Como vender sem estoque: dicas e fornecedores

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Já pensou em criar sua própria loja virtual para trabalhar vendendo produtos, mas acabou deixando a ideia de lado ao pensar no trabalho de estruturar um estoque e organizar a logística do negócio?

Se já passou por algo parecido, é hora de repensar a possibilidade de começar o seu empreendimento vendendo sem um estoque.

Isso é possível graças ao dropshipping, uma modalidade de vendas que já é usada por diversos e comércios brasileiros.

O que difere o método de uma loja física ou virtual padrão é que a responsabilidade pelo estoque e pela entrega dos produtos são todas transferidas para os fornecedores.

Se você tem interesse em abrir uma loja virtual e aprender como vender sem estoque, confira o nosso artigo para saber cada detalhe sobre essa estratégia.

Como vender sem estoque?

Quem não tem um espaço pronto para armazenar seus produtos ou não tem o investimento para comprar e criar um estoque de mercadorias pode usar uma ou mais das alternativas a seguir.

1. Dropshipping

A principal alternativa para quem deseja vender sem estoque online, mas não conta com um espaço grande o suficiente para armazenar produtos ou não tem o capital para iniciar um investimento é o dropshipping.

O dropshipping é um método de gerenciamento de estoque e gestão logística que tem se tornado cada vez mais popular no ecommerce brasileiro.

O método funciona da seguinte maneira: o empreendedor faz a venda em sua loja, recebe o pedido e o encaminha com todas as informações para o fornecedor escolhido, que terá a responsabilidade pela separação dos produtos e envio.

Isso significa que os empreendedores não precisam se preocupar em investir no armazenamento de estoque nem em organizar a logística.

Desta maneira, os empreendedores têm mais tempo para organizar e planejar outras áreas do negócio.

Texto dropshipping rodeado por elementos gráficos que representam o negócio sem estoque

2. Revender e vender como afiliado

O método de vendas por afiliação é muito parecido com a revenda.

A principal diferença entre as duas formas de vendas é que na maior parte das vezes os afiliados irão apenas anunciar os produtos e receber comissões pelas vendas, podendo vender sem estoque e sem a necessidade de fluxo de postagem, atendimento e pós-vendas.

Enquanto na revenda, os vendedores precisam anunciar os produtos e notificar os fornecedores sobre suas vendas, dando sequência ao envio.

3. Vender sobre demanda

A venda sob demanda é um método mais simples do que o dropshipping.

Através desta opção, os empreendedores vendem produtos que são armazenados por terceiros e fazem encomendas apenas quando tiverem concretizado vendas.

Neste caso, os terceiros podem ser lojas de atacado e até mesmo revendas a partir dos fabricantes. Um dos riscos de vender sem estoque com essa opção é o fato de que o fluxo de envio ficará por conta do lojista responsável pelos anúncios e vendas.

Para que o modelo funcione, a precificação dos artigos vendidos deve ser feita com muito planejamento, pois será preciso comprar cada item que será vendido.

4. Parceria com fornecedores

A parceria com fornecedores é uma maneira prática de facilitar o fluxo de produtos sob demanda.

Isso pode ser feito através de acordos que garantem uma determinada quantia de produtos separados para o seu negócio, além de conseguir condições de pagamento mais vantajosas.

5. Vender produtos digitais

A venda de produtos digitais é mais uma alternativa de vender sem estoque. O modelo de negócio é uma excelente opção para profissionais que trabalham com conteúdo e desejam começar um empreendimento.

Sem a necessidade de materiais e itens físicos, não existe a necessidade de um estoque.

Algumas opções de produtos digitais que podem ser comercializados são: e-books, cursos digitais, infográficos, videoaulas, revistas digitais, artigos e até mesmo textos em geral.

5 melhores plataformas para vender sem estoque

O primeiro passo para começar este tipo de empreendimento é estruturar sua loja online. Então, após ter um site bem feito e otimizado, é hora de buscar por fornecedores.

Confira a seguir algumas das melhores opções do mercado para criar seu negócio e vender sem estoque.

1. Nuvemshop

O Nuvemshop é uma plataforma reconhecida que oferece soluções para lojas virtuais que buscam vender sem estoque.

A empresa que já recebeu o prêmio de melhor plataforma de ecommerce pela ABCOMM duas vezes, em 2017 e 2019, oferece a oportunidade de vender através de diversos canais.

Lojas criadas no Nuvemshop podem vender fisicamente, virtualmente, pelo Instagram, Facebook, Marketplaces e até mesmo pelo WhatsApp.

Além disso, a plataforma também conta com uma interface muito intuitiva, simples de usar para negócios de qualquer tamanho, mesmo sem conhecimentos em design e programação.

Logo da empresa nuvemshop ao lado de um abajur, vaso de planta e camiseta num cabide

2. Wix

O Wix é uma das plataformas de criação de lojas virtuais, sites e blogs mais populares do Brasil e do Mundo.

A plataforma permite a criação de ecommerces incríveis através de modelos prontos e aplicativos, facilitando o processo e dispensando a necessidade de um programador.

A ferramenta também permite vender em diversos canais diferentes, como Facebook, eBay, blog e muito mais.

O Wix também permite que você ofereça aos seus clientes um checkout seguro, integrando transações comerciais e facilitando sua administração.

A plataforma também conta com um painel integrado que une pagamentos, atendimento, remessa, marketing e mais opções que tornam o gerenciamento de um negócio de sucesso muito mais fácil.

Crie sua loja virtual com a Wix

3. Shopify

Uma das plataformas de ecommerce mais populares do mundo, o Shopify já conta com mais de 1 milhão de empresas como clientes ao redor do mundo.

Com temas prontos e customizáveis, a empresa oferece um construtor de sites bastante amigável para usuários de todos os níveis.

Além disso, é possível usar a plataforma através de uma avaliação gratuita, permitindo montar um negócio para vender sem estoque e sem custos iniciais.

Através dos recursos oferecidos no Shopify é possível vender em seu site, nas redes sociais, em marketplaces, blog e diversos outros canais.

Logo da empresa shopify ao lado de ícones de produtos

4. Cartpanda

Uma das maiores plataformas para negócios de dropshipping no Brasil, a Cartpanda oferece uma proposta diferente.

Através de suas ferramentas, é possível fazer sua loja virtual de forma gratuita e paga apenas pelas vendas efetuadas.

É uma segurança a mais para quem está começando a empreender.

Um dos recursos da plataforma que valem ser destacados é o checkout de uma página. Através dele é possível adicionar um número ilimitado de produtos em seu catálogo.

Além disso, a empresa conta com o certificado SSL gratuito para garantir a proteção dos clientes, dando mais credibilidade a sua loja.

A plataforma também conta com recursos como a geração de cupons de desconto, recuperação de itens em um carrinho abandonado e muito mais.

5. Jumpseller

Por fim, a Jumpseller é uma excelente opção para quem deseja vender sem estoque através do dropshipping.

Através da plataforma é possível vender em sua loja virtual, Google Shopping, Facebook Commerce, Instagram e até mesmo no Mercado Livre

É possível conferir o que a plataforma oferece através de um período de testes oferecido a novos usuários.

Uma das vantagens da opção é que a empresa não cobra comissões em vendas nem taxas sobre negociações.

O site também permite cadastrar quantos produtos desejar em sua loja virtual. Além disso, a plataforma dá acesso a venda em múltiplos canais mesmo em seu plano básico.

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Top 6 fornecedores para vender sem estoque

Confira a seguir alguns dos melhores fornecedores nacionais para começar o seu negócio.

1. Atacado Barato

O Atacado Barato é um fornecedor especializado em tênis, mas que também conta com camisetas, meias e acessórios.

A empresa já conta com cerca de 9 anos de experiência no mercado nacional de dropshipping, se mostrando um parceiro interessante para quem deseja começar a vender sem estoque.

2. Kaisan

A Kaisa é uma fornecedora que oferece uma boa variedade de produtos de moda feminina, mas também conta com itens interessantes de moda masculina.

São mais de 5 mil produtos de diferentes estilos, com preços acessíveis.

3. Importados de Grife

Uma opção interessante para vender sem estoque são itens importados de grife, agregando um alto valor à sua marca e produtos.

O fornecedor conta com opções de produtos de alta moda variados e perfumaria.

4. Imagem folheados

Essa é uma alternativa interessante para quem deseja vender joias exclusivas e bijuterias folheadas em ouro ou prata pela internet sem precisar de estoque.

Com um centro de distribuição criado em 2002, a loja é uma das referências em seu segmento no Brasil.

5. Lux Joias

A Lux Joias oferece uma boa variedade de bijuterias e joias de alta qualidade na modalidade de dropshipping nacional.

Um de seus diferenciais são os planos exclusivos para lojistas e descontos para compras através de depósito bancário.

6. Empório bags

A Empório Bags é uma alternativa de fornecedor nacional de bolsas, mochilas e acessórios para quem deseja vender sem estoque focando no público feminino.

A empresa oferece opções de atacado e varejo, além de contar com parcerias estratégicas com os principais marketplaces do país.

O que é um estoque?

O estoque é basicamente o armazenamento de produtos e materiais de produção, organizados para facilitar o gerenciamento de logística de uma empresa.

Isso significa que o estoque não é apenas um local para o armazenamento de itens.

Estoques também precisam de organização, monitoramento, integração e atualizações constantes. Desta forma, negócios podem gerir e controlar seus insumos de forma eficiente.

Geralmente, grandes empresas contam com grandes espaços para armazenar e organizar suas mercadorias.

No entanto, pequenos negócios podem usar pequenos espaços dentro de casa, caso atenda suas demandas.

Quais são as vantagens de vender sem estoque?

Apesar de contar com alguns ricos, vender sem estoque também oferece uma série de vantagens para o seu negócio. Confira a seguir os principais benefícios deste modelo de vendas.

1. Versatilidade e flexibilidade

Não contar com um estoque fixo proporciona a oportunidade de fazer mudanças e até mesmo mudar seu público, oferecendo novas categorias de produtos.

2. Diversidade

Ao trabalhar sem estoque, empreendedores podem aproveitar diversos mercados diferentes e trabalhar com uma grande variedade de produtos.

3. Baixo investimento

Para vender sem estoque não preciso alugar ou comprar um espaço físico para armazenar itens. Isso significa que os custos para começar a vender são muito menores.

4. Praticidade

Deixar o armazenamento e a logística como responsabilidade de seus fornecedores proporciona muita praticidade e mais tempo para gerenciar seu negócio.

5. Gerência operacional mais simples

Grande parte do trabalho relacionado à logística não é uma responsabilidade sua, portanto, vender sem estoque oferece uma forma mais fácil e prática de gerenciar suas operações.

E quanto aos riscos de vender sem estoque?

Vender sem estoque é uma excelente oportunidades para quem deseja empreender e não tem um capital para começar seu negócio ou não conta com um espaço disponível para estocar suas mercadorias.

No entanto, existem sim alguns riscos de criar uma loja sem um estoque. Antes de decidir sobre o seu empreendimento, confira alguns riscos que podem surgir neste formato de negócio.

1. Dependência dos fornecedores

Ao optar por fazer um negócio sem estoque, você irá depender do trabalho de fornecedores para que os produtos possam ser enviados para seus clientes que fizeram as compras online.

Essa dependência pode gerar alguns problemas relacionados à falta de controle. Por isso é muito importante saber como escolher bons fornecedores.

2. Baixo controle de qualidade

Ao depender de fornecedores e não contar com seu próprio estoque, não será possível garantir a qualidade dos produtos que são vendidos em sua loja.

3. Prazos de entrega mais longos

Devido ao fluxo de separação e mais processos pelo envio através de terceiros, pode ser que os produtos vendidos demorem um pouco mais para chegar aos seus clientes do que o tempo padrão.

4. Devoluções e trocas

Ao vender sem estoque, as devoluções e trocas precisarão passar por mais processos, por serem feitas diretamente com seu fornecedor. Isso faz o processo se tornar mais lento e burocrático.

É um pouco mais difícil manter o catálogo de sua loja atualizado com a disponibilidade de itens oferecidos por um fornecedor.

Pronto para vender sem estoque?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado na preparação para começar a vender sem estoque com dicas e opções de ferramentas.

Se você deseja conhecer mais sobre o dropshipping no Brasil e conferir algumas opções de fornecedores, confira o nosso artigo sobre o dropshipping nacional.

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