Como atrair clientes: 20 estratégias para seu negócio

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Atingir e conquistar cada vez mais pessoas é o objetivo de essencialmente qualquer negócio, independente de seu nicho ou dos canais em que atuam.

Porém, como todo empreendedor sabe, para isso é necessário investir nas estratégias e ações certas, que realmente apresentem potencial de trazer os resultados esperados.

Não existe uma fórmula mágica, oração ou simpatia para isso, mas de fato existem múltiplas técnicas comprovadas e já empregadas por empresas que podem ajudá-lo a descobrir como atrair clientes em seu negócio.

Confira em nosso artigo 20 das principais estratégias e identifique quais delas sua empresa ainda não explorou para engajar mais consumidores.

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1. Conheça os seus clientes

Não há como atrair clientes se você nem sequer conhece o perfil dos alvos de suas campanhas e ações. Por isso, o primeiro passo para essencialmente toda estratégia que envolva captar e atrair pessoas é estudar seu comportamento e identificar padrões que possam ajudá-lo a atingi-las e engajá-las da melhor forma possível.

Faça uma pesquisa e seja capaz de responder à perguntas como:

  • Quem é o seu público alvo?
  • Quais canais digitais eles usam para consumir conteúdo?
  • Qual a faixa etária e gênero majoritário que seu conteúdo, produtos ou serviços atinge?
  • Seu público são funcionários de empresas, prestados de serviços, freelancers ou empreendedores donos de seu próprio negócio?

A partir dessa visão geral sobre o seu público alvo, recomendamos ainda que você pare para definir a Persona para as suas campanhas. A persona é um perfil semifictício que representa o consumidor ideal para as suas ações e campanhas. Ela é mais detalhada que a visão de público alvo, pois também leva em consideração as necessidades, desafios, dores, preferências e a realidade de consumo do cliente.

2. Crie um website

Nem todos negócios já possuem seu próprio website ou aproveitam canais digitais para atrair clientes. Por isso, a primeira estratégia pode parecer óbvia, mas a verdade é que criar seu website pode fazer toda a diferença.

Hoje, já existem diversos criadores de sites que facilitam este processo e permitem que coloque uma página profissional no ar sem que seja necessário contratar programadores e desenvolvedores.

Ter uma página profissional de sua empresa é um dos primeiros passos para que consiga expandir seu alcance no meio digital. Mas lembre-se, ainda será necessário investir em SEO e outras estratégias para que um website traga resultados.

3. Expanda seus canais de vendas

Expandir seus canais de vendas é uma excelente forma de começar imediatamente a atingir uma porção de seu público-alvo que ainda não conhecia seu negócio.

Para exemplificar, se você possui uma loja física e utiliza uma plataforma de ecommerce para criar seu site de vendas, agora poderá atender consumidores que preferem realizar compras online.

Mas claro, esta estratégia não é limitada à expansão do ambiente físico para o digital. Caso você tenha um ecommerce, considere expandir e trabalhar em outros canais de vendas, como:

Entre diversos outros canais disponíveis no meio digital que façam sentido para seu negócio.

4. Otimize suas páginas para os mecanismos de busca (SEO)

Como mencionamos anteriormente, é necessário otimizar suas páginas para SEO (Search Engine Optimization - otimização para mecanismos de busca) para que você consiga atrair consumidores para seu website de forma orgânica, ou seja, sem que seja necessário contratar anúncios para que encontrem sua página.

Se está pensando em como atrair clientes e já possui um website mas ainda não otimizou suas páginas, está na hora de fazê-lo para que possa melhorar o posicionamento das mesmas no Google.

Felizmente, os melhores criadores de sites e plataformas de ecommerce já te ajudam com a otimização On-page, como otimização de palavras-chave, títulos, links, URLs otimizadas, imagens, etc.

5. Impulsione nas redes sociais

As redes sociais são, definitivamente, um dos principais canais para atrair clientes no meio digital. Entretanto, seu alcance orgânico vem diminuindo cada vez mais.

O Facebook, por exemplo, já oferece um espaço muito menos para publicações orgânicas se comparado à anúncios contratados através do Facebook Ads.

Isso significa que, para garantir que seu negócio atinja o público almejado e tenha resultados positivos nas redes sociais, será necessário investir em anúncios pagos e otimiza-los a partir de filtros e da segmentação de público.

6. Faça anúncios no Google Ads

Além das redes sociais, o Google Ads não poderia ficar fora de nossa lista sobre como atrair clientes - especialmente quando falando sobre tráfego pago.

É verdade que SEO é extremamente importante para que consiga atrair tráfego orgânico, passivo. Porém, se você precisa da resultados imediatos, o SEO definitivamente não será melhor que trabalhar com a rede de display e remarketing no Google.

Por isso, assim como pode valer a pena investir nos anúncios nas redes sociais, trabalhar com o Google Ads em seu ecommerce pode ser uma excelente forma de atingir pessoas que ainda não conhecem sua marca.

Como atrair clientes com anúncios

7. Otimize o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos principais pilares para o sucesso de essencialmente qualquer tipo de negócio e, certamente, está diretamente relacionado às suas chances de conquistar e reter clientes.

No ambiente digital, o chat online se destaca entre os demais canais e já apresenta o maior índice de satisfação entre os consumidores. Os principais motivos para isso são:

  1. Velocidade no atendimento: é possível conversar em tempo real com visitantes em sua página, permitindo que possa tirar dúvidas e resolver problemas antes que desistam de uma compra.
  2. Proatividade: um chat online profissional,como o JivoChat, te permite monitorar visitantes enquanto navegam em suas páginas em tempo real. Além disso, é possível abordá-los através de convites proativos com mensagens personalizadas, permitindo que sua empresa inicie conversas e apresente diferenciais antes que o cliente saia da página.
  3. Conveniência: diferente do atendimento por telefone, através do chat na página o cliente não precisa parar de navegar por seus produtos, serviços, ofertas para receber atendimento. Esse é um grande diferencial especialmente para os consumidores mobile, que não querem ficar ao telefone em movimento para tirar dúvidas sobre seus produtos.

Portanto, se você ainda não trabalha com este canal de atendimento online, considere como ele é capaz de ajudá-lo a vender mais, satisfazer mais clientes e, consequentemente, destacar seu negócio da concorrência.

8. Foque na fidelização de clientes

Além de aprender como atrair clientes, você certamente deve considerar como fidelizar clientes que já compraram pelo menos uma vez de sua marca.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, aumentar a fidelização de clientes em apenas 5% pode representar um aumento de até 95% em seus lucros.

O motivo é simples: o custo de aquisição de novos clientes é muito maior que o custo de manutenção daqueles já existentes, entre campanhas de marketing, tempo de trabalho e esforços de seus colaboradores.

9. Crie um programa de fidelidade

Fidelizar clientes significa apresentar diferenciais que chamem a atenção do consumidor, fazendo com que percebam seu negócio como superior e mais vantajoso em comparação aos concorrentes.

E lembre-se, quanto mais clientes fiéis, melhor será o seu NPS (Net Promoter Score) - uma métrica que indica o quão provável seus consumidores indicariam sua empresa a amigos e familiares.

Apresentar um programa de fidelidade é um dos diferenciais que você pode oferecer para impulsionar este marketing boca-a-boca que certamente é uma das estratégias de como atrair clientes.

10. Faça e-mail marketing

Não existe simpatia para atrair clientes, mas felizmente existem ferramentas de e-mail marketing que podem ajudá-lo a prospectar novos consumidores e alimentar os leads cadastrados em sua base.

O email marketing ainda é um dos principais canais para se trabalhar estratégias de marketing digital, seja para reativar clientes, realizar follow up com seus clientes ou atrair novos consumidores.

Portanto, certifique-se de otimizar seus emails e trabalhar com uma ferramenta profissional para que possa ter campanhas de sucesso.

11. Trabalhe com uma ferramenta de CRM

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management - gestão de relacionamento com clientes) existem para ajudá-lo a qualificar leads e organizar as atividades de sua equipe de vendas.

Elas te ajudam a construir um funil de vendas e estruturar todas as etapas de seus processos de acordo com o posicionamento do cliente em sua jornada de compra.

Assim, sua equipe nunca mais perderá uma oportunidade porque esqueceu de enviar um orçamento solicitado ou fazer uma ligação para acompanhar um pedido em andamento, por exemplo.

12. Invista em um blog

Considere começar a escrever conteúdo relevante para a sua audiência e publique tais materiais no blog em sua página. Quando o assunto é como atrair clientes, educar o mercado com materiais ricos em informações é uma excelente estratégia, além de ajudá-lo a gerar autoridade para a sua marca.

Entretanto, é importante lembrar que o conteúdo de seu blog deve ser único e otimizado para mecanismos de busca através de técnicas de SEO. Afinal, para gerar tráfego orgânico, você precisa ser capaz de ranquear suas páginas nos buscadores, como o Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Além disso, a partir dessa estratégia, você abrirá portas para oportunidades de co-marketing com outras empresas, blogs e marcas relacionadas ao seu nicho de mercado. Faça parcerias, escreva guestposts e gere backlinks apontando para seus conteúdos para atrair ainda mais clientes através do marketing de conteúdo.

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13. Explore estratégias de marketing digital

Já mencionamos algumas estratégias de marketing digital neste conteúdo, como o marketing de conteúdo, email marketing, anúncios, entre outras. Entretanto, o marketing digital não se limita apenas à estas ações.

Por isso, é importante explorar novas formas de divulgar seu negócio e engajar o público através de canais digitais, seja através das redes sociais, produção de vídeos ou outras ações para trazer tráfego pago.

Recomendamos que confira nosso guia completo de marketing digital para aprender tudo a respeito e criar um plano de marketing que seja relevante para a realidade de seu negócio.

14. Relacione com outras marcas no LinkedIn

Pode parecer uma ideia inusitada, mas a verdade é que o LinkedIn é uma rede social de grande potencial para negócios B2B (Business-to-Business, empresas que vendem para outras empresas). Lá, você poderá encontrar grupos de marcas em seu nicho, criar e compartilhar conteúdo útil para a sua audiência e começar fortalecer sua presença online dentro da plataforma.

Crie autoridade e torne-se referência em seu mercado para que outras empresas e seus próprios clientes possam indicá-lo dentro de seus círculos de contatos na rede social.

15. Considere criar vídeos para o YouTube

O YouTube é uma rede social poderosa para marcas que sabem aproveitá-lo ao máximo. Não estamos falando apenas da oportunidade de exibir anúncios pagos em formato de vídeo, mas sim da própria criação de conteúdo em seu canal.

Semelhante à criação de conteúdo para o seu blog, o importante é que seu conteúdo seja rico, relevante e produzido com extrema qualidade - além de ser otimizado para a ferramenta de busca do YouTube, claro.

De acordo com estatísticas do YouTube, ele é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o Google. A plataforma conta com cerca de 2 bilhões de usuários mensais e éstes usuários consomem mais de um bilhão de horas em vídeo diariamente. Por isso, não se esqueça do YouTube em sua estratégia.

16. Promova eventos

Eventos tem como objetivo atrair pessoas, por isso, não faria sentido deixarmos de falar sobre eles em nossa lista de dicas sobre como atrair clientes. Considere promover eventos para o seu público, convide-os para demonstrações, palestras, entre outros formatos e envolva seus parceiros comerciais para enriquecer a qualidade e quantidade de conteúdo disponível para seus clientes ao máximo.

Vale mencionar que eventos não precisam ser necessariamente presenciais. Você também pode criar eventos online, como transmissões ao vivo para atrair várias pessoas e conversar frente a frente com seus consumidores, tirando suas dúvidas e apresentando os diferenciais de sua marca.

17. Participe de eventos

Além de promover seus próprios eventos, não perca a oportunidade de participar de eventos realizados por grandes empresas ou entidades já existentes no Brasil. Para exemplificar, a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) promove e participa múltiplos eventos relacionados à Ecommerce, anualmente.

Entenda como participar ou contribuir para propagar a sua marca e atrair clientes ao oferecer conteúdo rico aos participantes. Confira alguns dos maiores eventos sobre Ecommerce no Brasil procurando por:

  • Fórum E-commerce Brasil
  • Mercado Livre Experience
  • RD Summit

Entre diversos outros!

18. Avalie influenciadores para atrair clientes

O marketing de influenciadores também pode ser uma boa estratégia quando falando sobre como atrair clientes. Em 2019, a média de retorno para cada 1 dólar americano gasto foi de $ 5,20 dólares, de acordo com um relatório da InfluencerMarketingHub.

Entretanto, é importante tomar bastante cuidado ao escolher influenciadores para a sua marca. Da mesma forma que os mesmos pode ajudá-lo a propagar seus produtos ou serviços, um influenciador envolvido em assuntos extremamente polêmicos pode afetar negativamente a reputação de sua empresa.

Busque por pessoas com um histórico consistente e que estejam realmente engajados com seu públic-alvo para aumentar suas chances de sucesso nessa estratégia.

19. Busque gerar marketing boca a boca

Saber que seus próprios clientes se colocariam a disposição de apresentar e recomendar sua marca em seus círculos de contato é realmente algo satisfatório para essencialmente qualquer negócio.

Entretanto, para que isso aconteça, você primeiramente deve oferecer um altíssimo nível de qualidade em seus serviços, assim como preços competitivos e diferenciais que chamem atenção.

Meça o seu Net Promoter Score (NPS) e faça pesquisas de satisfação para identificar o quão provável seus consumidores indicariam sua marca - caso obtenha resultados negativos, identifique quais problems devem ser corrigidos, pois os mesmos certamente estão impedindo que seu negócio atraia mais clientes.

20. Ofereça descontos

Por fim, mas não menos importante, sabemos como promoções e descontos especiais realmente conseguem atrair clientes. Por isso, aproveite para divulgá-los da melhor forma possível através de seus canais de marketing.

E claro, não deixe de aproveitar feriados e datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday, Natal, Dia dos Namorados, entre outras celebrações relevantes de acordo com seu mercado e os produtos oferecidos.

Descobriu como atrair clientes em seu negócio?

Você sabia que milhares de pessoas procuram por oração para atrair clientes e simpatias para atrair clientes diariamente nos buscadores? Sabemos como é importante ter fé, mas sem ação, dificilmente você conseguirá atingir os resultados esperados.

Por isso, esperamos que tenha conseguido identificar estratégias que você pode implementar em seu negócio para que consiga atrair e converter cada vez mais clientes.

E claro, não se esqueça: se você ainda não possui um chat online para monitorar e abordar visitantes navegando na página de seu negócio, está na hora de instalar o JivoChat e descobrir o potencial do chat online. Boas vendas!

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