamos anteriormente.

Lista de placas de vídeo compatíveis com DLSS

Quer saber se a sua placa de vídeo é compatível com alguma versão ou recurso do DLSS? Então confira nossa lista com todos os modelos de GPU's RTX e quais versões cada uma delas suporta:

Série RTX 20XX:

  • RTX 2060 e 2060 Super: 1.0, 2.0 e 3.5;
  • RTX 2070 e 2070 Super: 1.0, 2.0 e 3.5;
  • RTX 2080, 2080 Super e 2080 Ti: 1.0, 2.0 e 3.5;

Série RTX 30XX:

  • RTX 3050: 1.0, 2.0 e 3.5;
  • RTX 3060 e 3060 Ti: 1.0, 2.0 e 3.5;
  • RTX 3070 e 3070 Ti: 1.0, 2.0 e 3.5;
  • RTX 3080 e 3080 Ti: 1.0, 2.0 e 3.5;
  • RTX 3090 e 3090 Ti: 1.0, 2.0 e 3.5;

Série RTX 40XX:

  • RTX 4060 e 4060 Ti: 1.0, 2.0, 3.0 e 3.5;
  • RTX 4070, 4070 Ti, 4070 Super e 4070 Ti Super: 1.0, 2.0, 3.0 e 3.5;
  • RTX 4080 e 4080 Super: 1.0, 2.0, 3.0 e 3.5;
  • RTX 4090: 1.0, 2.0, 3.0 e 3.5;

Jogos que oferecem suporte ao DLSS

Devido a popularização da tecnologia, mais de 250 jogos atualmente já oferecem suporte para essa tecnologia, confira alguns deles:

  1. Cyberpunk 2077
  2. Control
  3. Death Stranding
  4. Call of Duty: Modern Warfare
  5. Call of Duty: Warzone
  6. Call of Duty: Black Ops Cold War
  7. Watch Dogs: Legion
  8. Minecraft com RTX (Ray Tracing)
  9. Fortnite
  10. Battlefield V
  11. Metro Exodus
  12. Shadow of the Tomb Raider
  13. Wolfenstein: Youngblood
  14. Enlisted
  15. Marvel's Avengers
  16. The Witcher 3
  17. Doom Eternal
  18. Dead Space (Remake)
  19. Alans Wake 2
  20. Hogwarts Legacy

Aprendeu tudo sobre o que é DLSS?

Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é e como funciona essa nova tecnologia da Nvidia. Caso seja do seu interesse, nós temos uma lista com as melhores placas de vídeo de 2024.

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