Como vender pelo WhatsApp: 20 Dicas infalíveis
De acordo com dados da Global Overview Report, em 2024, o WhatsApp é a rede social mais popular do Brasil, onde 93% dos usuários de internet com 16 a 64 anos utilizam a plataforma. Em média, os brasileiros passam cerca de 24 horas e 14 minutos por mês conectados ao aplicativo.
Diariamente, milhões de brasileiros utilizam o aplicativo para se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho e, claro, com negócios. É exatamente considerando a popularidade do aplicativo que diversos negócios transformaram o WhatsApp em um de seus canais de atendimento.
Se você também usa este canal de comunicação para atender clientes e gerar mais oportunidades de negócios, certamente gostará de acompanhar nossas dicas sobre como vender pelo WhatsApp para impulsionar seus resultados.
Por que investir em vendas pelo WhatsApp?
O WhatsApp se consolidou como uma das redes sociais mais relevantes, com mais de 2 bilhões de usuários no mundo e segundo dados da eMarketer, de 2024, o Brasil conta com 148 milhões de usuários, sendo o segundo país que mais utiliza.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box sobre o uso do WhatsApp no Brasil revelou que 79% dos brasileiros já entraram em contato com uma empresa pela plataforma, seja para tirar dúvidas ou pedir suporte técnico. Mostrando como o aplicativo pode ser um canal de atendimento para sua empresa.
Além disso, o aplicativo também é muito usado para compras. Essa mesma pesquisa também mostra que 66% já contrataram um serviço e 62% já compraram algo usando o WhatsApp.
Se esses números ainda não mostram o potencial do WhatsApp para o seu negócio, veja algumas das principais vantagens de vender por essa plataforma:
- maior proximidade com os clientes, proporcionando uma experiência de compra mais personalizada;
- aumento de produtividade para a equipe de vendas, que consegue atender diversos clientes simultaneamente;
- possibilidade de coletar dados que ajudam a avaliar o desempenho do atendimento e das vendas dentro do app.
Como vender pelo WhatsApp?
Agora que apresentamos alguns dados mostrando os benefícios do WhatsApp para o seu negócio, está na hora de conferir as melhores dicas de como vender pelo WhatsApp.
1. Utilize o WhatsApp Business
O primeiro passo para começar a vender pelo WhatsApp é utilizar a versão para negócios do aplicativo.
Reconhecendo que diversas empresas já utilizam-o como uma ferramenta de atendimento ao cliente, a empresa desenvolveu o WhatsApp Business, que apresenta recursos e ferramentas projetadas para ajudá-lo a acompanhar a comunicação e atender melhor.
Alguns dos recursos exclusivos nessa versão são:
- Respostas rápidas: para que possa criar atalhos com mensagens completas;
- Perfil comercial: permitindo que clientes identifiquem sua marca, website e outros dados através do app;
- Mensagens automáticas: para que possa criar mensagens de boas vindas ou informando que está ausente e indisponível para atender;
- Etiquetas: para que possa marcar contatos e encontrá-los com facilidade.
Estes recursos fazem a diferença na hora de organizar seus contatos e agilizar o atendimento via WhatsApp. Não deixe de aproveitá-los ao máximo.
Mesmo que você já tenha começado a usar o app padrão, não se preocupe, migrar para a versão Business não é nada difícil.
2. Peça permissão aos seus clientes
Outro passo fundamental é respeitar as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sendo fundamental para realizar vendas pelo WhatsApp de forma adequada. Dessa forma, nunca envie mensagens para contatos que não tenham autorizado a receber informações da sua empresa.
Além de ser considerada invasiva, essa prática pode gerar uma experiência negativa para o cliente, como também é proibida pela legislação. Assim, direcione suas mensagens apenas aos consumidores que deram autorização para esse contato.
3. Conquiste novos contatos
Mas como conseguir o contato do seu cliente? Uma maneira de obter o contato de potenciais clientes de forma legal é oferecendo recompensas digitais.
Desenvolva páginas de captura que ofereçam algo de valor, como e-books, infográficos ou descontos especiais, e solicite o número de WhatsApp em troca.
Para assegurar que essa estratégia esteja em conformidade com a LGPD, inclua no formulário uma opção para o cliente aceitar a sua política de privacidade e outra para que ele autorize o contato da sua empresa.
4. Forneça um link do WhatsApp
Como você sabe, é possível adicionar contatos no aplicativo diretamente a partir do número de telefone dos usuários, assim como através do compartilhamento de contatos com outras pessoas durante uma conversa.
Porém, além destes métodos, existe uma forma mais prática de enviar seu contato aos clientes de seu negócio.
Através de um link do WhatsApp, seus consumidores poderão começar a conversar com você a partir de um único clique.
Utilize este recurso para trazer mais clientes para este canal e, consequentemente, aumentar suas oportunidades de negócios geradas no aplicativo.
Para saber como criar um link do WhatsApp, basta conferir nosso guia. É realmente bem simples e, a partir disso, você poderá divulgá-lo nas redes sociais ou até mesmo na página de seu negócio.
5. Use listas de transmissão ao invés de grupos
Criar um grupo para todos os clientes é um erro comum entre empreendedores que estão apenas começando a aprender como vender pelo WhatsApp.
Se o seu objetivo é enviar uma única mensagem que poderá ser vista por todos os contatos no aplicativo, a lista de transmissão é a forma ideal de fazê-lo, pois evita que seus próprios clientes possam ver as respostas e reações de outros consumidores - como acontece em um grupo.
Além disso, grupos de clientes também abrem a oportunidade para que consumidores façam de suas reclamações algo público à outros clientes de seu negócio - ao invés de tratá-los individualmente, de forma particular.
Com a lista de transmissão, você ainda enviará a mensagem simultâneamente para quantos contatos quiser, mas eles a receberão em sua conversa particular.
6. Compartilhe promoções e conteúdo com seus clientes
Aproveite suas listas de transmissão para enviar conteúdo aos seus clientes diretamente no WhatsApp, transformando-o também em um canal de marketing digital para seu negócio.
Assim, você pode aproveitá-lo para enviar imagens promocionais, alertas de descontos, lembretes sobre seu programa de fidelidade, entre outras ofertas.
Não deixe também de aproveitar gatilhos mentais, como gerar o senso de urgência, compartilhar conteúdos de prova social, entre outras técnicas de atração, com o objetivo de aumentar suas oportunidades de negócios.
Essencialmente, todas as boas práticas que você utiliza no email marketing podem ser aplicadas nas listas de transmissão do WhatsApp, considerando claro, as limitações do aplicativo.
Porém, certifique-se que o cliente deseja participar de sua lista de transmissão e que queira receber estas promoções, caso contrário, este tipo de anúncio será detrimental à experiência do consumidor.
7. Organize o seu atendimento
É fundamental estabelecer uma rotina dedicada para quando seus clientes entrarem em contato pelo WhatsApp. Por isso, é importante atribuir a função a uma equipe especializada e bem preparada para garantir um atendimento ágil e eficiente.
Além disso, defina os horários de atendimento no aplicativo e comunique-os claramente ao público. Dessa forma, o cliente saberá os períodos em que pode entrar em contato e terá uma expectativa de tempo para o retorno.
8. Fique atento ao tempo de resposta
O tempo de resposta é uma métrica de atendimento ao cliente utilizada para medir o intervalo desde a primeira mensagem enviada pelo consumidor até a primeira resposta.
Infelizmente, por mais que o WhatsApp Business seja muito usado entre negócios de médio e grande porte, ele não é uma ferramenta de atendimento profissional, como é o caso de ferramentas de chat online como o JivoChat ou mesmo sistemas de help desk.
Dessa forma, você não poderá acompanhar este tipo de métrica a partir de relatórios detalhados diretamente no aplicativo, mas isso não significa que você não deva considerá-las para garantir o padrão de qualidade no atendimento.
Certifique-se de configurar suas mensagens automáticas de boas vindas e, dentro de seu horário comercial no qual estará disponível no aplicativo, responder aos clientes o quanto antes.
Para exemplificar, consumidores podem estar acessando a página de seu negócio ou sua loja virtual, prontos para tomar uma decisão de compra assim que conseguirem tirar uma dúvida.
Além disso, a lentidão no atendimento é um das maiores reclamações em relação a este setor. Por isso, ser ágil no atendimento impactará significativamente suas vendas pelo WhatsApp.
9. Comece a utilizar a função catálogo
O catálogo não é uma novidade no WhatsApp Business, no entanto, nem todos os empreendedores que utilizam o aplicativo de forma comercial tiram proveito desta funcionalidade.
Através do recurso, é possível disponibilizar seus produtos em uma loja junto ao seu valor para clientes que visualizaram seu contato. É uma maneira de tornar a venda mais prática e fácil, disponibilizando uma forma acessível para que os consumidores confiram o que seu negócio tem para oferecer.
Configurar seu catálogo é uma tarefa simples. Entre nas configurações de sua conta e clique na opção "catálogo", então, carregue a imagem de um produto e preencha suas informações.
10. Organize seus contatos
Sem organização, o esforço para realizar vendas será muito maior. É comum encontrar números comerciais de WhatsApp com milhares de contatos em sua lista, se nenhum método de organização for aplicado muito tempo será perdido procurando por um contato específico.
Portanto, utilize o recurso de etiqueta da versão comercial para organizar seus clientes de acordo com sua jornada de compra. Desta forma seus clientes não ficam esperando e seu trabalho será realizado eficientemente.
11. Use os Status do WhatsApp com frequência
O WhatsApp, assim como o Facebook Stories e Instagram Stories também conta com uma seção para publicações instantâneas com duração limitada, sendo esta a seção de status do WhatsApp.
Todo status publicado através do aplicativo ficará visível aos contatos adicionados em seu perfil. Portanto, aproveite-o como um painel de publicidade dentro do aplicativo e compartilhe imagens com chamadas para suas ofertas e promoções.
Esta é uma excelente forma de compartilhar anúncios sem se preocupar em ser intrusivo através de mensagens diretas, enviadas para uma de suas listas de transmissão, por exemplo.
Usuários poderão visualizar as publicações por um período de 24 horas e, caso estejam interessados, terão a oportunidade de iniciar uma conversa com você imediatamente. Para que possa realmente aprender como vender pelo WhatsApp é importante saber como explorar e aproveitar ao máximo todos os recursos oferecidos pelo aplicativo.
12. Utilize mensagens automáticas
O WhatsApp Business conta com diversos recursos para melhorar o atendimento da sua empresa, uma delas é a criação de mensagens automáticas que facilitam o atendimento no aplicativo. Com essa funcionalidade, você pode programar:
- Mensagens de boas-vindas: sempre que um cliente em potencial entrar em contato, ele recebe automaticamente uma saudação inicial. Esse é um bom momento para apresentar a sua empresa e informar que o retorno será feito em breve;
- Mensagens de ausência: essa mensagem é enviada quando alguém entra em contato fora do horário de atendimento definido no perfil. Uma prática recomendada é avisar que o atendimento não está disponível no momento, mas que será retomado em breve;
- Respostas rápidas: esse recurso permite criar atalhos para mensagens completas. Ao digitar um comando, o sistema sugere o envio do texto pronto que foi configurado anteriormente.
13. Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são aspectos psicológicos que podem ser utilizados para convencer pessoas quanto à sua tomada de decisões. Através deles, é possível utilizar critérios-chave de seus clientes e convencê-los a comprar.
Confira alguns gatilhos mentais que podem ser aplicados em suas mensagens para aumentar sua persuasão:
- Urgência e escassez: uma maneira de incentivar os clientes a comprarem ao mostrar que um produto está prestes a ser esgotado ou uma promoção está chegando ao fim.
14. Crie QR Codes com convites
Seu negócio produz materiais gráficos com frequência ou anuncia bastante na internet? Considere criar um QR Code para divulgar seu link de conversa no WhatsApp.
Desta forma, o público interessado poderá escanear seu código para iniciar um atendimento através de umas formas mais práticas existentes, sem nem mesmo precisar adicionar o número do seu negócio na agenda.
15. Invista em uma conexão com seus clientes
Outra dica importante para vender pelo WhatsApp é saber equilibrar entre um atendimento totalmente automatizado e um atendimento mais humano. Embora as mensagens automáticas ajudem a agilizar o atendimento, é importante evitar uma comunicação excessivamente mecânica.
Oferecendo um atendimento individualizado permite estabelecer uma conexão mais genuína com o cliente, adotando o estilo de linguagem do seu público e dedicando-se a esclarecer dúvidas e a orientar o consumidor ao longo do processo de compra.
16. Utilize links de pagamento
Investir em um meio de pagamento online é fundamental para efetivar suas vendas pelo WhatsApp. Geralmente uma ferramenta de pagamento digital permite você criar um link personalizado com o valor e a quantidade de cada item e enviá-lo para o cliente.
17. Crie campanhas no WhatsApp
Uma excelente abordagem para quem deseja aprender como vender pelo WhatsApp é apostar em campanhas sazonais, usando as datas comemorativas para aumentar as vendas do seu negócio.
Datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados e Black Friday são apenas algumas das várias datas ao longo do ano que podem ser estratégicas para fortalecer o plano de vendas da sua loja online e potencializar as vendas.
Essas datas sazonais são uma excelente oportunidade para promover o WhatsApp como um canal exclusivo, oferecendo benefícios, descontos temáticos, kits especiais, vale-presentes e frete grátis para os clientes.
18. Faça pesquisas de satisfação
O WhatsApp Business não oferece uma ferramenta nativa que te permite fazer pesquisas de satisfação durante um atendimento, mas você ainda pode utilizar ferramentas externas, como o próprio Google Forms para enviar pesquisas de satisfação através de listas de transmissão.
Assim, poderá acompanhar seu desempenho, medir índices de satisfação e identificar pontos fortes e fracos para que possa continuamente melhorar seus serviços e atender melhor.
O atendimento ao cliente está diretamente relacionado às suas chances de vendas e, por isso, esta dica sobre como vender no WhatsApp é crucial para aqueles que desejam maximizar seus resultados.
19. Use um número profissional
Utilize um número de telefone ou celular exclusivo para o uso profissional do WhatsApp. Esta é uma postura bem vista pelos clientes e evita que informações sobre sua vida pessoal influenciem na organização do atendimento ou até mesmo no envio de mensagens por engano.
Além disso, com um número profissional será possível ter um controle maior sobre seu trabalho, limitando o horário de atendimento e não recebendo mensagens ou ligações fora do seu trabalho.
20. Integre-o aos seus demais canais de atendimento
Considere integrar o WhatsApp Business à uma ferramenta de atendimento profissional para que tenha mais controle sobre os chamados abertos e consiga gerenciar uma equipe de representantes.
O JivoChat oferece uma integração com o WhatsApp para melhorar o seu atendimento e aumentar as vendas pelo WhatsApp. A integração permite criar campanhas no WhatsApp adaptadas às necessidades do seu público e monitorar os resultados através de relatórios detalhados.
Além disso, é possível reativar clientes inativos, apresentar promoções a grupos específicos, oferecer sugestões personalizadas, notificar clientes sobre sua marca, compartilhar as últimas novidades em produtos e serviços e coletar feedback dos seus consumidores.
O CRM do JivoChat oferece um ambiente de trabalho prático para gerenciar processos de vendas e comunicação, permitindo fácil acesso a informações, configuração de lembretes e organização de tarefas.
Com a integração do JivoChat, você poderá monitorar a performance da sua equipe, acompanhando o tempo de resposta, o número de atendimentos não respondidos, a carga de trabalho de cada operador e muito mais.
Com os dados coletados, como: informações de contato, tags, categorias, observações dos operadores, histórico de interações. É possível criar conversas mais completas com seus clientes. Além disso, mantenha seus dados seguros em todos os dispositivos utilizados pela equipe.
Centralize as conversas de WhatsApp, outros aplicativos, chat online, redes sociais e e-mail no JivoChat. Não é necessário alternar entre várias ferramentas para atender a todos os clientes. Outros benefícios do JivoChat incluem:
- Atendimento 24/7 com chatbots
- Suporte para mensagens de voz
- Interface intuitiva e prática
- Assistente de IA para respostas rápidas
Para saber como vender mais pelo WhatsApp através dessa integração, não deixe de conversar com nossa equipe aqui no chat.
Aprendeu como vender pelo WhatsApp?
Esperamos que consiga alavancar seus negócios através do aplicativos de mensagens e melhorar suas vendas através das dicas apresentadas neste conteúdo. Entretanto, lembre-se que vender pelo WhatsApp não precisa necessariamente substituir outros canais de vendas online.
Por isso, não deixe de aproveitar para conferir como você pode criar uma loja virtual e abrir seu próprio negócio digital sem a necessidade de saber programar através de uma plataforma de ecommerce profissional.
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