Instagram vs Snapchat: qual rede social investir?

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Snapchat se popularizou após seu lançamento e desde então começou a rivalizar com o Instagram. A ponto do Mark Zuckerberg oferecer 3 bilhões de dólares para comprar o aplicativo. E as comparações de lançamento entre as plataformas nunca pararam.

A cada nova atualização e implementação de novas funções, surgem acusações de cópia entre eles. Desde a criação dos Stories do Instagram, filtros divertidos, mensagens privadas que se apagam, uso de GIFs animados, entre outros.

Por isso, vamos te mostrar qual rede social copiou a funcionalidade da outra e como esse Snapchat vs Instagram começou.

Instagram versus Snapchat: qual rede social usar?

Apesar de o Instagram e o Snapchat possuírem algumas semelhanças, a decisão pelo aplicativo ideal para o seu negócio precisa de uma análise bem mais profunda, levando em consideração vários quesitos e principalmente, os dados do seu próprio empreendimento.

É importante entender qual a proposta de cada aplicativo e o principal, saber onde seu público está. Faça uma pesquisa com sua persona, descubra mais sobre seus hábitos e então invista em canais de comunicação apropriados para o seu público.

Atualmente no Brasil, o Instagram conta com mais de 120 milhões de usuários, sendo a 3ª rede social mais utilizada, enquanto o Snapchat conta com 7.6 milhões de usuários ativos.

Ilustração de duas luvas de boxe, uma com a logo do Instagram e outra do snapchat

Lembre-se de que é possível excelentes campanhas de marketing digital em ambos os aplicativos, entretanto, para isso, é preciso dominar as especificidades de cada um.

Faça uma pesquisa com sua persona, descubra mais sobre seus hábitos e então invista em canais de comunicação apropriados para a audiência do seu negócio.

Por que escolher o Instagram ao invés do Snapchat

As principais razões para a diminuição comparativa no uso do Snapchat são:

  • A aparência do Instagram é melhor do que a do Snapchat.
  • O Snapchat está perdendo seu foco ao adicionar muitos recursos a ele.
  • As marcas são mais evitáveis ​​no Instagram.
  • Seguir é muito mais fácil no Instagram quando comparado ao Snapchat.
  • Mais usuários e, portanto, mais potenciais clientes são usuários ativos do Instagram.

Snapchat x Instagram

Essa rivalidade entre os aplicativos teria começado em 2013, após os criadores do Snapchat recusarem uma proposta de US$ 3 bilhões (mais de R$10 bilhões) em dinheiro feita por Mark Zuckerberg.

Na época, o CEO do Facebook já havia comprado o Instagram e buscava recuperar o engajamento com o público jovem, visto que, muitos migraram para o Snapchat. Uma pesquisa feita no mesmo ano apontou que 26% dos jovens adultos, entre 19 e 29 anos, afirmaram utilizar o Snapchat.

Zuckerberg em 2016 comprou o programa MSQRD, que possibilita aos usuários utilizar efeitos em fotos e vídeos, algo parecido com os filtros disponíveis no Snapchat. No mesmo ano foram lançados os Stories do Instagram, com a mesma dinâmica dos snaps.

Desde então, a cada nova funcionalidade lançada, era inevitável comparar as duas redes sociais. E, por isso, os aplicativos se tornaram muito parecidos. Confira a seguir as funcionalidades parecidas das duas redes e quem copiou quem.

1. Mensagens privadas que se autodestroem

O Snapchat surgiu em 2011 com a ideia de ser um aplicativo de bate-papo, onde as mensagens e arquivos trocados seriam apagados após 24 horas. Ao longo do tempo, o Snapchat foi adquirindo outras funcionalidades e se tornou mais social.

O Instagram, em 2013, lançou uma funcionalidade onde era possível enviar fotos e vídeos que se autodestroem pela DM do Instagram. Ao enviar uma imagem através da mensagem privada, os usuários passaram a escolher se deseja exibir para sempre na conversa ou deletar, após uma ou duas visualizações.

Ilustração de três celulares, um com o ícone do Snapchat, outro com Instagram e o ultimo com ícone do Facebook

2. Filtros interativos

No final de 2015, o Snapchat lançou o recurso chamado "Lenses", filtros que interagiam com o rosto do usuário. Um exemplo que popularizou foi o filtro do cachorro que mostrava a língua quando a pessoa abria a boca.

O Instagram, em pouco tempo após lançar os Stories, a ferramenta de anúncios de curta duração ganhou uma função semelhante onde é possível aplicar efeitos de imagem ao rosto, mesmo em movimento.

Quer aprender como criar filtros no Instagram? Confira nosso artigo completo clicando aqui.

3. Geofiltros

Os geofiltros se popularizaram muito no Snapchat, por exibirem nomes de bairros junto ao sticker com características locais. O dispositivos localizam o usuário através do GPS do celular.

Posteriormente, o Instagram lançou a sua própria versão. Apesar de ser menos elaborada que a do Snapchat, exibindo apenas o nome do local, ela permite uma localização mais específica, como uma casa de shows, shopping ou cinema.

O Instagram aproveitou o recurso de geolocalização e oferece aos usuários a possibilidade de encontrar Stories de outros usuários a partir da busca pela localidade. O Snapchat possui uma função similar, o Mapa de Snaps.

4. Aviso de print

O Snapchat é famoso por dedurar os usuários quando alguém tira uma print screen de uma foto ou vídeo enviado. O aplicativo mostra quem copiou a foto ou o diálogo e acaba "estragando" a proposta do aplicativo de mensagem que somo com o tempo.

O Instagram realizou testes com um recurso parecido, que indicaria os screenshots feitos de Stories. Porém, acabaram voltando atrás. Entretanto, os conteúdos enviados na DM são notificados no chat.

5. Vídeo em looping

O Boomerang, um recurso que os vídeos ficam em looping, foi desenvolvido em 2015 pelo Instagram. O recurso fez tanto sucesso que acabou sendo incluído nos Stories.

Os desenvolvedores do Snapchat gostaram da ideia e um tempo depois liberaram uma ferramenta capaz de publicar os vídeos da plataforma no estilo de repetição contínua, o Play Forever.

6. GIFs

O Instagram começou a suportar o uso de GIFs nos Stories e a novidade agradou logo de cara e não demorou muito para o Snapchat liberar esse recurso para os usuários do aplicativo.

7. Compartilhar Stories fora do aplicativo

Desde a integração do Instagram e messenger do Facebook, é possível compartilhar automaticamente seus Stories para os Stories do Facebook. Além disso, as publicações do Feed também podem ser compartilhadas automaticamente com o Facebook, além de gerar links e enviar para qualquer rede social.

O Snapchat também conta com uma facilidade no compartilhamento de conteúdos com pessoas sem perfil na rede social. Os snaps públicos podem ser enviados via mensagem de texto, compartilhado em outras redes sociais ou por meio de um link.

8. Feed de vídeos de curta duração

Após o sucesso do lançamento e popularização do TikTok, o Instagram em 2019, lançou o Reels para concorrer com o aplicativo de vídeos curtos.

Para não ficar atrás dos concorrentes, o Snapchat lançou em 2020 o "Holofote" onde seus usuários podem criar e compartilhar vídeos curtos em um feed exclusivo para esse tipo de conteúdo.

Descobriu os recursos Instagram vs Snapchat?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer quais recursos cada uma das redes sociais inovou e como utilizá-las em suas campanhas de marketing digital.

Atualmente as redes sociais podem ser uma grande fonte de renda para diversas pessoas, se você deseja saber como ganhar dinheiro com a internet, confira nosso artigo completo.

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