Logística reversa dos correios: o que é e como fazer
A logística reversa é uma tendência relevante que tem ganhado cada vez mais destaque no setor de transporte de mercadorias.
O fortalecimento da legislação voltada para a proteção ambiental e do Código de Defesa do Consumidor são alguns dos principais fatores que contribuem para o crescimento deste tipo de política.
O resultado disso é que mais empresas buscam adequar seus processos produtivos, tornando seus negócios cada vez mais sustentáveis e competitivos.
Uma solução que tem auxiliado as empresas em um modelo efetivo para as trocas e devoluções é a logística reversa dos Correios.
Uma das opções mais conhecidas e utilizadas para a gestão de entregas pós-venda.
Se você tem interesse em saber mais sobre este conceito e como este tipo de logística funciona para aplicá-la em seu negócio, confira o nosso artigo. Vamos lá?
O que é logística reversa dos Correios?
A logística reversa dos Correios, também conhecida como Correios reverso, é um serviço que facilita o retorno de produtos ao lojista.
Esta prática que tem sido oferecida desde 2006 auxilia os clientes, que podem enviar itens de volta sem precisar pagar pelo serviço de envio.
Isso acontece quando produtos comprados no e-commerce estão com problemas, foram enviados no modelo errado, cor errada, tamanho errado ou não atendem às demandas dos clientes.
Então, devido à legislação brasileira, os consumidores têm o direito de devolver qualquer item comprado em até 7 dias depois do seu recebimento.
Como a logística reversa funciona?
Esta categoria de logística é composta por 3 etapas básicas. Na primeira, o consumidor devolve o produto ao lojista de acordo com a modalidade de logística reversa oferecida.
Na segunda etapa o lojista deve remeter ao fabricante ou importador o produto que foi recebido.
Então, na terceira etapa o item é reencaminhado para que seja reutilizado, reciclado ou descartado corretamente.
Para entender o processo de forma completa, confira o infográfico:
Por que a logística reversa é importante?
Apesar de geralmente estar relacionada com algum tipo de problema, a logística reversa é uma forma prática para que as marcas mostrem o valor dos clientes e os fidelizem.
Após promover uma experiência positiva, as chances de que os consumidores comprem novamente ou indiquem sua loja serão maiores.
Desta forma, os clientes irão atuar como promotores da marca divulgando seu negócio organicamente.
Portanto, podemos dizer que a logística reversa está diretamente ligada à experiência dos consumidores.
Em quais situações os clientes têm direito à devolução de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?
O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante este direito:
"O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio."
Como fazer a logística reversa dos Correios?
A logística reversa dos Correios está disponível para qualquer negócio que possua um contrato com os Correios e um CNPJ.
O processo é bem simples, basta apenas fazer a solicitação. O pedido pode ser feito a qualquer hora em qualquer dia da semana através da página de serviços dos Correios.
É preciso acessar o site com seu login e senha. Caso não esteja cadastrado, será necessário fazer o primeiro acesso, registrar um e-mail e confirmar seus dados cadastrais.
Após cadastrado, a logística reversa poderá ser feita pelo SEDEX reverso e pelo PAC reverso.
Categorias de logística reversa nos Correios
Existem 3 formas diferentes de logística reversa oferecida pelos Correios, contudo, é importante lembrar que os custos são arcados pela loja virtual.
As únicas obrigações que os clientes precisam cumprir são: respeitar o prazo definido pelos Correios e fazer a postagem na agência, caso a opção não seja oferecida em domicílio.
Confira abaixo as categorias de logística reversa disponíveis.
1. Logística reversa em agência
O início desta modalidade de logística reversa é feita online. O lojista gera um código de postagem para seu cliente, que pode fazer a postagem em uma agência dos Correios para a troca ou devolução de um produto.
Neste caso é preciso que os clientes estejam atentos para o horário e os dias de funcionamento das agências.
Também é preciso utilizar o mesmo código como rastreador do novo item, caso seja um pedido de troca.
2. Logística reversa domiciliar
A logística reversa domiciliar oferece mais comodidade aos clientes, pois é feita no endereço dos consumidores.
Após a solicitação de troca ou devolução de um produto para uma loja virtual, o lojista deve gerar a demanda para um agente dos Correios.
Atualmente, esta modalidade de logística reversa pode ser feita em cerca de 680 cidades brasileiras. É uma forma interessante de negócios mostrarem que valorizam seus clientes, promovendo a fidelização.
Após acionar o agente dos Correios, a coleta poderá ser agendada em até 30 dias após a realização do pedido.
É importante ressaltar que o agente irá recolher o produto apenas em dias úteis.
3. Logística reversa simultânea
Assim como a opção anterior, esta modalidade também pode ser feita em domicílio. Sua principal diferença em relação aos outros itens é a simultaneidade.
Enquanto o produto que será trocado ou devolvido é enviado de volta para a loja virtual, a nova mercadoria também estará sendo enviada para o consumidor.
Confira também nosso artigo com os 38 melhores sites para criar loja virtual.
Quais as vantagens de usar a logística reversa dos Correios?
Vários negócios optam pela modalidade de logística para alcançar o equilíbrio em suas atividades empresariais e na natureza.
Essa decisão pode trazer diversos benefícios para negócios que estão dispostos a aproveitar essa oportunidade.
Desenvolve um relacionamento com a sociedade
Conquistar uma imagem positiva perante ao público é algo que fortalece as relações, reforçando a parceria e a confiança de marcas.
Uma das formas mais práticas de uma empresa mostrar sua preocupação com a experiência de seus clientes e seu impacto socioambiental vem através do desenvolvimento de práticas sustentáveis.
A logística reversa é um processo que está diretamente ligado com a consciência ecológica.
Portanto, o crescimento econômico de um negócio pode ser balanceado com o reabastecimento do ciclo produtivo, reaproveitamento de peças e equipamentos, reparo de mercadorias e desenvolvimento de embalagens recicláveis ou retornáveis.
Gera vantagens competitivas
A logística reversa é algo que pode ser usado por empresas como uma vantagem competitiva.
Isso é possível porque o processo está diretamente ligado à sustentabilidade na cadeia de produção. Portanto, é possível adotar uma postura sustentável, mostrando que a marca atua de maneira ecológica.
Além disso, é um diferencial competitivo, pois os clientes poderão comprar com mais tranquilidade ao entender que seus produtos podem ser retornados sem burocracia ou dificuldades.
Qual a alternativa para a logística reversa dos Correios?
Existem transportadoras que oferecem este tipo de serviço, mas negociar com diversas marcas diferentes pode ser uma tarefa burocrática que irá gerar resultados diferentes de acordo com cada contrato.
Ao invés disso, empresas podem contratar uma plataforma para a gestão logística, com o Melhor Envio.
O serviço permite que empreendedores cotar simultaneamente com várias transportadoras e gerem envios com rastreio inteligente em uma plataforma integrada com diversas opções de e-commerce.
Utilizar a plataforma é algo muito fácil, basta apenas cotar simultaneamente com várias transportadoras, comparar as opções, gerar o frete que deseja e enviar o pacote, acompanhando sua movimentação.
O Melhor Envio é parceiro de algumas das principais transportadoras do país e também dos Correios.
As vantagens que o serviço oferece são bastante práticas. Usuários pagam apenas pelo que usar, contam com um rastreio inteligente, integram a tecnologia em sua empresa e automatizam geração de fretes em lojas virtuais.
Preparado para começara usar a logística reversa?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a compreender o que é a logística reversa dos Correios e como utilizá-la em seu negócio, além de apresentar uma opção viável.
Caso você também tenha interesse em se aprofundar no gerenciamento de estoque do seu negócio, confira nosso artigo completo sobre como fazer e o que é controle de estoque.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!