Como vender online: 12 dicas para vender mais na internet
Negócios de todos os segmentos do mercado buscam formas de obter sucesso de vendas através da internet. Para isso, marcas de diversas áreas usam estratégias diferentes, contextualizadas em seu setor para conseguir vender online, mas uma coisa que todas têm em comum é a utilização dos mesmos meios para alcançar estes resultados.
Proporcionar uma boa experiência digital é fundamental para que consumidores possam encontrar os produtos desejados e, após sua aquisição, criar um relacionamento com as marcas.
Algo que pode ser feito através de sites, pesquisas, redes sociais e até mesmo vídeos no YouTube.
As possibilidades e oportunidades de gerar resultados e ganhar dinheiro com um negócio digital são desejadas por muitas pessoas, no entanto, conquistar estes objetivos não é algo fácil.
É preciso de muito trabalho e dedicação para encontrar as melhores soluções para que um empreendimento possa ter sucesso em suas vendas na internet.
Por isso, aprender como vender online é algo essencial para profissionais que buscam o sucesso de um empreendimento digital.
Além das habilidades de gerenciamento do negócio, é preciso aprender como criar estratégias de marketing digital personalizadas que irão atrair consumidores e aumentar suas vendas.
Preparamos este artigo com algumas dicas e técnicas que irão auxiliar sua jornada de estruturação de um negócio digital de sucesso. Vamos lá?
Elabore um plano de vendas
Uma das etapas iniciais para começar a vender online é criar um plano de vendas bem organizado e estruturado. Ele irá guiar o desempenho do seu negócio e ditar as etapas que proporcionam um bom atendimento aos clientes.
Mas afinal, o que é um plano de vendas? É um documento onde as estratégias para aquisição de clientes de um negócio são anotadas.
Não importa o tamanho do negócio e de sua equipe de atendimento, este documento irá guiar e padronizar a qualidade do atendimento para que todos os consumidores tenham uma experiência consistentemente boa.
O plano não é algo estático e deve ser revisado periodicamente para garantir que o planejamento e as estratégias adotadas estão colaborando com a conquista de seus objetivos.
Como criar seu plano para vender online
Aprenda a criar um plano de vendas eficiente que irá direcionar sua equipe e negócio para o sucesso.
1. Pesquise e conheça seu público-alvo
Conhecer as principais características do público-alvo é um requisito para boas vendas tanto em negócios offline, quanto em comércios online.
Apenas com estas informações em mãos será possível criar estratégias realmente eficientes em conquistar e converter consumidores em clientes.
Após entender quem é seu público, seu negócio deve identificar os canais preferidos destes consumidores, utilizar uma linguagem de comunicação compatível e entender quais são suas dores para oferecer soluções que possam ajudá-los a realizar seus desejos.
2. Crie um persona
A criação de persona é um método muito utilizado por negócios de todos os segmentos.
Também conhecido como "cliente ideal", a estratégia consiste em criar um cliente fictício com as características que seu negócio deseja atrair, levando em consideração os interesses, ofício, comportamento, idade, localização, etc.
Ter uma persona definida irá auxiliar sua equipe a identificar clientes que se enquadram no perfil de público-alvo, proporcionando negociações mais fáceis.
Além disso, a criação de estratégias e campanhas de marketing devem ser voltadas para conquistar a atenção deste cliente ideal.
Negócios grandes ou diversificados que atendem públicos variados podem ter mais de um tipo de persona.
3. Estruturação da equipe de vendas
Organizar bem sua equipe de vendas é importante para assegurar que todas as funções do seu plano estão sendo cumpridas corretamente.
Uma maneira eficiente de estruturar seu plano é dividir equipes diferentes para que cuidem de abordagens de vendas diferentes.
A maneira mais prática de fazer isso é criando estratégias de vendas inbound, feitas através da produção de conteúdo, e vendas outbound, feitas através de métodos tradicionais de marketing e publicidade.
Enquanto os profissionais responsáveis pelo outbound atuam diretamente com os consumidores desde seu primeiro contato, os profissionais do inbound irão manter o foco nos canais de vendas que podem gerar leads e conversões.
Após aprender sobre a importância que um plano de vendas tem para o seu negócio, confira algumas dicas práticas sobre como vender online.
12 Dicas de como vender online
A internet oferece inúmeras possibilidades e ferramentas para que negócios digitais possam encontrar seu público.
Desde anúncios através do Google Ads, ao conteúdo produzido para blogs, marcas conseguem ganhar visibilidade e conquistar consumidores.
Portanto, aprender as melhores estratégias e métodos para vender online é importante para que um negócio consiga se destacar em um mercado tão competitivo como é o digital.
Confira a seguir algumas dicas que irão ajudar seu empreendimento a criar uma ótima experiência de compras para aumentar suas vendas.
1. Defina o que seu ecommerce irá vender
O primeiro passo para empreendedores que já tem um comércio offline ou que irão começar um negócio digital do zero é definir o que vender na internet.
É verdade que a quantidade e o sucesso dos ecommerces têm crescido no Brasil nos últimos anos, no entanto, entrar na tendência sem planejamento é um erro muito grave.
Fazer as escolhas corretas é algo decisivo para o sucesso do seu negócio. Então, como primeira etapa, defina os produtos ou serviços que serão vendidos online.
No caso de empreendedores que já tem um varejo, avalia quais opções oferecem boas oportunidades de serem comercializadas online.
Leve em consideração cada detalhe relacionado ao produto ou serviço oferecido e avalie se o seu negócio tem a estrutura para atender todos os seus clientes com qualidade e no prazo adequado.
Dê preferência às vendas de produtos ou materiais que você domina para garantir o controle em todo o processo de vendas e durante o pós-venda.
Leve em consideração também a segmentação do seu negócio baseado em seu público. Vender produtos muito diferentes para públicos muito diferentes pode fazer com que os consumidores não sintam confiança em seu negócio.
Então, definia quem você quer como cliente e escolha produtos dentro da área de interesse destas pessoas.
2. Escolha bem os canais de divulgação dos seus produtos
Definir quais serão seus canais de venda também é uma decisão importante. Hoje, o mercado de ecommerce oferece oportunidades para vender diversas maneiras: marketplaces, redes sociais, dropshipping ou sites.
Cabe a você definir quais são seus objetivos e quais destas plataformas são mais relevantes para o seu público. Dependendo do seu negócio, é possível até mesmo escolher mais de uma opção e vender por diversos canais.
Uma dica é pesquisar bem pela internet para quais são os melhores sites para vendas e marketplaces, dessa forma pode ser que a venda multicanal seja uma estratégia viável para o seu empreendimento.
3. Crie um site para vender online
Existem diversas formas de vender online sem um site, através de redes sociais ou marketplaces. No entanto, negócios com planos de crescimento e um alto número de clientes geralmente utilizam um site para tornar seus processos mais eficientes e proporcionar uma boa experiência aos consumidores.
Ao definir que sua empresa precisa de uma loja virtual, é importante saber que todas as funcionalidades disponíveis em seu site devem funcionar da melhor maneira possível.
Os visitantes precisam conseguir acessar a loja facilmente. Caso tenham problemas, seja na navegação ou com a velocidade de carregamento, provavelmente abandonarão a compra.
Busque por boas plataformas de criação de lojas virtuais e evite os erros mais comuns cometidos por ecommerces, como imagens muito pequenas ou muito pesadas, sites lentos, muitos anúncios, letra em tamanho ou cor inadequada e pouco contraste com o fundo de sua página.
Confira a seguir as plataformas de destaque para quem está querendo aprender como vender online:
1. Wix
Não há como falar sobre como começar a vender online sem mencionar a Wix, líder entre as plataformas para criação de sites e, claro, lojas virtuais, atendendo negócios no mundo inteiro.
Sem ter conhecimentos em programação ou design, você poderá aproveitar o construtor intuitivo para criar um site de vendas otimizado para dispositivos móveis, com design modernos e recursos para gestão de seus produtos, base de clientes, estoque e processamento de vendas.
Além disso, você ainda pode explorar demais canais de vendas. Vale a pena conferir como é fácil começar a vender online com a Wix.
2. Nuvemshop
A Nuvemshop foi eleita como melhor plataforma de ecommerce nos anos 2017, 2019 e 2020 pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e também se destaca no mercado nacional, possibilitando a criação de seu próprio negócio na internet com facilidade.
Ela oferece todos os recursos que você precisa para lançar seu negócio e começar a vender na internet através de diversos canais de vendas.
4. Crie um bom processo de vendas
Já explicamos o que é o processo de venda e sua importância para que um negócio consiga um bom número de vendas online. Portanto, invista seu tempo na criação do seu plano.
Faça isso usando dados coletados sobre o seu público. Então, crie processos para transformar consumidores em leads e guiar esses leads por um caminho intuitivo e independente com a finalidade de torná-los em clientes.
5. Mostre o valor do que é vendido online
É preciso que o motivo pelo qual os consumidores precisam comprar sua solução está bem claro. Caso contrário, será mais difícil conquistar seus clientes sem que consigam entender com facilidade o potencial dos seus produtos ou serviços.
Uma das maneiras de fazer isso é utilizando técnicas de storytelling em sua estratégia de marketing.
Produza conteúdo para suas redes sociais, blog e até mesmo YouTube visando contar histórias fáceis de se conectarem com os clientes enquanto mostra os benefícios do que é oferecido.
6. Defina os métodos de envio e frete
A logística é uma parte integral do ecommerce e deve ser gerenciada com muita eficiência para proporcionar uma boa experiência aos clientes. Empreendedores que têm ou desejam fazer um negócio digital precisam escolher boas formas de envio para seus produtos.
Para fazer isso é preciso levar em consideração a qualidade do serviço prestado e o preço para o consumidor. Entregas com atrasos irão gerar reclamações e avaliações negativas, já taxas de frete muito altas podem desencorajar os consumidores a finalizar uma compra.
Portanto, avalie com muito cuidado todas as opções disponíveis e tenha como meta diminuir custos enquanto mantém uma boa qualidade de serviço prestado.
Uma boa maneira de descobrir bons preços praticados no mercado é avaliar o valor cobrado pela concorrência.
Desta maneira será possível decidir entre cobrar o preço cheio do frete aos clientes ou até mesmo cobrar uma taxa adicional que permite a arrecadação de dinheiro para realizar promoções com frete grátis para as principais regiões atendidas pela sua loja virtual.
7. Precifique seus produtos para vender online
Para otimizar seus lucros enquanto vende na internet, é preciso definir muito bem o preço de cada item que será vendido em seu ecommerce.
Um erro comum é olhar apenas para os preços praticados pelos concorrentes e copiá-los. Ao fazer isso, empreendedores se esquecem de considerar os gatos das operações do seu próprio negócio.
Para definir um preço, avalie os gastos necessários e qual a margem de lucro gostaria de ter, a partir daí precifique seus produtos.
8. Escolha os métodos de pagamento
Outro quesito muito importante para o sucesso de um ecommerce é a escolha dos métodos de pagamentos que serão utilizados em seu site.
Existem diversas opções e empresas parceiras que oferecem formas de pagamento, mas antes de escolher lembre-se que é importante escolher alternativas conhecidas e bastante usadas no mercado para que seus clientes sintam-se seguros de oferecer seus dados e fazer uma compra.
Também é recomendado que seu empreendimento utilize vários métodos de pagamento, como Pix e boleto bancário para oferecer mais opções de escolha ao consumidor.
Tenha em mente que tornar o pagamento um processo prático e fácil irá contribuir com um número maior de vendas, fazendo menos pessoas desistirem de suas negociações.
9. Monitore suas vendas online
Ao empreender com um ecommerce será preciso realizar tarefas relacionadas às compras e pedidos de clientes, responder interações nos canais de comunicação escolhidos pela empresa, tirar dúvidas sobre os produtos, entre outras coisas.
Se o seu negócio tiver tamanho e colaboradores, defina profissionais responsáveis por acompanhar suas operações online. Caso seja um empreendedor individual, tenha um horário reservado para esta tarefa no seu dia a dia.
Além disso, periodicamente gere relatórios para identificar o progresso rumo aos seus objetivos. Desta forma será possível avaliar quais estratégias devem ser adaptadas para que seu negócio continue evoluindo e aumentando o número de vendas.
10. Invista em marketing de conteúdo
Uma estratégia de marketing de conteúdo, também conhecido pelo termo inbound marketing, é algo fundamental para diminuir seus custos de divulgação, enquanto aumenta o alcance do seu negócio.
A estratégia funciona a partir de um conceito simples, uma marca produz conteúdo de valor e atrai o público interessado.
Então, ao conquistar o interesse destes clientes em potencial é possível adotar estratégias mais diretas para que estes consumidores considerem a compra.
Se você ainda não tem uma estratégia estruturada, comece avaliando quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público-alvo, como Instagram, YouTube, blog, etc. Então, busque por referência de marcas e pessoas que já produzem conteúdo neste segmento.
Selecione os temas mais interessantes para possíveis clientes e comece a produzir o conteúdo através de blogging e redes sociais para impulsionar o seu negócio online.
11. Ofereça o serviço de atendimento online
O atendimento é algo muito valorizado pelos clientes. Atender bem pode ser o fator decisivo entre uma desistência e uma negociação.
Portanto, oferecer o canal preferido dos consumidores é uma forma de aumentar sua satisfação, neste caso estamos falando do atendimento online. Quando comparado ao email e às ligações, o chat online é a opção mais escolhida por clientes.
Contar com este canal dentro do seu próprio site proporciona oportunidades de interação direta com os visitantes, possibilitando sua equipe a aplicar técnicas de vendas para conseguir fechar mais negociações.
Além disso, plataformas profissionais de chat também possibilitam o início de conversas através de convites proativos e o monitoramento das páginas acessadas, informações valiosas na hora de iniciar uma conversa.
O chat online também é eficiente na hora de coletar dado sobre os consumidores, podendo ser integrado com ferramentas de CRM, gerando leads diretamente para o seu processo de vendas.
12. Elabore uma estratégia de pós-venda
Uma das etapas que não podem ser ignoradas por quem quer aprender como vender online é o pós-venda.
Afinal, vender para quem já comprou do seu negócio pode ser de 4 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo consumidor.
É preciso ter atenção com seus clientes, pois sua opinião é importante e pode influenciar tanto em novas compras quanto nas compras de outras pessoas. Portanto, dê uma atenção especial para clientes que já compraram de você.
Estes consumidores podem entrar em uma lista especial para receber ofertas únicas, novidades e até mesmo indicações de produtos relacionados à sua compra.
Aprendeu com nossas dicas de como vender online?
Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado informações úteis e práticas que irão ajudar a vender mais em seu negócio online. Se você se interessou pela dica sobre o chat online, confira a ferramenta profissional JivoChat.
Ao instalar esta plataforma de atendimento online em seu site será possível conversar com seus clientes em tempo real, conferir as páginas que os visitantes estão acessando e convidá-los com convites proativos que podem ter mensagens personalizadas.
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