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4 Dicas de como automatizar suas vendas online
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Você com certeza já ouviu a frase "tempo é dinheiro", não é mesmo? Na área de vendas, o tempo é extremamente importante, pois os vendedores trabalham para que seus clientes passem pela jornada de compra e fechem negócio com a empresa o mais rápido possível.
Mas você sabe o que fazer para otimizar o tempo do seu time comercial? A resposta está na automação de vendas! A automação de vendas pode ser utilizada para automatizar diversos processos e tarefas. Com isso, a equipe de vendas é capaz de potencializar sua rotina, aumentar a sua produtividade e reduzir custos!
Quer saber mais sobre automação de vendas, o que é e 4 dicas de como automatizar suas vendas online? Então, siga a leitura!
O que é automação de vendas?
Automação de vendas consiste na utilização da tecnologia para automatizar processos e atividades do setor comercial, eliminando a necessidade de realizar essas ações manualmente.
Imagine, por exemplo, que a equipe comercial da sua empresa não tenha tempo suficiente para fechar negócios por desperdiçar muitas horas com atividades repetitivas como pesquisas, tentativas de contatos, tentativas de reuniões com o cliente, etc.
Com a automação de vendas todos esses processos são automatizados! Desta forma, o time de vendas poderá investir seu tempo em outras atividades que realmente geram um valor comercial.
Diferenças entre a automação de vendas e automação de marketing
Muitas pessoas costumam confundir a automação de vendas com a automação de marketing, mas é preciso deixar claro que se trata de duas coisas completamente diferentes.
A automação de vendas consiste em tecnologias que automatizam processos repetitivos e burocráticos do setor comercial, como por exemplo: preenchimento de relatórios, planilhas, gerenciamento do time de vendas, agendamento de reuniões, etc.
Já a automação de marketing se refere a uma ferramenta utilizada para automatizar ações repetitivas e burocráticas do departamento de marketing, como: envio de e-mails, nutrição de leads e qualificação de leads.
Por que devo automatizar as vendas do meu negócio?
Existem diversas vantagens na automação de vendas. A primeira delas é a melhora na produtividade da equipe. Isso porque, se uma tarefa é repetitiva e está ocupando o tempo do seu time comercial, ao automatizá-la sua equipe ficará livre para usar todo o seu potencial para o que realmente importa, que é vender!
Outra vantagem da automação de vendas é a melhora no relacionamento com o cliente, pois ela promove agilidade no atendimento, já que a empresa consegue acessar os dados dos consumidores, saber seus desejos e ofertar o que está de acordo com a realidade deles, de forma rápida e eficaz.
Além disso, a automação de vendas pode trazer diversos outros benefícios para sua empresa, como:
- Melhora na logística;
- Redução de custos e desperdícios;
- Controle sobre as vendas em tempo real;
- Controle do faturamento;
- Tomada de decisão assertiva;
- Redução de erros;
- Melhor controle de estoque.
Conseguiu entender todas as vantagens que a automação de vendas pode trazer para a sua empresa? Então, agora confira 4 dicas de como automatizar suas vendas online!
4 dicas de como automatizar suas vendas online
1. Organize o seu processo comercial
É preciso deixar claro que a automação de vendas não é automatizar o caos. Isso significa que você não deve automatizar o seu processo comercial antes de verificar se ele está funcionando corretamente.
Além disso, é preciso que seu processo de vendas esteja bem definido e estruturado. Para isso, você pode contar com algumas dicas, como:
- Coloque o cliente sempre em primeiro lugar: A equipe comercial precisa trabalhar a favor do cliente, pois ele é o coração da empresa. Isso significa que você deve conhecer o consumidor muito bem, sendo capaz de oferecer um tratamento personalizado e que solucione todas as suas necessidades.
- Aprenda a conduzir o seu processo comercial: Respeite o tempo do cliente e proporcione a ele um atendimento de qualidade, sanando suas dúvidas e mostrando interesse em solucionar seus problemas.
- Tenha um playbook de vendas: O playbook de vendas é o manual da equipe comercial. Nele contém todas as informações que os vendedores precisam para trabalhar de maneira alinhada e eficiente. Com ele, é possível entender como todo o processo de vendas funciona, como são feitas as negociações e o que deve ser feito em cada etapa do processo comercial.
- Utilize um funil de vendas: O funil de vendas é uma ferramenta visual que representa todo o processo de vendas de um produto ou serviço. Ele pode ser utilizado no processo comercial para acompanhar a jornada de compra de um potencial cliente ou persona.
2. Selecione as tarefas que serão automatizadas
Depois de organizar e estruturar todo o seu processo comercial, você terá uma visão mais abrangente de todas as atividades que o compõe. Sendo assim, o próximo passo é selecionar quais atividades serão automatizadas, por meio de ferramentas como ERP.
Para isso, é importante escolher tarefas que vão garantir mais produtividade ao seu time e até evitar possíveis erros. Alguns exemplos de tarefas que podem ser automatizadas, são:
- Atividades repetitivas;
- Atividades simples: que não precisam de muitas informações;
- Atividades que seguem um padrão: são baseadas em regras;
- Atividades frequentes: que devem concluídas várias vezes em uma hora ou em um dia.
3. Gerencie as mudanças
Na hora de automatizar suas vendas, gerenciar as mudanças é um passo fundamental. Isso porque, a automação impacta no dia a dia dos profissionais e por isso, é fundamental garantir que os colaboradores entendam a razão delas estarem acontecendo.
Com uma boa gestão de mudanças é possível:
- Transmitir segurança para todo o time;
- Reduzir ruídos e conflitos;
- Melhorar a comunicação entre a equipe;
- Aumentar as chances de sucesso da automação.
4. Escolha uma ferramenta de automação
Por último, chegou a hora de escolher uma ferramenta de automação de vendas! Uma técnica que pode te ajudar nesse processo é construir uma lista com alguns pré-requisitos que você acha que a ferramenta deve conter, como: boa interface, fácil navegabilidade, bom retorno sobre investimento, entre outras características.
O Fleeg, por exemplo, é um CRM que permite automatizar todas as suas atividades de vendas, te ajudando a otimizar tempo e fechar mais negócios! Além disso, ele conta com diversas outras funções, como:
- Registro de contatos, tarefas e oportunidades;
- Criação de uma linha do tempo com todo o histórico do cliente e mapeamento da sua jornada;
- Painel de indicadores completo;
- Análise do funil de vendas com mais assertividade.
Ficou interessado e quer saber mais? Então, teste o Fleeg gratuitamente!
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