Como aumentar as vendas do seu negócio: 20 dicas
Não importa se as vendas vão bem, se há crise no mercado, se a empresa tem um mês ou décadas, se o negócio é físico ou online ou se estamos falando de pequenas ou grandes empresas. Constantemente as empresas buscam formas de como aumentar as vendas.
Aumentar vendas é um desejo muito comum entre empresas, porém, também um dos maiores desafios. Existem marcas que procuram contratar mais vendedores, enquanto outras investem em campanhas de marketing. Entretanto, o fato é que ninguém encontra a receita infalível para vender mais.
Afinal, não existe uma fórmula mágica, o melhor é apostar em melhorias de processos, como um playbook de vendas, e em organização para aumentar suas vendas. Por isso, separamos 21 dicas para te ajudar a descobrir como aumentar as vendas da sua empresa. Confira!
Como aumentar as vendas do seu negócio?
Seja quem está começando no universo do e-commerce, seja quem já vende pela internet, o objetivo de todo empresário passa pelo aumento do faturamento e consolidação da sua marca no mercado.
Para crescer a sua marca e aumentar as vendas, é preciso criar estratégias robustas, diferente das utilizadas anteriormente, guiando a marca para outro nível. Confira então, as principais dicas de como aumentar as vendas da sua empresa.
1. Conheça seu público
Antes de pensar em criar uma campanha de marketing para aumentar as vendas da sua empresa, é fundamental conhecer quem é o seu público e quais são suas necessidades para saber como construir um discurso de venda que estimule-o a comprar.
Entender o perfil de público ideal contribui para a criação de materiais que irão atrair as pessoas certas para os canais da sua marca. Mesmo que você tenha interesse em vender para todo mundo, é fundamental construir a persona de um consumidor ideal.
Além da idade, gênero e classe social, é importante entender o comportamento e os interesses dessas pessoas. Com isso, é possível criar uma campanha que atraia os clientes certos, seja para seu site ou para sua loja.
Por exemplo, uma campanha de anúncios muito ampla, sem segmentação de público, pode acabar trazendo prejuízos para sua empresa. Afinal, o usuário que clica no anúncio logo sai da página pois não tem interesse no seu serviço ou produto.
Isso significa que você perdeu dinheiro criando uma campanha para pessoas que nunca comprariam seu produto ou serviço.
2. Observe a concorrência
Apesar de parecer um pouco invasivo, fazer a análise da concorrência é necessário para criar estratégias mais competitivas.
Por isso, observe os tipos de vendas que realizam, a configuração dos sites, os preços aplicados e as promoções, assim como as páginas de checkout. Se possível, realize compras para testar e entender melhor quais formas de pagamento e de entrega eles oferecem.
Teste o sistema de atendimento entrando em contato para analisar o tempo de resposta ou se há novas informações sendo compartilhadas.
Esse acompanhamento te ajuda a entender, junto ao comportamento do seu público-alvo, quais das necessidades dele ainda não foram atendidas e podem ser desenvolvidas por você.
3. Invista no marketing digital
O marketing digitalpossui diversas estratégias que irão auxiliar no aumento das vendas sem precisar elevar o custo de aquisição de clientes de forma proporcional. Aliás, as estratégias mais populares são conhecidas por ajudar a diminuir o custo de aquisição enquanto aumentam os lucros.
Entre as principais táticas que você deve dar atenção, podemos citar:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é baseado na produção de conteúdos que respondam às dúvidas comuns dos seus potenciais clientes, essa estratégia já é utilizada por mais de 70% das empresas no Brasil.
Redes sociais
As redes sociais também são excelentes canais de marketing, pois possuem um gigantesco número de pessoas usando diariamente, além das características desses sites, que oferecem recursos próprios para empresas que desejam atrair mais pessoas.
Email marketing
Outra maneira de manter relacionamento com seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua empresa é o email marketing.
Uma grande vantagem desse canal é a conveniência para os usuários. Não é à toa que essa forma de atração e nutrição de leads é uma das que apresenta melhor taxa de conversão do marketing digital.
4. Tenha um canal de atendimento
Ter um canal de atendimento disponível para o cliente é um grande diferencial competitivo na hora de aumentar as vendas, pois é possível melhorar muito a taxa de conversão de vendas.
Em qualquer relação de compra e venda é comum surgirem dúvidas, sugestões e reclamações, entretanto, quando se trata do mundo do e-commerce, isso se torna ainda mais frequente.
Seja através de um chatbot, pela DM do Instagram ou pelo WhatsApp da sua empresa, vale a pena tirar alguns momentos do seu dia ou ter uma pessoa dedicada para realizar esse atendimento.
O próprio JivoChat oferece um Chatbot e diversos outros recursos projetados para automatizar o atendimento ao cliente enquanto mantém seu principal foco no atendimento humanizado.
Com o Chatbot do JivoChat você pode utilizá-lo para vendas, ao permitir que sua equipe qualifique os visitantes e possa identificar qual o momento que eles estão aptos a realizar uma compra. É uma maneira de otimizar o tempo da sua equipe, pois irão focar apenas onde há maiores chances de conversão.
Ainda é possível utilizá-lo também para o atendimento ao configurá-lo para tirar as dúvidas frequentes do usuário, e caso o bot não possa responder, ele transfere a conversa para um atendente.
Muito além de oferecer um Chatbot para melhorar a qualidade do seu serviço, o JivoChat também possui outros recursos que irão transformar a maneira com que você oferece atendimento online. Confira alguns dos destaques do JivoChat:
- Ferramenta com diferentes recursos para otimizar o seu atendimento;
- Funciona como um chat online para o seu site;
- Também é um CRM para otimizar a sua gestão e automatizar suas vendas;
- Integração com as principais redes sociais;
- Planos pagos e gratuitos;
5. Qualifique os seus leads
Outra estratégia de marketing é a qualificação do lead, que visa reduzir o tempo de indecisão do potencial cliente. Por exemplo, quando um usuário tem o 1º contato com a sua empresa, ele provavelmente não estará pronto para efetuar uma compra.
Provavelmente pode existir diversos questionamentos, como:
- preciso mesmo disso?
- Quais são os benefícios deste produto ou serviço?
- Quais os benefícios compensam o investimento?
- será que essa é a melhor hora para comprar?
- haveria uma alternativa mais interessante?
- vou saber utilizar esse produto da maneira correta?
- O que fazer se eu não gostar?
Em muitos casos, o usuário irá responder essas e outras perguntas antes de comprar. Porém, quanto tempo ele vai gastar entre o 1º contato com a sua empresa e a decisão de compra é algo que precisa ser trabalhado.
Educando corretamente o lead você pode responder a todas essas perguntas. Dessa forma, você levará o potencial cliente mais rapidamente ao estágio em que ele estará pronto para fechar negócio.
A melhor parte é que, ao produzir o conteúdo, ele ficará lá disponível para todos os usuários que visitarem o seu site, blog ou seu perfil nas redes sociais. Economiza trabalho e terá mais retorno do que seria necessário para colocar vendedores educando individualmente cada prospecção da empresa.
Por isso dizemos que, atualmente, o funil de vendas é composto por mais etapas de marketing do que de vendas.
6. Invista em vendas e atendimento digital
Quando se trata de e-commerce, outra dica para empresas que estão em busca de como aumentar as vendas é investir em canais digitais como fonte de conversão, não apenas como canais de divulgação.
O e-commerce no Brasil cresceu 47% em 2020. Apesar do período de pandemia, as empresas que investiram nas vendas online se destacaram e aumentaram em número de vendas e faturamento.
Não é necessário apenas vender produtos para se considerar vendas online. Procure alternativas do seu negócio e utilize os canais digitais como fonte de conversão. Aproveite todo o movimento do mercado nessa direção.
7. Faça up-sell e cross sell
Após atrair um cliente, é importante tentar maximizar seus gastos. O up-selling e o cross selling são técnicas simples, porém muito eficazes que acabam sendo negligenciadas pelas empresas durante os períodos de maior movimento.
Essa técnica traz benefícios que podem ser facilmente exemplificados se pegarmos uma transação em uma cafeteria de grande nome como exemplo.
O atendente irá oferecer um café médio ou grande, e nunca um pequeno, e provavelmente irão sugerir uma comida para acompanhar a sua bebida. O gasto médio do cliente é significativamente maior, simplesmente utilizando o poder da sugestão.
É possível aumentar o poder do up-selling e do cross selling, preparando um script de vendas ao seu time comercial, fazendo com que eles sugiram outros itens ou produtos para seus clientes.
8. Faça o planejamento comercial com antecedência
Outra dica para empresas que buscam aumentar as vendas é começar o ano com planejamento de vendas que guiará o seu time comercial, com os objetivos claros para toda a equipe.
Para isso, coletar as métricas do ano anterior e analisar quais ações trouxeram retorno positivo. Elas podem entrar no próximo planejando, buscando um resultado parecido ou melhor. Analise os meses de baixa performance, e procure entender o que poderia ter sido diferente.
Também é indicado ter uma versão inicial da previsão de vendas para o ano que está começando. Com isso, é possível mensurar os investimentos necessários, desde ações de marketing até novas contratações.
Realizar um planejamento com antecedência garante mais tempo para organizar os planos de ação, além de minimizar possíveis erros quando a prática começar.
Quer se planejar para aproveitar as datas mais importantes para o comércio? Confira nosso artigo completo sobre o calendário comercial.
9. Invista em treinamento e motivação da sua equipe
Manter a sua equipe afiada e motivada é uma das principais dicas quando o assunto é como aumentar as vendas. Para isso, é importante que a gestão ajude os vendedores a se desenvolverem, reconhecendo o bom trabalho e apoiando na resolução de conflitos e gargalos da rotina.
Uma forma de demonstrar esse compromisso é investindo em treinamentos de vendas, podendo ser internos, externos, com especialistas do mercado ou pelo próprio gestor.
Esse treinamento pode abranger tanto temas técnicos, que ajudem a melhorar as metodologias de prospecção, abordagem e negociação, quanto das soft skills.
Essas habilidades pessoais e comportamentais também interferem na performance profissional dos funcionários. Felizmente elas podem ser adquiridas e aperfeiçoadas. Alguns exemplos de soft skills são a inteligência emocional, relacionamento interpessoal, comunicação, entre outros.
Além de melhorar o ritmo do trabalho, essas competências colaboram com mudanças na cultura, no clima da empresa como um todo e nos relacionamentos entre times.
O gestor comercial tem obrigação de treinar vendedores. Ser um bom vendedor não é algo que vem de fábrica. Para evoluir, é necessário praticar, reconhecer oportunidades de melhoria e aplicar os aprendizados no dia a dia.
Outra dica é estimular a troca de conhecimento entre os vendedores. Organizando bate-papos mensais, em que um vendedor deverá compartilhar algo novo que aprendeu no período, por exemplo. Ou então, contar uma experiência que o ajudou a melhorar.
10. Alinhe as metas de vendas com o time de marketing
Não tem como aumentar as vendas sem se atentar com o alinhamento entre os times de marketing e vendas. Apesar dessa sinergia ser essencial para o sucesso do time comercial, muitos negócios ainda sofrem para colocar as duas áreas na mesma página.
Para ter esse alinhamento é fundamental ter objetivos bem definidos. Por isso, recomendamos que o planejamento de vendas seja a orientação para os planos de marketing.
Nesse planejamento deve constar os perfis de clientes que a empresa quer atingir no ano, os perfis que não são de interesse comercial, previsão de crescimento de vendas por trimestre. Caso a empresa venda mais de um produto ou serviço, as metas específicas de cada um serão priorizadas.
Com essas informações, o time de marketing poderá criar um planejamento mais assertivo. Lembre-se também de coordenar os objetivos com o planejamento financeiro da empresa, que será responsável por ditar o orçamento disponível para atingir as metas.
11. Use a persuasão em vendas
A persuasão é uma técnica muito utilizada na área comercial, que basicamente é convencer os clientes a fecharem negócio, tudo isso sem apelar para a inconveniência. Existem diversas formas de usar a persuasão em vendas, entre elas podemos citar algumas dicas básicas.
Como o uso das palavras certas, como por exemplo, chamando o cliente pelo nome e utilizando o pronome pessoal de tratamento "você", mostrando uma proximidade. Outra dica é saber fazer as perguntas corretas.
Dominar os gatilhos mentais é outra maneira de usar a persuasão nas suas vendas. Basicamente o gatilho mental é um estímulo que faz o nosso cérebro tomar uma decisão.
12. Personalize sua comunicação
Da mesma forma que o time de marketing precisa se esforçar para entregar conteúdo adequado aos interesses e ao estágio da jornada de compra em que casa lead se encontra, os vendedores também precisam fazer uma abordagem personalizada quando chega a hora de entrar em contato.
Com os dados corretos em mãos, é possível personalizar todas as interações dos vendedores com os clientes. Com essa personalização você fará com que seu possível cliente se sinta especial e entenda que aquela comunicação foi pensada para ele.
Para não utilizar apenas uma abordagem genérica, uma dica de como aumentar as vendas com uma comunicação personalizada é analisar as interações desses potenciais clientes com a empresa para descobrir por quais conteúdos ele se interessa.
13. Tenha uma estratégia de preços
O preço é apenas uma forma que as pessoas adquirem a sua oferta, afinal, as pessoas não compram o preço que você vende. Os usuários estão com suas cabeças cheias de frases com desconto, promoção compre 2 e pague 1, que você vai conquistá-la com mais facilidade se utilizar isso ao seu favor.
Isso não significa que você deve apenas utilizar essa estratégia para vender mais, entretanto você pode ter um produto de entrada mais barato para oferecer posteriormente adicionais pelo seu preço normal (estratégia de up-sell e cross sell), aumentando o ticket médio de cada compra.
14. Estabeleça um relacionamento de confiança com os clientes em potencial
Outra dica para aumentar as vendas, principalmente voltada para empresas que fazem vendas complexas e B2B é estabelecer um relacionamento de confiança com os potenciais clientes.
Durante o processo de venda, o melhor é escolher uma abordagem consultiva, ouvindo mais e falando menos. Assim, o vendedor consegue entender todas as necessidades dos clientes, ajustando o discurso e oferecendo a melhor saída para o cliente.
Atualmente os compradores possuem mais informações do que nunca. Após pesquisar na internet, eles chegam mais preparados para a negociação. Por isso, o vendedor também precisa conhecer bem os produtos e serviços oferecidos, para ir além do básico, que o cliente consegue encontrar.
Ganhar a confiança do cliente é fundamental durante esse processo. Escutando e demonstrando empatia pelas dificuldades que o cliente enfrenta. A ideia é oferecer uma experiência excelente ao consumidor, entendendo seus problemas e pensando na melhor maneira de resolvê-los.
Criar esse relacionamento com os clientes em potencial e mantê-lo após eles se tornarem clientes de fato é uma ótima forma de como aumentar as vendas e também fidelizar a clientela mais tarde, obtendo, inclusive, outras vendas por indicação.
15. Trabalhe o pós-venda e o relacionamento com o cliente
Se você pensa que a venda online termina assim que o cliente recebe a mercadoria, está muito enganado. Na verdade, o pós-venda e o relacionamento com esse cliente são etapas de venda fundamentais para conquistar o cliente e fidealizá-lo.
Além de fazer o acompanhamento da venda, é preciso monitorar a satisfação do comprador e nutrir esse cliente com novas ofertas e novidades da sua marca. Mensagens no aniversário e em outras datas comemorativas é uma forma de estreitar a relação, fidelizando os clientes e aumentando as vendas.
16. Revise os processos internos e comerciais
Para que qualquer estratégia de vendas tenha sucesso, é importante ter foco e os processos internos bem alinhados. Por isso, revise todas as etapas que passam pela jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato até que ele receba a mercadoria.
Conheça quais são os principais pontos desse caminho e como sua equipe está lidando com as principais dores encontradas dentro do processo. Dessa forma, será possível listar pontos positivos e de melhora dentro da sua operação.
Uma ferramenta que pode ajudar é a analise SWOT, que identifica oportunidades e ameaças para o seu negocio dentro do seu ramo.
17. Crie ações para recuperar clientes antigos
Provavelmente você já teve um cliente que comprou algo há um tempo e depois não voltou mais. Isso pode acontecer por diversos fatores. Nesse caso, cabe a você, entender qual é o motivo, seja insatisfação com o produto, falta de dinheiro, falta de necessidade, entre outros.
Algumas das dicas que demos para vender mais podem ser interessantes para recuperar esses consumidores antigos, como campanhas sazonais ou promoções.
Uma campanha com descontos via e-mail marketing, por exemplo, além de gerar lembrança da sua marca, pode funcionar como um gatilho para que a pessoa aproveite esse desconto exclusivo.
18. Ofereça diferentes meios de pagamento
Oferecer diversas opções de pagamento para seu cliente é uma boa alternativa para quem procura como aumentar as vendas. Uma vez que isso passa a sensação de mais autonomia durante o processo de compra online.
Nesse sentido, oferecer diferentes meios de pagamento pode influenciar diretamente na sua taxa de conversão. Atualmente os meios de pagamento mais usados no Brasil são o cartão de crédito e o boleto, mas o Pix vem ganhando preferência.
Para ter mais segurança e facilidade nos pagamentos e recebimentos do seu e-commerce, uma opção é escolher os gateways de pagamento, sistemas responsáveis por conectar e transferir dados entre os usuários e os bancos, operadoras de cartão de crédito etc.
19. Utilize o CRM na rotina comercial
Utilizar uma ferramenta ou um sistema de CRM dará autonomia para sua equipe de vendas e segurança para a gestão, permitindo ter um controle do processo comercial sem perder nenhum detalhe importante e com organização suficiente para detectar e solucionar problemas o quanto antes.
No CRM, cada vendedor possui um registro completo de suas atividades do dia, com espaço para anotações importantes e uma visão ampla das tarefas previstas para a semana.
Além disso, o gestor também consegue visualizar e conta ainda com o apoio dos relatórios de resultados para acompanhar o progresso das metas. Por isso, nós recomendamos utilizar um CRM para otimizar a rotina comercial da sua empresa.
20. Expanda o mercado no qual você atua
Por fim, nossa última dica de como aumentar as vendas da sua loja é expandir o mercado no qual você atua, ou seja, oferecer novos produtos e serviços.
Para isso, é preciso estar de olho em alguns pontos que separamos aqui, como análise dos concorrentes, planejamento comercial, entre outros. Além de ter mais opções para o cliente, isso também pode fazer com que a sua marca ganhe mais relevância dentro do seu ecossistema.
Aprendeu como aumentar as vendas da sua empresa?
Sabemos como aumentar as vendas da sua empresa é um desafio diário para diversos empreendedores. Por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a alavancar o faturamento da sua marca.
Caso você já possua uma marca e deseja inseri-la no meio digital, confira nosso artigo completo sobre como vender no Instagram.
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