Como fechar vendas pelo WhatsApp: 10 melhores dicas para 2024!

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

Com a ascensão do comércio eletrônico e a crescente preferência dos consumidores por interações rápidas e práticas, aprender como fechar vendas pelo WhatsApp é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Neste artigo você irá aprender as principais técnicas e estratégias que vão te ajudar a construir relacionamentos duradouros com seus clientes e aumentar suas taxas de conversão de uma maneira eficaz.

Vale a pena aprender como fechar vendas pelo WhatsApp?

Sim, com certeza. Segundo dados da pesquisa realizada pela plataforma Statista, em 10 de Janeiro de 2024, o WhatsApp no Brasil conta mais mais de 147 milhões de usuários ativos, o que corresponde a mais 96% da população do país.

É importante destacar que esse sucesso esta diretamente relacionado a praticidade e quantidade de recursos interessantes que a aplicação oferece, principalmente na sua versão para empresas, WhatsApp Business.

Por exemplos, além de enviar fotos, vídeos, áudios e documentos dos mais variados tipos, também é possível disparar mensagens de marketing para uma lista de contatos específicos e ainda integra-lo a diversas ferramentas de CRM ou ERP.

Utilizar todas essas funcionalidades, aliadas de uma boa estratégias de marketing e vendas é uma ótima forma de firmar relacionamentos duradouros com seus clientes e aumentar as chances de sucesso das negociações.

Além disso, aprenda como criar link do WhatsApp, para que seus clientes possam entrar em contato facilmente quando tiverem interesse em seus produtos ou serviços.

10 dicas de como fechar vendas pelo WhatsApp

Confira a seguir algumas dicas e técnicas que separamos para te ajudar a aumentar suas taxas de conversão e maximizar suas vendas:

1. Crie um perfil profissional

O primeiro passo para o sucesso é criar um perfil profissional para sua empresa no WhatsApp Business, isso inclui uma foto da sua marca em boa resolução e uma descrição completa com informações relevantes sobre seu negócio.

Um perfil bem estruturado transmite confiança e credibilidade ao seus clientes, o que faz com que eles se sintam mais seguros para fechar um negócio e adquirir p produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

2. Se comunique com um tom profissional e amigável

É importante que você treine a sua equipe de vendedores para que, ao se comunicar com os clientes, eles sejam sempre cordiais, amigáveis e profissionais. Todo cliente gosta de se sentir especial e saber que suas necessidades estão sendo ouvidas.

Comece seus atendimentos com frases como: ""Seja bem-vindo(a) ao nosso atendimento pelo WhatsApp! Como posso tornar seu dia mais fácil?" ou "Estou disponível para ajudá-lo(a) a encontrar a melhor solução para suas necessidades. Como posso colaborar?".

3. Responda o mais rápido possível

Estar atento ao tempo de resposta é essencial quando falamos sobre como fechar vendas pelo WhatsApp. Tente sempre responder orçamentos e propostas de negócio o mais rápido possível.

Responder uma solicitação de compra ou orçamento rapidamente demonstra que sua equipe está comprometida com o atendimento, além de ajudar a manter o cliente engajado em todo o processo de compra, evitando desistências.

4. Ofereça um atendimento personalizado

Para aumentar suas chances de sucesso, é importante demonstrar interesse genuíno pelas preferências e necessidades dos seus clientes. Escute atentamente e ofereça produtos ou serviços capazes de atender ás demandas de cada pessoa.

5. Crie textos objetivos e persuasivos

Muitas empresas e vendedores tem o costume de criar textos longos e extensos para divulgar e vender seus produtos ou serviços. Apesar de funcionarem em alguns cenários, eles não são tão efetivos e podem afastar algumas pessoas.

Ao abordar seus clientes pelo WhatsApp, tente ser o mais claro e objetivo possível. Uma boa técnica é terminar suas mensagens sempre com uma pergunta, pois isso irá estimular o cliente a responder sua proposta.

6. Envie áudios

Caso seu cliente não responda em um primeiro contato, fique calmo, é possível que ele esteja ocupado ou muito atarefado no momento e não possa ou tenha esquecido de responder sua mensagem.

Caso ele permita, tente realizar um novo contato em um momento mais oportuno. Uma boa estratégia é enviar um áudio com um tom de voz firme, porém educado, questionando este cliente sobre uma resposta.

7. Utilizes os recursos multimídia

Além dos áudios, sempre que for possível, envie imagens e vídeos ao seus clientes para divulgar seus produtos de forma mais detalhada e atrativa, pois isso com certeza irá aumentar suas chances de fechar uma venda.

É importante que essas fotos e vídeos sejam produzidas com uma boa iluminação e um cenário limpo para causar uma boa impressão. Esses encaminhe esses arquivos com um pequeno texto detalhando os principais atributos e vantagens daquele produto.

8. Crie uma lista de transmissão

O WhatsApp Business permite que seus usuários criem uma lista de transmissão para enviar mensagens simultaneamente para até 256 pessoas. Esse é um recurso valioso que, se utilizado da forma correta, traz resultado incríveis.

Você pode segmentar essas listas e enviar informações direcionadas que sejam compatíveis com cada um dos seus leads. Se quiser aprender mais sobre essa função, confira nosso artigo detalhado sobre como fazer Lista de Transmissão no WhatsApp Business.

9. Utilize-se de gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma ferramenta de marketing muito poderosa capaz de despertar emoções e fazer com que seus clientes iniciem um processo de tomada de decisão de compra de forma inconsciente.

Ao utilizar certas palavras na construção do seu texto, é possível gerar um senso de urgência ou até mesmo de escassez em uma pessoa para que ela adquira um produto ou serviço da sua empresa.

10. Permita seus clientes pagar com WhatsApp Pay

Atualmente, o WhatsApp conta com um sistema que permite pessoa e empresas realizar vendas e receber pagamentos através do próprio aplicativo. Os usuários podem pagar tanto no crédito quanto no débito.

É importante destacar que dentro do WhatsApp Business não há limites de pagamentos, o que torna a plataforma um excelente canal de vendas. Por isso, adote o WhatsApp Pay o quanto antes no seu fluxo de vendas.

Aprendeu como fechar vendas pelo WhatsApp?

Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas, além de trazer dicas e estratégias interessantes que ajudem seus vendedores a fechar vendas pelo WhatsApp de maneira eficiente.

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