O que é Balanced Scorecard e como funciona

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Contar com as melhores ferramentas e estratégias de gestão comercial são fatores fundamentais para ter sucesso em um mercado competitivo.

O Balanced Scorecard é uma metodologia que tem ganhado popularidade entre negócios de todos os setores por oferecer uma ótica estratégica simples e práticas para todos os tipos de organizações.

Se você tem interesse em aprender mais sobre essa metodologia e como aplicá-la, confira nosso artigo.

O que é Balanced Scorecard?

O BSC ou Balanced Scorecard (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é um método de gestão que foi desenvolvido em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.

A ideia principal da metodologia é visualizar todas as métricas de negócios de uma empresa de forma equilibrada, agrupadas em objetivos estratégicos e com relações de causa e efeito entre elas.

O conceito surgiu originalmente para mostrar que negócios não precisam focar somente em indicadores financeiros e contábeis para atingir o sucesso.

A metodologia é simples e prática para ser inserida no planejamento estratégico de uma empresa.

Além disso, ela não é restritiva e pode ser usada em conjunto com diversas ferramentas de gestão populares no mercado.

Como aplicar o Balanced Scorecard em uma empresa

O Balanced Scorecard usa quatro perspectivas para avaliar o desempenho de uma organização. Confira cada um deles.

1. Perspectiva financeira

A ideia principal do Balanced Scorecard é não se limitar aos indicadores financeiros e contábeis, contudo, é importante reconhecer sua importância.

Esses fatores são essenciais para que um negócio consiga funcionar, afinal, dinheiro é necessário para custear as operações.

A proposta dessa etapa é avaliar os objetivos financeiros do seu negócio de curto, médio e longo prazo.

Leve em consideração as expectativas de investidores e considere quais metas precisam ser seguidas para atender essas expectativas.

Confira algumas das métricas e indicadores mais importantes para essa avaliação:

Existem várias outras métricas além das apresentadas. Cabe a você entender os objetivos do negócio e escolher os indicadores mais relevantes para te levar até o resultado desejado.

2. Perspectiva dos clientes

O relacionamento com o cliente e a participação no mercado devem ser o foco dos esforços de sua empresa.

Isso é importante para que no futuro seu negócio tenha uma quantidade de clientes maior do que os números atuais.

Alguns pontos-chave cruciais para serem acompanhados são:

  • Aquisição de clientes
  • Retenção de clientes
  • Lucratividade do cliente

3. Perspectiva dos processos internos

O foco dessa perspectiva no Balanced Scorecard é encontrar os processos mais impactantes para o seu negócio para aperfeiçoá-los.

É uma etapa que busca melhorar a qualidade dos processos internos, assegurando que sejam executados da melhor maneira possível até alcançar a excelência.

Alguns indicadores para medir a qualidade dos processão são:

  • Produtividade
  • Atendimento ao cliente
  • Compliance
  • Inovação

4. Perspectiva de aprendizado e crescimento

A quarta perspectiva do BSC visa proporcionar um melhor aprendizado dentro da empresa.

Essa etapa tem como objetivo representar o conhecimento e a experiência necessárias para que uma empresa alcance suas metas.

Os principais pontos são:

  • Capacitação e treinamento
  • Criação e aplicação da cultura organizacional
  • Ações para promover a satisfação dos colaboradores
  • Clima organizacional

3 benefícios de usar o Balanced Scorecard

Confira a seguir as principais vantagens de aplicar esse conceito em sua empresa.

Planejamento mais simples e intuitivo

Por mais que o planejamento de sua empresa seja muito bem feito, ele não irá atingir seus resultados se outras pessoas não conseguirem entendê-lo.

O Balanced Scorecard oferece uma maneira simples e direta de entender os principais fatores para o crescimento do seu negócio.

Criar o mapa estratégico torna esse processo ainda mais fácil, oferecendo uma forma visual para as pessoas entenderem as metas e objetivos da organização.

Outro ponto importante é que toda equipe acaba tendo a mesma visão de futuro da empresa apenas um quadro, evitando problemas de comunicação.

Melhora contínua

Definir o mapa estratégico para o Balanced Scorecard também ajuda a empresa a visualizar o fluxo de melhorias necessárias.

Registrar esses objetivos e metas é importante porque, à medida que são alcançados, será necessário renovar o quadro.

Isso garante que os objetivos de aperfeiçoamento da organização não fiquem obsoletos, oferecendo às equipes uma forma de se manterem atualizadas e competitivas.

Integração entre os indicadores

O BSC oferece a possibilidade de integrar indicadores tangíveis e intangíveis em uma mesma estratégia.

A proposta da metodologia é abranger a relação entre mercado, clientes e até mesmo os colaboradores e o conhecimento dentro da organização.

Como construir um mapa estratégico para o Balanced Scorecard

Uma das formas práticas de visualizar o Balanced Scorecard é usar um mapa estratégico, semelhante ao usado na análise SWOT.

A ideia é criar um quadro com um resumo visual dos conceitos abordados no BSC e que serão praticados em sua organização.

Para fazer isso, basta contar com um quadro que apresente as quatro perspectivas e os elementos de cada uma delas.

Alguns modelos também conectam fatores que estão diretamente ligados através de linhas.

Depois de definir seu modelo, basta inserir os objetivos, indicadores, ações e metas relativas a cada perspectiva, considerando todos os pontos de vista.

Confira a seguir um exemplo visual de um mapa estratégico para o Balanced Scorecard.

mapa estratégico do balanced scorecard

Pronto para começar a usar o Balanced Scorecard?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como esse conceito de gestão estratégica funciona e como aplicá-lo em sua empresa.

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