Como vender pelo Instagram: 17 passos para começar a vender

Tempo de leitura17 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Saber como vender pelo Instagram se tornou um requisito básico para todas as lojas virtuais ou físicas. Pois provavelmente o seu público-alvo também utiliza uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo.

Atualmente, mais de 70% das marcas estão ativas no Instagram e 8 em cada 10 usuários seguem contas de alguma empresa na plataforma. Além disso, mais de 50% dos usuários alegam já terem comprado produtos ou contratado serviços por indicação de algum influenciador.

Por isso, o Instagram é um excelente aliado para o marketing digital dos e-commerces e lojas físicas, e é exatamente esse potencial que vamos te ensinar a aproveitar ao máximo. Confira então, nosso passo a passo sobre como vender roupas pelo Instagram entre outros produtos.

Foto de uma sacola com o símbolo do Instagram

Por que vender pelo Instagram?

Entre as diversas redes sociais, o Instagram se destaca muito no quesito popularidade, sendo uma rede social com mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Atualmente, a faixa etária que mais usa a rede social, são jovens entre 16 e 29 anos, segundo dados da Opinion Box.

Além disso, a mesma pesquisa afirma que alguns dos hábitos mais comuns desses jovens na rede é justamente consumir através da plataforma, confira alguns dados:

  • 15% dos jovens gostam de usar o Instagram para fazer compras online;
  • 86% costumam seguir empresas no Instagram.

Inegavelmente, o Instagram, se tornou um ambiente de negócios, algo bem diferente de anos atrás quando a rede social surgiu, com o intuito de conectar amigos. Por isso, utilizar a rede social de forma estratégica é uma excelente oportunidade para fazer novos negócios.

Como vender pelo Instagram

Após entender o porquê de utilizar o Instagram para impulsionar suas vendas, vamos te mostrar um passo a passo completo para você que deseja começar a vender pelo Instagram.

Se você deseja aprimorar seu conhecimento sobre o uso profissional das redes sociais, considere o curso Estratégia de marca no Instagram. Este material instrucional ensina estratégias para estabelecer autoridade em seu nicho, transformando sua conta em um perfil comercial atrativo e profissional.

Em nosso conteúdo "Como ganhar dinheiro com Instagram" você vai aprender 21 formas de ganhar dinheiro dentro da rede social.

1. Tenha um perfil comercial e capriche na bio do Instagram

Para começar a vender pelo Instagram é fundamental ter um perfil comercial, o Instagram comercial é uma versão da plataforma com recursos extras para atender às necessidades das marcas e empreendedores. Dentre os inúmeros benefícios, destaca-se o acesso a ferramentas, como:

  • Instagram Ads: para anunciar seus posts e atingir o seu público-alvo com mais assertividade;
  • Instagram Shopping: para divulgar seus produtos e redirecionar os usuários da rede social à sua lojas virtuais;
  • Instagram Insights: plataforma com métricas para analisar as características dos seus seguidores, além do alcance e das impressões das publicações.

Por isso, antes de tudo, para começar o passo a passo de como vender roupas pelo Instagram ou qualquer outro produto e serviço, é fundamental migrar o seu perfil pessoal para o empresarial, ou criar um perfil comercial do zero.

Se você não sabe como criar um Instagram comercial, não se preocupe, preparamos um passo a passo completo, basta seguir essas etapas:

  • Acesse o seu perfil pessoal e clique em "Editar";
  • Selecione a opção "Mudar para conta profissional";
  • Feito isso, basta clicar em continuar;
  • Pronto! Sua conta profissional está criada!

Com seu perfil comercial criado, não se esqueça de preencher a bio do seu Instagram. Nela você deve inserir, como foto de perfil, a logo da sua marca, além de uma breve apresentação sobre o seu negócio e o link para sua loja virtual, caso já tenha uma.

Ilustração de um celular com o símbolo do Instagram e uma etiqueta de valor

2. Publique fotos com boa qualidade para aumentar suas vendas pelo Instagram

O sucesso das empresas nas redes sociais, de modo geral, está relacionado ao branding. Ou seja, o poder de uma marca está em sua imagem e nas ideias associadas a ela.

Por isso, antes de começar a entender como vender mais pelo Instagram, você deve pensar em qual será o conceito da sua loja no Instagram, e o que deseja transmitir com o seu perfil.

Se você vai vender produtos de moda alternativa, por exemplo, suas fotos devem captar cenas deste universo na hora da estratégia visual de como vender roupas na internet. Já para lojas de jóias, você pode propagar um cotidiano mais elegante e sofisticado.

Após identificar o que vender no Instagram, qual é a proposta principal da sua loja e definir seu público-alvo, chegou a hora de botar a mão na massa. Para que suas fotos chamem a atenção do público e você consiga vender mais, confira essas dicas:

  • Capture cenas exclusivas para o seu Instagram: imagens dos produtos sendo feitos e embalados, por exemplo, são uma boa ideia de conteúdos de bastidores;
  • Capriche na iluminação das suas imagens: sempre que possível, fotografe à luz natural. Caso precise utilizar luz artificial, aposte em uma caixa de luz para imagens mais claras e neutras;
  • Explore sensações por meio das suas publicações: é interessante buscar a espontaneidade e explorar novos ângulos no Instagram;
  • Complemente com o filtro certo do Instagram: teste as opções oferecidas pela própria rede social para identificar a que melhor se adequa à sua marca.

Se você quer mais dicas sobre como tirar fotos de roupas para vender, confira nosso artigo completo.

3. Elabore legendas interessantes para as suas publicações no Instagram

Com a foto devidamente editada, vem a segunda etapa do conteúdo, sua descrição. Além da imagem, que é o foco principal da publicação, a legenda também poderá dizer muito, te ajudando a vender mais no Instagram.

O campo da descrição da fotografia está disponível para adicionar informações e detalhes atrativos que seu perfil necessite. Nada melhor, portanto, do que aproveitar todo o potencial desse recurso para atrair mais clientes para sua loja.

Basicamente, podemos dividir a área da legenda em duas partes: o texto em si e as hashtags. Na hora de escrever sua legenda, tenha cuidado nos seguintes pontos:

  • Tenha bom senso quanto ao tamanho do texto, não são todos os usuários que têm paciência para ler textos longos;
  • Utilize uma linguagem parecida com a que o seu público usa;
  • Evite textos ambíguos e que possam ser mal interpretados. Na dúvida, peça para outra pessoa ler antes de fazer a publicação;
  • Edite o texto após a publicação caso tenha encontrado algum erro. Para isso, abra a sua foto e clique no símbolo com três pontos. Entre as opções disponíveis, estará "Editar"

Outro detalhe importante que você deve adicionar à sua legenda são as hashtags para Instagram. Para utilizá-las de modo que elas te ajudem a saber como vender pelo Instagram, preste atenção às dicas:

  • Apesar de o limite do Instagram ser de 30 por post, limite-se a 5 ou 6 hashtags no fim de cada legenda;
  • Use termos relacionados ao seu segmento de atuação, como #moda caso você tenha uma loja virtual de roupas, por exemplo;
  • Crie uma hashtag exclusiva da sua marca, para que os usuários publiquem fotos utilizando os produtos da sua loja.
  • Caracteres especiais como "?" ou "&" não são aceitos pela plataforma;
  • O sistema não reconhece espaços entre as palavras da hashtag e, se você utilizá-los, será contabilizada apenas a primeira delas;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas;
  • Termos que fazem alusão à pornografia, violência e preconceito são banidos pelo Instagram, por isso, não os use, caso contrário, sua conta será penalizada.

4. Planeje suas postagens para vender mais pelo Instagram

Com seu conteúdo pronto, a próxima etapa é conquistar o público no Instagram. Especialmente para as empresas, algumas estratégias são essenciais para que seu perfil ganhe visibilidade e consequentemente, aumente as vendas no Instagram.

Para começar, estabeleça uma frequência de publicações no seu Instagram comercial, nada de publicar a cada cinco minutos e encher o feed dos seus seguidores. Isso não costuma ser visto com bons olhos e pode incomodar os usuários a ponto de fazer com que parem de seguir o perfil da sua marca.

Com certeza isso, indiretamente, irá influenciar no seu processo de venda na plataforma, fazendo com que você perca possíveis clientes. Por isso, estude os melhores horários para postar no Instagram, publique em diferentes momentos e analise o engajamento de cada, e use ferramenta de agendamento de postagens para fazer um calendário editorial.

É fundamental que tudo isso esteja alinhado com sua estratégia de marketing digital. Manter essa consistência não é fácil, então aqui estão algumas dicas cruciais para uma estratégia eficaz no Instagram:

  • Estabeleça conteúdos fixos.
  • Divida seus conteúdos por temas.
  • Planeje os posts com um mês de antecedência.
  • Defina os recursos que serão usados.
  • Utilize ferramentas de organização.
  • Não se esqueça de eventos e conteúdos prioritários.

Ilustração de um celular aberto no Instagram, um cartão de crédito e ícones de roupa e sapato

5. Conquiste seguidores do seu público-alvo no Instagram

Levando em consideração o estilo de vida relacionado a sua marca, procure pessoas que possam se identificar com ele. Para encontrá-las, você deve:

  • Pedir que familiares e conhecidos sigam o seu perfil para gerar credibilidade;
  • Procurar por hashtags relacionadas ao segmento do seu negócio e siga as pessoas que publicam a partir dessas marcações;
  • Encontre também os seguidores dos seus concorrentes, que provavelmente já demonstram interesse em seu segmento e os siga;
  • Sugira seu perfil no Instagram para os seus próprios clientes logo após a compra, além de convidá-los a acompanhar as novidades e utilizar as hashtags exclusivas.

Lembre-se de ser seletiva, o Instagram pode bloquear após atingir certo número de pessoas que você segue. Por isso, acompanhe somente quem responde às suas iniciativas.

Por outro lado, não há limite para quantidade de seguidores, o que significa que o sucesso da marca não estará comprometido. Outro ponto importante, é interagir com os seguidores, respondendo comentários e as dúvidas enviadas para o seu Instagram.

Afinal, é preciso conquistar seu cliente a cada dia e a rede social também funciona como um canal de atendimento ao cliente.

6. Invista em sorteios no Instagram

Uma excelente abordagem para ganhar seguidores são os sorteios no Instagram, os seguidores podem aumentar a audiência do seu perfil. Como resultado, você consegue vender mais na plataforma.

Pois, ao sortear produtos, você pode definir regras para participação, onde é necessário seguir o seu perfil e marcar amigos na publicação oficial. Assim, mais pessoas passarão a acompanhar a sua conta e você conseguirá aumentar suas vendas pelo Instagram.

7. Faça parcerias com influenciadores digitais

Outra estratégia para vender mais pelo Instagram é se aliar a influenciadores digitais que são referência no seu nicho. Procure por essas pessoas e veja quais tem valores parecidos com a sua marca e comece a interagir, seguindo e curtindo fotos.

Então, entre em contato com esses influenciadores, entenda se a parceria é possível e de que forma ela pode ser interessante para ambos os lados. Uma opção mais acessível, caso não tenha um orçamento inicial para investir, é buscar por micro influenciadores.

O pagamento geralmente pode ser feito em dinheiro, em produtos para teste ou com cupons personalizados que rendem uma porcentagem das vendas aos influenciadores.

Ilustração de uma pessoa segurando o celular e várias sacolas, presente, cartão e outros símbolos

8. Crie anúncios pelo Instagram Ads

Como mencionamos anteriormente, o Instagram comercial permite você criar anúncios na plataforma. Esse recurso é uma excelente forma de atingir ainda mais pessoas e como vender mais pelo Instagram. Para utilizar o Instagram Ads, você deve ter uma conta no Facebook Business vinculada a ele:

  1. Acesse o site Gerenciador de Negócios e crie sua conta;
  2. Depois do perfil pronto, clique em Configurações > Páginas, e adicione sua fanpage;
  3. Com isso concluído, acesse novamente Configurações, mas desta vez clique em Contas do Instagram;
  4. Preencha seu usuário e senha e pronto, o vínculo estará feito.

Agora sim, é só seguir esse passo a passo para anunciar no Instagram:

  1. Acesse o perfil do seu Facebook e clique no botão Criar anúncios;
  2. Escolha o objetivo da sua campanha focando nos resultados que deseja alcançar e, principalmente, no seu público-alvo;
  3. Na sequência, selecione a moeda e o fuso horário;
  4. Preencha os atributos do público que deseja atingir (localização, idade, gênero, idioma) — quanto mais específico, melhor;
  5. Em Plataforma, defina a rede social do anúncio (neste caso, o Instagram);
  6. Informe o orçamento e escolha o formato do anúncio;
  7. Por fim, coloque a campanha para rodar, preenchendo seu CPF (ou CNPJ), endereço e forma de pagamento.

Pode levar alguns minutos até que seu anúncio seja aprovado. Feito isso, ele irá ao ar no período definido.

Ilustração de um post do instagram com um megafone

9. Utilize os Stories para se aproximar do seu público

Outro excelente recurso do Instagram para você divulgar sua marca é através dos Stories. Lá é possível publicar vídeos e fotos que ficarão disponíveis por apenas 24 horas. Também é possível salvá-los definitivamente nos Destaques do Instagram.

Além dos filtros, o Instagram conta com inúmeros stickers para deixar seu Story ainda mais interativo, como caixinha de perguntas, enquetes, músicas, links, entre outros. Além dessas, o Instagram oferece outras funcionalidades que pode ser interessante para te ajudar a vender pelo Instagram com seu perfil, como:

  • Mãos livres: permite gravar vídeos sem precisar manter o botão Play pressionado;
  • Boomerang: filmagem em repetição, como os GIFs;
  • Transmissão ao vivo: já popular no Facebook, Twitter e YouTube, as lives permitem capturar on-time;
  • Close friends: mecanismo que viabiliza a criação de um grupo seleto de seguidores com os quais você pode compartilhar conteúdos exclusivos.

10. Invista no recurso Instagram Shopping para vender mais

Focado na perspectiva de mobile first, o Instagram Shopping liberou tags para fotos de contas comerciais. Essas etiquetas permitem marcar produtos com preços e hiperlinks que podem redirecionar seus seguidores ao site da sua loja virtual.

Para vender roupas pelo Instagram utilizando esse recurso, assim como qualquer outro produto, são necessários alguns pré-requisitos, como:

  • Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business);
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Dispor de um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual;
  • Seguir as políticas do Instagram.

Como ativar a loja no Instagram?

Para vender no Instagram por meio dessa função, alguns pré-requisitos são necessários:

Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business); Vender produtos (e não serviços); Dispor de um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual; Seguir as políticas do Instagram.

11. Faça promoções e cupons de desconto especiais para o Instagram

Criar promoções exclusivas para o Instagram pode ajudar a diferenciar seu perfil dos concorrentes. É possível oferecer cupons de descontos especiais para quem visualizar certos Stories ou publicações do seu perfil.

Também é possível divulgar promoções de queima de estoque ou em datas comemorativas. Mas lembre-se de planejar essas ofertas e fazer as contas para que elas não trarão prejuízos para sua marca.

12. Faça otimizações de SEO para Instagram

O SEO (Search Engine Optimization) significa, em português, otimização para mecanismos de busca. Investir nessa estratégia auxiliará na conquista de visibilidade para a sua loja virtual, permitindo com que sua marca seja facilmente encontrada pelos consumidores em suas pesquisas online.

Esse conjunto de práticas tem como objetivo otimizar um site para atingir os primeiros resultados das ferramentas de busca, como o Google. Isso gera mais tráfego e oportunidades de venda para sua marca.

Mas você pode estar se perguntando, como vender pelo Instagram utilizando uma estratégia que visa ranqueamento no Google? O que muitos empreendedores não imaginam é que as técnicas de SEO também podem ser usadas para posicionar bem conteúdos que você posta no Instagram.

Utilizar palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio ou produto em legendas e hashtags irá facilitar que o seu perfil seja encontrado pelo seu público-alvo quando realizarem uma busca na aba de pesquisas ou de tags do Instagram.

13. Interaja com os seus seguidores

Em vez de apenas esperar que o público visite o seu perfil no Instagram, adote medidas para tornar a sua marca mais visível no dia a dia. Levando em consideração o seu público-alvo, dê likes em algumas fotos e ocasionalmente faça comentários, não deixando de interagir também com o perfil dos seus seguidores.

Além disso, lembre-se de responder aos comentários e dúvidas enviados para a sua conta no Instagram, afinal, seus clientes desejam ser atendidos e satisfeitos diariamente, e as redes sociais também representam um canal importante para o atendimento ao cliente.

14. Integrar um chat online ao Instagram

A JivoChat conta com um API que permite que você integre o seu perfil do Instagram em sua plataforma, podendo receber directs, menções e até respostas nos seus Stories do Instagram diretamente no JivoChat.

Essa API garante estabilidade e uma integração sem qualquer tipo de risco para o seu perfil do Instagram. Sem a necessidade de compartilhar a senha do seu perfil comercial com outros colaboradores.

A API do JivoChat armazena todas as mensagens no aplicativo do JivoChat e possibilita que você e outros colaboradores da equipe respondam a qualquer mensagem, além de adicionar outras pessoas sempre que precisar,

É possível rastrear as conversas no JivoChat, identificando as conversas já solucionadas e aquelas que ainda precisam ser atendidas.

15. Use um Widget para adicionar os posts do Instagram no seu site

Colocar o feed do Instagram na sua loja virtual pode ser uma maneira conveniente de simplificar o acesso dos visitantes à rede social. Existem diversas alternativas de widgets disponíveis que possibilitam a exibição das postagens do seu feed, sem a necessidade de conceder acesso à sua conta no Instagram.

16. Certifique-se de incluir uma chamada de ação em suas legendas

De nada adianta criar um post maravilhoso se a legenda não for atrativa e não tiver uma chamada de ação eficaz. Muitas empresas perdem oportunidades de vendas por descuidarem das legendas.

Para evitar esses erros, que podem prejudicar bastante as vendas, considere utilizar técnicas de copywriting em seus textos. Cada detalhe é importante. Portanto, use chamadas de ação persuasivas, como "Compre agora", "Garanta seu [produto] clicando aqui", "Saiba mais" e "Fale com um vendedor(a)".

17. Ofereça as melhores opções de pagamento

Atualmente, comprar um produto pela internet é fácil, prático e rápido. No entanto, se o consumidor encontrar opções de pagamento limitadas ao finalizar a compra, é provável que desista da compra. Na pior das hipóteses, ele pode buscar os mesmos produtos em um site concorrente.

Não é necessário oferecer todas as formas de pagamento disponíveis no mercado, pois isso seria inviável. No entanto, é crucial ter as mais populares em seu e-commerce, como cartão de crédito/débito, PIX e boleto bancário.

É importante ressaltar que a escolha das formas de pagamento deve ser baseada no seu público-alvo. Estude seus clientes, descubra suas preferências e ofereça as opções mais adequadas para melhor atendê-los.

Como montar uma loja virtual no Instagram

Se você possui uma loja virtual e deseja integrá-la para começar a vender pelo Instagram, existem plataformas de e-commerce que permitem essa integração entre a sua loja virtual e o Instagram.

Confira as melhores opções para criar sua loja virtual e vender roupas pelo Instagram ou qualquer outro produto.

1. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma completa, com ferramentas de otimização de logística de entrega.

A plataforma conta com integração com outros canais de venda como o Facebook e o Instagram, permitindo que você leve todo o catálogo da sua loja para o Instagram. Além de vendas automatizadas e seguras, soluções de frete conectadas com a plataforma.

A Nuvemshop também conta com uma biblioteca de templates com diversos modelos para você customizar e criar sua loja virtual no Instagram com a sua cara.

Se você deseja conhecer mais sobre a Nuvemshop, confira nossa avaliação completa.

templates de lojas virtuais Nuvemshop

2. Wix

A Wix é uma plataforma de e-commerce completa com diversos canais de venda e permite você gerenciar e conectar sua loja virtual ao seu perfil do Instagram. Permitindo que os usuários acessem seu catálogo a partir das fotos do Instagram.

A plataforma conta com uma excelente experiência de vitrine virtual para seus clientes, além de soluções de pagamentos avançadas para facilitar o checkout e uma biblioteca com os mais variados modelos de templates para você otimizar sua loja de cosméticos.

Se você deseja conhecer mais sobre a Wix, confira nossa avaliação completa.

Crie sua loja virtual com a Wix

Aprendeu como vender pelo Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como você pode vender pelo Instagram com sua loja física ou virtual.

Se você está querendo empreender e começar a vender roupas na internet, confira nosso guia completo sobre como montar um e-commerce de moda.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download