Chat online em landing pages: 6 dicas para usar

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Lucas C.
Lucas C.
CMO

As Landing Pages são opções fantásticas para quem pretende capturar contatos para o seu negócio. Elas aumentam muito suas chances de conseguir Leads e dão uma melhor experiência ao usuário, pois mostram para ele exatamente o que é necessário fazer. No entanto, você ainda pode melhorar essa mesma experiência. Uma das formas de o fazer é inserindo um chat online na sua Landing Page. Por mais bem desenhada que a sua página esteja, mesmo assim muitos usuários ainda vão ter dúvidas e um chat online pode ajudar a dissipá-las. Para ajudar você na hora de usar um chat, escrevemos este artigo com 6 dicas essenciais. Confira!

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1. Não configure o chat proativo para aparecer assim que o visitante entrar na página

Uma das opções dos chats online que melhores resultados traz são os convites proativos. Esta funcionalidade faz com que a janela do chat abra automaticamente quando o visitante está no site, o que acaba por chamar a atenção dele e aumentar o número de conversas.

Apesar de ser recomendado que use esta opção na Landing Page, na JivoChat não recomendamos que abra o chat logo quando o usuário entra na página. Diferente da página inicial ou em uma página de produto, o objetivo da landing page é oferecer uma experiência que o faça se converter em lead ou cliente. Por isso, programar o convite proativo para aparecer logo assim que um visitante entra pode atrapalhar essa experiência, o afastando do objetivo.

Ao invés disso, pode deixar a janela do chat no canto inferior da tela com o formulário pré-atendimento pronto. Isso mostra que já pode atendê-lo de imediato, mas sem atrapalhar a visualização da landing page. Vale notar que o próprio formulário também serve para converter o visitante em lead.

Proativo

2. Faça teste A/B com o chat

Ao usar um chat, é importante que teste muitas variáveis desse mesmo chat. No JivoChat, por exemplo, pode testar várias coisas como a cor, tempo de abertura, frase inicial que aparece, etc. Para ter a certeza que está a tirar partido de todos os benefícios que a nossa ferramenta pode ter, recomendamos que faça constantemente testes.

3. Crie contraste em relação à landing page

Uma boa maneira de fazer seu chat online ficar visível na landing page é criando um contraste de cores entre o botão de chat e a página de captura. Isso faz com que o botão fique destacado e seja facilmente encontrado pelo visitante. Se deixar a mesma cor, muito provavelmente ele vai passar despercebido.

Contraste

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4. Mantenha o formulário de contato simples

Uma dica que também serve para a página inicial ou outros conteúdos de seu site. Ao colocar um formulário pré-atendimento no chat online em landing pages, lembre-se de mantê-lo simples e de fácil preenchimento. Como a própria página de captura também deve ser enxuta e focada na conversão, o mesmo deve ser aplicado ao formulário. Ou seja, peça apenas o mínimo de informações necessárias para transformar seu visitante em um lead para sua lista de emails.

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5. Ofereça a opção de fazer uma ligação

Além do chat online, o JivoChat também permite que o visitante, contato ou cliente receba uma ligação da sua equipe de atendimento online. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira consiste em colocar um botão para que o visitante peça a ligação diretamente, ou seja, nem passe pelo processo de começar uma conversa por texto. Conheça mais sobre o sistema de Callback acessando o link

Callback

Já a segunda envolve permitir a esse visitante escolher qual opção é sua favorita. Antes mesmo de abrir a janela do JivoChat, o visitante pode receber até três opções que o JivoChat disponibiliza a seus usuários: falar pelo Facebook, receber a ligação em até 27 segundos ou começar uma conversa pelo próprio chat online.

Opcoes

6. Faça testes A/B e fique com o melhor resultado!

Talvez a dica mais importante da lista, fazer testes A/B é essencial para saber como o chat online em landing pages pode funcionar melhor, ser mais acessado e gerar mais conversões. Além dos macetes citados aqui, pode testar também qual cor atrai mais cliques para o chat online, qual tipo de botão se torna mais visível e até mesmo em qual posição da landing page o chat fica melhor, entre outros. Resumindo: teste tudo sempre que possível e fique com o melhor resultado.

Conheça mais sobre chat online nesse artigo: Chat para Loja Virtual - qual escolher?

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