O que é marketing conversacional e como começar

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O mercado, seja ele online ou offline, é repleto de tendências que vêm e vão. Quando empreendedores entendem bem o seu negócio, eles são capazes de identificar o que é apenas uma tendência ou uma mudança que veio para ficar.

A maneira de como as marcas abordam as pessoas é uma destas mudanças que veio para ficar. Afinal, a internet mais acessível para todos, diversas fontes de informação, a possibilidade de conferir avaliações em alguns segundos fizeram com que os consumidores aumentassem seu nível de exigência.

Por isso, hoje o foco das empresas é a experiência do consumidor. Isso faz com que as pessoas se tornem o centro das atenções em todo o processo de vendas, pois é preciso oferecer qualidade no atendimento e experiências humanas personalizadas para conquistar estes novos clientes mais críticos e exigentes.

Neste contexto, o marketing conversacional surgiu como uma alternativa para que empresas possam oferecer uma experiência mais humana aos seus clientes, deixando de lado métodos tradicionais que não geram valor ao seu público.

Esta estratégia consegue atingir o objetivo de conquistar os clientes através da abordagem mais humana utilizando o diálogo rápido e personalizado.

Quer aprender mais sobre o que é o marketing conversacional, como ele funciona e se é possível aplicá-lo em seu negócio? Confira o conteúdo do nosso artigo. Vamos lá?

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional, também conhecido como marketing de conversação, é uma estratégia utilizada por empresas que desejam otimizar seu processo de venda, aprendendo mais sobre seus clientes em menos tempo e oferecendo uma experiência humana em sua compra.

Ela foi desenvolvida para viabilizar o atendimento personalizado mesmo em sites com um grande número de acessos diários, onde não é possível que uma equipe possa atender todos os visitantes com atenção.

Esta estratégia geralmente usa ferramentas de inteligência artificial para criar conversas que geram interações humanas em tempo real entre clientes e chatbots. Desta forma, seus leads podem engajar com sua empresa no momento em que desejarem sem a necessidade de passar pela espera de uma resposta.

Geralmente, aplicação desta estratégia é feita através de canais digitais como o chat online em sites, aplicativos de conversa como o WhatsApp, Messenger, Telegram, entre tantos outros.

Consumidor interagindo através do marketing conversacional

Os 3 pilares do marketing conversacional

Para conseguir alcançar o objetivo de gerar valor aos consumidores na abordagem inicial, durante o processo de compra e no pós-venda o marketing conversacional se baseia em 3 pilares essenciais. Confira quais são e entenda sua importância.

1. Otimização de tempo

Otimizar to tempo do atendimento é um dos principais objetivos desta estratégia. A proposta deste recurso de marketing é oferecer o atendimento em tempo real através de ferramentas de automação, mas sem perder a personalização e naturalidade de uma conversa humanizada.

Além disso, um estudo divulgado pela Hubpost sugere que 82% dos consumidores avaliam como importante ou muito importante uma resposta imediata quando têm dúvidas sobre uma compra, este número sobe para 90% quanto a importância da resposta imediata no atendimento ao cliente para resolver problemas.

Isso significa que além de economizar o tempo da empresa e o tempo dos consumidores, esta estratégia também atende a uma necessidade dos clientes.

2. Escalabilidade

A escalabilidade é outro ponto forte do marketing de conversação. Através da implementação correta desta estratégia, os negócios conseguem atender mais clientes, em menos tempo e sem ter que gastar muito.

Isso especialmente importante para empresas que recebem número de acessos diários que vai além da capacidade de atendimento de sua equipe, proporcionando o atendimento em tempo real sem a necessidade de um atendente disponível no momento.

3. Personalização

Por fim, a personalização é o que une a humanização ao atendimento rápido e em grande escala. Através das ferramentas e recursos apresentados pelo marketing de conversação é possível estes três elementos que não parecem compatíveis, mas que quando utilizados juntos gerando resultados excelentes.

Vale a pena investir nesta estratégia? Quais são os benefícios?

O marketing de conversação é uma forma estruturada e eficiente de criar relacionamento com os consumidores, a fim de transformá-los em clientes através de uma conversa real com interações humanas e agradáveis ao invés da utilização de formulários.

Isso gera uma proximidade entre marcas e pessoas, promovendo mais engajamento com o seu negócio, gerando a oportunidade de converter leads com qualidade e agilidade. Isso significa que a utilização desta estratégia não traz apenas novos clientes, mas otimiza o processo de qualificação de leads.

Se você ainda não está convencido quanto ao investimento no marketing conversacional para melhorar seus resultados, confira alguns benefícios que esta estratégia pode trazer para o seu negócio.

Consumidor comprando em seu celular através de um chatbot

Melhora a experiência do cliente

Os consumidores experienciarão um atendimento mais agradável e satisfatório ao interagirem com sua marca em tempo real através do marketing de conversação. Afinal, esta estratégia tem como objetivo atender as necessidades do seu público para melhorar o relacionamento dos clientes com sua marca, tornando esta relação engajada e humanizada.

Reduz o tempo do ciclo de vendas

Ao deixar de lado os relatórios e focar nas conversas para descobrir informações valiosas do seu público, seu negócio aprenderá muito mais sobre seus clientes em bem menos tempo.

Esta troca de informações em tempo real proporciona a oportunidade para que o seu negócio entenda as necessidades de um lead e ofereça as soluções mais adequadas em tempo real, aumentando a velocidade da resposta dos consumidores e tornando seu ciclo de vendas mais dinâmico, com mais oportunidades de sucesso.

Gera e nutre leads

O marketing conversacional não deve ser utilizado apenas nas primeiras interações com seus consumidores, ele é uma ferramenta importante que pode ajudar a guiar estas pessoas através de etapas mais avançadas em seu funil de vendas.

Ou seja, este é um ótimo recurso para gerar leads e acompanhá-los em sua jornada de compras através de conversas personalizadas que podem tirar suas dúvidas.

Aumenta a produtividade da equipe

As ferramentas de marketing de conversação automatizam os processos repetitivos e acabam com as filas de espera ao otimizarem os chatbots. Deta forma, perguntas comuns e simples são respondidas para mais pessoas em menos tempo, enquanto os profissionais de sua equipe podem se dedicar a outras etapas mais importantes do atendimento.

Ajuda na fidelização de clientes

Empresas que adotam esta estratégia conquistam a confiança de seus clientes, pois desde a primeira interação estas pessoas receberão aquilo que esperam de uma marca. Desta forma, os clientes terão conhecimento quanto a eficiência de sua empresa em atender suas necessidades e podem continuar optando por seu negócio a em vez da concorrência.

Gera autoridade de marca

Reconhecer o problema dos seus clientes e ter o conhecimento necessário para oferecer uma solução é uma das formas mais eficazes de gerar autoridade através do contato direto com seu público. Quando esta interação é feita rapidamente, em tempo real, sua empresa fortalece ainda mais sua reputação.

Esta é uma vantagem que não afeta apenas as compras de pessoas que já estão interagindo com você, mas atestam a competência de sua marca para consumidores que ainda não conhecem sua marca ou estão no processo de decisão de compra.

Como aplicar o marketing conversacional no atendimento?

Após entender melhor o que é o marketing de conversação e os benefícios que ele pode trazer para sua empresa, é hora de aprender como esta estratégia deve ser implementada em seu negócio.

Escolha uma ferramenta eficiente e confiável

O planejamento é um dos primeiros passos na implementação de uma estratégia de marketing conversacional. Isso significa que a escolha da ferramenta correta irá afetar a maneira de como suas metas e objetivos serão alcançados, afinal, sua equipe deve se adaptar aos recursos proporcionados.

Por isso é preciso saber escolher bem. Busque por ferramentas que apresentem resultados confirmados de geração de lead através da automatização. Escolha uma opção com o recurso de abordar proativamente os visitantes do seu site para obter informações de contato e começar o processo de qualificação de leads.

Nossa indicação é a plataforma da Leadster, que além de oferecer tudo isso, também conta com a integração de ferramentas profissionais de atendimento e relatórios completos para o controle de dados.

Desta forma, é possível monitorar com informações como a taxa de conversão, listagem completa de leads gerados e outros dados que podem ajudar a identificar mudanças que podem otimizar seus resultados.

Gere mais leads através da solução de Marketing Conversacional da Leadster!

Entenda o desejo dos seus leads e ofereça o atendimento humanizado

Para atender seus clientes em tempo real, com informações corretas e completas é preciso entender quais são suas necessidades. Algo que pode ser feito através de ferramentas que coletam e interpretam os dados de seus clientes ou através do feedback direto e pesquisas de satisfação.

Após entender as necessidades do seu público, será possível configurar mensagens proativas personalizadas em suas páginas mais relevantes, proporcionando uma forma de tirar dúvidas mais rapidamente e acelerar o processo de decisão dos clientes.

O método também pode ser utilizado para direcionar leads em estágios mais avançados do seu funil de vendas. Use os chatbots para identificar casos mais complexos que não podem ser resolvidos através de mensagens prontas e envie este contato para os atende tentes adequados, otimizado o processo de atendimento.

Portanto, independente do estágio do contato, faça o possível para que ele aconteça o mais rápido possível, sem perder a qualidade, e aumente suas chances de conversão.

Envolva leads com mais mensagens e menos formulários

Os formulários geralmente geram um efeito oposto à humanização, pois são impessoais e podem levar bastante tem para serem respondidos.

Já as conversas instantâneas planejadas através do marketing conversacional podem obter as mesmas informações que seriam geradas em um formulário, enquanto promovem a taxa de conversão e uma experiência pessoal com sua marca.

Isso não significa que todos as suas landing pages devem ser abandonadas, afinal, no momento certo de sua estratégia elas irão gerar resultados. Porém, para adotar uma estratégia de marketing de conversação, sua empresa precisa investir mais nas mensagens do que em formulários.

Desta maneira, sua empresa contará com um atendimento e suporte 24 horas que irá proporcionar a oportunidade de os clientes escolherem o momento mais oportuno para iniciar uma conversa.

Otimize o tempo de resposta

Um dos pilares do marketing de conversação é a otimização do tempo de atendimento. É preciso que seu negócio seja capaz de oferecer respostas em tempo real, para que esta estratégia seja executada corretamente e gere resultados relevantes.

Para isso, seu negócio pode utilizar o chat online, chatbots e até mesmo uma Unidade de Resposta Audível, um menu eletrônico que pode guiar clientes pelas opções de atendimento em uma ligação.

Use interfaces amigáveis

As interfaces utilizadas nas redes sociais e chat online devem ser amigáveis e intuitiva para que os diálogos aconteçam de forma mais natural. Para que isso seja possível, os próprios canais de comunicação devem ser fáceis de usar.

Busque identificar as redes sociais preferidas do seu público e ferramentas de chat profissionais que proporcionem esta experiência mais simples. Não se preocupe apenas com elementos visuais, o processo de atendimento deve ser customizado para que qualquer pessoa seja capaz de ser atendida sem nenhuma dificuldade.

Faça isso descobrindo especificamente o que seus leads desejam alcançar e crie soluções para que essas pessoas conquistem seus objetivos através dos canais de comunicação escolhidos.

Pronto para conquistar mais resultados através do marketing conversacional?

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo possa ajudar o seu negócio a aumentar a capacidade e a qualidade do seu atendimento através desta estratégia.

Caso seu site ainda não conte com uma ferramenta profissional de chat online para integrar as plataformas de marketing conversacional, confira os recursos do JivoChat. Funcionalidades como convites de conversas proativos, mensagens personalizadas e uma interface amigável irão contribuir com a otimização dos seus resultados.

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