10 maneiras de ganhar conversões com o convite proativo do Jivochat
Um estudo feito pela empresa de consultoria e pesquisa Forrester revelou que o retorno sobre investimento (ROI) de um chat online que apenas atende a chamada de visitantes é de 15%. Por outro lado, plataformas de atendimento online que contam com a possibilidade de abordar possíveis cliente de uma forma mais ativa geram um retorno de 105%, ou seja, 90% a mais que apenas o chat reativo.
No JivoChat, uma das novas funcionalidades mais utilizadas são os chats proativos. Com esta funcionalidade, ao invés de você ficar esperando que o visitante venha falar com você, o chat abre automaticamente logo que o usuário entra na sua página, aumentando suas possibilidades de venda.
Se ainda não sabe exatamente como pode programá-lo de maneira que encoraje seus visitantes a interagir com sua equipe, confira abaixo 10 maneiras de ganhar conversões com o convite proativo do Jivochat.
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1. Mire nos visitantes que estão na página de checkout ou no carrinho de compras
Se existem visitantes que estão por um bom tempo na página de checkout ou no carrinho de compras do seu ecommerce, são eles que deverá dar maior atenção. Além da indecisão, outros motivos para que essas pessoas estejam esse tempo nas páginas pode ser desconhecimento de algumas coisas como o valor do frete, se o produto é de confiança, na indecisão de quanto tempo vai demorar para chegar em sua casa, etc.
Ou seja, alguns visitantes estão parados porque, de alguma maneira, não sabem como finalizar sua compra. Utilize o chat proativo para oferecer ajuda na conclusão do processo e acompanhe seu cliente até que ele o finalize.
2. Fale com visitantes que retornaram
Uma pessoa que retorna à sua loja virtual já conhece um pouco da marca com a qual está lidando. Se ele está de volta, é bastante provável é que sua primeira impressão tenha sido neutra ou positiva. Isso os torna contatos com maior probabilidade de fazê-lo ganhar conversões com o convite proativo. O Jivochat permite que veja quantas vezes um contato entrou no seu site, permitindo que envie uma mensagem reconhecendo seu retorno de forma amigável, como um "bem-vindo de volta! Em que posso ajudá-lo?"
3. Fique atento à região de seus maiores compradores
Se o seu negócio é virtual e distribui produtos para diferentes cidades, saber quais locais mais compram em sua ecommerce é uma informação estratégica valiosa, que pode ser usada em sua estratégia para ganhar conversões com o convite proativo. Nesse caso, basta que identifique os visitantes dos locais de maior compra e envie uma mensagem personalizada, oferecendo alguma promoção exclusiva para aquela área, como desconto ou frete grátis.
4. Páginas com alta taxa de rejeição
Parece um conselho contraprodutivo, mas abordar visitantes em páginas com alta taxa de rejeição pode ser a melhor forma de aumentar seu tempo na página e solucionar quaisquer dúvidas ou problemas que aquela página esteja apresentando. É possível descobrir quais páginas possuem a maior taxa de rejeição em seu site através do Google Analytics e configurar o chat proativo para fazer contato antes do tempo médio de abandono.
Dessa maneira, poderá ajudar visitantes e possíveis clientes a tirar dúvidas - principalmente se a página conter alguma solicitação, como um formulário de email marketing - e assim converter visitantes que teriam abandonado sua página. Poderá configurar sua mensagem de maneira que pergunte ao visitante se ele possui alguma dúvida em relação à página em questão, por exemplo.
5. Visitantes da página de FAQ
Fique de olho na seção de Ajuda ou FAQ de seu site. Visitantes que estão navegando por ela certamente estão interessados sobre seu produto, seja para adquirir um ou para consertar algum problema, caso ele já tenha sido um cliente no passado. Abordar estes visitantes é benéfico em ambos os casos. Enquanto no primeiro caso você aumenta suas chances de ganhar conversões com o convite proativo, no segundo você comprova ao seu cliente seu interesse em solucionar quaisquer problemas que ele venha a ter.
6. Páginas de produto
As próprias páginas de produto são uma das melhores maneiras de vender utilizando seu chat online. É bastante provável que um visitante que passa algum tempo na página de um produto esteja interessado nele e esteja ponderando se compra ou não.
Ou seja, basta configurar uma regra em seu Jivochat para enviar uma mensagem automática após um visitante passar 20 segundos em uma página de produto em específico, por exemplo. Na abordagem, o ideal é perguntar se o cliente possui alguma dúvida sobre o produto ou para oferecer algum desconto ou oferta.
Para fazer isso basta selecionar a opção Atividades Automáticas
7. Para aumentar uma venda já garantida
Uma das melhores maneiras de usar o convite proativo do Jivochat é para aumentar o valor de venda para um cliente que já está comprando. Nossa plataforma pode rastrear o carrinho de compras de cada visitante, permitindo que alguém de sua equipe aborde esse visitante oferecendo coisas como um pacote de produtos ou apresentar algum tipo de outra oferta, como frete gratuito em compras de maior valor.
8. Visitantes que vieram de outras páginas
É importante saber de onde os visitantes de sua página estão vindo. Alguns podem vir através de uma pesquisa no Google, de um link no Facebook ou a partir da divulgação de uma promoção em algum site que anunciou, por exemplo. Com essa informação em mãos, poderá aumentar suas chances de ganhar conversões com o convite proativo ao se comunicar com o cliente citando sua fonte de origem. Por exemplo, caso tenha feito um anúncio de promoção no Facebook, poderá enviar uma mensagem perguntando se o cliente está com alguma dúvida sobre a promoção.
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9. Configure mensagens de acordo com as páginas de seu site
Conforme já deve ter notado ao longo do texto, o Jivochat permite que configure diversas mensagens de acordo com a página de seu site. Essa é uma das melhores ferramentas para conseguir fechar suas vendas, já que cada página indica em qual fase da conversão o seu visitante está. Confira abaixo três exemplos de como usamos a ferramenta em nosso próprio site. Veja como as janelas de chat têm frases diferentes conforme as páginas que você visita:
10. Como configurar mensagens automáticas para convite proativo no Jivochat
Para encerrar nossa lista de recomendações para ganhar conversões com o convite proativo do Jivochat, aprenda a fazer a configuração das mensagens. Primeiramente, deverá acessar o Painel de Controle. Em seguida, clique em Configurações, conforme captura de tela abaixo:
Clique em Atividades automáticas:
Siga para Configurar:
Configure a condição na qual o chat proativo será ativado. Nesse caso, configuramos o nosso site para enviar uma mensagem automática quando um visitante fica 10 segundos em nossa página de funcionalidades. Logo em seguida, criamos a mensagem automática que será enviada a esse visitante, como pode ser visto na imagem abaixo;
Para adicionar uma nova mensagem automática, salve a mensagem feita anteriormente e clique no botão Adicionar à ação:
Configure o gatilho da mensagem e nomeie-o como Convite ativo para diálogo. Em seguida, basta configurar a nova ação da mesma maneira feita anteriormente e clicar em Salvar para finalizar o processo, repetindo de acordo com sua estratégia.
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