Como vender no TikTok: 8 dicas para alavancar seu negócio

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

Aprender como vender no TikTok é essencial para qualquer negócio, afinal, atualmente, a plataforma é uma das redes sociais mais populares do mundo, acumulando um pouco mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Porém, para encontrar o público certo e impacta-lo de maneira positiva, é preciso entender como esta rede social funciona e desenvolver estratégias de comunicação e marketing eficientes, capazes de prender a atenção do público e vender.

Considerando isso, nós preparamos um guia que vai te ensinar tudo o que você precisa para começar a vender na plataforma, além de trazer dicas sobre como promover seu negócio e aumentar seu faturamento.

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social lançada em 2016 pela empresa chinesa ByteDance, onde os usuários podem gravar, editar e publicar vídeos de 15 segundos a até 10 minutos usando a ferramenta de edição integrada da plataforma.

Além da edição de vídeo, os usuários tem acesso a outros recursos populares, como: efeitos especiais, filtros, adesivos, transições, possibilidade de usar músicas e áudios populares em vídeos para participar de desafios e trends virais.

Para manter seus usuários engajados e proporcionar uma experiência de uso envolvente e viciante, o TikTok utiliza um algoritmo que personaliza o conteúdo de acordo com as preferências dos usuários.

Vantagens de aprender como vender no TikTok

Existem diversas vantagens em vender seus produtos ou serviços em uma plataforma como esta, veja algumas das principais:

Maior alcance e engajamento

Por conta da sua enorme base de usuários, o TikTok possibilita que às empresas alcancem consumidores de diferentes culturas e regiões ao redor do mundo. Com isso, a marca é capaz de construir uma comunidade de seguidores fiéis que consomem e interagem ativamente com o conteúdo.

Potencial viral

Dentre todas as rede sociais disponíveis no mercado, o Tiktok é a que possui o maior potencial viral. Conteúdos nessa rede podem se tornar virais em poucas horas, aumentando a visibilidade da marca e as vendas de forma orgânica.

É por isso que as marcas que aprendem a viralizar e como vender no TikTok se destacam das demais, pois além de aumentar suas vendas, elas também fortalecem a sua presença digital de maneira significativa.

Quer aprender como viralizar no TikTok? Então não deixe de conferir nosso guia com 12 dicas para aumentar seu público na plataforma!

Relatórios e insights

Ao criar uma conta no TikTok Bussiness, as empresas conseguem acessar relatórios completos sobre o desempenho dos vídeos, com informações como quantidade de visualizações no vídeo e no perfil, curva de crescimento de seguires, etc.

Essa ferramenta também fornece dados demográficos do público que consomem seu conteúdo e alguns insights que te ajudam a entender o melhor horário para postar no TikTok. Tudo isso esta disponível na seção "Análise".

Dicas de como vender no TikTok

Agora que já te mostramos as vantagens de anunciar seus produtos e serviços na plataforma, vamos conferir as principais estratégias para alavancar suas vendas no TikTok:

1. Crie uma conta TikTok Business

O primeiro passo para conseguir começar a vender e anunciar dentro da rede social é criar uma conta TikTok Business. Veja o passo a passo:

  1. Abra o app do TikTok e crie uma conta ou faça login com uma conta existente;
  2. Em seguida, toque em "Perfil" para acessar o seu perfil;
  3. No canto superior direito, toque no ícone do menu e depois em "Configurações e privacidade";
  4. A seguir, toque em "Conta" e nas opções de controle da conta, toque em "Alternar para Business Account";
  5. Agora, basta selecionar a categoria em que sua empresa se enquadra e selecionar "Próximo" para concluir a mudança.

Neste tipo de perfil, criadores de conteúdo e empresas conseguem acessar os mais diversos relatórios com dados de desempenho do perfil e das publicações.

2. Integre sua loja virtual ao TikTok

Depois de fazer o cadastro, esta na hora de integrar a sua loja virtual ao seu perfil do TikTok Business/Ads. Verifique se a plataforma de e-commerce que você utiliza oferece essa função.

Com este recurso é possível conectar e atualizar automaticamente o catálogo de produtos da sua loja virtual ao seu perfil Business, facilitando tanto o processo de anunciar na plataforma, quanto o processo de venda.

3. Estude e aprenda a usar rede social

Antes de começar a produzir qualquer tipo de conteúdo e anunciar seus produtos ou serviços, é essencial que você teste e aprenda a utilizar as ferramentas, funcionalidades e principais recursos que o TikTok oferece.

Caso tenha um bom orçamento disponível, considere contratar uma agência ou profissional de marketing e comunicação para ficar responsável por toda a estratégia de criação e divulgação dos conteúdos.

4. Conheça seu público

Entender quem são seus seguidores e o o que eles gostam de consumir é crucial para que você consiga criar conteúdos atrativos que ressoem com eles. Isso pode ser feito através das ferramentas analíticas do Tiktok.

Não se esqueça de pesquisar e observar quais vídeos seus seguidores costumam interagir e quais trends ou hastags são populares entre eles, pois isso pode servir como um ponto de partida e aumentar suas chances de sucesso.

5. Crie conteúdos autênticos e criativos

Para conseguir criar conteúdos atrativos, é essencial usar toda a criatividade e mostrar seus produtos sempre de maneira original. Fuja do comum, esteja atento às tendências e crie conteúdos relevantes que façam sentido e agreguem valor.

Uma boa estratégia é analisar o que outras empresas do ramo estão fazendo e explorar a aba "Descobrir" com objetivo de encontrar hastags, trends e desafios que fazem sentido para o seu negócio e possam ser utilizados para estimular o público.

6. Colabore com influenciadores do seu nicho

Fazer parcerias e colaborar com influenciadores digitais relevantes é uma das melhores estratégias para quem ainda não sabe como crescer no TikTok. Afinal, esses criadores já conquistaram um público fiel e podem ajudar a atrair novos seguidores para a sua marca.

Além disso, os influenciadores têm um profundo entendimento do tipo de conteúdo que melhor ressoa com seus seguidores. Isso permite a criação de campanhas mais autênticas e eficazes, gerando um bom engajamento e aumentando as vendas.

7. Ofereça promoções e descontos exclusivos

Para incentivar a compra imediata e realizar ainda mais vendas, ofereça promoções ou até mesmo descontos exclusivos para seus seguidores no TikTok. Por exemplo, você pode incluir um link na bio do seu perfil que direcione os clientes para sua loja virtual com o desconto aplicado.

8. Anuncie no TikTok Ads

Com um perfil Business, empresas e influenciadores tem acesso ao TikTok Ads, uma ferramenta de anúncios pagos nativa onde é possível criar campanhas e anúncios para atrair o público que usa a plataforma.

A ferramenta permita que: você crie anúncios personalizados, escolha o público com base em dados demográficos, utilize diversos formatos diferentes (TopView, In-Feed Ads, Hashtag Challenges, etc), faça testes A/B, defina um orçamento para campanha e muito mais.

O TikTok Ads também conta com ferramentas analíticas detalhadas que te ajudam a monitorar e avaliar o desempenho da suas campanhas para que você possa otimizar suas estratégias conforme necessário.

Se você não tiver certeza do quanto investir e nem como montar uma estratégia de TikTok Ads, saiba que existem algumas empresas de Marketing digital que são especializadas na plataforma e podem te ajudar.

Aprendeu como vender no TikTok?

Esperamos que este guia tenha sido útil para você entender como vender no TikTok, utilizando as ferramentas da plataforma para aprimorar suas estratégias, aumentar o engajamento, melhorar sua presença digital e alavancar seu faturamento.

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