15 Melhores Cursos de Ecommerce em 2024
A tecnologia não para de evoluir. Isso afeta tanto o nosso dia a dia, quanto o mercado e os profissionais. Empreendedores precisam se atualizar constantemente para não ficarem para trás da concorrência.
Hoje, uma das melhores maneiras de garantir seu espaço e fazer negócios é através do ecommerce. A modalidade de vendas que já é uma das principais formas de negociação no mundo inteiro.
Toda atividade de comércio feita através da internet é considerada ecommerce. Vendas por um site profissional, vendas através de um marketplace como o Mercado Livre e até mesmo venda por anúncios em sites de "desapega" com o OLX.
Esta modalidade de negociação já faz parte do cotidiano de muitas pessoas e gera inúmeras oportunidades de negócios. Muitos empreendedores entendem isso, porém, não têm a iniciativa de dar o primeiro passo pela falta de conhecimento ou por não saberem como iniciar um negócio digital.
Os cursos de ecommerce online são uma excelente alternativa para profissionais que desejam aproveitar as oportunidades do comércio digital, mas não sabem como. Por isso criamos este artigo apresentando as principais opções de cursos e oferecendo algumas dicas de como escolher o melhor curso para sua carreira.
Como descobrir qual é o melhor curso de ecommerce para você?
É possível encontrar diversas opções de cursos na internet, contudo, isso não quer dizer que qualquer um seja indicado para você. Diversas alternativas abordam temas diferentes e mantém seu foco em tópicos e aprendizados específicos. Por isso é importante avaliar quais são seus objetivos e definir sobre quais áreas deseja aprender.
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a escolher o melhor curso de ecommerce.
Confira o conteúdo do curso
Quem inicia uma pesquisa sobre cursos de ecommerce irá se deparar com diversas possibilidades. É comum achar que várias delas são parecidas, contudo, os nomes semelhantes podem confundir e abordar tópicos completamente diferentes.
Ao encontrar uma opção que tenha atraído sua atenção, confira o conteúdo programático do curso. Analise quais tópicos serão trabalhados para entender o que irá aprender nas aulas.
Faça uma lista com as alternativas mais interessantes e faça uma lista com conteúdos que deseja aprender, então, separe as opções que oferecem uma afinidade maior de conteúdo com seu objetivo.
Avalie se o conteúdo tem aplicação prática
Ao optar por fazer um curso, você está fazendo um investimento em si mesmo. Para assegurar que esta decisão seja realmente boa, avalie se o conteúdo ensinado terá aplicações práticas em sua carreira.
Este é um ponto realmente subjetivo, contudo, profissionais que conhecem bem seu trabalho serão capazes de estimar o quanto do conhecimento poderá ser traduzido para a prática.
Pesquise sobre a reputação do curso
Uma estratégia muito válida para fazer uma boa escolha é optar por cursos que já tem uma reputação no mercado. Pesquise quanto tempo aquele curso está sendo oferecido, pergunte para colegas de sua área sobre a opções e busque avaliações das aulas.
Uma dica importante para pesquisa é entender que quanto mais informação um curso estiver disponível, mais reconhecido ele será.
Confira a opinião de ex-alunos
Por fim, busque relatos e avaliações de pessoas que já fizeram o curso. Procure comentários em sites e nas redes sociais sobre sua opinião do conteúdo oferecido e até mesmo cases gerados pelos cursos.
A credibilidade de uma avaliação espontânea é relevante e deve ser levada em consideração na hora de fazer sua escolha.
Agora que já entendemos a importância de fazer um curso de ecommerce online e conferimos dicas para fazer uma boa escolha, é hora de conhecer as principais opções disponíveis na internet. Vamos lá?
Os melhores cursos de ecommerce
Confira abaixo a lista com os melhores cursos de ecommerce disponíveis no mercado atualmente.
1. Campanhas para e-commerce: Google Shopping e Facebook Ads
Uma parte essencial para fazer o ecommerce gerar resultados é criar anúncios que geram resultados.
Esse curso de ecommerce foca em ensinar a criar catálogos e anúncios publicitários para fazer seus produtos chegarem nos consumidores certos.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Anúncios para ecommerce
- O que é um feed: atributos obrigatórios
- Atributos opcionais
- Google Merchant Center e upload de catálogo
- Configurações de campanha
- Agrupamentos de catálogos
Tipo de acesso: Acesso ilimitado para sempre na plataforma Domestika.
2. Como Montar sua Loja Virtual - O Mapa Completo do E-commerce
Esse material ensina como fazer um planejamento completo com as 8 etapas essenciais para dominar 100% dos processos e criar sua loja virtual.
No curso os alunos irão identificar se a ideia de negócio é viável ou não através do planejamento.
O material também aborda a estruturação da operação online começando pela escolha da melhor plataforma de e-commerce até a contratação de fornecedores e soluções financeiras, de estoque e de clientes com CRM.
Ficha técnica:
Carga horária: 11,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Planejamento
- Plataforma e Infraestrutura
- Integrações
- Comunicação visual
- Gestão de conteúdo
- Operações e logística
- Serviços financeiros
- Marketing digital
Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.
3. Curso Ecommerce do Zero
O Bruno de Oliveira é o CEO do Ecommerce na Prática e a partir de sua experiência na área desenvolveu seu próprio curso ensinando a criar um ecommerce do zero.
O curso é voltado para pessoas que ainda não possuem um ecommerce, mas desejam criar sua própria loja virtual. Até mesmo pessoas com pouca experiência e até mesmo quem ainda não sabe o que vender.
Com o conteúdo será possível aprender a definir o nicho do seu negócio, como conquistar e atender clientes para gerar vendas e gerar audiência.
Ficha técnica:
Carga horária: 200 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Planejamento
- Estrutura
- Divulgação
- Vendas
- Impulsão
Tipo de acesso: Acesso ao conteúdo durante 1 ano.
4. Curso de E-commerce: Venda na Internet para Micro e Pequenas Empresas
Esse curso de e-commerce foi desenvolvido pelo Sebrae-SC para auxiliar empresas e empreendedores que desejam começar no mundo do comércio eletrônico.
O material fala sobre o planejamento inicial e os principais detalhes que precisam fazer parte de uma estratégia inicial de um negócio online.
O resultado do curso é um treinamento introdutório sobre e-commerce que prepara os empreendedores para criarem sua loja online, atuar com um sistema de divulgação e fazer um ótimo atendimento ao cliente pela internet.
Ficha técnica:
Carga horária: 5,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Entenda o que é e-commerce
- Tipos de negócios e a evolução do mercado
- Legislação
- Planejamento do negócio
- Tecnologia
- Comunicação
Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.
5. Curso de E-Commerce e Modelo De Negócios Digitais - FGV
A proposta desse curso é ensinar sobre as dinâmicas do ambiente do mercado digital e formas úteis de como atuar nesse ambiente.
Os estudantes irão aprender sobre posicionamento estratégico no mercado de produtos e serviços digitais, adequar diferentes modelos de negócios às operações de ecommerce e muito mais.
Ficha técnica:
Carga horária: 30 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Internet e negócios
- Modelos de negócios e receita na internet
- Ecommerce - Tecnologia, segurança e operacionalização
- Novas plataformas e ferramentas de apoio à decisão
Tipo de acesso: curso com duração de 7 semanas.
6. Formação Gestor de Tráfego Pago e Mídia Performance 2022
Esse é um curso de e-commerce que trata sobre um conceito que tem grande influência no sucesso de uma loja virtual: a gestão de tráfego.
O primeiro passo para quem um negócio digital seja capaz de vender é o tráfego em suas páginas, seja ele orgânico ou pago.
O conteúdo foca em ensinar sobre as principais ferramentas de tráfego, como Google Ads, YouTube Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Depois de aprender a trazer os consumidores para o seu site, o curso irá ensinar técnicas de conversão com copywriting, neuromarketing e gatilhos mentais.
Para finalizar, o material ensina sobre Web Analytics para conferir as métricas e analisar os dados com o Google Analytics.
Ficha técnica:
Carga horária: 27 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Google Ads e Youtube Ads
- Facebook Ads e Instagram Ads
- Copywriting
- Neuromarketing
- Gatilhos Mentais
- Utilizar o Google Analytics (Versão Universal) com exercícios práticos e acesso a uma conta real de E-commerce
Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.
7. Curso Completo de Dropshipping 2022
Esse é um curso que ensina uma das modalidades de e-commerce mais relevantes dos últimos anos, o Dropshipping.
O curso guia os estudantes do zero ensinando todas as técnicas necessárias para ganhar muito dinheiro na internet.
As aulas irão ensinar a configurar sua loja, escolher produtos ideais para sua loja, como enviar produtos diretamente do fornecedor para o cliente e como divulgar seus produtos usando o Facebook Ads.
Ficha técnica:
Carga horária: 8,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Como criar uma operação de dropshipping do zero
- Melhores aplicativos para sua loja
- Escolher os melhores produtos para sua loja
- Como fazer vendas com uma loja online sem estoque
- Configurar sua loja no Shopify
- Como criar uma boa copy para seus anúncios
- Técnicas para fazer vendas todos os dias
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma do curso.
8. Cursos de E-commerce da Nuvemshop
Além de fornecer uma plataforma de e-commerce completa e profissional, a Nuvemshop lançou recentemente as Trilhas de Conhecimento.
As Trilhas de Conhecimento são cursos de e-commerce totalmente gratuitos para ajudar todos os empreendedores em sua jornada. Os cursos são destinados a gerentes de e-commerce, empreendedores que estão começando a vender agora, ou até mesmo para quem já vende, mas quer aumentar suas vendas online.
Nela, você encontra curso de vendas online, curso de dropshipping, curso de Instagram, curso de marketplace, entre outros.
Os cursos são compostos por aulas em vídeos, artigos, planilhas, e-books e até mesmo ferramentas que irão te ajudar a colocar todos os seus conhecimentos em prática.
E pensando que cada empreendedor está em um momento diverso e tem uma dor diferente de negócio, a Nuvemshop criou módulos com cursos voltados para diferentes áreas do negócio.
Você também poderá acompanhar os cursos desde a etapa iniciante até o nível avançado.
Ficha técnica:
Principais tópicos:
- Estoque e Logística;
- Redes sociais;
- Vendas;
- Gestão e Finanças;
- Marketing.
Tipo de acesso: Você pode assistir às aulas quantas vezes quiser e quando quiser, pois é vitalício e sem custo algum.
9. Formação Ecommerce Alura
O curso Formação Ecommerce está disponível na Alura, uma das plataformas de cursos online mais conhecida no Brasil. Nele os alunos irão aprender sobre todos os processos que constituem a criação e o gerenciamento de uma loja virtual.
O conteúdo é ensinado através de 3 pontos principais: decisões no começo de sua loja, avançando com sua loja virtual e medindo os resultados do seu ecommerce. A formação guia os empreendedores em potencial através de um passo a passo em aulas que tem uma carga horária total de 44 horas.
Ficha técnica:
Carga horária: 44 horas.
Certificado: Oferece um certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Decisões no começo de sua loja
- Avançando com sua loja virtual
- Sistemas de pagamento
Tipo de acesso: Acesso por um ano com suporte ilimitado.
10. Curso de Gestão de Marketplace
A Com School conta com um curso completamente voltado para os marketplaces. Plataformas de vendas com o Mercado Livre e a Amazon onde cerca de 30% das vendas online acontecem no Brasil.
Aprender a dominar estas plataformas abre a oportunidade de ter seu próprio negócio e até mesmo trabalhar de casa. Uma grande vantagem é que o conteúdo do curso não foca em uma ferramenta específica, mas oferece o conhecimento necessário para empreender e ter sucesso em qualquer opção escolhida.
Ficha técnica:
Carga horária: 25 horas.
Certificado: Oferece um certificado de conclusão reconhecido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ABComm
Principais tópicos:
- Introdução
- Estratégias
- Hubs de integração
- Ecossistema de marketplaces
- Brasil e mundo
- Como vender na B2W
- Mecado Livre, Magalu e outros marketplaces
Tipo de acesso: Acesso por um ano com suporte ilimitado.
12. Curso Como Montar Uma Loja Virtual
Criar uma loja virtual não é um trabalho simples, mas que pode ser feito por qualquer empreendedor com o conhecimento e as ferramentas necessárias. O curso tem exatamente o objetivo de promover o conhecimento necessário para que qualquer um possa criar sua loja virtual do zero.
Após terminar o treinamento, os alunos estarão prontos para colocar suas próprias lojas no ar em menos de 24 horas.
O conteúdo abordado no curso é: introdução ao processo de compras em lojas virtuais, como definir o nome da loja e seu domínio, o que é a plataforma para loja virtual e como escolher uma, passo a passo da configuração de lojas, pagamento e entrega de produtos, testes que a loja deve fazer e o que é preciso para monitorar e operar uma loja diariamente.
13. Curso de Marketing e Gestão de Projetos para Ecommerce
A EBAC online conta com um curso que ensina a dominar as principais ferramentas e estratégias para alavancar vendas de ecommerces.
O material reúne as melhores práticas e exemplos do mercado, como Extra, Ponto Frio, Magalu e Casas Bahia.
As aulas ensinam como planejar, criar e gerenciar um plano de ecommerce e marketing eficazes para grandes marcas ou seu próprio negócio.
14. Curso Ecommerce Online
O site Curso de Ecommerce conta com diversas profissionalizações e treinamentos na área. Este curso em específico tem o foco na criação, planejamento e desenvolvimento de sua primeira loja virtual.
O curso é indicado para pessoas que desejam empreender e criar seu próprio negócio ou gerenciar ecommerces de terceiros.
O plano de estudo é completo e aborda os temas: planejamento e projeto de ecommerce, escolha e registro de domínio, plataformas, design, conteúdo para lojas virtuais, meios de pagamento, marketing digital, monitoramento de tráfego e conversão, logística e atendimento.
15. Ecommerce 100K
O curso da Universidade Ecommerce promete aos seus alunos a oportunidade de ganhar de R$ 10 mil a R$ 100 mil do zero através de um passo a passo. Segundo os criadores, o curso é recomendado para todas as pessoas que desejam ganhar dinheiro, tendo uma loja virtual ou começando por agora.
Preparado para começar seu curso de ecommerce online?
Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado boas opções de cursos online para começar seu negócio do zero ou para melhorar os resultados de sua loja virtual.
Uma dica para quem já tem um ecommerce e deseja melhorar a qualidade do seu atendimento é a utilização de um chat online. O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat que permite o atendimento em tempo real, o monitoramento de visitantes em seu site e o início de interações através dos convites de conversas proativos.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!