Placa de Captura: 7 melhores para 2025
As placas de captura são parte essencial do trabalho de criadores de conteúdo em geral e gamers que querem gravar suas partidas e registrar momentos épicos para compartilhar com os amigos ou até mesmo on-line nas redes sociais e plataformas como Youtube e Twitch.
Porém, com tantos modelos disponíveis no mercado brasileiro sabemos como pode ser um tanto quanto difícil encontrar qual deles vai atender todas as suas necessidades e entregar a qualidade de imagem que você procura.
Com o objetivo de te auxiliar nesse processo, nós da JivoChat, preparamos uma lista completa com as melhores placas de captura, além de diversas dicas que vão te ajudar a entender melhor cada característica desses dispositivos para conseguir fazer o melhor investimento possível.
O que é uma placa de captura?
Antes de iniciarmos a nossa lista de recomendações, é preciso garantir que você entenda de uma forma simples como esses dispositivos funcionam e qual a real função deles quando instalados em um computador, notebook ou console.
A placa de captura de vídeo é um hardware geralmente utilizado externamente, que permite realizar a transferência de vídeo e áudio de aparelhos como consoles, câmeras ou televisões diretamente para o seu computador.
Essas imagens e sons podem ser gravados e armazenados de forma digital ou até mesmo serem utilizados para compartilhamento de telas e transmissões ao vivo, capturando tudo que acontece naquele dispositivo em tempo real.
1. Placa de Captura Avermedia GC311
Nossa primeira recomendação é a Avermedia GC311, uma das placas de captura de vídeo com melhor custo-benefício que você vai encontrar, trazendo ótimas especificações técnicas por um valor muito interessante.
Para se conectar, ela utiliza um cabos USB 2.0 Micro, com uma entrada e uma saída em HDMI que garantem uma resolução máxima de 1920 x 1080p a 60 quadros por segundo tanto para gravações como para streaming.
Os arquivos são gerados em formato MPEG 4 e ela é compatível com diversos softwares como OBS Studio, Xsplit, Wirecast, etc. Para ser utilizada, seu computador deve ter a seguinte configuração mínima:
- Processador: Intel i5-3330 ou superior;
- Nvidia GTX 650 / AMD Radeon R7 250X ou superior;
- 6GB de memória RAM;
- Windows 10 ou macOS 10.13.
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 1920 x 1080p;
- 60 quadros por segundo;
- Conectividade: HDMI;
- Interface: USB 2.0 Micro;
- Dimensões: 7 cm x 21 cm x 15 cm;
- Peso: 354g.
2. Placa de Captura Elgato HD60+
A placa de captura ELgato HD60 + é a melhor opção caso você queira investir um pouco mais e em troca receber um dispositivo completo capaz de realizar capturas na melhor qualidade possível, sem atrasos e compatível com todos os consoles de última geração.
A Elgato HD60 + possui uma saída e uma entrada HDMI, uma interface de conexão USB 3.0, além de uma saída P2 que pode ser conectada a fones de ouvido para que o áudio possa ser redirecionado para headset.
Ela é capaz de realizar capturas em 1080p e 4K a 60 quadros por segundo com HDR 10, sem nenhum tipo de atraso, garantindo que seu vídeo e suas transmissões tenham a melhor qualidade possível.
A seguir, você confere os requisitos mínimos que a fabricante recomenda para utilizar o dispositivo:
- Processador: Intel i5 de quarta geração ou superior;
- Nvidia GeForce 10XX ou superior;
- 4GB de memória RAM;
- Windows 10 ou macOS Sierra.
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 4K Ultra HD;
- 60 quadros por segundo;
- Conectividade: HDMI;
- Interface: USB 3.0;
- Saída P2;
- Dimensões: 1.9 cm x 11.2 cm x 7.55 cm;
- Peso: 10g.
3. Avermedia Live Gamer Potátil 2 Plus
Outra excelente opção de altíssima qualidade é a placa de captura Live Gamer portable da Avermedia, que além de ocupar pouco espaço na sua bancada, permite gravar vídeos e realizar transmissão com imagens nítidas e detalhadas.
Ela possui suporte para entregar uma resolução em até 4K Ultra HD funcionando a 60 quadros por segundo, com sistema de passagem ultra rápida que elimina qualquer tipo de lag ou delay durante .
Outro diferencial muito interessante, é que a LGP2 Plus possui um slot para você instalar um cartão microSD que armazena automaticamente todas as suas gravações, trazendo praticidade e segurança para seu dia a dia.
A seguir, você confere os requisitos mínimos para utilizar esta placa de captura:
- Processador: Intel Core i5-3330 ou superior;
- Nvidia GTX 650 / AMD Radeon R7 250X ou superior;
- 4GB de memória RAM;
- Windows 10.
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 4K Ultra HD;
- 60 quadros por segundo;
- Conectividade: HDMI;
- Interface: USB 3.0;
- Slot MicroSD;
- Dimensões: 4.83 cm x 5.59 cm x 14.73 cm;
- Peso: 185.97g.
4. Placa de Captura de Vídeo Btuty
Nossa próxima recomendação é a placa de captura de vídeo da Btuty, um dispositivo perfeito para quem possui um orçamento mais limitado e está em busca apenas de funções mais básicas, para trabalhar ou realizar projetos pessoais.
Ela possui uma entrada HDMI que aceita dispositivos com resoluções até 4K e uma saída HDMI que transmite uma resolução máxima de 1920 x 1080p, capturando imagens em Ultra HD e transformando elas em Full HD.
Os requisitos mínimos para utilização são:
- Processador: Intel Core i5-3400 ou superior;
- Nvidia GT 630 ou superior;
- 4GB de memória RAM;
- Windows 10, MacOS e Android.
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 1080p;
- 30 quadros por segundo;
- Conectividade: HDMI;
- Interface: USB 2.0;
- Dimensões: 5.9 cm x 5.6 cm x 1.9 cm;
- Peso: 52g.
5. Placa de Captura Interna Avermedia GC573
Uma boa ideia para streamers e criadores de conteúdo é investir em uma placa de captura interna, como a GC 573 da Avermedia, que pode ser instalada em um computador dedicado apenas para processar imagens e rodar os programas de transmissão como OBS e Streamlabs.
Diferente dos modelos anteriores, a placa GC 573 consegue capturar imagens em 4K com HDR em até 240 quadros por segundo, o que garante imagens bonitas, precisas e muito fluidas, eliminando qualquer tipo de tearing ou granulação da imagem.
Para isso, ela necessita de um computador que tenha um slot PCI-Express x4 Gen 2.0 e as seguintes configurações:
- Processador: Intel Core i5-6XX / AMD Ryzen 5 1600 ou superior;
- Nvidia GTX 1060 ou superior;
- 8GB de memória RAM Dual-Channel ou mais;
- Windows 10.
Ela possui uma entrada de vídeo HDMI 2.0 e uma entrada de áudio HDMI 2.0,, que devem ser conectados ao computador onde serão executados os jogos e os programas que você utiliza em sua live stream.
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 4K Ultra HD;
- 60 quadros por segundo;
- Compatível com HDR
- Conectividade: HDMI;
- Interface: PCI-Express x2 Gen 2.0;
- Dimensões: 12.5 cm x 15.09 cm x 2.13 cm;
- Peso: 140g.
6. Placa de Captura de Áudio e Vídeo Dadawe
Caso esteja buscando a placa de captura mais barata do mercado, não deixe de conferir este modelo da Dadawe, que se conecta apenas utilizando uma entrada USB e recebe imagens de outro dispositivo através de uma única saída HDMI.
Apesar de compacta, ela consegue transmitir imagens em 1080p a 30 quadros por segundo e trabalha com uma resolução máxima de entrada em 4K, sendo compatível com consoles e televisões mais atuais do mercado.
Diferente das outras placas de captura, ela não precisa de nenhum tipo de alimentação externa e não exige nenhuma configuração mínima do computador no qual será utilizada, além de ser compatível com os principais softwares do mercado como OBS, VLC e Streamlabs
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 1920 x 1080p Full HD;
- 30 quadros por segundo;
- Conectividade: HDMI;
- Interface: USB 2.0;
- Dimensões: 16 cm x 16 cm x 10 cm;
- Peso: 550g.
7. Placa de Captura Elgato HD60 PRO
Nossa ultima recomendação é a placa de captura da Elgato conhecida como HD60 PRO, que deve ser instalada internamente em um computador utilizando um slot PCI-Express x1 para entregar a melhor qualidade de imagem possível.
Ela é capaz de capturar resoluções de até 1080p a 60 quadros por segundo, sendo compátivel com todos os consoles do mercado, inclusive o mais novo Xbox Series X e o Playstation 5, entregando uma taxa de bits de até 60 Mbps.
Para funcionar em seu computador, a fabricante exige as seguintes configurações:
- Processador: Intel Core i5-4XX Quad-Core ou superior;
- Nvidia GTX 600 ou superior;
- 8GB de memória RAM Dual-Channel ou mais;
- Um Slot PCI-Express x1 / x4 / x8 / x16;
- Windows 10.
Ficha Técnica:
- Resolução máxima: 1920 x 1080p Full HD;
- 60 quadros por segundo;
- Conectividade: HDMI;
- Interface: PCI-Express x1;
- Dimensões: 12.19 cm x 1.4 cm x 5.59 cm;
- Peso: 345g.
Como escolher a melhor placa de captura?
Como falamos anteriormente, sabemos que o processo de escolha pode ser um tanto quanto complexo, ainda mais se for a sua primeira vez investindo em qualquer dispositivo igual aos que listamos
Por isso, separamos diversas dicas para você sobre o que observar e o que considerar antes de investir em uma das placas de captura listadas acima, para que a sua escolha seja a mais clara e assertiva possível.
Resolução
A resolução é a primeira especificação que deve ser verificada antes de investir em qualquer placa de captura, pois é ela que vai definir qual será a qualidade final das imagens transmitidas e gravadas.
Atualmente é recomendado que você opte por modelos que trabalhem no mínimo com uma resolução de saída Full HD a 30 quadros por segundo, para que suas lives e seus vídeos proporcionem uma boa experiência para quem assiste.
Caso você tenha um equipamento mais robusto, um computador potente e o orçamento disponível, opte pelas placas que trabalham com uma resolução 4K Ultra HD com 60 quadros por segundo.
Requisitos mínimos
Outro ponto muito importante é verificar quais são as configurações mínimas que o fabricante recomenda para utilizar a placa de captura, desta forma você garante que o dispositivo funcione corretamente e entregue a qualidade de imagem esperada.
Por isso, verifique se tem em mãos o modelo do seu processador, da sua placa de vídeo, quantidade de memória RAM e que a versão mais atual do seu sistema operacional esteja instalada.
Porém, isso pode acabar gerando um gasto a mais e que talvez não esteja dentro do seu orçamento. Neste caso, a melhor opção é investir nos modelos USB que não exigem um computador potente e possuem um desempenho razoável.
Software
Não deixe de conferir se a fabricante da placa disponibiliza algum tipo de software para realizar as capturas de imagem ou que possibilite qualquer tipo de edição, afinal, isso pode acabar trazendo praticidade, facilitando a criação de conteúdos.
Além disso, todas as placas de captura que foram listadas neste artigo são compatíveis com os principais softwares de transmissão ao vivo e gravação como: OBS, Streamlabs, Xsplit, etc.
Tamanho
Apesar de não ser uma característica determinante, o tamanho da placa pode ser importante para alguns profissionais, principalmente para quem viaja muito e precisa constantemente levar todo seu equipamento para diferentes lugares.
Neste caso é ideal investir em um aparelho externo que seja leve, fácil de instalar e que tenha um tamanho médio ou compacto, para caber na sua mala, bolsa, mochila ou até menos no bolso de uma calça.
Encontrou a melhor placa de captura?
Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor placa de captura para o seu computador ou notebook, diminuindo o tempo de inicialização do sistema, trazendo mais eficiência para o seu trabalho e reduzindo o tempo de espera nas telas de carregamento do seus games.
Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.
Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!