SSD NVMe: Tudo que você precisa saber
O SSD NVMe tem se tornado cada vez mais popular por quem está buscando uma forma de expandir a memória do computador ou do notebook e precisa de um componente que irá agilizar transferências de arquivos e a inicialização do sistema em geral.
Porém, escolher a melhor opção para sua rotina pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, devido a quantidade de modelos disponíveis no mercado e as diferentes especificações técnicas como velocidade e capacidade de armazenamento.
Com o objetivo de tornar esse processo mais tranquilo, nós da JivoChat, preparamos uma lista completa com as melhores opções do mercado, além de algumas dicas que vão te auxiliar a escolher o melhor modelo para atender suas necessidades.
O que é um SSD NVMe?
A sigla NVMe, que significa Non-Volatile Memory Express, diz respeito a tecnologia que é utilizada internamente por esses componentes para que eles consigam realizar todo o processo de armazenamento, leitura e gravação de informações.
A estrutura física de um SSD Sata e de um SSD NVMe são muito similares, onde as principais diferenças entre eles acabam sendo o software instalado no dispositivo, as taxas de transferência e o tamanho.
Enquanto um SSD SATA trabalha com uma velocidade de transferência de aproximadamente 500 Mb/s, um NVMe mais básico consegue atingir cerca de 2.100 até 2.400 Mb/s de velocidade de leitura e gravação de arquivos.
1. SSD NVMe 500GB Samsung 980
Nossa primeira recomendação é o 980 da Samsung, um componente que utiliza a mais nova tecnologia V-Nand nas memórias, carregando toda a reputação e qualidade da marca, com um excelente controle térmico e um ótimo valor de mercado.
Para as transferências e gravações ele utiliza um sistema sequencial, trabalhando com uma velocidade máxima de leitura de 3.500 Mb/s e 3.000 Mb/s de gravação, o que torna ele uma excelente opção de investimento para editores de vídeos ou profissionais que trabalham com projetos muito grandes.
A Samsung desenvolveu o Magic Software, um programa que acompanha o SSD NVMe e serve para monitorar a saúde do componente, otimiza o desempenho dele e ainda protege todos os seus dados garantindo total segurança.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 500GB;
- Taxa de leitura: 3.500 Mb/s;
- Taxa de gravação: 3.000 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Samsung Magic Software;
- Tecnologia: V-Nand;
- Dimensões: 8 cm x 2.21 cm x 0.25 cm;
- Peso: 67.75g.
2. SSD NVMe M.2 1TB PNY CS2130
Caso precise de um pouco mais de espaço de armazenamento e você tenha o orçamento para investir mais, opte pelo PNY CS2130 que possui 1TB de capacidade e entrega ótimas especificações técnicas, podendo ser utilizado tanto para trabalho como para jogos.
Este SSD M.2 NVMe trabalha com uma interface PCI Express Gen 3 x4 entregando uma velocidade de leitura de 3.500 Mb/s e até 3.000 Mb/s para realizar gravações de arquivos na memória.
Outra característica muito interessante do PNY CS2130 é que além de ser compatível com computadores e notebooks que utilizam Windows, ele também é compatível com computadores Apple que utilizam o MacOS.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 1TB;
- Taxa de leitura: 3500 Mb/s;
- Taxa de gravação: 3.000 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows e Mac;
- Dimensões: 2.2 m x 0.4 m x 8 m;
- Peso: 60.6g.
3. SSD NVMe Samsung 970 Evo Plus 2TB
Para os profissionais que buscam o máximo de capacidade de armazenamento e possuem o orçamento para investir muito, o SSD NVMe de 2TB Samsung Evo 970 Plus é com certeza a melhor opção disponível no mercado.
Muito semelhante ao Evo 980, este modelo já vem equipado com a nova tecnologia V-Nand que garante uma velocidade de leitura sequencial de até 3.500 MB/s e 3.300 MB/s para gravar as informações.
Além disso, ele conta com o sistema de dissipação de calor da Samsung conhecido como Dynamic Thermal Guard, que monitora automaticamente a temperatura do SSD mantendo ele em níveis seguros e operacionais.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 2TB;
- Taxa de leitura: 3.500 Mb/s;
- Taxa de gravação: 3.300 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Dimensões: 2.21 cm x 2.29 cm x 8 cm;
- Peso: 53.86g.
4. SSD M.2 NVMe Western Digital Blue 250GB
Nossa próxima recomendação é uma opção barata, ideal para quem não precisa de muito espaço e quer um SSD NVMe apenas para instalar o sistema operacional e agilizar a inicialização de alguns programas essenciais para a rotina do trabalho.
Ele trabalha com a mais recente tecnologia 3D Nand que oferece um desempenho consistente com 2.400 MB/s de velocidade de leitura sequencial e 950 MB/s para realizar gravações sequenciais, através de uma interface PCI-Express Gen 3 x2.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 250GB;
- Taxa de leitura: 2.400 Mb/s;
- Taxa de gravação: 950 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Dimensões: 8 cm x 2.1 cm x 2.29 cm;
- Peso: 11g.
5. SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB
Uma opção de investimento muito interessante é o SSD NVMe Spectrix Sg40, que foi desenvolvido focado no público gamer, trazendo um excelente espaço de armazenamento com 512GB disponíveis e um dissipador com iluminação RGB completa nas laterais.
Ele trabalha com uma leitura sequencial de 3.500 Mb/s e uma velocidade de gravação sequencial de até 2.950 Mb/s, utilizando uma memória Micron 3D TLC com uma interface PCI Express Gen 3 x4, sendo compatível com as mais recentes placas mãe e notebooks do mercado.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 500GB;
- Taxa de leitura: 3.500 Mb/s;
- Taxa de gravação: 2.950 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Dimensões: 2.2 cm x 8 cm x 0.8 cm;
- Peso: 13.4g.
6. SSD NVMe M.2 Kingston SNVS 250GB
Caso esteja buscando um dos SSDs NVMe mais baratos do mercado, o Kingston SNVS de 250GB é a escolha certa, pois além do baixo preço entrega espaço o suficiente para o sistema operacional, programas essenciais e ainda trabalha com ótimas especificações.
Apesar de ser considerado um componente de entrada, ele entrega 2.100 Mb/s de velocidade de leitura e 1.700 Mb/s de gravação, garantindo uma boa performance para transferir arquivos e reduzir o carregamento de programas e jogos.
Além disso, ele carrega toda a qualidade da marca Kingston, que é muito conhecida no mercado de hardwares para PC fabricando memórias RAM para computadores e notebooks em geral.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 250GB;
- Taxa de leitura: 2.100 Mb/s;
- Taxa de gravação: 1.700 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Dimensões: 8 cm x 2.2 cm x 0.35 cm;
- Peso: 6g.
7. SSD NVMe 500GB Crucial
Outra ótima opção de SSD NVMe barato é o modelo P2 da Crucial, que possui 500GB de capacidade e traz um dos melhores custo-benefício para o consumidor que está procurando realizar um upgrade em seu notebook ou computador.
O P2 pode ser encontrado em até quatro modelos diferentes: 250GB, 500GB, 1TB e 2TB de capacidade que podem ser escolhidos na hora de realizar a compra. Ele possui um sistema de leitura e gravação sequencial com 2.400 Mb/s e 1.900 Mb/s de velocidade máxima, utilizando uma interface PCI Express Gen 3 x4.
Um dos diferenciais dos produtos da Crucial é que eles vêm acompanhados de um software de gerenciamento que garante uma otimização do desempenho, segurança para seus arquivos e atualizações de firmware.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 500GB;
- Taxa de leitura: 2.400 Mb/s;
- Taxa de gravação: 1.900 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Dimensões: 7.98 cm x 0.2 cm x 2.18 cm;
- Peso: 17g.
8. SSD NVMe MSI Spatium M470 1TB
Nossa última recomendação é o Spatium M470, um SSD NVMe top de linha com 1Tb de capacidade que entrega ao consumidor máximo desempenho e um acabamento muito bonito, perfeito para atender o público entusiasta de hardware.
Diferente dos modelos anteriores, ele utiliza uma interface PCI-Express Gen 4.0 e vem equipado com memórias 3D Nand que são capazes de entregar leituras sequenciais de até 5.000 Mb/s e gravações sequenciais de até 4.400 Mb/s.
Por exigir um valor de investimento bem alto ele é recomendado para profissionais que precisam fazer um upgrade na sua máquina de trabalho ou para entusiastas que buscam montar um setup gamer com peças top de linha.
Ficha Técnica:
- Capacidade: 1TB;
- Taxa de leitura: 5.000 Mb/s;
- Taxa de gravação: 4.400 Mb/s;
- Compatibilidade: Windows;
- Dimensões: 7.98 cm x 0.2 cm x 2.18 cm;
- Peso: 17g.
Como escolher o melhor SSD NVMe para seu computador?
Como falamos anteriormente, sabemos que o processo de escolha pode ser um tanto quanto difícil, por isso é preciso estar muito atento e verificar todas as especificações técnicas que são muito características de um SSD NVMe M.2.
A seguir, você pode conferir diversas dicas que separamos para você, sobre o que observar e o que considerar antes de investir em qualquer modelo da lista para que a sua escolha seja a mais clara e assertiva possível.
Capacidade
Primeiro de tudo você deve olhar para a capacidade de armazenamento oferecida pelo SSD, pois no mercado é possível encontrar modelos que vão desde 128GB de armazenamento interno a até 2TB de capacidade, o que atende uma grande variedade de pessoas e podem ser utilizados para diferentes finalidades.
Nesse artigo, focamos apenas nos modelos de SSD NVMe de 500GB, que oferecem uma das melhores relações custo-benefício do mercado, entregando boas taxas de transferência, um bom espaço interno e não custam muito caro.
Desempenho
O próximo passo é observar o desempenho desses componentes, que é medido através das velocidades de leitura e de gravação que são divididas em duas categorias: sequenciais ou aleatórias, onde cada uma delas trabalha com blocos e velocidades completamente diferentes.
Os modelos que trabalham com o sistema sequencial oferecem velocidades maiores, pois transferem e processam blocos de dados de maior tamanho, enquanto os dispositivos que utilizam o sistema aleatório fazem essa leitura com blocos menores, o que acaba diminuindo um pouco a performance.
Por que investir em um SSD NVMe M.2?
Apesar do custo de investimento bem mais alto do que quando comparado aos HD 's, os SSD NVMe executam leitura, gravação e tarefas de uma forma mais rápida e ainda são bem mais silenciosos do que o HD convencional.
Como instalar um SSD NVMe
Para instalar este componente, primeiro você precisa encontrar o slot M.2 que fica localizado na placa mãe como pode ser observado na imagem abaixo. Após localizar o slot, basta conectar ele, realizar uma leve pressão para baixa-lo e então parafusar suavemente.
Caso você não encontre o slot M.2, isso quer dizer que sua placa mãe não é compatível, sendo assim, é necessário buscar um modelo mais atual que permita a instalação desses dispositivos.
Diferença entre HD e SSD NVMe
As diferenças são bem aparentes, principalmente quando falamos de velocidades, taxas de transferência e da tecnologia utilizada para gravar, ler e transferir todas as informações que estão sendo armazenadas.
O HD tinha como proposta oferecer uma maior capacidade de armazenamento aos consumidores, que podia variar de 2TB a até aproximadamente 10TB, enquanto o objetivo do SSD NVMe M.2 é trabalhar com uma capacidade máxima de até 2TB, mas entregar velocidades até 15 vezes maiores do que a de um HD comum.
Para funcionar, o HD utiliza discos magnéticos que são controlados e acessados por um braço mecânico que se move fisicamente até o local no disco para acessar as informações que ali foram gravadas.
Enquanto isso os SSDs SATA e os modelos NVMe M.2, funcionam a partir de um sistema de memórias 3D Nand, conseguem acessar as informações e arquivos de forma quase que instantânea, eliminando o processo mecânico e permitindo que ele alcance velocidades muito maiores.
Encontrou o melhor SSD NVMe?
Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor SSD NVMe para o seu computador ou notebook, diminuindo o tempo de inicialização do sistema, trazendo mais eficiência para o seu trabalho e reduzindo o tempo de espera nas telas de carregamento do seus games.
Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.
Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!