Carrossel Instagram: O que é e como fazer

Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Sem dúvidas, o Instagram é uma das redes sociais mais populares entre usuários e empreendedores que utilizam a plataforma para vender seus produtos na rede. Entre os inúmeros recursos oferecidos pela plataforma, talvez um dos mais uteis para os produtores de conteúdo seja o carrossel Instagram.

Esse formato de publicação possibilita a criação de conteúdos mais completos, com mais imagens e vídeos. Então, facilita na hora de apresentar seus produtos, discutir temas mais complexos ou mesmo mostrar diferentes usos e ângulos de um mesmo item.

O post carrossel Instagram já são bem conhecidos e utilizados por diversos usuários, mas talvez você esteja procurando ideias para usar tudo que essa ferramenta tem a oferecer. Por isso, preparamos este guia para te mostrar o que é carrossel no Instagram e como fazer para postar na plataforma. Confira!

Imagem de um Carrossel Instagram

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Com este curso você aprenderá tudo para transformar o seu Instagram e como vender utilizando essa rede social e conquistar muitos seguidores para seu perfil.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso InstaBoss!

O que é carrossel no Instagram?  

O post carrossel Instagram é aquela publicação que funciona como um álbum, onde é possível inserir até 10 imagens ou vídeos no mesmo post. Onde basta arrastar para o lado para ver as imagens ou vídeos da sequência. 

Ao criar o post carrossel Instagram você pode organizá-lo como preferir, escolhendo sua ordem e aplicar filtros em todas ou individualmente. Além disso, como falamos, é possível fazer post carrossel apenas com imagens, vídeos, dividir um vídeo grande em várias partes ou mesclar os dois.

Esse formato de conteúdo é ideal para que você exercite sua criatividade e prenda ainda mais a atenção dos seguidores em seus conteúdos. Além disso, ele permite que você insira muito mais informações, detalhes, pontos de vistas alternativos, entre outros.

Foto de uma mão segurando um celular aberto no Instagram

Como fazer carrossel no Instagram?

Agora que você conheceu melhor o que é carrossel no Instagram, vamos te mostrar como você pode criar esse tipo de post. Para fazer carrossel no Instagram é preciso acessar o aplicativo e clicar no ícone de "+" na parte superior da tela.

Então, selecione as fotos e os vídeos que você deseja adicionar no carrossel Instagram. Para transformar uma publicação simples em post carrossel Instagram, basta segurar a primeira foto até que apareça um número sobre ela.

Esses números indicam a ordem em que cada imagem aparecerá no post e ajudam a controlar o total de fotos e vídeos que você selecionou.

Para quem faz o gerenciamento do Instagram através do Creator Studio na versão desktop, também é possível fazer post carrossel Instagram, basta fazer o upload das imagens e vídeos que serão publicados e seguir os mesmos passos que mencionamos.

Como patrocinar o carrossel no Instagram?  

Assim como outras publicações no Instagram, também é possível patrocinar o seu carrossel no Instagram e atingir mais pessoas, basta fazer o mesmo processo padrão para adicionar anúncios no Instagram. Para isso, é só ter uma conta comercial, escolher o post a ser patrocinado e clicar no botão "promover".

Aprenda como anunciar no Instagram com nosso guia completo.

Por que utilizar posts em carrossel?

Existem diversos perfis que adotam o formato de carrossel em todas suas postagens. O chamado "pack" costuma ser utilizado para publicar algo mais extenso, de forma que não precise fazer uma legenda tão longa, tornando o conteúdo mais agradável ao público.

Afinal, muitas pessoas acabam não lendo a legenda de uma publicação se ela for longa demais. Por isso, o carrossel Instagram é uma forma de os usuários ficarem mais tempo na plataforma consumindo seu conteúdo.

À medida que os usuários engajam com os posts de uma pagina, o Instagram passa a recomendar você a outras pessoas, aumentando o numero de seguidores e, consequentemente, a possibilidade de vender algum serviço ou produto.

Existem algumas evidências de que o algoritmo do Instagram valoriza mais os posts carrossel do que aqueles com somente uma imagem ou vídeo.

Por exemplo, quando um usuário vê a publicação pela primeira vez e não percebe que se trata de um carrossel, o Instagram volta a mostrar a publicação a ele, só que a partir da segunda foto vou vídeo.

Além disso, o Instagram tende a preferir carrosséis mais longos, por isso é recomendado que se utilize de 8 a 10 mídias em uma publicação de carrossel.

Imagem de um Carrossel Instagram

Ideias de carrosséis no Instagram

Agora que você já sabe o que é um post carrossel Instagram e como fazer esse tipo de publicação no seu perfil, chegou o momento de ter ideias para usar tudo que a ferramenta pode oferecer. Confira!

Tutoriais

A primeira dica de publicação que você pode fazer com carrossel no Instagram, são os tutoriais. Seja com imagens ou vídeos, a ferramenta te permite elaborar um passo a passo claro em seu post. Caso seja necessário adicionar mais informações, o espaço da legenda servirá como apoio a este conteúdo.

Depoimentos de clientes

Caso você tenha uma loja no Instagram, criar um compilado de depoimentos e feedbacks dos seus consumidores é uma excelente maneira de dar visibilidade aos clientes, mostrando que eles são especiais, e atestar a eficiência e qualidade do seu serviço ou produto.

Explicações detalhadas

O carrossel também pode ser utilizado para criar publicação onde é necessário dar uma explicação mais longa aos seus seguidores, seja sobre produtos ou serviços, com as 10 imagens do carrossel é possível detalhar ao máximo.

Storytelling

Se você quer criar uma narrativa e contar uma historia, os carrosséis do Instagram são o formato ideal. Essa é uma excelente estratégia para engajar e cativar o publico, já que boas historias tendem a prender a atenção das pessoas.

Apresentação de produtos

Outra dica de como utilizar o carrossel é na hora de apresentar seus produtos. Ele permite você mostrar diferentes ângulos de um produto. Como você tem espaço para postar até dez imagens, é possível explorar ao máximo, evidenciando cada detalhe e dando exemplos de usos para os itens.

Aprendeu o que é Carrossel Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre o Carrossel no Instagram, essa poderosa ferramenta da rede social.

Se você está começando a produzir conteúdo agora para o Instagram, confira nosso artigo sobre melhor horário para postar no Instagram e descubra como saber quando sua audiência estará online.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download