O que são os assuntos do momento do Twitter
O Twitter possui um dinamismo único, onde diversas pessoas estão falando de muitos assuntos ao mesmo tempo. Saber os assuntos do momento Twitter pode ajudar a ficar atualizado com o que está acontecendo no mundo.
Com mais de 330 milhões de usuários mensais ativos, o Twitter permite uma interação e uma proximidade maior com seu consumidor, se transformando em uma ferramenta bem poderosa de marketing para sua marca.
E saber quais são os assuntos do momento no Twitter pode ser uma oportunidade para sua marca participar dessas conversas, utilizá-los deve ser parte da sua estratégia dentro da plataforma. Por isso, vamos te mostrar tudo sobre o que é Twitter assuntos do momento.
O que são os Assuntos do Momento no Twitter?
Os trending topics Twitter, também chamados de TTs, são os assuntos mais comentados do momento na rede social. O Twitter trending topics junta as palavras-chave mais utilizadas na rede social, em diversas horas do dia.
Seu objetivo é ajudar os usuários a entender o que está acontecendo de importante no mundo em tempo real. Servindo como um termômetro para as tendências de comportamento, sendo uma boa ferramenta para suas estratégias de marketing digital.
Como funciona o Assuntos do Momento do Twitter?
Os assuntos do momento são estipulados através de um algoritmo que mapeia o fluxo de tweets publicados, podendo ser classificados entre tendências personalizadas e tendências generalizadas.
As primeiras levam em consideração o que o usuário segue e seus interesses. Já as segundas consideram a geolocalização.
Dessa forma, os algoritmos identificam os assuntos mais populares por um determinado momento e realizam uma classificação dos temas que estão tendo uma maior repercussão na plataforma. Assim, quem utiliza o Twitter consegue acompanhar os assuntos do momento em tempo real.
Além disso, o Twitter trending topics agrupa os assuntos caso estejam associados a um mesmo assunto, como por exemplo: #blackfriday, #blackfridaychegou, entre outros.
É importante destacar que a quantidade de tweets sobre os tópicos do momento é apenas um dos critérios utilizados pelo algoritmo para classificar como mais comentados. O Twitter também filtra buscas pela quantidade de conteúdo porque busca promover ideias interessantes na plataforma.
Como encontrar os assuntos do momento no Twitter?
Os assuntos do momento no Twitter são fáceis de identificar. Basta fazer login na rede social e entrar no menu #explorar, encontrado no menu à esquerda da página inicial, caso esteja utilizando a rede social pelo navegador.
Dessa forma, é possível visualizar os tópicos personalizados. Caso você tenha uma conta comercial no Twitter, é possível receber recomendações a respeito de assuntos com relevância no nicho de mercado.
Além disso, você pode navegar através de abas mais específicas, já que no topo da página é possível ver algumas alternativas, como: “Entretenimento”, “Notícias”, “Diversão”, "Política", entre outros.
Algumas indicações podem ser personalizadas levando em consideração as atividades realizadas pela empresa. Para isso, basta clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e selecionar a opção "Assuntos para você".
Como mudar a localização dos assuntos do momento no Twitter?
Um dos parâmetros para definir os assuntos do momento no Twitter é a geolocalização, iremos explicar melhor a seguir, mas saiba que você pode mudar essa localização, podendo ver o que está em trends na sua região, país e global.
- Seja pelo celular ou pelo navegador, o passo a passo para alterar a localização é o mesmo, confira:
- Acesse o menu explorar do Twitter e clique na engrenagem no canto superior direito;
- Entrando nesse menu, você terá a opção de mostrar conteúdo no local atual ou clicar em explorar locais.
- Nessa aba de explorar locais, é possível selecionar o país ou até a sua cidade. Após selecionar o local, basta clicar em "Concluir".
Como os assuntos do momento no Twitter são definidos?
O Twitter tem uma configuração bem específica para definir os assuntos do momento para que esses tópicos sejam destacados aos usuários da rede social.
Originalmente os tt Twitter (trending topics) leva os tópicos de destaque no momento, mas para que isso seja possível, dependem de diversos fatores. São esses detalhes que irão moldar, por exemplo, a forma como os assuntos aparecem ao usuário.
Tudo que a plataforma tenta fazer em relação aos assuntos do momento no Twitter é uma seleção resultante da mescla de assuntos em alta e campanhas de promoção de marcas. Considerando a localização do usuário, seus interesses recorrentes, entre outros fatores.
Hashtags ou assuntos
Sem dúvidas que as hashtags ajudaram a popularizar o Twitter, da mesma forma como a plataforma impulsionou o uso desse recurso. O Twitter popularizou o uso das hashtags e influenciou o uso na comunicação digital.
As hashtags tem uma importância na forma como concentram tópicos no Twitter. Quando o Twitter vai identificar quais os assuntos estão em alta, a plataforma também monitora quais são as hashtags mais utilizadas no momento.
Por isso, quando você está navegando pela timeline do Twitter, é muito comum encontrar usuários utilizando um misto de palavras, frases e hashtags na lista dos assuntos do momento.
Isso acontece pois o algoritmo simplesmente está detectando o que está sendo mais publicado, para então destacá-los.
Através de uma capacidade semântica, o algoritmo também identifica sentenças mais complexas, como por exemplo, imagine que um artista tenha realizado uma grande apresentação em um festival, gerando grande repercussão e muitos comentários.
É muito comum que diversos usuários utilizem as mesmas expressões e frases para falar sobre o show. Assim, é possível encontrar nas trends Twitter tão específicas, como "O artista arrasou".
Então, quando estiver navegando pelo Twitter e se perguntar como tal frase foi parar nos assuntos do momento, lembre-se de que é graças a diversos usuários tweetando sobre aquilo nas últimas horas.
Geolocalização
Outro parâmetro de configuração que o Twitter utiliza para mostrar aos usuários os assuntos do momento é através da geolocalização. Essa tecnologia consegue, por meio das informações de acesso do usuário, detectar qual é a localização geográfica dela. Dessa forma, montando um trending topics mais personalizado.
A sua lista de assuntos do momento pode levar três parâmetros em consideração, como país, cidade e global. Dessa forma, as pessoas ficam por dentro do que outros moradores da sua cidade estão comentando, mas também consegue ver o que está sendo comentado a nível nacional.
Além disso, o Twitter ainda dá destaque aos assuntos do momento globais. Mas vale destacar que, essa curadoria do Twitter nem sempre precisa ser mantida pelo usuário. Pois, a plataforma permite configurar quais serão os dados de geolocalização utilizados para mostrar suas trends.
Ou seja, você pode alterar a região da qual você deseja ser informado sobre os assuntos em alta. Por exemplo, caso esteja acontecendo algum evento local na sua cidade em um dia específico, vale a pena ficar de olho no máximo de publicações em busca de oportunidades para suas ações de marketing.
Nesse caso, basta mudar as configurações para cobrir apenas os tópicos dessa região. Isso também pode ser feito a nível nacional e global.
Tópicos de interesse contínuo
Assim como outras redes sociais, o Twitter no seu início mostrava a linha do tempo em ordem cronológica, ou seja, mostrando primeiro as publicações mais recentes. Com o passar do tempo a plataforma começou a mesclar o conteúdo mais novo com aquele mais interessante.
Medir o que era mais importante é fácil, tudo aquilo que o usuário demonstra maior interesse. Com o seu algoritmo, o Twitter consegue identificar quais são os perfis e assuntos que mais interessam aos usuários.
Estamos falando disso, pois o mesmo conceito é aplicado na forma de mostrar os assuntos do momento no Twitter. A plataforma não exibe assuntos de seu interesse só porque são importantes para um usuário.
Os algoritmos trabalham em uma mistura interessante que tenta extrair o melhor de cada lado, dentro do seu campo de interesses, os assuntos do momento mostram quais assuntos estão mais em alta. Além disso, levem em consideração os tópicos que estão sendo mais comentados.
Para o Twitter, é fundamental que a experiência do usuário seja sempre a mais personalizada possível. Afinal, é isso que irá garantir que aquele espaço seja interessante e faça com que os usuários continuem utilizando a plataforma.
Promovidos no Twitter Ads
O Twitter hoje é uma plataforma muito importante para diversas marcas. Com o Twitter Ads, a ferramenta integrada que permite criar campanhas que irão aparecer para os usuários de forma mais natural possível. Esse tipo de conteúdo promovido também vai ser mostrado nas trends Twitter.
Esse tipo de publicação não é um assunto disfarçado de publicidade. Seu formato é um pouco diferente e o principal ponto é a indicação de anúncio. Logo abaixo ao post, irá aparecer "Promovido por", seguido do nome da marca que criou aquele anúncio.
Qual a importância dos assuntos do momento no Twitter?
Utilizar os assuntos do momento no Twitter apresenta uma série de vantagens, principalmente para empresas que utilizam da rede social em suas estratégias de marketing. Entre elas, podemos apontar:
- pode ser avaliada como uma tendência de comportamento dos usuários;
- favorece a captação de novos leads;
- auxilia no entendimento dos hábitos da persona, como perfil de usuários;
- proporciona instantaneidade na divulgação de informações e campanhas publicitárias;
- ajuda na visibilidade e no reconhecimento da marca;
- colabora para o relacionamento entre empresa e clientes;
- possibilita a viralização de conteúdo;
- contribui para a humanização da marca etc.
Vale lembrar que para conseguir bons resultados é necessário analisar em quais trends Twitter vale a pena apostar, pois, dependendo do caso, o posicionamento pode afetar negativamente a marca.
Como monitorar os trending topics do Twitter?
Além de identificar quais são os assuntos do momento, é preciso acompanhar de forma efetiva. A própria rede social conta com um campo chamado "Explorar", que mostra quais os assuntos do momento no Twitter, indo além das palavras-chaves.
Ao clicar em um dos tópicos, você é direcionado a uma seleção de tweets que mostram uma contextualização do assunto, além de mídias como vídeos e fotos, o que proporciona um conteúdo mais aprofundado.
Existem regras para que um assunto entre nos trending topics?
Para que determinados assuntos entrem nos temas mais comentados do Twitter, os trending topics são baseados em regras. Diferentemente dos parâmetros que a plataforma implementa para mostrar os assuntos para os usuários.
Essas regras estão ligadas ao bom uso e à experiência mais adequada e respeitosa. Entretanto, nem sempre é possível que a plataforma tenha um controle sobre tudo que é publicado na rede social.
Por outro lado, os algoritmos conseguem fazer um trabalho de seleção quando se trata em permitir ou não que determinados assuntos entre os trending topics. Conheça quais são as principais regras e suas aplicações.
Palavrões não são proibidos no Twitter, mas são vetados dos trending topics
O Twitter não restringe nenhuma publicação com palavrões. Entretanto, para evitar que esses conteúdos não estejam em alta é vetado temas que tenham algum palavrão dentro da frase ou isoladamente.
Isso ajuda a manter os termos de bom uso do Twitter, mas evita que esses termos fiquem expostos para o público geral, podendo ser ofensivo e prejudicar a experiência de certos usuários.
Conteúdo adulto não aparece entre os tópicos em alta
Apesar de nem sempre o Twitter vetar conteúdos adultos na plataforma. Há um trabalho intenso com o objetivo de evitar que vídeos explícitos entrem nos assuntos do momento Twitter.
A plataforma trabalha com uma regra visando tornar a experiência mais segura e satisfatória para seu público geral. A rede social conta com recursos para denunciar esse tipo de conteúdo. Além de trabalhar para evitar que entrem nos assuntos comentados no Twitter.
Assuntos que violem a privacidade de vítima de crimes graves não aparecem
O Twitter é muito utilizado como fonte de informação, graças ao seu dinamismo. Isso faz com que tenha uma grande interação entre usuários e perfis jornalísticos.
O problema é que, muitas vezes, pessoas comuns utilizam o Twitter para compartilhar notícias e relatos que expõem a identidade de vítimas, como em casos de acidentes e crimes. Dessa forma, o Twitter programa seus algoritmos para vetarem esse tipo de conteúdo.
Tópicos que exponham a identidade de menores de idade com identidade privada não aparecem
Assim como outros conteúdos que acabam não entrando nos assuntos do momento no Twitter, menores de idade com identidade privada, ou seja, que não sejam pessoas públicas, não podem ter suas identidades expostas na internet.
O Twitter trabalha para que esse tipo de conteúdo não gere a exposição dessas pessoas, impedindo que apareçam nas trends Twitter.
Como utilizar os assuntos do momento na sua estratégia de marketing digital?
Para criar campanhas com um impacto positivo para o seu público-alvo é fundamental entender o que está em alta. Como por exemplo, saber o que estão falando, o que seus seguidores no Twitter estão pensando.
Seja autêntico
O primeiro passo é ter algo a dizer, o que pode ser dificultado quando se está sob a pressão de publicar antes que um assunto caia no esquecimento. Analise os trending topics semanais recorrentes e encontre aqueles que combinem com sua audiência.
Dessa forma, você tem chance de criar tweets com antecedência, aproveitando o poder dos assuntos do momento.
Antecipe os assuntos do momento
Existem certos eventos que é fácil você identificar no calendário e antecipar tópicos que viraram assuntos do momento nas próximas semanas no Twitter.
Dessa forma, você ganha tempo para escolher quais os tópicos certos para criar publicações de alta qualidade, que deixarão sua empresa mais bem posicionada na rede social quando o evento chegar.
Faça a lição de casa
Antes de publicar algum conteúdo, confira os assuntos do momento no Twitter, e veja a lista de hashtags e trending topics que as pessoas estão comentando. Mas antes de escolher alguma, clique nela e veja em qual contexto esse termo está sendo usado.
Até porque, sua marca não precisa se envolver sem querer em temas sérios ou controversos, que acabam afastando sua audiência.
Espere a hora certa
Devido ao dinamismo do Twitter, os assuntos do momento mudam toda hora. Se não tiver nenhum tópico importante, não se preocupe. É melhor publicar algo que esteja alinhado à sua marca e que agregue valor do que publicar algo sem qualquer motivo.
Por outro lado, apesar da importância de estar por dentro dos assuntos do momento, não comprometa a qualidade do seu conteúdo por causa da pressa.
Equilibre o oportuno e o atemporal
Seus seguidores acompanham a marca porque tem interesse em seu produto ou serviço, não necessariamente em sua visão sobre as novidades de última hora.
Muitas publicações com assuntos trends Twitter podem passar a falsa impressão de ser forçado. Faça com que toda sua estratégia do Twitter, como o uso dos assuntos do momento, reflita o motivo pelo qual as pessoas seguem sua marca e o valor que sua audiência espera de você.
A não ser que sua marca trabalhe com notícias ou eventos atuais, os assuntos do momento costumam ser mais bem utilizados para condimentar uma estratégia do Twitter, não como ingrediente principal.
Aprendeu o que são os assuntos do momento no Twitter?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a ficar por dentro e acompanhar tudo sobre os assuntos do momento no Twitter.
Se você está entrando no Twitter com sua marca e quer construir uma audiência, confira nosso artigo com 20 dicas de como ganhar seguidores no Twitter.
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