As 10 redes sociais mais usadas no Brasil
Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectado às redes sociais, esse é o número mais recente, de abril de 2022. Provavelmente você já teve a curiosidade de saber quais são as redes sociais mais usadas no Brasil.
Sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, as redes sociais estão entre os meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Uma vez que esses canais são um espaço ideal para propagar uma loja virtual ou a imagem da sua marca.
Neste artigo iremos te apresentar as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo e dicas para escolher qual rede social investir para sua empresa marcar presença no digital.
Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?
No marketing digital, as redes sociais são um dos canais mais importantes para atingir seu público-alvo. E, para identificar em qual delas a sua audiência está, é interessante conhecer as que têm maior número de usuários.
1. WhatsApp
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, ganhando muito espaço também para empreendedores com o WhatsApp Business. De acordo com os cálculos utilizados pela We Are Social e Hootsuite, o WhatsApp passou a ser a rede social mais usada do Brasil.
Segundo pesquisa da Digital 2022:Brazil, 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos utilizam o WhatsApp, isso equivale a 165 milhões de usuários.
Algumas operadoras no Brasil permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Além disso, muitas empresas utilizam essa rede social, certamente você já viu links de WhatsApp espalhado por sites e outros aplicativos.
Ele também pode ser muito útil para o seu negócio:
- Ferramenta: Gerador de Link de WhatsApp
- Artigo: Como vender pelo WhatsApp
2. YouTube
O YouTube conta apenas com usuários entre 18 e 65 anos que podem ser impactados por anúncios. Chegando a 138 milhões de brasileiros assistindo e publicando vídeos diariamente, ficando em segundo lugar no ranking.
Com mais de 2.56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, o YouTube é a principal rede social exclusivamente de vídeos online.
Reforçando seu lado rede social, recentemente o YouTube melhorou seu sistema de hashtags e, como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale a pena investir na plataforma como forma de distribuir esse conteúdo.
Quer começar a utilizar essa rede social? Confira nosso artigo completo sobre como criar um canal no YouTube.
Aprenda também como ganhar dinheiro no YouTube, clicando aqui.
3. Instagram
Segundo o relatório da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram passou a ser a terceira no ranking de redes sociais mais usadas no Brasil, com 122 milhões de usuários.
Desde que foi comprado pelo Facebook, o Instagram mudou bastante com novas funcionalidades e recursos dentro da rede social, como os Stories, os Reels, entre outras.
Aliás, os Stories do Instagram são uma das principais ferramentas da rede social, que acaba gerando muito engajamento com a audiência. Onde é possível adicionar enquetes, Gifs, músicas e muito mais.
Além disso, os Stories do Instagram contam com um recurso para os "amigos próximos", conhecido como close friends. Onde é possível criar estratégias para promover o seu produto ou serviço nos stories somente para pessoas selecionadas.
Para concorrer com o crescimento do TikTok, o Instagram lançou os Reels, onde é possível criar vídeos adicionando músicas e áudios retirados de outros clipes. Além de editar com cortes, legendas e sobreposições.
Vale a pena destacar que esta é a funcionalidade que o Instagram mais vem investindo, a plataforma vê seu futuro nos vídeos. Confira nosso artigo sobre como fazer Reels no Instagram.
Basicamente, ter uma conta no Instagram é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos e humanizar sua marca mostrando os bastidores, por exemplo. Lembre-se de caprichar na sua bio do Instagram, deixando claro qual é o seu negócio.
Quem possui uma loja virtual e quer vender com o Instagram, a ferramenta possui um recurso que permite comprar dentro da própria rede social, podendo linkar suas publicações com os produtos no site da sua loja virtual.
Quer saber como vender no Instagram? Confira nosso artigo completo, clicando aqui.
4. Facebook
Até um tempo atrás o Facebook estava em primeiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil, mas perdeu o topo, caindo para 4º lugar em 2022. Entretanto, segue sendo a mais usada mundialmente, com mais de 2.91 bilhões de contas ativas. Sendo 116 milhões no Brasil.
Apesar de aparecer com 130 milhões de usuários no Brasil, de acordo com o relatório da We Are Social, Mas a Meta mudou sua base de cálculo para "contas que podem ser impactadas por anúncios", fazendo com que o número caia.
O Facebook é uma rede social muito versátil e abrangente, unindo inúmeras funcionalidades no mesmo lugar. Podendo ser utilizada para vender, através das lojas virtuais do Facebook, se relacionar com amigos e familiares, se informar e também gerar negócios.
Dessa forma, muitas empresas que investem em Inbound Marketing, é impossível não estar no Facebook.
5. TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, conquistando desde adolescentes até empresas e profissionais. A rede se popularizou no período da pandemia. Muitos pensam que é uma rede social apenas de dancinhas, mas o TikTok tem um potencial muito grande.
De acordo com dados de documentos de divulgação do TikTok para anunciantes, a quantia chega a 73.5 milhões de usuários no Brasil. Chegando a 970 milhões de usuários.
Quer colocar a sua empresa no TikTok e começar a produzir conteúdo para essa plataforma e conquistar seguidores, confira nosso guia e aprenda como fazer vídeo para o TikTok.
6. Facebook Messenger
Incorporado ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016, o Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook.
Com a "separação", o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para usuário da rede social via smartphones, tornando impossível por um tempo responder mensagens pelo aplicativo do Facebook, fazendo com que milhões de usuários baixassem o app.
Além de funcionar como aplicativo de mensagens, o Messenger também possui a função de Stories exclusiva. Para empresas, possui recursos como bots e respostas inteligentes.
Graças a sua integração total com o Facebook, estima-se que a ferramenta conta com muitas dezenas de milhões de usuários no Brasil.
Segundo relatório Digital Brazil 2022, aponta que o alcance estimado para anúncios no Facebook Messenger é de 65,5 milhões de usuários. Sendo esse número o total de brasileiros na plataforma.
Aprenda como criar Messenger Ads no Facebook com nosso artigo completo.
7. LinkedIn
Focado em contatos profissionais, o LinkedIn é a maior rede social desse segmento. No lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos as empresas.
Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em temas específicos, profissões ou mercado. Utilizado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas a esse segmento.
Devido a crise gerada pela pandemia, muitas pessoas entraram no LinkedIn para buscar novas oportunidades de emprego. Fazendo com que a rede social crescesse, chegando a 56 milhões de usuários ativos.
Esse crescimento entre 2020 e 2022, foi bem significativo: pouco mais de 20%. Mostrando que os brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social. A rede social passa de 830 milhões de usuários no mundo.
8. Pinterest
O Pinterest é uma das redes sociais mais usadas no Brasil por usuários que buscam referências de imagens, visto que a plataforma traz o conceito de "mural de referencias".
A plataforma permite você criar pastas para guardar suas inspirações, além de fazer upload de imagens e colocar links para URLs externas. Entre inúmeras categorias, os temas mais buscados são: moda, maquiagem, casamento, arquitetura, faça você mesmo, entre outros.
A rede social afirma que triplicou a base de usuários no Brasil, chegando a um total de 46 milhões. Sendo seu público majoritariamente feminino. Entretanto, segundo o Data Report, o total de brasileiros que utilizam o Pinterest seria de 30 milhões.
9. Twitter
Em 2009 o Twitter atingiu o seu auge, porém, de lá para cá está em declínio de usuários, mas isso não significa que todos os públicos pararam de usar essa rede social. Muitas pessoas usam o Twitter para buscar notícias recentes e assuntos do momento, devido à sua agilidade.
São mais de 465 milhões de usuários no mundo todo. Porém, no Brasil, temos 19 milhões de usuários ativos. Nos últimos anos, o Twitter acabou voltando a fazer barulho devido ao seu uso por políticos, que divulgam informações em primeira mão.
Porém, uma parte considerável delas, é composta por fake news. Desde então, a plataforma vem implantando mecanismos para lutar contra isso.
10. Snapchat
O aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto, foi considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos efêmeros, que desaparecem algumas horas após a publicação.
O Snapchat conta com cerca de 7,6 milhões de usuários no Brasil, uma queda significativa de mais de 15% em relação a julho de 2021. Ainda assim, conseguiu marcar presença na nossa lista de redes sociais mais usadas no Brasil.
A Rede lançou o conceito de "Stories", fazendo com que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, tentasse adquirir a empresa diversas vezes, mas não obteve sucesso. Ainda assim, o CEO lançou recursos parecidos no WhatsApp, Facebook e Instagram.
Apesar de não ser uma rede social nichada, conta com um público bem específico, majoritariamente utilizado por jovens. Entretanto, pode ser utilizado por empresas, criando filtros com imagens baseados em geolocalização, uma excelente ideia para engajar o público em eventos, por exemplo.
Como escolher a melhor rede social para sua empresa?
Os gestores das empresas costumam ficar em duvidas em qual rede social seu negócio deve estar presente. Porém, um fator que deve ser levado em conta, além dos seguidores, é se o perfil da sua marca se encaixa naquela plataforma.
Dessa maneira, aprenda a seguir como fazer uma escolha acertada.
- Analise a concorrência: verifique onde seu adversário marca presença e analise o engajamento dos consumidores deles para saber em qual atuam mais;
- Avalie a audiência dos concorrentes: pesquise a audiência das empresas para entender seu o alcance;
- Empregue ferramentas de pesquisa: com elas poderá avaliar como está a concorrência com maior agilidade;
- Observe o volume da audiência: veja como anda seu público antes de fazer anúncio e qual o potencial de alcance no e-commerce;
- Use as ferramentas de busca: as redes sociais têm motores de busca que procuram por seus interesses, palavras-chave, habilidades;
- Participe de comunidades e grupos: isso ajuda a identificar os melhores clientes nas redes sociais.
E quais são as redes sociais mais usadas no mundo?
Após identificar as redes sociais mais usadas no Brasil, vale a pena conhecer as redes sociais mais usadas no mundo:
- Facebook: 2,91 bilhões;
- YouTube: 2,56 bilhões;
- WhatsApp: 2 bilhões;
- Instagram: 1,45 bilhão;
- WeChat: 1,2 bilhão;
- Facebook Messenger: 1 bilhão;
- TikTok: 970 milhões;
- LinkedIn: 830 milhões;
- Douyin: 613 milhões;
- Snapchat: 589 milhões;
- Kuaishou: 578 milhões;
- Sina Weibo: 573 milhões;
- QQ: 552 milhões;
- Telegram: 550 milhões;
- Twitter: 465 milhões;
- Pinterest: 431 milhões;
- Reddit: 430 milhões;
- Quora: 300 milhões.
Conheceu as redes sociais mais usadas no Brasil?
Esperamos que este artigo tenha te apresentado as redes sociais mais usadas no Brasil e seu número de usuários. Uma excelente oportunidade para pensar em qual rede social você deve usar para colocar sua marca no digital.
Se você está começando a pensar em suas estratégias para criar conteúdo da sua empresa no meio digital, por isso, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre Marketing Digital.
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