10 principais técnicas de pintura e dicas de cursos
As técnicas de pintura foram desenvolvidas através de anos de experimentação e prática de uma das mais importantes formas de expressão na história da arte.
A pintura tem origem em tempos remotos, mas sua grande variedade de estilos e proposta se mantém popular até os dias de hoje.
Desde a pré-história o ser humano usava técnicas de pintura para contar histórias e se expressar.
Foi assim que a pintura rupestre nasceu, o primeiro registro dessa arte que tinha como foco a representação de rituais, animais, caça e acontecimentos cotidianos.
Com nossa evolução como sociedade, novos pigmentos e materiais foram descobertos, permitindo que a pintura se tornasse cada vez mais complexa.
Algumas das obras de arte mais valiosas e relevantes da humanidade são pinturas que usam os mais variados tipos de técnicas.
Se você tem interesse em artes e deseja aprender um pouco mais sobre esse assunto, confira nosso artigo para conhecer as principais técnicas de pintura que podem proporcionar imagens incríveis.
10 principais técnicas de pintura
Seja em uma tela, no papel ou na tela do seu dispositivo, confira a seguir as principais técnicas e escolha a melhor para você.
1. Aquarela
A aquarela é uma ótima técnica para iniciantes por ser fácil de começar aplicar e exigir menos recursos.
Basta apenas alguns pincéis, alguns tons de pigmento, água para misturar a tinta e um papel de alta gramatura para não rasgar durante o contato com a água.
Essa técnica de pintura permite trazer uma sensação mais leve às ilustrações, com efeitos de luminosidade e transparência.
Uma dica para começar é experimentar misturas de cores em temas abstratos, aprendendo como os pigmentos se comportam com mais ou menos água, treinar seu traço e a sobreposição de cores.
2. Pintura a óleo
A pintura a óleo é uma técnica clássica, usada a partir do século XV, originada da ideia de misturar os pigmentos ao óleo de linhaça.
O resultado dessa mistura é uma tinta que pode ser trabalhada com mais facilidade, permitindo adicionar brilho e textura às suas pinturas.
A tinta é uma ótima opção para artistas que são pacientes e focam nos detalhes. Isso porque o material demora para endurecer, o que permite manipulá-lo bastante para alcançar o resultado desejado.
Artistas mais experientes recomendam misturar mais óleo nas primeiras camadas e menos nas últimas, para evitar que a tinta rache após secar.
Também é recomendado trabalhar com camadas finas, caso contrário, pode ser que as camadas inferiores não sequem.
3. Guache
Essa técnica de pintura usa um pigmento que apresenta a tonalidade mais forte e um acabamento fosco e opaco.
Através dela é possível cobrir qualquer de fundo, tornando possível trabalhar em camadas. Só que diferente do item anterior, essas camadas secam mais rapidamente e por isso exigem mais agilidade do artista.
A guache é uma tinta bastante versátil, que pode ser usada em várias superfícies de pintura. Por ser muito densa, também é comum usar água para diluí-la, tornando-a mais fácil de ser trabalhada.
Por secar mais rápido, é possível fazer camadas de forma prática, sem esperar muito pela secagem.
4. Lápis de cor
Apesar de ser muito popular, para atingir um alto nível pintando com lápis de cor é preciso conhecer muito bem o material e suas técnicas.
Fácil de usar, o lápis de cor oferece inúmeras possibilidades para artistas iniciantes e experientes. Além disso, são fáceis de transportar, não tóxicos e podem ter um custo mais baixo.
A forma mais comum de usar os lápis de cores é no papel, mas também pode ser usado em suportes como a tela.
Através desse material e suas técnicas é possível fazer sobreposição de cores e o degradê. Também é possível fazer traços variados, como linhas paralelas, linhas cruzadas e linhas arredondadas.
5. Acrílica
Originada da mistura de pigmentos com água e resina acrílica, essa é uma técnica que se tornou popular na década de 1930.
Muito relevante para o movimento Pop Art, essa técnica foi bastante usada pelo artista Andy Warhol.
Com várias possibilidades, tintas acrílicas podem ser aplicadas através de diferentes técnicas e em várias superfícies.
Ela pode ser usada crua, para obter um resultado semelhante ao da pintura a óleo e quando misturada com muita água, pode gerar um resultado similar ao da aquarela.
Contudo, apresenta um nível de dificuldade maior em sua utilização, já que seca mais rápido e torna a correção de erros mais difícil.
6. Afresco
O afresco é considerado uma das técnicas de pintura mais antigas. Ela consiste na aplicação do pigmento diluído na água em uma superfície de argamassa ou gesso ainda fresco, o que dá origem a seu nome.
Sua secagem é bem rápida, por isso é fundamental planejar muito bem o que será feito antes de começar a pintar.
Depois de secar, a tinta faz parte da parede ou teto em que foi adicionada. Isso oferece às obras uma enorme durabilidade.
7. Técnica de pintura com esponja e cotonete
As esponjas para pintura podem ser usadas em tamanhos variados com a tinta ou mistura de tintas que o usuário desejar.
Seu manuseio é o principal diferencial da técnica, permitindo o uso de movimentos paralelos, cruzados, circulares, deslizantes e vários outros que contam com um visual único.
Uma dica para quem tem interesse em aplicar essa técnica é usar algum material, como jornal velho, para remover o excesso de tinta das esponjas.
8. Aerografia
Essa técnica de pintura funciona com o uso do ar comprimido através de um aerógrafo ou pistolas de pintura.
As tintas mais comuns nesse tipo de pintura são tintas a óleo e tintas automotivas, que podem ser feitas a base de poliéster, acrílico e outros materiais.
A técnica é bastante usada em artes gráficas, modelismo e até mesmo em alguns setores da indústria.
9. Técnica de pintura em pastel
A pintura em pastel é bastante versátil, pois além de ser voltada para a pintura, também é usada para o desenho.
O pastel apresenta pigmentos com uma baixa quantidade de aglutinantes e pigmentos pouco comprimidos, fatores que facilitam a mistura de cores.
Contudo, é preciso usar o papel correto para aplicar a técnica. O ideal é usá-la em papéis texturizados, para garantir que o pigmento grude bem na superfície.
Depois de se adaptar com a técnica e seu uso, será possível começar a usá-la em outras superfícies como papel-cartão, papel aquarelável, lona e outros.
10. Pintura digital
Por fim, uma das técnicas mais modernas de nossa lista é a pintura digital.
Graças a versatilidade oferecida por programas de edição, na pintura digital é possível recriar várias outras técnicas, como os itens citados em nossa lista e muito mais.
Contudo, a principal diferença é que sua criação é 100% feita no ambiente digital. Contudo, os mesmos princípios para pinturas físicas também se aplicam a ela.
Uma das principais formas de trabalhar com essa técnica é usando uma mesa digitalizadora, que permite mais controle sobre a interação com a tela.
Isso porque com a caneta é possível usar níveis diferentes de pressão, oferecendo uma infinidade de possibilidades.
A técnica também permite o refinamento dos traços digitais e correções de uma forma muito mais prática.
5 melhores cursos de pintura online
1. Curso de Pintura para Iniciantes
Esse curso de pintura voltado para iniciantes tem como objetivo trazer a prática da pintura através da abstração.
O material faz isso usando exercícios práticos, passo a passo, que irão servir de base para construir seus próprios trabalhos.
O material é ideal para quem nunca teve contato com a pintura, propondo a prática da abstração como um incentivo para liberar sua expressividade sem a pressão de criar um trabalho realista.
Isso permite que o curso incentive a prática da pintura como uma forma de terapia, completamente livre, sem cobranças nem estresse.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Teoria da cor
- Prática: do figurativo ao abstrato
- Abstraindo e geometrizando imagens
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
2. Curso de Pintura a Guache para Iniciantes
Esse curso ensina a usar um dos materiais mais versáteis para a pintura, combinando características que o deixam entre a tinta acrílica e a aquarela.
O conteúdo oferece as bases necessárias para começar a pintar com guache e futuramente desenvolver suas próprias pinturas.
As aulas oferecem exercícios passo a passo sem cortes, conteúdos voltados para iniciantes e apresenta os materiais necessários para iniciar.
Carga horária: 8 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Objetos e natureza-morta
- Uso do guache diluído
- Paisagens
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
3. Curso de Pintura realista de rostos (iniciante ao avançado)
Esse curso ensina do zero a pintar retratos realistas, abordando todo o processo da pintura monocromática até a teoria das cores.
Os alunos irão conhecer o passo a passo de como usar as cores para criar um bom retrato, além de aprender o uso adequado do material e criar pinceladas expressivas.
O curso foi desenvolvido para quem nunca usou a tinta a óleo na vida. O método vai do iniciante ao avançado, com cerca de 16 horas de conteúdo.
As aulas permitem assistir ao professor pintar em tempo real enquanto explica os conceitos de arte e pintura, além de oferecer dicas preciosas.
Carga horária: 16 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Teoria das cores
- Pintando figuras com a paleta zorn
- Quick sketches
- Nu acadêmico
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
4. Curso de Introdução à Pintura Digital
Esse é um curso voltado para iniciantes que nunca abriram o Photoshop, mas deseja aprender a criar arte digital.
As aulas ensinam a base de ferramentas, atalhos e processos para criar artes e desenhos digitais com facilidade.
Quem já tem experiência também vai poder aproveitar o conteúdo para aprender métodos e configurações de um profissional com 7 anos de experiência pintando digitalmente.
As aulas também abordam os fundamentos de iluminação, luz e sombra para criar o aspecto 3D e muito mais.
Carga horária: 14 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Equipamento e software
- Conhecendo as ferramentas do Photoshop
- Luz e volume
- Demonstração – Técnica do Dragão Branco
- Demonstração – Pintura diretamente com cor
- Exercícios
- Zonas de cor no rosto
- Edges
- Pintura acima de contornos
- Especularidade
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
5. Curso de Fundamentos da Ilustração Digital
Esse é um curso para quem já começou sua jornada no mundo da pintura digital e deseja dar seu próximo passo.
O material aborda fundamentos e estratégias que podem transformar sua vontade criativa em ilustrações dinâmicas com muita narrativa e significado.
Os fundamentos são valiosos para artistas de todos os níveis, sendo úteis para todo tipo de projeto ilustrado.
As aulas ensinam a planejar uma imagem complexa com referências e usando rascunhos para dar direção às suas ideias,
O material também refina seu entendimento de perspectiva para manipular a câmera e oferece a possibilidade de enquadrar os elementos em sua cena com ritmo e fluidez através de ferramentas de composição.
Carga horária: 8,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Pensando a ilustração
- Perspectiva
- Composição
- Valores, cores e render
- Demonstrações finais
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
Conheceu as principais técnicas de pintura?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a conhecer as principais técnicas de pintura e oferecido boas dicas de curso para aprender no seu estilo favorito.
Caso seu foco seja a ilustração, seja como hobby ou focando no mercado de trabalho, confira nossa lista com os melhores cursos de ilustração online.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!