Como usar o JivoChat para reter visitantes
Além do número de visitas, é importante que os usuários que estão a visitar seu site permaneçam nele. O tempo de permanência médio em seu site é uma informação relevante para entender o comportamento do visitante. Vale notar também que, quanto mais tempo um visitante passa em seu site, maiores são as chances de que ele se torne um lead para email marketing ou até mesmo que concretize uma compra em sua loja virtual. Para isso, o JivoChat é uma excelente opção para fazer com que se sintam mais interessados em seus produtos ou serviços. Veja abaixo como usar o JivoChat para reter visitantes em seu site!
Ter um chat online já é o suficiente para interessar uma boa parcela dos visitantes
Só de instalar o JivoChat em seu site ele se tornará mais confiável e visto com mais seriedade, aumentando as chances de aumentar o tempo de permanência de um visitante. De acordo com furstperson, 44% dos consumidores online revelaram que o atendimento online por chat foi uma das melhores características na hora de comprar pela internet.
Ou seja, se já ter um chat online em seu site já o diferencia da competição, imagine quando usá-lo para manter os usuários em seu site? Esse fato por si só já justifica sua instalação, já que esse visitante entenderá que existe uma pessoa pronta para responder quaisquer dúvidas que ele tenha durante a navegação. Porém, existem maneiras mais ativas do que apenas instalar o JivoChat para reter visitantes. Veja alguma das melhores maneiras de fazer isso nos parágrafos seguintes.
Utilize mensagens automáticas para impedir sua saída
Uma tática que pode utilizar para evitar que seu site seja abandonado são as mensagens automáticas. Além dos convites proativos que podem ser usados quando um visitante passa alguns segundos em seu site ou acessa uma página específica, também é possível configurar mensagens automáticas quando alguém estiver saindo de seu site.
A primeira tática para reter visitantes através do JivoChat é configurar um convite proativo quando um visitante está a abandonar o carrinho. Ao acessar as configurações de seu painel de controle, pode determinar as seguintes regras para enviar uma mensagem automática. Primeiro, acesse o painel e escolha Atividades Automáticas:
Em seguida, selecione Adicionar a ação:
Dê o nome Abandonando o Carrinho para o gatilho;
Por padrão, já existe a condição Presença dos operadores online, marque o botão Sim para continuar;
Em seguida, clique em Adicionar a condição;
Selecione a opção Quando o cursor do mouse passar pelo lado superior da janela e, em seguida, novamente em Adicionar a condição;
Na condição seguinte, escolha a opção URL da página atual, seguido da opção Contém e escreva "carrinho" ou "cart", dependendo de como está a URL do carrinho de compras do seu site;
Por fim, selecione a ação Enviar mensagem por meio de um operador e digite sua mensagem. Pode tanto usar o exemplo da captura de tela abaixo ou oferecer um cupom de desconto para convencer o visitante a continuar com a compra. Clique em Salvar para terminar de criar a mensagem automática.
Vale lembrar que essa não é a única regra que pode estabelecer para reter visitantes através do JivoChat. Pode configurar uma mensagem automática para qualquer usuário que esteja saindo do site, por exemplo, independente se ele adicionou ou não produtos no carrinho. Para isso, basta seguir os passos anteriores, mas sem adicionar a regra de URL.
Manter seus visitantes o máximo de tempo possível é bom para o SEO
Outra vantagem de utilizar as mensagens automáticas do JivoChat para reter visitantes é a melhoria no SEO, podendo melhorar o ranqueamento de suas páginas no Google. Uma das dicas básicas para melhorar o SEO é o de alta permanência no site e uma baixa taxa de retorno - contabilizada cada vez que alguém entra em seu site e sai poucos segundos depois.
Vale lembrar que outro dado importante para melhora do SEO no seu site é a velocidade de carregamento. Quanto mais rápido seu site carrega no navegador dos usuários, melhor poderá ser seu ranqueamento.
Conheça outras configurações do JivoChat para reter visitantes!
Além das mensagens automáticas, o JivoChat conta com uma série de funcionalidades que podem ajudar a aumentar o tempo de permanência dos visitantes. Entre elas, pode disponibilizar e tornar necessário o preenchimento de um formulário de contato antes de um atendimento, por exemplo. Mas, ao fazer essa exigência, assegure-se de que o mínimo de informações sejam solicitados e, se possível, que seja apenas o nome e email, por exemplo. Dessa maneira, você não apenas aumenta o tempo de permanência, mas traz novos leads para seu negócio.
Também pode usar a ferramenta de telefonia e callback para falar com visitantes que preferem o atendimento telefônico. Dessa maneira, poderá guiar o visitante pelos itens de sua loja virtual e auxiliá-lo durante todas as fases do funil de vendas. Isso aumentará não apenas a permanência do visitante, mas também melhora consideravelmente as chances de efetuar uma nova venda online.
Teste o JivoChat gratuitamente e comece a reter os visitantes de seu site!
Agora que já conhece algumas maneiras de reter visitantes através do JivoChat, poderá testar essas alternativas em primeira mão ao aproveitar os 14 dias de testes GRATUITOS do JivoChat. Vale mencionar que, durante esse período, todas as funcionalidades estarão habilitadas como se já tivesse fechado nosso pacote de assinatura. Para começar seu período de teste gratuito, clique no link e complete seu cadastro!
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