Scanner de Parede: Melhores Opções de 2025
O scanner de parede é um equipamento que tem se tornado cada vez mais popular no ramo da construção civil, pois além de tornar o trabalho de instalações mais prático, ele também garante que você não fure uma parede no lugar errado e acabe danificando um cano ou uma fiação.
Porém, escolher a melhor ferramenta para te acompanhar no dia a dia do trabalho não é uma tarefa muito fácil, afinal, o mercado está abastecido com uma série de modelos diferentes que trabalham com valores, recursos e características muito diversas.
Como funciona um scanner de parede?
Utilizando um sensor, estes dispositivos conseguem detectar uma grande variedade de objetos que estejam localizados dentro de paredes, tetos e pisos, te indicando aproximadamente a profundidade e a localização deles, ajudando a evitar acidentes e instalações equivocadas.
Essas ferramentas conseguem detectar materiais como: canos, conduítes, pregos e buchas, cabos elétricos, uma grande variedade de metais ferrosos e não ferrosos, além de vigas de madeira e alguns outros materiais.
Confira a seguir algumas das nossas recomendações:
1. Detector de Parede GMS 120 Bosch
Nossa primeira recomendação é o scanner de parede de 120 milímetros desenvolvido pela Bosch, uma ferramenta com excelente custo-benefício e que possui um sistema de calibração automático, eliminando a necessidade de realizar ajustes no aparelho antes de utilizá-lo.
O GMS da Bosch consegue identificar materiais como: metal ferroso, metal não-ferroso, fios elétricos que estejam energizados e vigas de madeira, além de conseguir indicar ao usuário com exatidão qual foi o objeto encontrado, através de símbolos na tela.
Para tornar o seu dia a dia ainda mais prático, este modelo ainda conta com um furo de marcação no centro permitindo que você consiga marcar exatamente o local da instalação e três modos de detecção que ajustam o aparelho automaticamente para cada situação.
Ficha Técnica:
- Profundidade Máxima: 120 milímetros;
- Detecta: metal ferroso e não ferroso, fios elétricos e vigas de madeira;
- Três Modos de Detecção;
- Calibração Automática;
- Alimentação: Bateria;
- Furo de Marcação;
- Dimensões: 19.68 cm x 3.5 cm x 9.52 cm;
- Peso: 270g.
2. Detector e Scanner de Parede D-TECT 120 Bosch
Caso você não se importe em investir um pouco mais em troca de uma ferramenta com mais recursos, opte pelo D-TECT 120, que semelhante ao modelo anterior também traz um sistema de calibração automático que dispensa qualquer tipo de ajuste antes do uso.
Entre as novidades deste aparelho da Bosch, é que além de ele conseguir detectar metais ferrosos e não ferrosos, corrente elétrica e madeira, ele é capaz de identificar tubulações e encanamentos que estejam até 12 centímetros de profundidade dentro de uma parede de concreto.
Você também vai encontrar três modos de detecção que ajustam o dispositivo para as configurações mais eficientes para cada situação de uso, um aviso sonoro que alerta quando o scanner de parede encontrar os materiais e um semáforo de aproximação que serve para informar quando um objeto está perto.
Ficha Técnica:
- Profundidade Máxima de Detecção: 120 milímetros;
- Detecta: metal ferroso e não ferroso, fios elétricos , vigas de madeira e tubulações;
- Três Modos de Detecção;
- Calibração Automática;
- Alimentação: Bateria;
- Dimensões: 19.68 cm x 3.5 cm x 9.52 cm;
- Peso: 270g.
3. Scanner de Parede Jurgen K
Outra excelente alternativa que está disponível neste mercado é o scanner de parede da Jurgen K que possui detecção multifuncional 5 em 1, sendo capaz de realizar varreduras em até cinco profundidades diferentes, sendo elas: 13 milímetros, 25 milímetros, 38 milímetros, 51 milímetros e 60 milímetros.
Sua tela de LCD possui uma fácil leitura e mostra com muita precisão o material que foi encontrado, assim como a posição na qual ele se encontra, emitindo um aviso sonoro e ativando um ícone no formato de olho quando você estiver muito próximo do objeto.
Mas muita atenção, o detector de parede Jurgen K exige que seja feita uma calibragem antes de ser utilizado, o que pode não ser muito recomendado para pessoas que não tenham conhecimento no ramo.
Ficha Técnica:
- Profundidade Máxima de Detecção: 60 milímetros;
- Detecta: metal, fios elétricos e madeira;
- Cinco Modos de Detecção;
- Calibração Manual;
- Alimentação: Bateria;
- Dimensões: 21.11 cm x 8.61 cm x 4.7 cm;
- Peso: 249g.
4. Detector e Scanner de Parede D-TECT 150 Bosch
Com foco no mercado profissional da construção civil e de reparos a residências, a Bosch desenvolveu o scanner de parede D-TECT 150, um dispositivo robusto capaz de detectar objetos que estejam instalados até 15 centímetros de profundidade dentro de uma parede, teto ou chão de concreto.
Este modelo também proporciona para o usuário 7 modos de detecção diferentes, sistema de calibração automático que não precisa de configuração, tecnologia que indica o centro do material que foi encontrado e um visor LCD para informar até qual profundidade é seguro realizar a perfuração.
Semelhante ao D-TECT 120, ele possui um aviso sonoro que emite alertas quando encontra qualquer material dentro da parede e um semáforo de aproximação que também ajuda a indicar quando o equipamento estiver próximo de um fio, viga, tubulação, etc.
Ficha Técnica:
- Profundidade Máxima de Detecção: 150 milímetros;
- Detecta: metal ferroso e não ferroso, corrente elétrica, estruturas de madeira e tubulações;
- Sete Modos de Detecção;
- Calibração Automática;
- Indicador de Profundidade Segura;
- Alimentação: Bateria;
- Dimensões: 11.9 cm x 22.1 cm x 9.65 cm;
- Peso: 725g.
5. Scanner Eletrônico de Parede A200 Zircon
Nossa próxima recomendação é o scanner de parede com sistema eletrônico da Zircon, o A200, uma ferramenta perfeita para o uso doméstico devido a sua tecnologia de correção automática ou também conhecida como ACT, que corrige os erros comuns do usuário de forma autônoma.
Com três modos diferentes de detecção, o A200 consegue localizar o centro, as beiradas e a direção exata de objetos como madeiras e metais que estejam dentro da parede em uma profundidade máxima de até 7.5 centímetros, incluindo fios elétricos ativos.
Ficha Técnica:
- Profundidade Máxima de Detecção: 75 milímetros;
- Detecta: madeira, metal e fios elétricos;
- Três Modos de Detecção;
- Calibração Manual;
- Alimentação: Bateria;
- Dimensões: 23.1 cm x 16.2 cm x 8.99 cm;
- Peso: 358g.
6. Scanner de Parede Digital NicetyMeter
Nossa última recomendação da lista é a ferramenta para uso doméstico da Nicety Meter, perfeita para quem precisa realizar pequenas reformas ou pendurar novas decorações e não quer correr o risco de perfurar uma estrutura de metal ou um fio com tensão superior a 110 Volts.
Ele vem equipado com um furo para marcar a parede que te ajuda a não perder o local correto, um display em LCD de fácil leitura, três modos para situações diferentes e grips laterais que ajudam a manter o dispositivo estável enquanto você realiza a detecção.
Ficha Técnica:
- Profundidade Máxima de Detecção: 110 milímetros;
- Detecta: metais ferrosos e não ferrosos, fios elétricos, tubulações de PVC e madeira;
- Três Modos de Detecção;
- Calibração Manual;
- Alimentação: Três Pilhas AAA;
- Dimensões: 18.5 cm x 8.5 cm x 3.3 cm;
- Peso: 180g.
Como saber escolher o melhor detector de parede?
Para que você consiga identificar e escolher a melhor ferramenta para sua rotina, é preciso analisar diversas informações técnicas e algumas características muito importantes como: objetivo de uso, profundidade máxima de detecção e quais materiais ele consegue detectar.
Trabalho ou Uso Doméstico
Antes de investir em qualquer um dos produtos listados acima, é muito importante já saber se você está em busca de um equipamento para utilizar em trabalhos e projetos profissionais da construção civil ou se deseja apenas uma ferramenta para te auxiliar em projetos domésticos
Os detectores desenvolvidos para o uso comum em casa, normalmente entregam recursos básicos, mas suficientes para evitar qualquer tipo de perfuração equivocada e ainda tem como principal atrativo trabalharem com preços mais acessíveis.
Enquanto isso, os dispositivos profissionais como os scanners de parede da Bosch, são bem mais caros, mas em contrapartida oferecem uma maior precisão, conseguem detectar mais objetos e estão equipados com muito mais recursos.
Profundidade de Detecção
Esta é a característica mais importante quando falamos de detectores de parede, pois é ela que vai ditar a profundidade máxima que o aparelho vai conseguir detectar os objetos instalados dentro dela, como: parafusos, canos, vigas, etc.
Esta informação normalmente está representada por uma medida em milímetros nas informações técnicas do produto e pode variar bastante dependendo do modelo ou dos modos de localização que ele oferece.
Para uso doméstico, um aparelho que consiga escanear até 75 milímetros de profundidade já é o suficiente, enquanto para uso profissional nós recomendamos que você procure um produto que trabalhe com no mínimo 120 milímetros.
Encontrou o melhor detector de paredes?
Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor scanner para sua rotina, permitindo que você evite possíveis acidentes enquanto realiza perfurações ou reformas na sua casa.
Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.
Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!