Qual iPhone comprar em 2025?

Tempo de leitura9 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

A Apple foi fundada oficialmente em 1976 fabricando computadores pessoais. Desde então, a marca se tornou uma das mais conhecidas mundialmente devido ao enorme sucesso da sua linha de smartphones. Porém com tantos modelos lançados ao longo dos anos, muitas pessoas se perguntam qual iPhone comprar em 2025?

Para te ajudar a responder essa pergunta, nós da JivoChat, preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber a respeito dos componentes de um iPhone, desde o processador, até ao conjunto de câmeras, display e as novidades presentes nos modelos mais atuais.

Qual o melhor iPhone?

O melhor iPhone pode variar bastante de pessoa para pessoa, por isso é preciso primeiro definir para qual finalidade o dispositivo será utilizado. Após definir seus objetivos, você deve buscar a melhor combinação de configurações que esteja dentro do seu orçamento, para que desta forma você consiga investir o quanto pode e ter acesso a todos os recursos que sejam do seu interesse.

iOS

O iOS é o sistema operacional exclusivo utilizado em todos os iPhones, foi lançado no dia 29 de julho de 2007. O iOS trabalha com um código semi aberto, que apesar de não oferecer total customização para o usuário, é um sistema muito intuitivo que oferece um design impecável.

Em troca da customização, a Apple oferece muito mais segurança para o seu usuário, minimizando riscos de invasão e de possíveis vírus. Além disso, ele conta com diversas integrações com outros dispositivos da marca como tablets e computadores, permitindo que você crie um ecossistema inteligente com os produtos da  Apple.

O browser principal é o Safari e para o sistema de GPS utilizam o Apple Maps ou O Google Maps, que pode ser encontrado na App Store gratuitamente. O sistema está disponível em 40 línguas diferentes e traz como assistente virtual a Siri, uma das inteligências artificiais mais famosas do mundo. 

Com mais de 1 milhão de aplicativos, a App Store é uma das lojas virtuais mais seguras e  com maior número de programas disponíveis para download. A versão mais recente do iOS é a 16.1.2, que já está disponível no novo iPhone 14 Pro Max, da imagem abaixo e conta com todos os recursos mais recentes da marca.

imagem que mostra a parte traseira e frontal de um iPhone 14 Pro Max

A16 Bionic

O processador é um dos principais componentes que devemos observar antes de escolher qual iPhone comprar, afinal, ele irá ditar quantas tarefas e quantas aplicações o seu dispositivo vai conseguir executar sem perder desempenho ou performance.

Diferente de outros dispositivos do mercado, os mais novos produtos da Apple utilizam o A16 Bionic, um chip que conta com dois núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de eficiência energética, além de contar com uma uma GPU com 5 núcleos e uma neural engine de 16 nucleos com 16 bilhões de transistores.

ilustração do processador A16 Bionic

As versões anteriores como o A15 Bionic e o A14 Bionic também entregam ótima performance e podem ser encontrados no iPhone 12 Pro e no iPhone 11 Pro respectivamente, fazendo com que os smartphones da Apple sejam potentes e eficientes inclusive nos dias de hoje.

Frequência

Para entender um pouco melhor o funcionamento do processador, precisamos falar da frequência, que também é identificada nas configurações como clock ou velocidade e é medida através de uma unidade chamada Hertz. Esta unidade dita a capacidade que a CPU possui de processar um número de informações ao mesmo tempo sem perder desempenho. 

Para entender melhor, o A15 Bionic trabalha com 3.23 Ghz de velocidade de clock, isso significa que ele consegue executar 3.23 bilhões de ciclos em um segundo. Porém, a quantidade de núcleos também influencia diretamente no desempenho do processador.

Núcleos

A quantidade de núcleos ou cores que uma CPU possui e como ele utiliza esses núcleos, é tão importante quanto a frequência com a qual ele trabalha. Nos processadores multi-core,  cada núcleo funciona de forma independente, o que permite o seu celular realizar diversas ações em apenas um clock.

Um bom exemplo disso é o A15 Bionic, que possui dois núcleos exclusivos para tarefas de alta performance, enquanto os outros quatro núcleos ficam responsáveis por trabalhar eficiência, fazendo com que o processador tenha um desempenho melhor e mais estável.

Atualmente, o melhor processador disponível é o A16 Bionic, porém, o A15 Bionic que está presente no iPhone 13 Pro MAX não fica para trás e é uma excelente opção para quem está em dúvida sobre qual iPhone comprar.

imagem que mostra a parte traseira e frontal de um iPhone 13 Pro Max

Memória RAM 

A marca não costuma divulgar amplamente a quantidade de memória RAM presente em seus dispositivos. Isso acontece pois a Apple possui total controle sobre o software do sistema operacional, desta forma ela consegue fazer diversas integrações inteligentes entre o iOS e o hardware, tornando o uso das memórias muito mais eficiente.

Por isso, é muito comum que um iPhone que tenha 6GB de memória RAM, como é o caso do iPhone 13 Pro, tenha o mesmo desempenho ou até uma performance superior, do que outros smartphones que trabalham com 8GB ou até 12GB de memória RAM.

A principal função da memória RAM é garantir que o seu processador consiga acessar os dados e as informações necessárias de forma imediata, sendo assim, quanto mais memória o aparelho tiver, maior será a quantidade de informações acessadas pelo processador.

Câmera

Quando falamos de iPhone não podemos deixar de falar da câmera, um dos principais motivos que as pessoas buscam nesses aparelhos. Porém, para entender melhor o por que de toda essa qualidade, precisamos falar sobre as principais características de uma câmera de celular

detalhamento das câmeras do iphone

Megapixels

A primeira característica são os megapixels, normalmente presentes em câmeras de smartphones ou câmeras profissionais digitais e servem para indicar a definição e resolução de uma foto. Para conseguir entender de uma forma mais clara, considere que 1 mega pixels corresponde a um milhão de pixels naquela imagem.

Desta forma, quanto maior for a quantidade de megapixels de um sensor, mais detalhadas serão as imagens capturadas e maior será a resolução final da fotografia. Porém, não é só isso que define a qualidade de uma fotografia, as lentes tem uma grande importância.

Lente

Atualmente, os iPhones do mercado trabalham com câmeras duplas ou triplas, mas que diferença isso faz? Cada lente tem uma função e devem ser utilizadas em situações específicas. Caso você queira fotografar uma paisagem, a melhor opção é utilizar uma grande angular, enquanto para fotos próximas e com riqueza de detalhes utiliza-se uma lente macro.

Para trazer um maior conforto e melhorar a experiência, os dispositivos utilizam uma tecnologia capaz de detectar automaticamente a situação e o ambiente, selecionando a melhor lente para aquele tipo de fotografia. 

Sendo assim, para os entusiastas da fotografia é extremamente importante que o aparelho tenha um sensor com uma grande quantidade de megapixels e esteja acompanhado de uma boa variedade de lentes de alta qualidade.

Composição

Porém, a composição de uma foto não é tão simples. Para obter um bom resultado ainda precisamos de uma ótima exposição, além de uma ótima iluminação e é justamente neste ponto que os iPhones se destacam. 

O Iphone 13 Pro trabalha com três lentes diferentes, uma teleobjetiva, uma ultra-angular e uma grande-angular, onde cada uma possui sua função. A grande-angular consegue capturar até 2.2 vezes mais luz para garantir fotos e vídeos com melhores contrastes, enquanto a teleobjetiva trabalha com uma distância focal de 77 mm, tornando ela ideal para retratos clássicos e uma melhor nitidez em fotos e vídeos de objetos mais distantes.

Produção de Vídeos

Além de conseguir gravar vídeo em Ultra HD 4K, com qualidade muitas vezes superior a de uma câmera fotográfica profissional, ele utiliza a nova tecnologia da Apple que torna o iPhone o único smartphone capaz de editar o efeito de profundidade mesmo depois de gravar a cena. Com um modo cinema, os seus vídeos contam com o HDR Dolby Vision para cores mais vivas e nítidas.

Com o ProRes você consegue gravar e editar o seus vídeos diretamente no celular, com cores de alta fidelidade, baixa compressão e um sistema de transferência que facilita enviar o seus arquivos para o Final Cut Pro no seu Macbook.

Display

Cada modelo de iPhone trabalha com um tamanho de tela diferentes. Em algumas linhas, como é o caso do iPhone 13 Mini, a Apple tem como objetivo trazer um dispositivo compacto e com uma tela bem menor.

imagem que mostra a parte traseira e frontal de um iPhone 13 Mini

Todas novas linhas de produto são fabricadas com telas em Super Retina XDR Oled, que entregam uma resolução de 1170 x 2532 pixels e uma taxa de atualização de 120Hz, garantindo imagens ainda mais vivas e fluidas. 

Dependendo do seu objetivo, a tela pode ser o fator decisivo na hora de escolher qual iPhone comprar, principalmente se você tem mãos pequenas ou não gosta de aparelho que sejam muito grandes.

Bateria

A capacidade das baterias dos iPhones não é a melhor do mercado, em modelos mais básicos do iPhone 13, iPhone 12 e iPhone 11 a bateria tem uma carga média de 3100 mAh, o que é relativamente pouco para quem usa bastante o dispositivo ao longo do dia.

Os aparelhos da linha Pro Max trabalham com uma capacidade média de 4000 mAh, com destaque para o 13 Pro Max que tem 4352 mAh. Por isso, atente-se a estes números na hora de decidir qual iPhone comprar, principalmente se você faz uso constante do seu celular ao longo do dia para trabalhar, estudar e precisa estar sempre conectado.

Para se ter como base, uma bateria comum de 3000 mAh na teoria conseguirá manter um celular ligado em standby por até 10 horas, porém, essa duração pode variar bastante dependendo do uso e dos recursos que estão sendo utilizados em segundo plano.

Decidiu qual o melhor iPhone para comprar em 2025?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender tudo que você precisa saber para conseguir escolher a melhor opção para sua rotina, tornando este processo muito mais simples e descomplicado.

Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download