Saiba Como Criar Uma Estratégia de Frete Grátis Sem Prejudicar Seus Lucros
A possibilidade de oferecer frete grátis em seus produtos é uma realidade muito distante para você? Entenda que investir nesse diferencial não é nenhum bicho de sete cabeças como pode parecer.
Pelo contrário, quando avaliadas as reais condições de um e-commerce de forma clara, é possível colocar em prática a isenção do envio sem impactos negativos. Quer saber como? Continue esta leitura, pois vamos indicar um caminho para você começar nesta área e crescer ainda mais!
Frete grátis vale a pena?
Depois de ter sido deixado de lado no final de 2015, o frete grátis voltou a ficar em alta como uma das táticas relevantes em 2018. Conforme a Ebit/Nielsen, empresa em referência de dados sobre o e-commerce, os 10 maiores varejistas brasileiros voltaram a usar a estratégia para atrair o público.
Segundo a pesquisa da Ebit, a Webshoppers, as empresas optaram por livrar os clientes da taxa de entrega ao verificarem que quanto mais caro o frete, mais chances de os consumidores reclamarem.
Para contrapor este problema, veja o crescimento da oferta de frete grátis nos últimos anos:
Planeje sua oferta de entrega gratuita
Mas antes de se jogar de cabeça no frete grátis, você deve analisar as condições que sua loja virtual tem de colocar o atrativo em prática. Primeiramente, o mais importante é preservar a saúde financeira do seu negócio. Afinal, de nada irá adiantar chamar a atenção do público se for para vender mais, porém, reduzindo a margem de lucro. Acredite, você não quer criar essa bola de neve em seu e-commerce.
Então, para ajudá-lo a criar uma estratégia assertiva, e mais segura, para implementar o frete grátis, reunimos alguns elementos a serem considerados nessa hora. Confira!
Defina valores mínimos para a isenção da taxa de envio
Obviamente, disponibilizar todos os itens do seu e-commerce sem a cobrar a taxa de entrega é praticamente inviável. Desse modo, uma alternativa interessante está em trabalhar com faixas de frete grátis. Estipule um limite mínimo para a obtenção do transporte gratuito, como nas compras acima de R$ 200,00, por exemplo.
Lembre-se também de deixar clara essa possibilidade para os visitantes utilizando um selo de frete grátis nos objetos dentro do valor determinado. Você pode também informar o frete grátis como uma campanha promocional, investindo na divulgação desse diferencial em suas redes sociais.
Entretanto, se você vende itens de valor mais baixo, não se preocupe. Seu negócio também pode utilizar essa estratégia. Neste caso, seu atrativo deve focar, principalmente, no incentivo à inclusão de mais produtos ao carrinho.
O objetivo aqui é convencer o cliente a finalizar uma compra que atinja o valor fixado para a entrega gratuita. Mesmo que para isso seja preciso ele gastar mais. É sobre isso que vamos falar a seguir.
Aumente o ticket médio do seu e-commerce
Como falamos anteriormente, você pode sugerir que o visitante adquira mais produtos para ser isento do custo do envio. Esta decisão caracteriza uma das consequências positivas de apostar no frete grátis: viabilizar um meio de aumentar o ticket médio das suas vendas.
No marketing e na publicidade é comum trabalhar com gatilhos emocionais, ou seja, palavras que incentivam determinada tomada de decisão. No e-commerce, não ter que custear o transporte é um gatilho poderoso. Isso porque para o consumidor, se for para gastar mais que seja comprando outros produtos e não bancando o envio.
Aproveite-se disso e lucre mais enquanto reduz o impacto do investimento nas entregas das suas encomendas.
Aposte nas datas comemorativas
Outra maneira de segmentar suas campanhas de frete grátis é direcioná-las aos momentos mais quentes do ano: as datas comemorativas. Se você prefere não arriscar nesta estratégia durante cada um dos 12 meses, entre em ação nos períodos de maior aquecimento do mercado.
Nessa hora, o frete grátis desponta como mais um elemento a fortalecer seu negócio diante da concorrência. Aqui vale o mesmo pré-requisito de determinar previamente um piso mínimo para livrar o cliente do pagamento do frete. A publicidade para tornar público para a maior quantidade de pessoas que seus produtos estão com frete grátis se torna mais urgente do que nunca.
A diferença será o tempo de duração dessa oferta, disponibilizada apenas durante um período determinado. Esta abordagem pode ser bastante interessante para você se familiarizar com a técnica e depois empregá-la quando julgar necessário. Sem medo.
Outra dica é planejar sua estratégia de frete grátis para cada data importante do calendário varejista. Se você optar por não usá-la em todas, priorize, pelo menos, as mais fortes como Dias das Mães, Black Friday e Natal. Quem preferir, pode começar a desenvolver esse método em datas anteriores para estar bem preparado para essas épocas.
Busque um frete em condições competitivas
Você já havia pensando no frete grátis da forma como apresentamos aqui? Esperamos que as colaborações deste conteúdos o ajudem a ter mais segurança e assertividade para desenhar sua estratégia de frete grátis.
E é claro, não poderíamos deixar de lembrá-lo da importância de contar com opções de entrega em condições competitivas. Ou seja, com prazos e vantagens de acordo com a realidade do seu e-commerce.
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