10 Dicas Para Aumentar as Taxas de Conversão do Seu E-commerce
O e-commerce é um negócio em constante mudança, principalmente com o mundo digital e os dispositivos móveis cada vez mais práticos. Sua loja virtual deve acompanhar isso, para ser relevante e se tornar mais próxima de seus clientes em potencial.
Não só para se tornar próxima, mas também para conseguir fechar vendas. Muitas lojas têm um bom número de visitas, mas esse número não se traduz em negócios fechados. Para resolver este problema, os visitantes precisam ser convencidos de que vale a comprar naquela loja.
Aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce é um desafio, mas existem várias dicas que podem ser adotadas para te ajudar. Por isso, não deixe de conferir as 10 dicas para aumentar a conversão do seu e-commerce!
1. Forneça uma boa primeira impressão
O usuário, ao entrar na sua loja virtual pela primeira vez, leva alguns segundos para decidir se gosta ou não da loja. É essencial fornecer uma boa experiência ao cliente, afinal, não existe uma segunda chance para causar uma primeira impressão.
Se coloque no lugar do cliente, que ao acessar a loja virtual, se depara com um site sem certificado digital (SSL ou o famoso cadeado verde à esquerda do endereço URL), imagens dos produtos quebradas, mensagens de erros do servidor expostas publicamente ou avisos de site inseguro no navegador.
Ao visualizar problemas relacionados à segurança do site, é provável que o usuário saia sem sequer olhar os produtos à venda. Para evitar isso, invista no melhor design possível e em uma estrutura de site certa para oferecer uma experiência agradável e visualmente confortável aos usuários. Caso seja possível, contrate um profissional experiente para ajudar na construção da loja.
2. Faça testes e mais testes
Após configurar o site e deixá-lo com uma boa aparência, é hora de passar para um dos passos mais importantes para a conversão: testes. Os testes são essenciais, e sim, você tem que gastar tempo testando e analisando a eficácia das suas estratégias e ferramentas utilizadas na loja virtual.
Existem diferentes testes que devem ser feitos no seu e-commerce, principalmente estes:
- Testes de usabilidade;
- Testes A/B;
- Testes de segurança;
- Testes de performance;
- Testes de transações.
É necessário testes para toda a loja. Concentre-se principalmente na jornada de checkout, pois para garantir a conversão final do usuário em cliente, é essencial que todas as etapas pelas quais o usuário passa na sua loja sejam o mais simples e intuitivo possível.
3. Não deixe que saiam da página
Realizar testes e ser implacável com eles significa testar também as pequenas coisas e com frequência. Se você ainda não testou um pop-up para quando o cliente fizer menção de sair do site, faça-o agora.
Para escolher o mais efetivo, faça o teste A/B para testá-lo. Altere o estilo de saída do pop-up, incluía chamada para ações, textos, cupons, imagens, cores e tudo o que poderia ter impacto sobre as taxas de conversão.
Além de reter o cliente dentro da página e aumentar as chances de convencê-lo a comprar na sua loja, você aprenderá o que reflete com o seu público-alvo e levar para outras áreas, como página de produtos e redes sociais.
No entanto, é preciso ter cautela com o uso de janelas pop-up porque seu excesso também pode prejudicar a experiência do usuário e ainda irritar seus clientes.
Leia também: 10 maneiras de usar conteúdo em vídeo para transformar seguidores em clientes
No exemplo acima, obtive o print da página principal de uma loja virtual, que equivocadamente lança 3 janelas pop-up na cara do novo visitante, deixando o visual do site praticamente oculto.
4. Seus clientes são seus melhores vendedores
Se tem algo em que o consumidor confia é nas provas sociais. Por isso comentários são tão influentes. Incentive seus clientes a deixarem feedbacks e comentários sobre os produtos, adicionando uma área especialmente para tal.
Lojas que colocam comentários em seus produtos tem um aumento de 20% ou mais nas taxas de conversão. Também é importante pedir comentários e avaliações para a loja em outras plataformas.
Sabemos que existem várias premiações hoje no Brasil, promovidas por instituições como Ebit, E-commerce Brasil, Reclame Aqui e outros, para avaliar o atendimento e a qualidade das lojas.
Para conseguir ganhar alguns desses prêmios, é preciso solicitar ao seu cliente que vote na sua loja. Faça isso, mas com cautela seguindo estas regrinhas:
- Peça somente 1 vez para cada cliente seu;
- Deixe claro porque sua loja precisa e merece o voto desse cliente;
- Não prometa nenhuma recompensa antes do voto, para não influenciar na opinião;
- Depois de receber a avaliação do cliente, aí sim, dê algo em troca para ele não sentir que sua loja "só quer vender..." ou "só quer ganhar..."
5. Processo de compra simplificado
Pode parecer algo sem importância, mas adicionar um processo de compra mais simples irá ajudar e muito na conversão final. Isso porque o processo de checkout, muitas vezes complicados, entediam e distraem os clientes de forma desnecessária.
A prova disso é que 68% dos carrinhos de compra em e-commerce são abandonados antes do checkout, de acordo com dados do Baymard Institute. É sua responsabilidade fazer com o que trabalho de checkout seja rápido, sendo uma de suas prioridades.
Um bom exemplo de processo de compra simples é do Apple Store, onde tem a opção de "Finalizar como convidado". Nesta opção, é pedido somente dados essenciais como endereço e a forma de pagamento, deixando para a conta ser finalizada mais tarde.
6. Crie um senso de escassez
Todos nós temos medo de perder um negócio fantástico. Se você disser aos seus clientes que a loja possui um estoque limitado, eles estarão mais propensos a comprá-lo. Este estudo mostrou que essa tática conseguiu aumentar as taxas de conversão em 332% (isso mesmo, 332%)!
Se você disser aos clientes que determinada oferta termina X minutos ou horas, o senso de urgência falará mais alto. É uma psicologia simples, e não é uma verdade absoluta. Mas com certeza irá ajudar nas taxas de conversão.
7. Otimize sua loja para dispositivos móveis
Os usuários de dispositivos móveis aumentam cada vez mais no Brasil, e já representa 48% das vendas do varejo online. Essa tendência forte, com o comércio móvel (m-commerce) não podendo mais ser ignorado.
A sua loja deve ser responsiva para dispositivos móveis, tornando a jornada de compra pelo smartphone ou tablet a mais simples e agradável possível. Assim, ao construir uma loja virtual, foque em um design totalmente responsivo. Se você já possui a loja, faça as adequações necessárias.
Para seu e-commerce ser lucrativo, deve ser adaptável para qualquer dispositivo que o acesso, para proporcionar uma experiência que retenha e converta clientes. Lojas virtuais que não seguem essa tendência tendem a sumir em breve.
8. Ofereça um atendimento de qualidade
Quando um cliente entrar com contato com a sua loja, seja rápido nas respostas. Caso contrário, ele pode pensar que a empresa é desorganizada ou mal preparada para atendê-lo. Existem diversas ferramentas, como o JivoChat, que garantem um atendimento agilizado.
Mais importante do que agilizado, é a qualidade do atendimento. Em caso de problemas, seja resolutivo e siga sempre a velha máxima de que o cliente tem sempre razão. Mesmo que aquela experiência não tenha sido positiva, as chances de o cliente voltar a confiar em você são maiores com um atendimento de qualidade.
Confira: Como um chat online faz vender mais
9. Nunca desperdice uma oportunidade de agradar um potencial cliente
Sempre que tiver oportunidade, agrade o seu potencial cliente. É algo básico, porém vejo constantemente e-commerces desperdiçando oportunidades. Para exemplificar e deixar claro um erro que você não deve repetir na sua loja virtual, peguei uma amostra bem comum de desperdício de oportunidade:
Figura 3. Exemplo de desperdício de oportunidade 1
No exemplo 1, a loja virtual está enviando de forma automática uma mensagem para confirmar que o cliente se cadastrou na newsletter! E mais nada... sequer um simples obrigado. A loja acima está perdendo a chance de conquistar este novo cliente em potencial.
O e-mail poderia conter uma lista de produtos em oferta, algum bônus em forma de cupom de desconto para a pessoa efetuar um primeiro pedido na loja etc...
Agora, um bom exemplo de como você deve fazer na sua loja virtual para atrair "justificar" a coleta de e-mails dos seus visitantes. Ofereça benefícios:
Figura 4. Exemplo de formato mais acertado para CTA de newsletter.
Na loja do exemplo acima, o cliente é surpreendido com um e-mail automático contendo um código promocional (cupom), para fazer sua primeira compra.
Quase 100% dos e-commerces possuem um CTA (call to action), que nada mais é do que uma ação que visa chamar a atenção do cliente com o objetivo de gerar um lead ou venda. O CTA mais comum é o famoso formulário de assinatura de newsletter.
O cliente insere seu e-mail, para receber novidades sobre a loja, como promoções e alguns benefícios. No entanto, como podemos ver acima, a chance de ouro é perdida caso a loja não aproveite a deixa para agradar seu cliente.
10. Ofereça e divulgue cupons de desconto
Cupons de desconto são sempre bem-vindos para agradar os clientes, afinal, quem não gosta de economizar? Os cupons, inclusive, são uma ótima oportunidade para encontrar novos clientes, já que eles podem ser colocados em sites especializados em descontos. Este pode ser o primeiro passo para agradar seu cliente em um cenário tão competitivo.
Uma promoção de cupom deve sempre conceder um benefício atrativo aos seus clientes, a ponto de ser irresistível comprar com aquele desconto. E mesmo que você tenha uma lucratividade menor no período em que está oferecendo este cupom promocional, é preciso pensar que isso pode se tornar um "elemento fidelidade" daquele cliente, que todo empresário sabe ser vital para os negócios!
Ainda é importante também ter atenção às regras de divulgação dos seus cupons. Se o valor de desconto que deseja oferecer é grande e pode eventualmente afetar seu lucro à médio prazo, defina uma data limite para o aproveitamento do benefício. A não ser que o desconto oferecido seja mínimo, como "5% OFF", evite divulgar com prazo de validade ilimitado.
Veja a seguir, alguns exemplos de cupons mais praticados pelas lojas brasileiras:
- Cupom sem regras e sem limites: como citei anteriormente, dependendo da loja e da margem de lucro, é interessante manter um código que concede um desconto pequeno, mas vale para todo o seu e-commerce. A maioria dos clientes precisa de um pequeno benefício como incentivo para fechar a compra. *Exemplo:** "Cupom de 5% de desconto em toda a loja";*
- Cupom para novos clientes: em paralelo ao cupom sem limitações, é altamente recomendável divulgar um código promocional com valor de desconto maior, que pode ser utilizado somente por novos clientes que nunca compraram na sua loja. *Exemplo:** "Cupom de 20% OFF na primeira compra"*
- Cupom de valor mínimo: este é um dos benefícios de cupons mais usados por lojas que desejam manter os códigos promocionais ativos por 1+ anos, ou por tempo ilimitado. Você define um valor mínimo para a compra, e o seu cliente só pode utilizar o código promocional acima desse mínimo. *Exemplo:** "Cupom de R$ 50 de desconto acima de R$ 399 em toda loja"*
- Cupom com restrições de marcas, produtos ou categorias: ação similar a anterior, porém com diferencial de restringir o uso do código promocional somente para determinadas marcas de produtos na sua loja, ou categorias e até pelo tipo do produto. *Exemplo:** "Cupom desconto de 35% em todos os tênis masculinos da Nike"*
- Cupom de curto prazo: a famosa "promoção relâmpago" sempre funciona para criar um alerta na mente do consumidor de que se não aproveitar naquele momento, vai perder a oportunidade. E com o cupom não é diferente, é inclusive mais convincente. Crie um código promocional que vale por algumas horas ou poucos dias e divulgue bastante. *Exemplo:** "Cupom de 10% OFF em toda a loja até domingo!"*
Além desses exemplos de cupons que são mais usados nos e-commerce do Brasil, existem diversas outras formas criativas para divulgar e oferecer benefícios através de descontos aos seus visitantes e clientes.
Em sites especializados na divulgação de cupons promocionais e ofertas, como o PegaDesconto, a loja ganha ampla visualização para conquistar novos clientes e fidelizar os demais. Os cupons serão a "cereja do bolo" para converter os clientes.
Utilize a melhor plataforma de atendimento online para aumentar suas taxas de conversão
Quando se tratando de atender os clientes com qualidade e agilidade, não existe opção melhor que um chat online em seu site. Com o JivoChat, você poderá colocar em prática todas as dicas aqui apresentadas, incluindo claro a possibilidade de configurar convites proativos informando sobre cupons de desconto.
E isso não é tudo, com nosso canal de comunicação omnichannel, sua empresa sairá na frente de seus competidores, integrando diferentes plataformas, como o próprio Facebook Messenger, para atender ainda melhor os seus clientes. O que está esperando? Experimente o JivoChat gratuitamente para até 5 agentes!
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