Black Friday 2020: como aproveitar ao máximo

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

O Black Friday é um dos períodos mais aguardados anualmente tanto por consumidores em busca de descontos significativos quanto por negócios e Ecommerces buscando liquidar os próprios estoques de produtos.

Este ano não será diferente e, para ajudá-lo, preparamos uma lista de dicas tanto para consumidores quanto comerciantes, para que você saiba como aproveitar o Black Friday 2020 ao máximo e não seja pego de surpresa ou acabe sendo vítima dos descontos falsos.

Quer fazer seu dinheiro valer mais durante este período? Ou quer vender cada vez mais e aproveitar esta oportunidade para extrapolar suas metas? Então sem mais delongas, vamos às dicas!

Quando será o Black Friday 2020?

Em 2020, o Black Friday acontece no dia 27 de Novembro, a última sexta-feira do mês. Entretanto, vale lembrar que diversos negócios estendem seus períodos de descontos e promoções exclusivas ao longo do fim de semana ou mesmo por semanas inteiras!

Como aproveitar o Black Friday 2020 como comerciante

Primeiramente, vamos às nossas dicas sobre como comerciantes podem vender mais no Black Friday. Vale mencionar que focamos principalmente em como vender mais no Ecommerce.

Invista em marketing e gere expectativa para seus clientes

O primeiro passo para ter bons resultados na Black Friday 2020 é gerar expectativa através de ações de marketing digital para que todos os clientes em sua base saiba que seu negócio estará oferecendo diferenciais durante o período.

Utilize diferentes canais de marketing digital para anunciar e gerar expectativa, como:

Dessa forma, sua clientela poderá se antecipar e ficar de olho nas promoções e diferenciais oferecidos por sua marca durante este período.

Foque na experiência do cliente

É importante preparar a sua estrutura de vendas, ou seja, seu site, lojas física, canais de atendimento e colaboradores para o aguardado aumento no fluxo de clientes durante o Black Friday.

Você não quer que a sua página comece a carregar lentamente pois está recebendo muitos acessos, ou mesmo que impeça clientes de concluir compras por estar sobrecarregada. Portanto, avalie com antecedência se o seu serviço de hospedagem está pronto para ajudá-lo a lidar com o aumento no tráfego.

O seu foco deve ser na experiência do cliente: quanto mais pessoas conseguirem acessar sua loja virtual sem encontrar erros ou lentidão, melhores serão suas oportunidades de vendas. Acredite, este é um problema muito mais comum do que deveria ser entre lojas virtuais.

Fique atento ao M-commerce

De acordo com dados da Statista, mais de 50% do tráfego online hoje ocorre através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Por isso, você deve certificar-se que suas páginas são inteiramente compatíveis e otimizadas para o mobile.

Caso sua loja virtual tenha dificuldades em atender bem esta enorme parcela de clientes em potencial, talvez seja a hora de considerar migrar para uma plataforma de ecommerce profissional.

Prepare para vender na Black Friday através do mobile

Ofereça diferenciais além dos descontos

Para que consiga realmente vender mais no Black Friday 2020, você deve focar em se destacar e diferenciar-se da concorrência.

Não há porque apostar apenas na guerra de preços baixos. Portanto, ofereça diferenciais como frete grátis ou mais barato que a concorrência, programas de fidelidade e claro, aproveite todas as técnicas de vendas online como upselling e cross selling para aumentar o valor do ticket médio.

Reforce a atenção na logística de entrega

Com um elevado número de pedidos, você deve fazer o possível para evitar que exista um impacto muito grande no tempo de entrega de mercadorias, assim como certificar-se que sua logística reversa está preparada para lidar com situações de devolução de produtos.

Sabemos que pode ser difícil evitar atrasos nas entregas, mas verifique o que você pode fazer para agilizar este processo e utilize-o como um diferencial competitivo na hora de anunciar seus produtos e ofertas durante o Black Friday 2020.

Esteja pronto para atender clientes online

Com o aumento de fluxo de clientes, naturalmente, haverá um aumento no número de chamados e visitantes com dúvidas sobre seus produtos e detalhes sobre a compra.

Por isso, durante o Black Friday, não dependa apenas de telefone ou e-mail para lidar com esta demanda. Ao invés disso, ofereça um chat online no site de seu negócio para que consiga conversar com múltiplos clientes simultaneamente em tempo real, através de mensagens instantâneas.

Para isso, você pode instalar o JivoChat gratuitamente em sua página e conferir nossas dicas sobre como agilizar o atendimento e oferecer o melhor tempo de resposta - isso será importante para evitar que clientes fiquem insatisfeitos com o atendimento, especialmente caso sua equipe esteja sobrecarregada.

Faça uso de gatilhos mentais

O próprio Black Friday já serve para acionar diversos gatilhos mentais como os relacionados à urgência e escassez, entretanto, estes não são os únicos gatilhos que você pode aproveitar para impulsionar suas chances de vender durante este período. Para ajudá-lo, preparamos um guia completo cobrindo os principais gatilhos mentais e como eles impactam o processo de tomada de decisão de seus clientes em potencial.

Como aproveitar o Black Friday 2020 como consumidor

Mesmo comerciantes e lojistas também buscam aproveitar para comprar no Black Friday com descontos e economizar. Preparamos dicas para você que deseja aproveitar as promoções ao máximo, como consumidor, confira!

Não seja pego de surpresa, prepare seu orçamento

Durante o período de Black Friday, não há com negar que existe uma pressão maior para a tomada de decisão de compra, afinal, tanto os descontos quanto o estoque de produtos é limitado.

Por isso, prepare seu orçamento e quanto você está disposto a gastar com antecedência para que possa tomar decisões assertivas e aproveitar o Black Friday 2020 ao máximo, não sendo pego de surpresa e não extrapolando seu orçamento.

Comece a rastrear preços com antecedência

Se você possui um produto que deseja comprar mas está aguardando as promoções do Black Friday para obter um desconto, recomendamos que comece a rastrear os preços praticados a partir de Outubro, pelo menos.

Dessa forma, você poderá evitar fraudes e lojas que possam tentar enganar consumidores, aumentando o preço de última hora e então aplicando um desconto que leva o valor para essencialmente o mesmo valor praticado anteriormente.

Você certamente não quer comprar um produto pela "metade do dobro", portanto, rastreie valores com antecedência e evite o "Black Fraude".

Cuidado para não cair no Black Fraude

Faça compras online

Por mais que diversas lojas físicas estejam se preparando para oferecer descontos durante o Black Friday 2020, não há como negar que o impacto do Covid-19 poderá afetar a viabilidade de sair de casa para comprar.

Mas isso está longe de significar que você não poderá aproveitar o Black Friday ao máximo. Simplesmente procure por lojas online e você certamente poderá encontrar essencialmente qualquer tipo de produto, tanto em marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Americanas, quanto em lojas e marcas exclusivas.

Compare preços com ferramentas

Hoje, você pode encontrar múltiplas ferramentas online gratuitas para comparar preços entre diversas lojas, como é o caso do Buscapé, BondFaro, Zoom, entre outros.

Utilize-os para que consiga rapidamente identificar qual loja virtual oferece os produtos que você deseja adquirir com as melhores condições, levando ainda em consideração fatores como frete, prazo de entrega, formas de pagamento, etc.

Atenção redobrada no momento da compra

Este período do ano se apresenta como uma excelente oportunidade tanto para quem já possui planos para comprar determinado produto, quanto para quem está esperando ser surpreendido pelos descontos.

Entretanto, como orientação do próprio Procon, é importante que você tenha atenção redobrada durante o período do Black Friday para que não acabe sofrendo com fraudes ou situações relacionadas.

Por isso, além de seguir as dicas anteriores, certifique-se de comprar de lojas que já tenham certa reputação ou que pelo menos contam com avaliações positivas, sejam em Marketplaces, em lojas virtuais ou físicas.

Preparado para o Black Friday 2020?

Esperamos que nossas dicas tanto para consumidores quanto para negócios possam ajudá-lo a tirar o máximo de proveito deste evento anual. Que os produtos que deseja comprar estejam com bons descontos e que cada vez mais clientes comprem de seu negócio, boas vendas!

E não se esqueça, se você ainda não oferece um chat online em seu site para atender clientes durante e mesmo antes ou após o Black Friday, pode estar perdendo oportunidades de negócios.

Portanto, instale o JivoChat gratuitamente agora mesmo e integre-o aos seus demais canais de atendimento, tudo em uma única ferramenta!

Desejamos boas vendas no Black Friday 2020!

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