Como vender pela Internet em 2024 [Guia Completo]

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Vender pela internet é uma ótima forma para quem deseja empreender sem precisar sair de casa.

Esse modelo digital oferece várias vantagens, nele é possível garantir que o seu negócio fique aberto 24 horas por dia, vendendo em qualquer horário e em todos os dias do ano.

Além das vantagens, o panorama continua positivo. Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce no Brasil atingiu R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023.

O valor os seis primeiros meses apresenta um aumento de 2% comparado ao ano passo. Um valor que apesar de tímido, indica que há espaço para continuar crescendo.

Se você tem interesse em fazer parte desse mercado que continua crescendo, confira nosso artigo sobre como vender pela internet e saiba como começar.

O que são as vendas pela internet?

Qualquer tipo de operação comercial online pode ser considerada uma venda pela internet, sejam eles produtos ou serviços, distribuídos sem qualquer contato físico entre cliente e vendedor.

Nesse modelo de negócio, os consumidores acessam o e-commerce através de um navegador ou app.

Após acessar a loja, o consumidor escolhe um produto ou serviço que deseja adquirir, faz o pagamento e recebe sua mercadoria em casa.

Passo a passo de como vender pela internet

Se você tem interesse em começar um negócio online, confira o passo a passo a seguir com as principais dicas de como vender pela internet.

Notebook ao lado de um smartphone, relógio, calculadora, caderno, cartão e relatório

1. Faça um estudo de mercado 

O primeiro passo de como vender online, antes mesmo de escolher um canal de vendas e suas mercadorias, é realizar um estudo de mercado.

Contar com esses dados é importante para basear suas decisões em informações reais sobre o público escolhido, seu nicho de mercado e o investimento necessário para começar um negócio sustentável.

2. Escolha os melhores produtos para vender pela internet

É importante fazer uma escolha estratégia do que vender na internet, já que será necessário equilibrar produtos com uma boa saída e com uma boa margem de lucro.

Essa escolha deve ser feita a partir do estudo do púlbico que você deseja atender, o mercado em que deseja atuar a sua concorrência.

Também é importante levantar custos de produção e logística para criar um plano de negócio, viabilizando seu negócio.

A melhor forma de fazer isso é criando uma loja para atuar em um nicho específico, se diferenciado da concorrência e oferecendo uma boa experiência aos consumidores.

3. Defina seu público-alvo

O próximo passo de como vender pela internet é definir seu público-alvo e, a partir desses dados, criar uma buyer persona para o seu negócio.

Tendo o cliente ideal para seu negócio em vista, será mais fácil definir estratégias de vendas e criar campanhas de marketing digital que funcionam.

Esse tipo de informação ajuda a escolher plataformas onde divulgar, a linguagem que será usada, estilo de layout, imagens, métodos de pagamento disponíveis e vários outros aspectos importantes para uma loja digital.

4. Escolha os canais de venda

A próxima etapa de como vender pela internet é definir quais canais de vendas serão utilizados.

A vantagem de atuar no e-commerce é poder contar com vários canais, como lojas virtuais, marketplaces e redes sociais.

Isso sem precisar se prender a um método só. É possível utilizar vários canais para aumentar o alcance de sua marca. 

Contudo, tente identificar as alternativas mais usadas pelo seu público e concorrência para evitar investir tempo e trabalho em um canal que não irá gerar tantos resultados.

5. Escolha um nome para sua marca e domínio

Com o planejamento inicial tendo sequência, é preciso ter certeza do nome do seu negócio e o nome de domínio.

É importante que esse nome seja marcante, fácil de escrever, fácil de ser falado e fácil de ser lembrado.

Caso seu negócio ainda não tenha um nome, use estratégias criativas para encontrar uma boa opção. Se sua marca já existe, seu próximo passo é descobrir se o domínio que deseja está disponível.

Para fazer isso, acesse sites como o Internic e Registro.br para checar a disponibilidade de nomes.

Depois disso, confira se o nome escolhido também está disponível para ser registrado com sua marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso é importante para evitar problemas legais.

6. Analise a concorrência

O próximo passo de como vender pela em um e-commerce é avaliar quem são seus concorrentes e quais ações eles estão tomando.

Pesquise para descobrir que produtos eles vendem, quais são seus canais de vendas, o preço dos seus produtos, como se posicionam no mercado e até mesmo como executam estratégias de marketing.

Entender esses aspectos é uma tarefa importante para entender melhor como seu negócio irá se comportar e desempenhar nesse mercado.

7. Escolha uma plataforma e crie sua loja virtual

Com seu planejamento pronto, é hora de colocá-lo em prática. Após escolher os produtos que serão vendidos, é preciso escolher uma plataforma para disponibilizá-lo online.

A melhor alternativa irá depender do seu objetivo e da forma que deseja vender. Caso opte por criar sua própria loja virtual, considere usar uma plataforma como: 

Se você prefere vender em marketplaces ou irá usar essa plataforma em conjunto com sua loja, invista em alguns dos maiores marketplaces no Brasil: 

Caso tenha interesse em se inscrever em um programa de afiliados ou criar produtos digitais, considere usar as opções:

  • Hotmart
  • Monetizze
  • Eduzz
  • Afilio

Além das opções que apresentamos, existem outros apps, dropshipping e vendas feitas por assinaturas que usam plataformas criadas especificamente para esses objetivos.

8. Faça a precificação dos produtos para começar a vender

Outro ponto importante de como vender online é a precificação dos produtos, um alvo comum de dúvidas entre os vendedores.

Para definir preços da melhor maneira possível, primeiro é preciso avaliar quais são seus custos, então definir um valor que ofereça margem de lucratividade.

Lembre-se que existem vários tipos de custos, fixos e variáveis, como custos de compra, comissões de plataformas, sistemas.

Então, defina uma margem de lucro que continue mantendo um preço atrativo para os clientes.

Também é preciso entender que o preço dos produtos faz parte do posicionamento de sua loja. Leve isso e os preços praticados pela concorrência em consideração na hora de fazer sua escolha.

9. Defina os métodos de pagamento

Outro aspecto essencial de como vender produtos online é a escolha dos métodos de pagamento, afinal, sem elas os clientes não conseguem comprar.

É importante oferecer uma boa variedade de opções para que os clientes sintam segurança de comprar com seu método de preferência.

As ferramentas de ERP são excelentes para gerenciar os pagamentos e oferecer métodos como o boleto.

10. Organize a logística

A logística é mais um aspecto importante de como vender pela internet para negócios que trabalham com produtos físicos.

Diretamente ligada à satisfação dos clientes, é preciso que o produto chegue o mais rápido possível, sem avarias e pelo menor custo.

Só é possível garantir essas qualidades ao criar um plano de logística que pensa em seu estoque, na separação e no envio dos pedidos.

Além disso, assegurar a logística reversa é fundamental, já que a devolução é um direito do consumidor brasileiro.

Uma forma de facilitar e agilizar esse processo é usar um serviço de logística como o Melhor Envio, plataforma voltada a facilitar o envio de ecommerces.

11. Escolha os canais de divulgação da sua loja

Até aqui o seu trabalho tem sido o de estruturar sua loja virtual, mas para que as pessoas comprem do seu negócios será preciso divulgar seus produtos e sua marca.

A boa notícia é que a internet oferece diversas alternativas para criar estratégias de marketing digital, alcançando seu público com precisão e eficiência.

Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads permitem criar anúncios pagos muito segmentados, sendo exibidos para clientes em localizações específicas e com interesses específicos.

Contudo, investir em estratégias orgânicas para gerar tráfego em seu site é um passo importante para criar um negócio saudável, fidelizando clientes e conquistando novos.

Existem inúmeras estratégias e ferramentas que podem auxiliar nessas tarefas. Se tem interesse em aprender mais sobre as estratégias para lojas virtuais, confira nosso guia completo de marketing digital.

12. Invista no atendimento ao cliente

Para finalizar, é preciso aprender e contar com as ferramentas necessárias para oferecer um ótimo atendimento ao cliente.

Esse é um aspecto essencial nas vendas pela internet, afinal, os consumidores não podem conferir os produtos pessoalmente e precisam de suporte para auxiliá-lo caso exista essa necessidade.

Garanta que as formas de entrar em contato com seu negócio sejam fáceis e práticas.

Oferecer um bom atendimento, feito de forma humanizada e personalizada é uma das principais formas de criar uma boa reputação para o seu negócio.

Isso permite que sua loja se diferencie da concorrência através de um dos aspectos mais importantes para os clientes, a experiência com seu negócio.

Quais são os benefícios de vender pela internet?

Agora que aprendemos as principais dicas de como vender pela internet, é hora de conferir as principais vantagens de investir em um negócio online.

1. Flexibilidade de horários

Uma das principais vantagens de ter uma loja online é poder contar com horários flexíveis para trabalhar.

É possível adaptar seu cronograma para os horários em que é mais produtivo, decidir quando terá folga e gerenciar quantas horas serão trabalhadas semanalmente.

Contudo, saiba que isso não significa que irá trabalhar pouco. A quantidade de trabalho necessária para administrar uma loja virtual é semelhante à necessária para gerenciar um negócio físico.

2. Autonomia

Uma das vantagens de criar sua loja virtual é a autonomia para trabalhar com o nicho e os produtos que você prefere.

Isso significa que as decisões importantes sobre como interagir com seu público, as estratégias de marketing digital e a linguagem usada pela sua marca serão todas suas.

Essa responsabilidade pode ser desafiadora, mas contar com uma pessoa só tomando as decisões garante que as ações, a comunicação e o visual de sua empresa sejam mais coesos e integrados.

3. Vantagens de ser MEI vendendo pela internet

Ao vender pela internet também é possível garantir seus direitos trabalhistas sendo um MEI - Microempreendedor Individual.

Essa modalidade de empreendimento conta com a guia de impostos unificados, com um valor mensal que pode variar de R$ 49,90 a R$ 59,90 dando acesso a direitos da Previdência Social.

4. Possibilidade de alcançar mais clientes

Uma das maiores vantagens de vender online é alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo. Isso significa que a distância deixa de ser uma barreira que impede os negócios.

Portanto, é possível vender localmente, para outras cidades, estados e países. Essa é uma vantagem muito interessante principalmente para negócios que vendem produtos de nicho.

5. Baixo custo

Uma das maiores vantagens de vender pela internet é o baixo investimento, já que não é preciso de um ponto de vendas físico nem uma grande equipe de vendedores.

Pequenos negócios e lojas que estão começando geralmente precisam apenas de 1 pessoa para gerenciar as vendas, separar e enviar os pedidos, uma economia que pode ser repassada para outros setores como marketing e até mesmo aquisição de produtos.

6. Carrinhos de compras mais cheios

É comum que pessoas comprem mais itens de uma vez só para fazer com que o valor do frete seja compensado, pois comprar os itens separadamente pode sair mais caro.

As promoções de frete também podem gerar esse efeito. Existem clientes que vão navegar por suas páginas pesquisando produtos, é provável que eles encontrem mais de um item que estão precisando.

Então, para aproveitar a promoção de frente, decidem comprar mais, economizando tempo e dinheiro.

7. Possibilidade de vender 24/7

Na internet e no e-commerce não existe nada como "horário comercial". Clientes podem acessar suas páginas e comprar em qualquer hora do dia.

Essa flexibilidade no horário permite que os consumidores acessem as lojas virtuais e comprem no seu tempo, seja antes de ir trabalhar, durante o dia, a noite após o trabalho e até mesmo de madrugada.

8. Métodos de pagamento

Um dos principais fatores que fizeram o e-commerce crescer muito pelo mundo inteiro é a conveniência gerada ao consumidor.

Por isso muitas empresas focam na facilidade de comprar, tornando o processo de vendas o mais simples e prático possível.

Oferecer várias formas de pagamento é uma das principais maneiras de gerar uma experiência de compra agradável.

9. Envio

Diretamente relacionado à conveniência de comprar online, o envio é um dos principais motivos pelos quais consumidores buscam lojas virtuais.

Fazer compras em lojas físicas é algo que pode ser trabalhoso e exigir planejamento, seja para visitar um shopping ou uma loja física.

Com as compras online o cliente precisa apenas preencher seu endereço para receber suas encomendas em casa, sem esforço algum.

Quais são as fases da venda pela internet?

Entender como funcionam as fases de uma venda é importante para quem deseja aprender como vender pela internet.

Podemos explicar os processos de vendas de uma forma resumida em apenas 3 etapas:

  1. Ações para atrair visitantes
  2. Conversão de visitantes em clientes
  3. Fidelização dos clientes

Um conceito do marketing digital que é usado por muitos e-commerces para aumentar seu faturamento e vender mais pela internet é o funil de vendas.

Sua proposta é ilustrar as principais etapas pelas quais um consumidor em potencial leva desde seu primeiro contato com a marca até uma conversão.

Levar essa jornada em consideração é importante para entender como o cliente experimenta esses processos.

Ter um funil de vendas bem definido e analisar a jornada de compras pode ajudar negócios virtuais a entender mais sobre o processo como um todo.

Logo abaixo podemos conferir um esquema básico de funil de vendas e descrever os objetivos de suas etapas.

Funil de vendas com as palavras atrair, converter, vender e encantar

A proposta de um funil como esses é atrair consumidores desconhecidos usando blog, redes sociais e palavras-chave.

Ao acessar algum dos seus canais, o próximo passo será converter esse visitante em um lead com landing pages, formulários e pelo atendimento.

A próxima tem como objetivo fechar uma venda com os métodos mais interessantes para o seu negócio, seja o marketing de conteúdo, e-mail marketing ou campanhas de marketing digital.

O processo não acaba após a venda. Depois de converter o lead em cliente, sua marca deve focar no atendimento pós-venda para fidelizar essas pessoas.

Isso pode ser alcançado através do compartilhamento de conteúdos exclusivos via e-mail, redes sociais, coletando o feedback e oferecendo promoções exclusivas.

Como conquistar mais visitantes para vender pela internet?

Agora que já sabemos como vender pela internet, é hora de entender o essencial para atrair visitas.

Afinal de contas, as lojas virtuais funcionam exatamente com as lojas físicas nesse quesito: sem visitantes e pessoas interessadas em seus produtos elas não geram vendas.

Confira a seguir algumas dicas muito relevantes que podem ajudar a atrair os clientes certos para sua loja, gerando resultados rápidos e assertivos.

Defina o público-alvo para seus anúncios

Usando esses dados determine as características quantitativas como gênero, idade, localização e estado civil para criar mensagens mais assertivas e escolher os melhor canais para atingir essas pessoas.

Depois disso, detalhe os aspectos qualitativos do seu público, tentando entender suas motivações, dificuldades e necessidades que podem ser resolvidas pelo seu negócio.

Defina suas estratégias para gerar tráfego qualificado

Com seu público-alvo bem definido, é hora de pensar nas estratégias e ferramentas que serão usadas para levá-los até o seu site. 

Existem diversas formas de fazer isso, mas tudo depende de como seu negócio irá atuar e o orçamento para suas campanhas.

Confira a seguir as principais maneiras de gerar tráfego para sua loja virtual.

1. Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo é uma estratégia acessível financeiramente de como vender online, mas que exige um investimento de tempo constante para criar conteúdos relevantes para o seu público.

Ao fazer o marketing de conteúdo, seu negócio não irá apenas vender na internet, mas pode aumentar sua presença na internet e se tornar uma referência em sua área.

Isso é possível através da criação de conteúdo que geram valor. Ou seja, que não são publicitário e oferecem algo relevante aos consumidores.

Alguns formatos interessantes de conteúdos são posts em seu blog, infográfico, e-books, vídeos e publicações nas redes sociais.

2. Facebook Ads e Instagram Ads

O Gerenciador de Anúncios do Facebook pode ser usado para criar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, usando filtros de segmentação que permitem filtrar a localização, idade, interesses e até mesmo comportamentos.

Os anúncios do Instagram podem ser feitos tanto no Feed quanto nos Stories. Já o Facebook Ads oferece uma grande variedade de formatos, com imagens, carrossel, vídeos e vários outros.

3. E-mail Marketing

Apesar de existir há muito tempo, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia muito efetiva de como vender pela internet.

Tudo depende de como ela é implementada em seu plano de marketing digital.

Uma das melhores maneiras de aplicar o e-mail marketing é enviando mensagens para quem ofereceu seu contato de forma intencional, por um formulário ou outros métodos.

Busque usar páginas de captura para conquistar leads através do marketing de conteúdo, então tente conduzir essas pessoas pelo funil de vendas com mensagens que tenham ofertas que não sejam invasivas.

4. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas voltadas para a otimização para os mecanismos de busca e anda lado a lado com o marketing de conteúdo.

O conceito tem como objetivo fazer com que uma loja virtual apareça nos primeiros resultados orgânicos de mecanismos de busca como o Google e o Bing.

Portanto, aplicar o SEO em seu site é importante para atrair os clientes que pesquisam sobre produtos.

Esse tipo de estratégia não tem um custo para ser implementada, na verdade, deve ser feita durante o desenvolvimento e a manutenção de sua loja virtual.

5. Influenciadores Digitais

Empresas que buscam uma forma mais humana de como vender pela internet é optar por anunciar com influenciadores digitais do seu nicho.

Para adotar essa estratégia, encontre um influenciador que compartilhe seu público e esteja alinhado aos valores de sua marca.

Então, faça um acordo com a tarefa do influencer para combinar como o pagamento será feito ao influenciador e como ele irá divulgar o seu negócio.

Principais canais para vender pela internet

Escolher os canais para atuar é uma das etapas mais importantes para vender pela internet. É essencial escolher as alternativas que mais estejam alinhadas com sua proposta de negócio.

Ao escolher os canais certos para o seu tipo de negócio será mais fácil gerar tráfego e potencializar suas vendas.

Confira a seguir as principais alternativas de canais para vender online.

Smartphone com a imagem de uma sacola, ao lado de céculas de dinheiro e um mouse clicando em um carrinho de compras

Loja Virtual

Saber como vender pela internet através de uma loja virtual é uma das principais formas gerar resultado.

Esse canal permite que sua marca tenha seu próprio site, com sua identidade visual, essência e configurações que desejar.

A loja virtual também dá a liberdade de escolher os produtos em destaque e criar uma experiência de compra única para seus clientes.

As técnicas de SEO e a produção de conteúdo também são pontos fortes que esse canal de vendas oferece, fortalecendo a presença de sua loja nos resultados em páginas de busca.

Redes Sociais

Além de ser um canal para interagir com os consumidores e compartilhar conteúdo, as redes sociais mais relevantes oferecem ferramentas para vender online. Confira quais são as principais: 

Loja do Facebook

É uma alternativa gratuita para criar um catálogo e divulgar seus produtos pela plataforma. A ferramenta permite adicionar um grande número de itens de uma vez só em sua página comercial.

Clientes que se interessarem por um produto podem clicar no item em questão, que será redirecionado para a página de compra de sua loja virtual.

Instagram Shopping

O Instagram é uma rede social que foca no conteúdo visual, um ambiente perfeito para divulgar os seus produtos.

A plataforma conta com um recurso que permite marcar seus produtos com uma etiqueta em Stories e posts do seu feed.

Clientes interessados podem clicar no produto para serem direcionados a uma página de vendas em seu e-commerce.

Usar o Facebook e o Instagram para vender é uma forma muito relevante de gerar tráfego para seu site.

WhatsApp Business

O WhatsApp para Negócios é uma versão profissional do aplicativo que permite gerenciar todas as mensagens recebidas de forma automatizada e organizada.

É possível usar etiquetas para classificar seus contatos e a ferramenta de catálogo de produtos, para exibir os itens de sua loja direto no WhatsApp.

A principal vantagem de usar o app de chat em sua estratégia é a comunicação constante e em tempo real com seus clientes.

Marketplaces

Os marketplaces conquistaram bastante espaço no e-commerce nos últimos anos. Plataformas como Amazon, Shopee e Amazon são usadas por milhares de pessoas diariamente.

Esse modelo de venda pela internet oferece a vantagem de oferecer uma grande visibilidade aos seus vendedores.

Em contrapartida, existe uma grande concorrência dentro dessas plataformas e os marketplaces geralmente cobram taxas sobre as vendas, o que afeta diretamente o lucro de quem atua através delas.

Dropshipping

O dropshipping é uma alternativa para quem deseja investir pouco, não quer ter preocupações com o gerenciamento de estoque nem com a entrega de produtos.

Nessa modalidade de negócio, os vendedores atuam apenas com intermediadores entre um fornecedor e um cliente final, recebendo comissões de suas vendas.

A vantagem é que após vender um produto, as responsabilidades burocráticas e de envio ficam por conta do fornecedor.

Como criar uma loja virtual para vender pela internet?

Agora que já aprendemos como vender online e quais são os principais canais de vendas, é hora de aprender mais sobre a alternativa que pode gerar mais resultados: a loja virtual.

Contar com um canal profissional de vendas é importante para passar segurança para os consumidores. Criar sua própria loja online permite desenvolver uma identidade de marca mais forte.

Confira a seguir um guia prático dos principais métodos para criar uma loja virtual.

Consumidora recebendo um produto de um entreador saindo de um celular

1. Escolha uma plataforma de e-commerce

Existem várias formas de desenvolver um site voltado para o e-commerce, mas existem 2 métodos que se destacam: desenvolvimento personalizado e uso de uma plataforma de e-commerce.

O desenvolvimento personalizado é a forma mais tradicional de criar um site, que consiste em contratar um programador e um designer para construir sua loja virtual do zero.

A vantagem de criar seu negócio dessa forma é a liberdade de customização. A plataforma será exclusivamente sua e poderá ser alterada para atender todas as necessidades do seu negócio, sem limitações.

Contudo, esse processo de desenvolvimento é geralmente caro e leva um tempo considerável para ser finalizado, precisando de meses e, em alguns casos, até mesmo ano para ficar pronto.

Já as plataformas de e-commerce permitem criar lojas virtuais em poucos passos e em apenas alguns minutos.

A tecnologia usada nesse tipo de serviço evolui muito nos últimos anos, permitindo criar sites altamente customizáveis e otimizados para SEO.

Uma de suas principais vantagens é a acessibilidade, pois a mensalidade deste tipo de plataforma é muito acessível e as ferramentas oferecidas podem ser usadas com facilidade por pessoas sem conhecimento em design e programação.

Conheça as melhores plataformas de e-commerce para criar seu negócio e aproveitar essas vantagens:

2. Defina os métodos de pagamento

Os métodos de pagamento são fundamentais para quem deseja entender como vender pela internet.

É possível vender online usando meios de pagamentos personalizados e gateways de pagamento.

Os gateways são plataformas desenvolvidas para transações monetárias entre 2 participantes pela internet.

Utilizar esse recurso é fácil, basta cadastrar um e-mail na plataforma que deseja e ter uma conta bancária para sacar o dinheiro.

Algumas alternativas conhecidas são: PagSeguro, Mercado Pago, PayPal e Cielo.

Antes de escolher uma das opções é importante conferir qual é a comissão por vendas, para definir qual a melhor se adequa ao seu negócio.

Oferecer os métodos tradicionais de pagamento também é importante, na medida do possível. Portanto, considere oferecer Pix, boleto bancário, depósito, cartão de crédito ou transferência bancária.

3. Crie um plano de logística

Geralmente as lojas virtuais escolhem entre duas formas de envio, via Correios ou transportadoras.

Uma das vantagens de criar sua loja com uma plataforma de e-commerce é poder contar com integrações que facilitam o envio.

É importante para seus clientes contar com alternativas diferentes de frete, para escolher entre métodos mais rápidos ou mais econômicos.

Uma dica interessante é utilizar um serviço como o Melhor Envio para facilitar o gerenciamento de logística. Esse tipo de ferramenta trabalha com várias transportadoras e os Correios para fazer cotações simultâneas e rastrear os produtos para seus clientes.

4. Customize sua loja virtual

Depois de escolher sua plataforma de e-commerce para criar sua loja, é preciso customizar o visual do seu site para que ele fique com a cara de sua marca.

Para isso, é possível contratar um designer ou uma agência para criar o visual para o seu site ou usar uma ferramenta de design gratuita.

5. Adicione os produtos em sua loja virtual

Carregar seus produtos em seu site é uma etapa fundamental para vender pela internet. Afinal, os clientes precisam ver os produtos exibidos para poder comprá-los.

Tirar boas fotos de suas mercadorias é muito importante para exibir os detalhes dos produtos e oferecer uma ideia de suas dimensões, materiais utilizados, etc.

Use uma boa iluminação, mostrando as cores do produto de uma forma fiel. Se possível, também faça fotos usando um fundo branco para exibir apenas a mercadoria em questão.

Além das imagens, é importante criar descrições detalhadas dos seus produtos.

Essa informação em forma de texto pode ajudar a explicar aspectos dos produtos que não podem ser observados pelas fotos.

6. Faça uma compra teste

Após organizar todos os elementos de sua loja virtual, é preciso fazer um teste para verificar se todos os processos estão funcionando corretamente.

Portanto, faça uma compra teste em seu próprio e-commerce para garantir que não é preciso realizar mais nenhum ajuste em sua loja.

Se possível, peça para colegas e familiares navegarem pelo seu site, simulando uma compra.

Estratégias de fidelização para o pós-venda

O trabalho de vendedor não acaba quando um cliente faz uma compra. O trabalho para reter esses clientes e fazê-los comprar novamente de sua também é fundamental.

Afinal, conquistar novos clientes pode custar de 4 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente que já comprou de sua loja.

Confira a seguir as melhores dicas para implementar o atendimento pós-venda no seu negócio.

1. Esteja atento quanto à experiência dos clientes

O pós-venda começa no momento em que um cliente realizou uma compra. Todos os processos que acontecem a partir deste ponto são fundamentais para a satisfação dessas pessoas.

É extremamente importante que os consumidores recebam exatamente o que compraram, sem várias e no tempo estipulado pela sua estratégia de logística.

Uma dica para monitorar a qualidade do seu pós-venda é manter o contato com os consumidores.

2. Ofereça um suporte ágil e efetivo

O suporte é o pilar do pós-venda. Por mais que os seus processos sejam bem estruturados, imprevistos podem acontecer, como problemas na plataforma, atraso na entrega, avarias em produtos, pedidos de troca e pedidos de devolução.

Ser proativo e oferecer um suporte ágil é importante para garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas da forma mais prática e fácil para eles.

3. Elabore uma estratégia de retenção

Por fim, elabore uma estratégia de retenção para promover resultados positivos tanto para o seu negócio quanto para os clientes.

É possível fazer isso enviando códigos de desconto ou frete grátis para a próxima compra. Caso o consumidor esteja satisfeito, a probabilidade de comprar novamente será maior.

Também é possível personalizar essa promoção oferecendo produtos que complementam a compra anterior, mostrando que seu negócio entende quais são as necessidades de seus clientes.

Como vender pela internet: quais os requisitos legais para vender online no Brasil?

Por mais que vender pela internet não exija o mesmo nível de burocracia de lojas físicas, ainda existem alguns cumprimentos legais que precisam ser realizados.

Deveres de quem deseja empreender com uma loja virtual

O Decreto nº 7.962/2013 estipula que existem deveres que devem ser cumpridos por quem deseja vender na internet. Os principais são:

  • Informar seu endereço físico e eletrônico.
  • Oferecer informações claras e precisas sobre os produtos vendidos, como preços, informações sobre riscos à saúde caso ofereçam, despesas como frete, formas de pagamento e prazos.
  • Disponibilize em seu site, em um local de destaque, a razão social ou nome completo e o CPF ou CNPJ.
  • Após o checkout, é preciso oferecer uma confirmação da realização de compra.
  • É preciso viabilizar um atendimento ao consumidor de qualidade.
  • É preciso garantir a segurança dos dados dos visitantes, protegendo suas informações pessoais.
  • Respeitar os direitos e os deveres que estão previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, como o arrependimento.

MEI - Microempreendedor Individual

O MEI é uma modalidade de registro para trabalhadores autônomos. Quem fatura até R$ 81 mil ao mês pode ser enquadrado na categoria.

Além disso, o MEI ainda tem o direito de contratar um funcionário com o pagamento mensal de um salário mínimo ao mês ou o piso salarial de sua categoria.

Existem outros tipos de empresa?

Além do MEI, existem outras modalidades para empresas que não se enquadram nas características citadas acima. 

Empresa Individual: é uma empresa de proprietário único. É preciso de um valor mínimo de caixa de R$ 1.000,00 para abrir um negócio nesta categoria. Nela, os bens pessoais do proprietário não podem ser separados dos empresariais.

EIRELI: é uma modalidade que permite o formato de sociedade, mas pode ser de um proprietário único. É preciso investir no mínimo 100 salários mínimos vigentes para abrir uma empresa nessa categoria. Na modalidade os bens de pessoa física são separados da pessoa jurídica. 

Também é possível usar a modalidade Sociedade Limitada para abrir uma empresa em sociedade.

Como abrir um MEI e emitir notas fiscais?

Abrir o MEI é um processo bem simples. É preciso apenas se cadastrar no site gov.br e depois se cadastrar no Portal do Empreendedor.

Após fazer seu cadastro, é preciso ir atrás dos órgãos competentes de sua cidade para entender como é o processo de cadastro para emitir notas fiscais.

Isso é importante, porque o processo pode variar de cidade para cidade.

Qual CNAE deve ser usado em seu e-commerce?

O CNAE - Classificação Nacional das Atividades Econômicas é o código usado para designar as atividades exercidas por um negócio.

Atualmente não existe um CNAE específico designado para o e-commerce, portanto, é preciso se cadastrar na categoria de comércio varejista, o mesmo usado para lojas varejistas.

Caso tenha dúvidas sobre a definição exata do CNAE, busque a ajuda profissional de um contador.

O e-commerce também não se diferencia das lojas físicas quando o assunto é a carga tributária. Isso significa que o ICMS deve ser recolhido para o estado de origem e para o estado do destino da mercadoria.

O que vender pela internet?

É comum que pessoas que aprenderam como vender pela internet desejam empreender em um e-commerce, mas tenham dificuldades em encontrar produtos para vender.

Caso ainda esteja indeciso sobre em qual nicho atuar e quais itens oferecer em sua loja, confira a seguir uma lista com os melhores produtos para vender na internet.

Produtos sendo lançados de um computador para outro

Moda e acessórios

Um mercado que sempre está relevante e oferece uma variedade de nichos para serem trabalhados, é o mercado da moda.

É possível atuar vendendo roupas, calçados, joias e acessórios, itens que os consumidores já compram constantemente pela internet.

É possível se diferenciar pela qualidade, pela velocidade de entrega, pelo preço ou até mesmo pelo tipo de itens disponibilizados em sua loja.

Cosméticos, saúde e beleza

Trabalhar com produtos cosméticos e de perfumaria permite atuar com um público muito específico, que pode ser segmentado com mais facilidade.

É possível oferecer produtos infantis, masculinos, femininos e linhas especiais dentro dessas categorias. Também é possível trabalhar com todas elas.

Petshop

O mercado de produtos e acessórios para animais está em uma crescente no Brasil, que é um dos maiores mercados do mundo nessa categoria.

É possível vender itens como roupas, coleiras, acessórios e caminhas.

Também existem itens ainda mais de nicho, como produtos de higiene para pet, comidas balanceadas, petiscos com sabores variados e até mesmo cerveja para cachorros.

Alimentos

Outra alternativa que nunca fica fora de moda é o delivery de comida e a venda de alimentos por encomenda.

Quem tem talento na cozinha pode investir em uma variedade de nichos diferentes, como comidas saudáveis para quem deseja manter uma dieta, marmitas congeladas que oferecem praticidade, salgados para festas, bolos e muito mais.

Festas e eventos

Em 2023 as festas e eventos voltaram com tudo, portanto, é possível atuar no mercado de festas e eventos.

Nesse mercado é possível vender artigos de decoração, papéis de presente, embalagens, fantasias e brindes, itens para festas de crianças, festas de debutante, formaturas, etc.

Produtos automotivos

O mercado automotivo também oferece boas oportunidades para quem deseja trabalhar com um público segmentado.

Existem muitas pessoas apaixonadas por seus carros e motos, que adoram cuidar deles e procuram por produtos de qualidade para auxiliar nessa tarefa.

Eletrônicos e importados

Sempre que um smartphone novo é lançado, sua procura é alta e imediata. Caso consiga um fornecedor para oferecer produtos que são de difícil acesso no Brasil, sua loja pode se destacar rapidamente entre os consumidores.

Além dos smartphones, existem diversas outras categorias de eletrônicos e produtos importados que contam com um bom público no Brasil, como: tablets, smartwatches, videogames, perfumes, roupas e relógios.

Papelaria

O Home Office é uma tendência que fez com que cada vez mais pessoas buscassem artigos de papelaria e escritório para suas casas.

Alguns itens interessantes são: planners, canetas, post-its, calendários, móveis e luminárias.

Esporte e lazer

Outra forma de atuar com um público de nicho que busca um estilo de vida saudável é vender artigos de esporte e lazer.

Dentre as opções estão acessórios para academia, camisetas de time, bolas de futebol, vôlei, acessórios para esportes, tênis, etc.

Como vender pela internet: quais as principais métricas para acompanhar?

É preciso acompanhar o fluxo de caixa e os ganhos de cada período para avaliar e monitorar o desempenho de sua loja, mas existem outras métricas relevantes que indicam o desempenho do seu e-commerce.

Também é importante lembrar de manter um histórico de dados, para descobrir se a variação do desempenho é proveniente da sazonalidade.

Confira a seguir as principais métricas que devem ser acompanhadas em uma loja virtual.

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que revela qual o valor médio que os clientes gastam em sua loja virtual. 

Para descobrir o ticket médio basta dividir seu faturamento total pelo número de pedidos em um determinado período.

Essa informação é importante para garantir mais previsibilidade em relação ao seus ganhos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica que informa o percentual de visitantes que finaliza uma compra e se tornou um cliente.

Esse dado é muito relevante para avaliar o sucesso nas etapas finais do seu funil de vendas. 

ROI - Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento é uma informação que permite entender se seus esforços de marketing estão gerando resultados reais.

O ROI leva em consideração o dinheiro que está sendo ganho pela empresa para cada real investido em anúncios e ações de marketing.

É possível usar a seguinte fórmula para calcular o ROI:

ROI = (Ganho obtido - Valor do investimento inicial) / Valor do investimento inicial

CAC - Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) informa o valor médio necessário para conquistar novos clientes.

Essa métrica considera todos os custos de campanhas e estratégias de marketing divididos pelo número de novos clientes em um determinado período.

De forma resumida, a fórmula é a seguinte: 

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

Taxa de abandono de carrinho

Por fim, a taxa de abandono de carrinho ajuda a entender a porcentagem de visitantes que deixaram algum item em seu carrinho, mas não finalizaram uma compra.

Ou seja, isso significa que algum elemento dificultou e frustrou o cliente na hora de fazer o pagamento ou ele ainda não estava no momento exato da jornada de compra.

Como vender pela internet: 4 dicas para vender mais

Depois de apresentar tudo o que é preciso saber sobre como vender na internet, é hora de conferir algumas dicas que podem ajudar sua loja a vender mais.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias focadas em trabalhar com as emoções dos clientes para influenciar em suas decisões.

Essa ferramenta é muito importante para fortalecer seus títulos e CTAs, aumentando suas vendas. Confira a seguir os principais e mais fáceis gatilhos mentais de ser colocados em prática.

  • Escassez e senso de urgência: cria a sensação de que se o cliente não comprar agora, ficará sem um produto ou desconto.
  • Reciprocidade: usado o sentimento de retribuir, pode ser usado ao oferecer um desconto fazendo com que o cliente sinta vontade de retribuir comprando de sua loja.
  • Autoridade: reforça a autoridade de uma marca e se apresenta como confiável. Usa depoimento de clientes, textos em blog e informações detalhadas de produtos para reforçar esse objetivo.
  • Preferência: clientes voltam quando sentem-se bem quistos pelo seu negócio. Por mais que o atendimento seja feito completamente de forma digital, atender bem, em tempo real e atenciosamente é uma das principais formas de conquistar novos clientes.

Fique sempre de olho na logística

Ao escolher as transportadoras com que o seu negócio irá trabalhar, será preciso confiar que ela entregue um bom serviço e cumpra os prazos prometidos ao cliente.

Estude muito os processos de logística para estar sempre ciente das possibilidades de inovar e otimizar as entregas de sua loja virtual.

Use técnicas de copywriting

O copywriting é uma técnica que tem como objetivo produzir conteúdos eficientes com foco em conversões.

A ideia é criar textos funcionais, usados como uma ferramenta para convencer o cliente e gerar vendas.

Usar o copywriting no conteúdo do seu site é importante para que os textos sejam objetivos e persuasivos.

Faça isso usando títulos, subtítulos, Call to Action e listas, mas sempre pensando no layout, sem deixá-lo poluído.

Ofereça vários canais de atendimento

O atendimento multicanal já não é mais uma tendência, mas sim uma necessidade.

É preciso que negócios que desejam se destacar ofereçam formas de atendimento acessíveis e confiáveis para o seu público.

Invista no chat online como seu principal método de atendimento, para oferecer suporte aos clientes em tempo real. Contudo, não abra mão de canais mais tradicionais como o telefone e o e-mail.

O chat das redes sociais também são fundamentais para sua empresa mostrar que está presente onde o consumidor precisa e prefere ser atendido.

Como vender produtos pela internet e ganhar comissão?

Caso o processo de criar e gerenciar sua própria loja exija tempo demais, saiba que existe um método de como vender pela internet gratuitamente.

Os programas de afiliados oferecem a oportunidade de vender produtos e serviços através de um link exclusivo de afiliados, ganhando por comissões.

Confira a seguir algumas das principais plataformas de produtos digitais que oferecem programas de afiliados.

JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento profissional que oferece um dos melhores programas de afiliados da internet.

Os afiliados cadastrados recebem um link exclusivo que pode ser usado para instalar o JivoChat nos sites de seus clientes e conhecidos.

Depois da instalação com seu link, é possível ganhar 30% de comissões correntes para cada pagamento feito pelos clientes indicados.

Hotmart

A Hotmart é uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil. Isso significa que existe uma enorme variedade de produtos digitais disponíveis para serem vendidos.

É possível encontrar cursos dos mais variados temas, mas os produtos de maior destaque são relacionados à saúde, desenvolvimento pessoal, marketing digital e finanças.

Aprendeu como vender pela internet?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você que deseja começar a vender pela internet usando os principais canais de venda digitais.

Se encontrou alguma informação relevante, deixe um comentário falando sobre os pontos que mais achou interessantes e como vai implementá-los em seu negócio.

Por fim, não deixe de conferir os recursos que o JivoChat pode oferecer para o atendimento aos clientes.

Essa ferramenta de chat profissional pode ser integrada em seu site para atender clientes em tempo real. Além disso, a plataforma conta com integração com o Instagram e WhatsApp.

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