Calendário Comercial de 2023: Conheça as datas comemorativas
Se você é um empreendedor e possui uma loja virtual ou um negócio físico, é preciso ficar ligado ao calendário comercial para que nenhuma data importante passe sem você perceber.
Saber todas as datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday é fundamental para o planejamento anual do seu negócio, pois com isso é possível criar campanhas promocionais para atrair a atenção dos clientes.
Uma das melhores formas de criar campanhas de marketing assertivas para seu público é sabendo o calendário comercial. Por isso, preparamos este conteúdo para te mostrar todas as datas comemorativas do calendário comercial de 2023.
O que é calendário comercial?
O calendário comercial é aquele que destaca e informa as principais datas sazonais para quem possui algum tipo de comércio, seja físico ou e-commerce. Saber dessas épocas auxiliam na hora de definir as estratégias do ano e delimitar seu plano de marketing.
Independente do seu negócio, conhecer as principais datas do calendário sazonal 2023, utilizando essas datas e alinhando com suas estratégias de formas assertivas, é possível conquistar ainda mais clientes e aumentar suas vendas e faturamento.
Quais as principais datas comemorativas de 2023?
Confira agora as principais datas comerciais 2023 para você utilizar nas estratégias de marketing da sua empresa:
- 14 de fevereiro: Valentine’s Day;
- 16 de fevereiro: Carnaval;
- 08 de março: Dia Internacional da Mulher;
- 15 de março: Dia do Consumidor;
- 04 de abril: Páscoa;
- 23 de abril: Dia mundial do livro;
- Final de abril: Dia do frete grátis – adotado por e-commerces;
- 1 de maio: Dia do trabalho;
- 09 de maio: Dias das mães;
- 25 de maio: Dia do orgulho nerd;
- 12 de junho: Dia dos namorados brasileiro;
- 13 de julho: Dia do Rock;
- 26 de julho: Dia dos avós;
- 30 de julho: Dia oficial do amigo, apesar de existirem outros dias em comemoração à amizade;
- 08 de agosto: Dia dos pais;
- 26 de novembro: Black Friday;
- 25 de dezembro: Natal.
Além dessas datas, existem outras datas importantes no calendário comercial 2023, confira algumas estratégias para adotar em suas campanhas para cada uma dessas datas.
Janeiro
- 01 - Feriado Internacional: Uma excelente oportunidade para desejar um bom ano novo para seus clientes e iniciar o ano com uma oferta atrativa para aumentar suas vendas;
- 07 - Dia do Leitor: Data especial para lojas de livros e revistas em quadrinho;
- 19 - Dia do Cabeleireiro: Ótima oportunidade para lojas de cosméticos e profissionais de beleza para criarem descontos especiais e fazer campanhas para aumentar o engajamento nas redes sociais;
- 26 - Dia da Gula: Para restaurantes e deliveries em geral, esse dia pode ser uma ótima data para criar promoções especiais;
- 30 - Dia da Saudade: Um ótimo dia para criar uma campanha incentivando presentes para quem sente falta de alguém especial.
Fevereiro
- 14 - Valentine’s Day: O famoso Dia dos Namorados no exterior já faz bastante sucesso no Brasil;
- 19 - Dia do Esportista: Ótima oportunidade para fazer promoções especiais e incentivar a prática de esportes.
Março
- 01 - Carnaval: Ótima época para quem vende pacotes de viagens, artigos de festas e fantasias;
- 08 - Dia Internacional da Mulher: Data muito importante para falar sobre a luta feminina e oferecer promoções e ofertas especiais para elas;
- 15 - Dia do Consumidor: Basicamente é a Black Friday do primeiro semestre, com promoções de verdade e planejamento com antecedência é um excelente oportunidade para renovar o estoque;
- 20 - Início do Outono: Época para o lançamento de novas coleções de roupas e acessórios.
Abril
- 13 - Dia do Beijo: Data perfeita para fazer promoções de batons e criar campanhas diferentes;
- 17 - Páscoa: Data mais importante para quem trabalha com chocolates e doces;
- 23 - Dia Mundial do Livro: Dia onde as livrarias e papelarias podem fazer a festa, além disso, uma ótima oportunidade para vender qualquer produto que remeta a leitura;
- 28 - Dia do Frete Grátis: Crie campanhas para oferecer entrega gratuita.
Maio
- 08 - Dia das Mães: Uma das maiores datas do comércio, oportunidade para promoções exclusivas;
- 25 - Dia do Orgulho Nerd: Excelente oportunidade para lojas do nicho geek;
- 28 - Dia Mundial do Hambúrguer: Ótima data para oferecer promoções e cupons de desconto caso tenha uma hamburgueria.
Junho
- 12 - Dia dos Namorados: Consumidores sempre esperam promoções nesta data, crie promoções especiais para os apaixonados;
- 21 - Início do Inverno: Ótimo período para lançar novas tendências para moda e acessórios;
- 24 - Dia de São João: Excelente oportunidade para vender produtos típicos de festa junina ou artigos de decoração;
- 28 - Dia do Orgulho LGBTQIA+: Dia para lembrar a luta das minorias e celebrar a diversidade.
Julho
- 10 - Dia da Pizza: Mais uma data especial para restaurantes e lanchonetes para amantes da pizza;
- 13 - Dia do Rock: Dia excelente para lojas de instrumentos musicais e do ramo da música, colocando itens temáticos em promoção;
- 19 - Dia Nacional do Futebol: E-commerce de artigos esportivos para aproveitar o dia do esporte mais amado do Brasil;
- 26 - Dia dos Avós: Crie campanhas comoventes para conquistar netos e avós;
- 30 - Dia do Amigo: Excelente oportunidade para criar combos e promoções de "pague 2, leve 3" ou "2 por 1".
Agosto
- 14 - Dia dos Pais: Hora de criar promoções e kits exclusivos para uma das maiores datas do comércio;
- 15 - Dia dos Solteiros: Crie campanhas especiais para conquistar clientes solteiros;
- 21 - Dia Internacional da Moda: Ótimo dia para oferecer descontos especiais para clientes comprarem roupas.
Setembro
- Semana do Brasil: Vai do início do mês até depois do feriado de 7 de setembro, é uma data que vem ganhando forças no mercado nacional;
- 13 - Dia da Cachaça: Para comerciantes de bebidas, uma ótima data para promover as cachaças em sua loja;
- 15 - Dia do Cliente: Assim como o dia do consumidor, aproveite esta data para fortalecer a relação com o consumidor oferecendo descontos exclusivos;
- 22 - Início da Primavera: Ótima data para destacar itens de jardinagem e decoração.
Outubro
- 04 - Dia dos Animais: Pense em campanhas de marketing especiais visando os produtos para pets;
- 12 - Dia das Crianças: Um dos dias mais esperados pelas crianças, ótima época para fazer promoções e campanhas de moda infantil e brinquedos;
- 31 - Dia das Bruxas: O Halloween vem ganhando popularidade no Brasil, ótima oportunidade de vender artigos de festa, fantasias e doces.
Novembro
- 02 - Finados: Data importante para quem comercializa flores para homenagear aqueles que se foram;
- 25 - Black Friday: Atualmente é a maior data do comercio;
- 28 - Cyber Monday: Segunda-feira seguinte a Black Friday, muitas empresas continuam com descontos especiais.
Dezembro
- 21 - Início do Verão: Uma das data mais importante para lojas de moda praia;
- 25 - Natal: Crie campanhas temáticas, independente do seu nicho, o Natal abriga todos os gostos e é uma excelente oportunidade para promoções;
- 31 - Réveillon: Excelente oportunidade para fazer queima de estoque com produtos que sobraram da Black Friday e do Natal.
Dicas de planejamento para o seu calendário comercial 2024
Agora que você já conhece as principais datas comemorativas 2023, que tal começar a se planejar da forma correta, confira algumas dicas para elaborar um planejamento de sucesso, confira:
Estude e compreenda o perfil dos seus clientes
Para que seu calendário comercial seja bem definido, é fundamental que você conheça a persona e com isso entenda quais datas são boas para o negócio.
Defina a precificação com antecedência
Para que você tenha uma campanha bem sucedida, é necessário oferecer alguma vantagem para que o consumidor espere por essas ofertas em datas especiais. A dica é estudar os preços praticados em outros anos, principalmente pelos concorrentes.
Negocie com fornecedores em tempo hábil
Para essas datas especiais é preciso se planejar de forma antecipada em relação aos fornecedores, para garantir que tenha os produtos e também conseguir um ótimo preço sem comprometer seu lucro.
Liste as datas que você irá trabalhar em seu calendário do e-commerce, realize o acompanhamento de forma que a negociação com fornecedores ano fique em cima da hora.
Quem não é visto, não é lembrado!
Pensou no tipo de ação? Chegou o momento de planejar a sua comunicação, defina os canais que irá utilizar, como redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, SMS e outros.
Após, estruture o período em que essas comunicações serão compartilhadas e inicie a parte criativa, que é escrever os textos e criar as artes.
Ah, e não se esqueça de acompanhar o resultado como a taxa de abertura dos e-mails e engajamento nas redes sociais.
Conheceu as datas comemorativas do Calendário Comercial 2023?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer todas as datas mais importantes do calendário comercial 2023.
Se você está começando a empreender e quer vender pela internet, veja nosso artigo sobre como criar uma loja virtual.
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