Os 25 Melhores livros de vendas para 2024

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

Hoje o mercado de vendas é um dos mais competitivos do mundo. Com uma variedade enorme de empresas e profissionais que atuam na área e que precisam estar sempre se reinventando, estudando e atualizando suas técnicas para concluir negócios.

Existem diversas obras e livros de vendas, mas que não se resumem apenas a vender, e sim a cuidar de todo o processo de venda, desde inteligência emocional, gatilhos, técnicas para controlar as negociações e como causar boas impressões. Confira os livros que selecionamos na lista abaixo.

1. Armas da Persuasão

Robert B. Cialdini, autor e professor de psicologia e marketing, explica em seu livro de vendas, que o processo racional de aceitação para dizer "sim" a um vendedor, começa primeiramente no plano emocional do consumidor.

Ensinando o leitor a utilizar gatilhos mentais que o ajudem a concretizar uma venda, enquanto se protege desses gatilhos em negociações.

Capa do Livro Armas da Persuasão

2. Comunicação Não-Violenta

Trazendo técnicas para se comunicar com mais empatia, Marshall B. Rosenberg, ensina o leitor a ouvir seu potencial cliente, de uma maneira genuína e natural, transformando seu relacionamento, de forma respeitosa, quebrando barreiras e diminuindo ruídos na comunicação.

Tratar melhor o seu cliente, enxergando o mesmo como um ser humano e não como um produto ou apenas uma meta, pode te ajudar a se conectar melhor e gerar resultados. Principalmente em cenários onde a uma objeção inicial à venda e será necessário investir mais tempo.

Capa do Livro Comunicação Não-Violenta

3. Quem Pensa Enriquece: O Legado

Este foi o 9.º livro mais vendido de todos os tempos do autor, Napoleon Hill, que estudou, durante sua vida toda, a trajetória e as conquistas dos grandes empresários americanos.

O livro é totalmente focado em entender como o pensamento dessas figuras fizeram com que elas alcançassem seus objetivos e como não fizeram isso sozinhos, mas sim construindo relações importantes.

Além disso, o autor aborda como devemos agir, focar e perseguir com um desejo ardente os objetivos, no caso, as vendas. Entregando seu máximo para que tenha excelência e alcance seus resultados.

Capa do Livro Quem Pensa Enriquece: O Legado

4. Como Convencer Alguém em 90 Segundos

Uma dúvida que todos que trabalham com vendas tem é, como causar uma ótima primeira impressão para facilitar as negociações e como converter isso em relações duradouras para o negócio?

O Autor apresenta técnicas e exercícios muito bem estruturados, para que o leitor consiga persuadir em uma negociação. Extremamente importante para profissionais da área de vendas, que queiram melhorar sua apresentação e postura, com o intuito de gerar mais oportunidades e diminuir barreiras iniciais.

Capa do Livro Como Convencer Alguém em  90 Segundos

5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Este livro, de Dale Carnegie, não é exatamente um livro de vendas, mas sim, uma ferramenta que te ajuda a estabelecer relações melhores, entender mais profundamente o comportamento humano e aprender a influenciar pessoas através da empatia e do respeito.

Mas como isso pode te ajudar a vender mais?

Em vendas, lidamos com pessoas diariamente, sendo assim, se torna essencial entender como podemos construir de forma natural e duradoura, relacionamentos que possam gerar resultados positivos e consequentemente concretizar vendas.

Capa do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

6. Gatilhos Mentais: O Guia Completo

Gatilhos mentais, são estímulos cognitivos que ajudam a despertar uma emoção, um impulso ou um sentimento em alguém. Quando falamos de vendas, estamos falando de utilizar essa técnica, unida a estratégias de marketing, para gerar tomadas de decisões a partir desses estímulos e impulsos.

Mas, até aonde vão e quais são esses gatilhos? Gustavo Ferreira, autor, descreve e explora todos eles em seu livro e como transformar isso em vendas.

Os gatilhos são agrupados de diferentes formas, sendo alguns deles motivos lógicos e outros impeditivos, que são responsáveis por bloquear uma venda a ser realizada.

Capa do Livro Gatilhos Mentais: O Guia Completo

7. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Considerado pela Forbes um dos livros mais influentes do Século XX e traduzido para mais de 40 idiomas, a obra de Stephen R. Corvey divide os hábitos em 2 grupos: vitória particular e vitória publica.

Os hábitos são:

  • Seja Proativo
  • Comece com um objetivo em mente
  • O mais importante primeiro
  • Foque no Ganha x Ganha
  • Primeiro tente compreender para depois ser compreendido
  • Crie Sinergia
  • Renovar-se Constantemente

Se você busca transformar a sua carreira e adotar hábitos que vão mudar completamente seu desempenho na área, tanto pessoal, como profissional, este livro é essencial.

Capa do Livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

8. Receita Previsível

Como conseguir manter um fluxo contínuo de vendas e que tenha uma certa previsibilidade? Aaron Ross e Marylou Tyler exploram justamente esta questão neste livro direcionado a vendas.

O livro foi escrito em 2011, por Aaron Ross, após ter se tornado uma das maiores referências em vendas nos EUA, atingindo mais de 100 milhões de dólares em receita no SalesForce.

Livro de Vendas:Receita Previsível

9. Os Segredos do Lobo: Método Infalível do Lobo de Wall Street

Jordan Belfort é extremamente famoso no mundo das vendas como Lobo de Wall Street, suas habilidades de persuasão o deixaram famoso por conseguir vender qualquer coisa, para qualquer pessoa. Hoje, em seu livro, Belfort conta toda sua trajetória, altos e baixos, como superou momentos terríveis de sua carreira e o mais importante, como vender.

O livro de Belfort é considerado um manual de vendas, onde ensina técnicas para sempre estar no controle das negociações, como conduzir uma venda do começo ao fim, como enfrentar as barreiras durante o processo e como criar uma carteira de clientes para toda a vida.

Capa do Livro Os Segredos do Lobo: Método Infalível do Lobo de Wall Street

10. Spin Selling

O SPIN Selling é uma técnica de vendas que foi idealizada na década de 80 por Neil Rackham, com o objetivo de mapear as etapas do processo de vendas. Estas etapas são:

  1. Situação
  2. Problema
  3. Implicação
  4. Necessidade

O autor reuniu em seu livro, técnicas que te ajudam a identificar e desenvolver necessidades do seu cliente, agregar valor ao serviço ou produto que você está vendendo e construir relacionamento com seus clientes.

A leitura deste livro de vendas é recomendado às pessoas que buscam se tornar um Spin Seller e aprender novas [técnicas de vendas] (/blog/vendas/tecnicas-de-vendas.html)

Livro de Vendas: Spin Selling

11. Personal Branding: Construindo Sua Marca Pessoal

O mercado de vendas, como qualquer outro, está cheio de concorrentes e de competidores. Como fazer para se destacar nesse ramo?

O autor, Arthur Bender, responde exatamente esta pergunta neste livro.

No livro Personal Branding, você irá encontrar propostas objetivas de como vendedores e empreendedores podem investir e gerenciar sua marca pessoal, com o objetivo de desenvolver reputação, destacar qualidades e se autopromover de forma efetiva.

Capa do Livro de vendas: Personal Branding: Construindo Sua Marca Pessoal

12. A Biblia de Vendas

O Autor Jeffrey Gitomer, apresenta ao leitor, como as atitudes certas unidas de um bom relacionamento baseado em amizades, confiança e honestidade, são o caminho para o sucesso no mundo das vendas.

Uma das principais características deste livro voltado para vendas é a sua linguagem ágil e descontraída, unidade de propósitos e objetivos muito bem definidos, trazendo ao leitor princípios práticos de vendas.

Capa do Livro de vendas: A Biblia de Vendas

13. Hipercrescimento: Venda 10 vezes mais com o Modelo SalesForce

Aqui temos um livro completamente focado em vendas e como resolver um problema recorrente encontrado por novos negócios: a estagnação nas vendas. Primeiramente, o autor sugere realizar um diagnóstico para identificar as razões pelas quais a empresa não está crescendo rapidamente.

Após o diagnóstico, o auto Aaron Ross, sugere 7 ações para atingir o hipercrescimento desejado e então mantê-lo:

  • Garantir um nicho
  • Criar um pipeline previsível
  • Realizar vendas escaláveis
  • Dobrar o tamanho das transações atuais
  • Entender que os prazos são maiores que os previstos
  • Reforçar o senso de propriedade dos colaboradores
  • Usar as frustrações para definir o futuro

Capa do Livro Hipercrescimento: Venda 10 vezes mais com o Modelo SalesForce

14. A Mente de Vendas

Como se tornar um bom vendedor e quais ferramentas podem te ajudar nisso? Neste livro voltado para mindset de vendas, Helen Kensett traz 48 ferramentas que irão te ajudar a vender mais e alcançar metas.

A autora, utilizando-se de suas experiências pessoais e se baseando na psicologia para vendas, ajuda tanto vendedores mais experientes, como iniciantes, a ter mais foco e produtividade, em como entender a mente do seu cliente e tornar sua proposta de negócio mais interessante.

Capa A Mente de Vendas

15. A Venda Desafiadora

No mundo das vendas é normal pensar que a única coisa que importa para concluir uma venda, seja um bom relacionamento com o cliente.

Porém, na obra escrita por Matthew Dixon e Brent Adamson, após realizar uma pesquisa com mais de 6 mil vendedores, eles conseguiram comprovar que existem 5 perfis de profissionais de vendas. Os perfis descobertos pelos autores são: Trabalhador Árduo, Solucionador de Problemas, Lobo Solitário, Construtor de Relacionamentos e o Desafiador.

Caoa do Livro A Venda Desafiadora

16. Supere o Não: Como negociar com pessoas difíceis

É sempre muito difícil vender um produto para um cliente, quando o mesmo já tem uma objeção em relação à venda. Porém, existem maneiras e técnicas que podem te ajudar a resolver e contornar esse problema. William Ury, autor do livro focado em concluir vendas, apresenta 5 passos que você pode utilizar para enfrentar, de maneira mais preparada, qualquer objeção que seu cliente venha a ter, e juntos, consegui chegar a um acordo em que ambos estejam satisfeitos.

Você irá aprender a fazer isso de forma natural, respeitosa e sem hostilizar seu cliente. Criando um ambiente muito mais agradável para concluir as negociações.

Capa do Livro de Vendas: Supere o Não: Como negociar com pessoas difíceis

17. Vender é Humano

Parecido com o livro de vendas que recomendamos anteriormente, esta obra de Daniel H. Pink, destaca a importância das relações humanas e de suas atividades, trazendo técnicas de persuasão que trabalham de forma humana.

Essas técnicas podem ser aplicadas no seu dia a dia, tanto para vender produtos, como para vender ideias. Influenciar pessoas a tomarem certas decisões ou enxergarem suas propostas como as mais atraentes.

Capa do Livro Vender é Humano

18. Do Fracasso ao Sucesso em Vendas

Diferente dos outros livros de vendas que foram indicados, este livro tem como sua principal característica um relato pessoal, do autor, Frank Bettger, que era um jogador profissional de beisebol e se tornou um vendedor de seguros de vida nos Estados Unidos.

No decorrer da obra, ele traz a importância de como um vendedor deve, entender a trajetória do cliente, ouvir e compreender, criar uma relação de intimidade e confiança para concluir a venda. Enfatizando a todo momento o trabalho duro e a importância de sempre tentar aumentar o número de contatos e visitas.

Capa do Livro Do Fracasso ao Sucesso em Vendas

19. A Máquina Definitiva de Vendas

Trabalhar de forma inteligente e eficaz, pode ser melhor que apenas trabalhar mais, e é isso que o autor Chet Holmes demonstra em seu livro voltado para aumentar o número de vendas de qualquer empresa ou profissional liberal.

Com 12 estratégias, desenvolvidas ao longo de sua vida e experiência profissional, o autor mostra que uma de suas abordagens serve até para clientes com apenas 1 hora por semana, sendo possível traçar planos para tornar o negócio ou departamento mais rentável e eficaz.

Capa do Livro de Vendas: A Máquina Definitiva de Vendas

20. O Livro Vermelho de Vendas

Procurando maximizar suas vendas, aprimorar suas técnicas ou até mesmo se tornar um especialista? Esse é um dos livros que falam sobre vendas, do autor best seller, Jeffrey Gitomer. Nele, ele aborda 12,5 princípios que são de extrema importância para seu crescimento profissional e se destacam no mercado.

Alguns desses princípios são motivadores pessoais que irão te ajudar a sair da rotina e se livrar das desculpas.

Outros são dicas e técnicas de relacionamento para criar conexões e passar mais segurança aos seus clientes, reduzindo os possíveis riscos e assim tornando a compra mais confortável. Utilizando-se de piadas e gatilhos mentais para converter em vendas.

Capa do Livro: O Livro Vermelho de Vendas

21. Inteligência em Vendas

Vamos falar de gerenciamento de equipe de vendas? Marcelo Ortega, o autor, tem ampla experiência no treinamento de líderes e equipes comerciais, e compartilha com os leitores, técnicas para gerir de maneira eficiente essas equipes e como criar estratégias que são focadas em fechar negócios.

Além disso, o livro de gerência em vendas, explora quais características uma pessoa deve ter para se tornar um gestor e quais ferramentas podem te ajudar a se desenvolver para obter sucesso.

Capa do Livro Inteligência em Vendas

22. Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um

O Best Seller de Joe Girard, premiado como maior vendedor do mundo, de acordo com o livro do Guinness Book, é um excelente livro que, através de experiências reais e de seu dia a dia, o autor compartilha técnicas muito simples e bem criativas que o fizeram se tornar o vendedor número 1 de carros nos Estados Unidos.

Usando a lógica da própria pirâmide de vendas, para criar estratégias certeiras de consolidar e abrir portas para outras, enfatizando a importância do relacionamento com o cliente.

Um dos pontos mais importantes é a lei dos 250 que Girard apresenta, onde ele diz que uma pessoa comum, ao longo de sua vida, se relaciona com 250 pessoas. A partir desse ponto, ele traça um paralelo de que ao estragar um desses relacionamentos, você pode deixar de vender para centenas de pessoas.

Capa do Livro:Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um

23. Sucesso em Vendas: 7 Fundamentos para o sucesso

Criado para ser mais que um livro que fala de vendas, foi criado para ser um verdadeiro manual para a profissional de vendas. Marcelo Ortega, reúne nesta obra, toda sua carreira, experiência, histórias de fracasso e de sucesso.

Optando por uma abordagem simples e objetiva, reúne 50 dicas que irão te ajudar a vencer os desafios comuns do dia a dia de vendas, com soluções atuais. Independente do mercado em que atua ou nicho de vendas para qual deseja se dedicar.

Capa do Livro: Sucesso em Vendas: 7 Fundamentos para o sucesso

24. Vendas: O que os Melhores Vendedores Sabem, Fazem e Falam

Recomendado tanto para vendedores iniciantes, como para os mais experientes, esse livro sobre vendas está repleto de dicas, práticas e conselhos de profissionais experientes com anos de vivência de mercado.

Abordando assuntos como linguagem corporal correta, como engajar equipes de vendas, como se portar em reuniões, quais as habilidades necessárias para realizar uma boa negociação e vender mais.

Capa do Livro: Vendas: O que os Melhores Vendedores Sabem, Fazem e Falam

25. A Arte da Guerra - A Arte das Vendas - Sun Tzu

A Arte da Guerra é um dos livros de vendas mais populares mundialmente, sendo indicado para todos aqueles que querem estudar estratégia, tanto para âmbito profissional, como para relações humanas. Porém, esta adaptação, feita por Gary Gagliardi, tem como foco apresentar as estratégias de Sun Tzu especificamente para o mundo dos negócios.

Porém, como esse livro pode te ajudar em vendas?

O autor faz paralelos com o livro original, trazendo maneiras de se motivar e abordar problemas por uma ótica mais racional, ao tentar fechar uma venda, aplicando estratégias para vencer barreiras e gerar resultados.

Capa do Livro: A Arte da Guerra - A Arte das Vendas - Sun Tzu

Pronto para começar a ler algum dos livros de vendas apresentados?

Nos certificamos de incluir nesta lista, uma diversidade de livros, onde são abordados todos os processos da venda, para que você possa identificar qual te interessa mais e qual se encaixa melhor atualmente para você. Esperamos pelo menos que uma sugestão possa ter te ajudado.

Além disso, se tiver interesse em saber mais sobre como é possível aumentar suas vendas pelo site e não quer perder oportunidades de negócio, não perca tempo, instale o JivoChat e interaja em tempo real com seus clientes.

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