Prepare Sua Estratégia de Frete Para o Dia dos Pais
O Dia dos Pais está caindo cada vez mais no gosto popular, tanto que as vendas em 2018 foram as melhores dos últimos seis anos. Com um faturamento na casa dos R$ 2 milhões, somente no ano passado, a expectativa é de ter ainda mais lucros na edição 2019.
Claro que você não vai deixar seu e-commerce de fora da próxima febre de vendas do calendário varejista, não é? Por isso, decidimos reunir as dicas para o seu negócio sair na frente da concorrência ao turbinar um dos elementos decisivos para o cliente: o frete!
Por que ter atenção especial com o frete no Dia dos Pais?
Certamente você já deve ter ouvido falar do impacto do envio na decisão de compra. Essa influência se torna ainda mais preocupante quando lembramos que as taxas de abandono de carrinho são de 82,3%. E qual o motivo? O frete ser considerado caro demais pelo cliente.
Então, neste artigo focaremos nas estratégias para o seu e-commerce tornar as entregas mais atraentes e minimizar a impressão negativa do transporte. Mais do que isso, vamos ajudá-lo a transformar o vilão do comércio eletrônico no mocinho do seu negócio!
Crie uma estratégia diferenciada de frete para a data
A operação de cada e-commerce tem sua própria realidade, como o volume de vendas e, consequentemente, o de entregas. Mas algumas dicas podem ser testadas tanto por vendedores iniciantes quanto lojistas mais experientes. A primeira delas é planejar uma estratégia exclusiva para qualificar o seu frete.
Claro que preparar estoque, ações de marketing e toda a estrutura de vendas é importante para lucrar mais na época. Entretanto, determinar com assertividade os detalhes da sua política de transporte irá render ótimos frutos também!
Confira a seguir como traçar um plano focado na eficiência de um frete diferenciado.
Antecipe sua logística para o aumento da demanda
Outro ponto interessante a ser otimizado para o Dia dos Pais é o preparo das suas encomendas para o transporte. A agilidade no envio depende de que você não perca tempo na hora de despachar a mercadoria e enviá-la ao cliente.
Se tudo der certo, sua demanda estará mais acentuada do que o normal. Portanto, é bom não deixar as tarefas se acumularem. Se você trabalha com nota fiscal, assegure-se de emitir a de cada pedido o mais rápido possível. O mesmo vale para quem usa a declaração de conteúdo. Por serem documentos obrigatórios para o transporte, certifique-se de liberá-los prioritariamente.
Você também deve pensar no tempo usado para o embalo das mercadorias e se é necessário levá-las até uma unidade de postagem. Lembre-se também de revisar com antecedência seu estoque de embalagens e artigos para proteger a integridade da encomenda durante o transporte.
Calcule exatamente o tempo gasto em cada uma dessas etapas e contabilize o quanto é necessário para despachar o volume. Se você acredita que pode ficar apertado concluir o despacho de tantos pedidos simultâneos, acrescente um ou dois dias extras ao prazo de envio informado ao cliente. Isso dará um fôlego adicional para sua logística não prejudicar o envio e gerar atrasos na entrega.
Aproveite o apelo do Unboxing Experience para o Dia dos Pais
Pela tradução, Unboxing Experience significa desempacotar. A atividade tem crescido bastante nas redes sociais, principalmente no YouTube, canal em que são postados muitos vídeos de produtos com essa abordagem.
Mas não são apenas os youtubers que colocam o Unboxing em alta. O próprio e-commerce movimenta essa tendência que chama a atenção do público. A sacada é oferecer uma experiência que encante quem recebe a encomenda. Seja com uma embalagem personalizada, um bilhete dentro do pacote ou até mesmo algum brinde.
E sabe o que é mais interessante? Não é preciso gastar muito para criar a sua Unboxing Experience e tornar a compra no seu e-commerce memorável.
Um embrulho extra com papel pardo e barbante costuma dar um toque especial ao envio. É uma forma de demonstrar um carinho especial com aquele consumidor.
Então que momento melhor para fidelizá-lo do que o Dia dos Pais? Mesmo que o produto não seja para o comprador, a ideia do presente é exatamente encontrar um mimo a quem se ama. Então, com certeza os vendedores que souberem usar essa estratégia serão lembrados na compra do próximo ano!
Saiba mais no artigo que produzimos sobre a técnica para impressionar nas vendas, na época, para o Dia das Mães: Capriche com Unboxing Experience
Leia também: 5 Estratégias Para Vender Mais no Dia dos Pais
Garanta condições mais competitivas de frete
Você tem certeza que sua opção de frete é a mais econômica para o seu e-commerce? Ou as suas entregas realmente tem a qualidade, como o cumprimento dos prazos de envio que o consumidor procura?
Perguntas como estas são interessantes para avaliar possíveis gargalos em sua logística de frete, como ter apenas uma única opção de entrega. Reforçamos isso porque, a menos que você tenha um grande volume de vendas para negociar um contrato mais vantajoso com uma transportadora, é possível que esteja pagando mais caro pelo serviço.
A dica aqui é procurar alternativas variadas de frete que o ajudem o ano inteiro e, principalmente, para o Dia dos Pais. Acha impossível? Saiba que não só é viável, como é fácil ampliar suas opções e usar várias transportadoras simultaneamente. O caminho é utilizar a tecnologia de uma solução de frete.
Seu e-commerce tem muito a ganhar com esta diversificação. Pense nas empresas de transporte como os seus demais fornecedores. Certamente você não abastece seu estoque apenas com uma fonte única. Com o frete a lógica deve ser a mesma!
Aposte em criar um catálogo com alternativas que permitam a escolha entre diferentes preços, prazos e condições de envio. Seu orçamento e seus clientes agradecem!
A solução completa para turbinar o seu frete
No post de hoje reforçamos a importância de pensar em uma estratégia diferenciada nas entregas para o Dia dos Pais. Lembramos ainda que as dicas servem para esta e também para outras datas comemorativas.
Agora se você quiser tornar o planejamento ainda mais assertivo, conheça o Melhor Envio. Somos uma solução de fretes completa para o seu negócio.
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