O que é Balanced Scorecard e como funciona
Contar com as melhores ferramentas e estratégias de gestão comercial são fatores fundamentais para ter sucesso em um mercado competitivo.
O Balanced Scorecard é uma metodologia que tem ganhado popularidade entre negócios de todos os setores por oferecer uma ótica estratégica simples e práticas para todos os tipos de organizações.
Se você tem interesse em aprender mais sobre essa metodologia e como aplicá-la, confira nosso artigo.
O que é Balanced Scorecard?
O BSC ou Balanced Scorecard (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é um método de gestão que foi desenvolvido em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.
A ideia principal da metodologia é visualizar todas as métricas de negócios de uma empresa de forma equilibrada, agrupadas em objetivos estratégicos e com relações de causa e efeito entre elas.
O conceito surgiu originalmente para mostrar que negócios não precisam focar somente em indicadores financeiros e contábeis para atingir o sucesso.
A metodologia é simples e prática para ser inserida no planejamento estratégico de uma empresa.
Além disso, ela não é restritiva e pode ser usada em conjunto com diversas ferramentas de gestão populares no mercado.
Como aplicar o Balanced Scorecard em uma empresa
O Balanced Scorecard usa quatro perspectivas para avaliar o desempenho de uma organização. Confira cada um deles.
1. Perspectiva financeira
A ideia principal do Balanced Scorecard é não se limitar aos indicadores financeiros e contábeis, contudo, é importante reconhecer sua importância.
Esses fatores são essenciais para que um negócio consiga funcionar, afinal, dinheiro é necessário para custear as operações.
A proposta dessa etapa é avaliar os objetivos financeiros do seu negócio de curto, médio e longo prazo.
Leve em consideração as expectativas de investidores e considere quais metas precisam ser seguidas para atender essas expectativas.
Confira algumas das métricas e indicadores mais importantes para essa avaliação:
- Retorno Sobre Investimento (ROI)
- Lifetime Value (LTV)
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
- Churn Rate
- Ticket Médio
Existem várias outras métricas além das apresentadas. Cabe a você entender os objetivos do negócio e escolher os indicadores mais relevantes para te levar até o resultado desejado.
2. Perspectiva dos clientes
O relacionamento com o cliente e a participação no mercado devem ser o foco dos esforços de sua empresa.
Isso é importante para que no futuro seu negócio tenha uma quantidade de clientes maior do que os números atuais.
Alguns pontos-chave cruciais para serem acompanhados são:
- Aquisição de clientes
- Retenção de clientes
- Lucratividade do cliente
3. Perspectiva dos processos internos
O foco dessa perspectiva no Balanced Scorecard é encontrar os processos mais impactantes para o seu negócio para aperfeiçoá-los.
É uma etapa que busca melhorar a qualidade dos processos internos, assegurando que sejam executados da melhor maneira possível até alcançar a excelência.
Alguns indicadores para medir a qualidade dos processão são:
- Produtividade
- Atendimento ao cliente
- Compliance
- Inovação
4. Perspectiva de aprendizado e crescimento
A quarta perspectiva do BSC visa proporcionar um melhor aprendizado dentro da empresa.
Essa etapa tem como objetivo representar o conhecimento e a experiência necessárias para que uma empresa alcance suas metas.
Os principais pontos são:
- Capacitação e treinamento
- Criação e aplicação da cultura organizacional
- Ações para promover a satisfação dos colaboradores
- Clima organizacional
3 benefícios de usar o Balanced Scorecard
Confira a seguir as principais vantagens de aplicar esse conceito em sua empresa.
Planejamento mais simples e intuitivo
Por mais que o planejamento de sua empresa seja muito bem feito, ele não irá atingir seus resultados se outras pessoas não conseguirem entendê-lo.
O Balanced Scorecard oferece uma maneira simples e direta de entender os principais fatores para o crescimento do seu negócio.
Criar o mapa estratégico torna esse processo ainda mais fácil, oferecendo uma forma visual para as pessoas entenderem as metas e objetivos da organização.
Outro ponto importante é que toda equipe acaba tendo a mesma visão de futuro da empresa apenas um quadro, evitando problemas de comunicação.
Melhora contínua
Definir o mapa estratégico para o Balanced Scorecard também ajuda a empresa a visualizar o fluxo de melhorias necessárias.
Registrar esses objetivos e metas é importante porque, à medida que são alcançados, será necessário renovar o quadro.
Isso garante que os objetivos de aperfeiçoamento da organização não fiquem obsoletos, oferecendo às equipes uma forma de se manterem atualizadas e competitivas.
Integração entre os indicadores
O BSC oferece a possibilidade de integrar indicadores tangíveis e intangíveis em uma mesma estratégia.
A proposta da metodologia é abranger a relação entre mercado, clientes e até mesmo os colaboradores e o conhecimento dentro da organização.
Como construir um mapa estratégico para o Balanced Scorecard
Uma das formas práticas de visualizar o Balanced Scorecard é usar um mapa estratégico, semelhante ao usado na análise SWOT.
A ideia é criar um quadro com um resumo visual dos conceitos abordados no BSC e que serão praticados em sua organização.
Para fazer isso, basta contar com um quadro que apresente as quatro perspectivas e os elementos de cada uma delas.
Alguns modelos também conectam fatores que estão diretamente ligados através de linhas.
Depois de definir seu modelo, basta inserir os objetivos, indicadores, ações e metas relativas a cada perspectiva, considerando todos os pontos de vista.
Confira a seguir um exemplo visual de um mapa estratégico para o Balanced Scorecard.
Pronto para começar a usar o Balanced Scorecard?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como esse conceito de gestão estratégica funciona e como aplicá-lo em sua empresa.
Caso um dos seus objetivos seja melhorar o relacionamento e o atendimento ao cliente, confira os recursos que o JivoChat oferece.
O JivoChat é uma plataforma de atendimento profissional que conta com chat online, integração de chats do WhatsApp, Instagram e Facebook, chatbot, CRM e muito mais.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!