O que é Tik Tok e como funciona a rede social [Guia Completo]
Provavelmente você já ouviu falar do TikTok, afinal, a rede social já conta com 98.6 milhões de usuários no Brasil, de acordo com dados da ByteDance publicados no DataReportal. Além da popularidade, a rede social já é bastante relevante para marcas. Mas você realmente sabe o que é Tik Tok?
O TikTok já conta com mais de 3 bilhões de downloads em todo o mundo, sendo um verdadeiro fenômeno. Não é de hoje que o TikTok é responsável por criar diversas tendências no mercado, seja de conteúdo, moda ou outras áreas.
Por isso, o TikTok vem se tornando uma ferramenta fundamental na estratégia de marketing de diversas marcas. Mas, antes de tudo, é importante entender bem como funciona o Tik Tok. Pensando nisso, vamos te apresentar tudo sobre essa rede social e por que investir nela em sua estratégia digital. Confira!
O que é TikTok?
O TikTok é uma rede social focada em compartilhamento de vídeos, começou com vídeos curtos, mas hoje já é possível publicar conteúdos de até 10 minutos. Os vídeos da plataforma abrangem diversos temas como música, dança, dublagem, e mais.
Durante o isolamento causado pela Covid-19, o TikTok ganhou uma enorme popularidade e, desde então, vem crescendo cada vez mais o número de usuários ativos, se tornando uma das maiores redes sociais.
O TikTok oferece inúmeras funcionalidades, como diversos efeitos visuais e músicas que os usuários podem adicionar em seus vídeos. Além disso, a plataforma permite reagir a conteúdos de outros usuários, fazer lives e postar fotos, aumentando ainda mais as possibilidades de interação.
Aprenda como crescer no TikTok
Quando o TikTok foi criado?
Lançado em 2014 com o nome de "Musical.ly" e permitia apenas a gravação de vídeo de dublagem de músicas com no máximo 15 segundos. Em 2017, a ByteDance adquiriu o Musical.ly; a empresa já possuía um aplicativo similar chamado Douyin.
Apesar de compartilhar a mesma tecnologia, o TikTok foi lançado para o público internacional, quanto o Douyin continuou apenas na China. Desde então, o TikTok se popularizou e não para de crescer ao redor do mundo.
Como funciona o TikTok?
Por ser uma rede social de vídeos, a principal funcionalidade é a criação de vídeos de 15 segundos até dez minutos. Além disso, a rede social conta com diversas ferramentas de edição, permitindo editar o vídeo diretamente no TikTok.
Os usuários têm acesso a uma grande biblioteca de efeitos, filtros, músicas e citações para incrementar a sua criação. Além disso, existe a opção de fazer dueto, que são vídeos respondendo e interagindo com vídeos já publicados de outros usuários.
Uma característica interessante da plataforma é a possibilidade de incluir sons próprios, que podem até virar tendência no TikTok.
O TikTok tem duas linhas do tempo de conteúdo, a principal é a "For You" (Para Você, em português). Essa seção mostra vídeos recomendados de acordo com as preferências do usuário, graças ao algoritmo que personaliza o conteúdo exibido.
Não há uma fórmula exata para aparecer na seção Para Você. Em geral, vídeos que se tornam virais ou que utilizam hashtags em alta têm uma boa chance de aparecer para um público mais amplo, aumentando sua visibilidade.
A outra é a "Seguido", onde aparecem os vídeos dos usuários que você segue.
Como criar uma conta no Tik Tok
Apesar de não ser obrigatório criar uma conta para usar o TikTok, algumas funções acabam ficando restritas para quem acessa a plataforma sem uma conta. Para aproveitar todos os recursos da plataforma, o primeiro passo é se cadastrar.
Aprenda como criar sua conta no TikTok:
- Acesse o site do TikTok ou baixe o aplicativo;
- No site, clique em "Entrar" no canto superior direito e, em seguida, em "Criar conta" na parte inferior;
- No aplicativo, ao abri-lo, selecione "Concordar" e depois "Criar uma conta";
- Você pode se cadastrar com seu e-mail ou se conectar usando plataformas como Google ou Facebook.
Como funciona o algoritmo do TikTok?
Ao abrir o TikTok, você encontrará uma seção chamada "Para Você" (ou "For You" se seu app estiver em inglês). Essa página exibe conteúdos personalizados conforme suas preferências, apresentando vídeos que provavelmente irão capturar seu interesse.
Mas como funciona o algoritmo do TikTok? O aplicativo utiliza um sistema que, de acordo com a plataforma, se baseia em três aspectos.
O primeiro é a interações do usuário onde o algoritmo analisa as páginas que você curte, comenta, compartilha, as contas que segue, o conteúdo que publica e as hashtags que utiliza. Outro aspecto são as informações dos vídeos como legenda, áudio, sons e hashtags.
E o terceiro ponto é a configuração do dispositivo, o algoritmo se baseia no idioma, país e tipo de aparelho que você utiliza.
Quais as vantagens de usar o TikTok para a sua marca?
De acordo com o TikTok Report, em 2023 o TikTok gerou uma receita de US$16,1 bilhões, representando um aumento de 68% em relação a 2022. Além do aumento de receita, o TikTok já atinge 1.5 bilhões de usuários.
Agora que você sabe o que é Tik Tok e entende melhor como funciona essa rede social, vamos te apresentar algumas vantagens para você começar a usar o Tik Tok em suas estratégias de marketing digital e ganhar dinheiro com o TikTok.
Proximidade com seu público
Um dos principais desafios para as marcas nas redes sociais é construir e manter um bom relacionamento com os clientes. Esse tipo de investimento oferece retornos positivos no longo prazo, pois facilita no entendimento do seu público e desejos da sua audiência na hora de criar suas estratégias de vendas.
Por isso, o TikTok é uma excelente ferramenta para marcas e empresas que buscam uma conexão mais próxima com seu público. A plataforma permite uma interação leve e envolvente, ajudando a conquistar clientes de maneira descontraída e estratégica.
Oportunidade de viralização
Ao produzir vídeos no TikTok com conteúdo relevante, usar as hashtags corretas e utilizar assuntos que estão em alta tem um grande poder de ganhar visibilidade e se tornarem virais.
Isso resulta em um aumento no interesse pela marca, o que atrai mais clientes em potencial e gera oportunidades para o negócio.
Acompanhar as Trends
Uma vantagem de estar no TikTok é poder se envolver nas famosas "trends" (tendências), que são o motor da plataforma. As empresas podem sincronizar suas campanhas com temas populares, o que amplia a visibilidade da marca e contribui para o aumento das vendas.
Desenvolver campanhas de marketing
Apesar do TikTok ter começado como uma rede social de vídeos virais, hoje a plataforma já está bem estabilizada e pode ser uma ferramenta fundamental em suas estratégias de marketing digital nas redes sociais.
Com o TikTok Ads é possível criar campanhas e anúncios dentro da plataforma, para isso, basta criar uma conta no TikTok for Business, permitindo a criação de anúncios diretamente na rede. Com essa ferramenta, você pode elaborar campanhas com banners e vídeos publicitários.
A plataforma oferece vários recursos criativos, controle de orçamento com ajustes e uma segmentação avançada de público. Essa segmentação utiliza o algoritmo e tecnologias de inteligência artificial da rede para direcionar as campanhas de forma precisa, potencializando o alcance aos consumidores ideais e aumentando as interações e as chances de conversão.
Tipos de anúncios do TikTok Ads:
- TopView
- In-Feed Ads
- Branded Hashtags
- Branded Takeovers
- Branded Effects
Qual é o público do TikTok?
O TikTok apareceu sendo uma rede social totalmente dominada pela geração Z. Segundo dados do TikTok Report em 2023, 29.8% dos usuários do Tik Tok estão na faixa etária de 18 a 24 anos e 23.1% estão entre 25 e 34 anos.
Outro dado interessante é em relação aos usuários menores de 18 anos. De acordo com o mesmo levantamento do TikTok, 22% dos usuários têm entre 13 e 17 anos. Vale lembrar que a idade mínima exigida para uso do TikTok é 13 anos.
Esses números mostram o forte consumo de vídeos curtos por um público jovem, criando uma excelente oportunidade para marcas que desejam atrair essa audiência e conquistar novos clientes.
Se a sua marca busca engajar com pessoas mais jovens, especialmente entre 16 e 24 anos, o TikTok pode ser um ótimo canal.
É possível ganhar dinheiro com o TikTok?
Existem algumas formas de ganhar dinheiro no TikTok, mas as duas principais formas nativas da plataforma é convidando novos usuários a se cadastrarem com seu código pessoal e recebendo presentes de fãs durante transmissões ao vivo.
A primeira forma é compartilhando seu código com novos usuários, então assim que criarem uma conta com o seu convite, você será recompensado financeiramente. Basta compartilhar seu código e pedir que a pessoa o insira ao se cadastrar. Ambos recebem pontos que podem ser convertidos em dinheiro.
Além disso, o TikTok oferece bônus por completar tarefas específicas, como assistir a vídeos por 30 minutos diários ou realizar check-ins.
No segundo tipo de monetização no TikTok, você pode ganhar presentes em lives. Esse recurso permite que seguidores enviem "presentes virtuais" durante uma transmissão ao vivo. Esses presentes podem ser convertidos em dinheiro pelo criador. Para enviar presentes, os usuários precisam ter 18 anos ou mais.
Aprendeu o que é TikTok?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é e como funciona o Tik Tok e as vantagens de se investir nessa rede social para a sua marca na internet.
Se você quer investir no TikTok dentro das estratégias de marketing da sua marca e aprender como ganhar dinheiro com o TikTok, não deixe de conferir nosso artigo completo com 8 dicas de como vender no TikTok.
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