5 Melhores ferramentas de CRM para 2025
Encontrar as melhores ferramentas de CRM para sua empresa pode ser uma tarefa complicada, isso porque você precisa de uma solução que atenda às necessidades específicas dos seus processos de vendas e do relacionamento com os clientes.
Afinal, por quê organizar todo o seu processo de vendas em uma planilha de Excel se, com uma plataforma de CRM, você pode automatizar processos, acompanhar o funil de vendas em tempo real e gerenciar toda a equipe de maneira eficiente?
Para facilitar sua escolha, preparamos uma lista com as principais ferramentas de CRM do mercado, destacando seus diferenciais e benefícios. Confira!
O que é CRM e para que serve?
Antes de conferir nossa lista com as melhores ferramentas de CRM, é importante entender o que significa esse termo e como ele pode transformar o seu negócio.
A sigla CRM, que vem de Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), é uma ferramenta essencial para gerenciar o relacionamento entre empresas e seus clientes.
O gerenciamento de relacionamento é feito através de um sistema desenvolvido para facilitar a gestão de contatos, automatizar processos e otimizar as atividades operacionais de um negócio.
Ou seja, as ferramentas CRM são programas que utilizam a automatização de processos para facilitar a execução de planos de ação de um negócio, sejam eles relacionados às áreas de análise de dados, integração de equipe, estratégica ou operacional.
Com informações sobre leads centralizadas em um só lugar, ferramentas de gestão de metas, métricas, indicadores comerciais, análises das etapas do funil de venda e várias outras funcionalidades.
Além disso, as ferramentas de CRM ajudam a automatizar tarefas repetitivas, permitindo que sua equipe foque em atividades estratégicas que geram resultados mais expressivos.
Melhores CRM profissionais
Agora que você sabe melhor o que é CRM e como funciona essa ferramenta, vamos te apresentar a nossa lista com os melhores CRM para você encontrar a ideal para seu negócio.
1. Brevo - a ferramenta de CRM mais completa
A Sendinblue agora é Brevo! Uma empresa que oferece diversas soluções para negócios digitais, como sua própria ferramenta de e-mail marketing e também um sistema de CRM robusto e completo.
Através da ferramenta de CRM da Brevo você pode gerenciar todos os seus clientes e automatizar processos para obter mais vendas. Além de oferecer automação de marketing otimizando a eficiência e produtividade da sua equipe.
Confira os planos disponíveis:
- Gratuito: Chats ilimitados, Widget de chat do site, histórico das conversas e muito mais;
- Pro: Tudo que está presente no plano grátis, mais acesso a chat para Facebook, Instagram e WhatsApp, lista de visitantes e informações detalhadas, avaliações de chat e relatórios, formulário e bot de captura de leads e mais;
2. JivoChat
Além de ser um chat online profissional integrado a todos os canais de comunicação que sua empresa precisa, o JivoChat também oferece uma das ferramentas de CRM mais completas do mercado.
Através do CRM do JivoChat é possível configurar tarefas e delega-las para integrantes da equipe, comunicar-se com seus clientes através do chat online, WhatsApp no plano profissional, Facebook Messenger, e-mail e telefone.
Essa integração entre o chat online e o CRM permite acompanhar o funil de vendas e a comunicação com clientes de forma eficiente e centralizada.
Também é possível cadastrar leads em sua base, delegar oportunidades e negócios para operadores, acompanhar as etapas do funil de vendas e aproveitar o melhor da integração do seu chat online ao CRM.
Confira alguns dos recursos em destaque no JivoChat:
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Gerenciamento de contatos ilimitados;
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Acompanhamento de negociações e histórico;
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Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat;
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Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas.
Experimente a ferramenta de CRM do JivoChat e descubra como ele pode melhorar o desempenho do seu time.
3. Pipedrive
O Pipedrive é conhecido por ser uma das melhores ferramentas de CRM para gerenciar funil de vendas e organizar processos comerciais. Ele oferece um teste gratuito de 14 dias, permitindo que você explore suas funcionalidades antes de contratar um plano.
Dentre os principais recursos, você irá encontrar integrações de e-mail e painéis para criação e acompanhamento de atividades e metas de sua equipe onde poderá delegar tarefas e garantir o andamento dos processos.
Vale a pena experimentá-lo gratuitamente por 30 dias e conferir todos os recursos que você precisa antes de decidir migrar para o plano profissional que melhor se adeque ao seu negócio.
O Pipedrive conta com 5 planos e todos podem ser testados por um período de 14 dias. Confira :
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Essencial: 3.000 Negócios abertos, 30 Campos personalizados 15 Relatórios;
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Avançado: 10.000 Negócios abertos, 100 Campos personalizados, 30 Relatórios, 30 Automações ativas, 3 Etapas de atraso e de espera, 1 Sincronização de e-mail;
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Profissional: 100.000 Negócios abertos, 300 Campos personalizados, 150 Relatórios, 60 Automações ativas, 10 Etapas de atraso e de espera, 3 Sincronização de e-mail, 3 Equipes e muitos mais;
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Power: 200.000 Negócios abertos, 500 Campos personalizados, 250 Relatórios, 90 Automações ativas, 10 Etapas de atraso e de espera, 3 Sincronização de e-mail, 15 Equipes e muitos mais;
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Corporativo: Negócios abertos ilimitados, Campos personalizados ilimitados, Relatórios ilimitados, 180 Automações, 10 Etapas de atraso e de espera, 5 Sincronização de e-mail, Equipes ilimitadas e muitos mais.
4. RD Station
A RD Station é do que apenas uma ferramenta de CRM, oferecendo uma combinação de soluções para de marketing digital, vendas e e-mail marketing, em um único lugar.
Além das soluções que você precisa para gerenciar o relacionamento com seus clientes e gerar novas oportunidades de vendas, seus serviços são integrados de forma que possibilite alavancar as demais soluções oferecidas pela empresa.
No plano de CRM gratuito, você já tem acesso à automação e integração nativa com o RD Station Marketing. É possível usufruir da ferramenta de CRM da RD Station com seu período de testes gratuitos e aproveitar funcionalidades como:
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Landing pages e pop-ups;
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Sequências de e-mails personalizadas;
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Gestão integrada de leads e funil de vendas;
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Automação para campanhas e ações estratégicas.
Caso esteja pensando em escalar seu próprio negócio, confira e contrate um dos planos profissionais oferecidos pela RD Station.
5. Ploomes
Por fim, não poderíamos deixar de incluir o Ploomes em nossa lista, uma ferramenta de CRM especializada no mercado B2B, indicada para empresas que desejam integrar suas operações com um sistema ERP.
Isso possibilita que seu time de vendas faça toda a operação em uma única ferramenta, de forma prática e eficiente, além de aumentar a visibilidade do setor comercial.
Principais funcionalidades do Ploomes:
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Definição de workflows operacionais de vendas B2B;
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Automação de documentos (como contratos e ordens de serviço) e gestão de base de clientes com uso de funil;
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Dashboards de vendas atualizados em tempo real;
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Personalização avançada para atender demandas específicas.
Além disso, a ferramenta de CRM da Ploomes está disponível para Android e iOS, permitindo que você gerencie seu negócio de qualquer lugar.
Vantagens de usar ferramentas de CRM no seu negócio
Depois de conferir algumas das melhores soluções de CRM do mercado, entenda por que vale a pena utilizá-las e quais benefícios elas trazem para o seu negócio.
Organização de processos
Conforme destacamos anteriormente, as ferramentas de CRM te permitem criar um fluxo de vendas bem definido e acompanhar o funil de vendas em tempo real, garantindo que você tenha uma visão clara de cada etapa da jornada de compra dos seus clientes.
Desta maneira, fica mais fácil identificar quais etapas precisam de melhorias e administrar os recursos para fortalecê-las.
Centralização de informações
Embora existam diversos métodos de organização pessoal eficientes, como planilhas, agendas e calendários, eles geralmente são individuais e suscetíveis a falhas humanas. Com uma ferramenta de CRM é possível reunir e organizar todas essas informações em um único lugar.
Desta forma, todos os colaboradores envolvidos no processo terão acesso a informações relevantes que podem fazer a diferença em negociações, como e-mails, telefones e históricos de compras.
Eficiência nas vendas
Através das ferramentas de CRM sua equipe de vendedores irá conduzir o processo de vendas em apenas um lugar. Isso economiza tempo, melhora a comunicação interna, aumenta a produtividade e otimiza o trabalho.
Personalização do atendimento
Com o acesso de dados centralizado, sua equipe de vendas terá muito mais facilidade de utilizar informações relevantes para personalizar o atendimento oferecido e aumentar as chances de fechar um negócio.
Isso porque, dados detalhados permitem abordagens mais específicas e a elaboração de estratégias que estejam alinhadas com as reais necessidades de cada cliente.
Integração com outras ferramentas
Uma das principais vantagens de usar um sistema de CRM é possibilidade de integra-lo a outras ferramentas profissionais de atendimento, plataformas de email marketing e soluções de gestão interna para tornar seu negócio ainda mais produtivo.
Desta forma, você pode acompanhar a jornada dos clientes de forma mais eficiente, enviar ofertas personalizadas e rastrear resultados de maneira otimizada.
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7 dicas para vender mais com os melhores CRM
Agora que você já entendeu o que é uma ferramenta de CRM e analisou algumas das alternativas que listamos, esta na hora de conferir algumas dicas práticas de como potencializar seus resultados.
1. Defina metas claras de vendas
O primeiro passo para alcançar resultados satisfatórios é definir metas claras. A partir delas, será possível orientar as estratégias que guiam o seu negócio de maneira efetiva e, caso elas não mostrem um desempenho promissor, é possível adaptá-las quanto antes.
Para fazer isso basta:
- Avaliar o desempenho atual da empresa e os recursos disponíveis;
- Identificar necessidade, como treinamento de equipe, contratação de novos colaboradores, atualizações de sistemas, etc;
- Definir as metas baseadas em dados reais, garantindo que os objetivos sejam alcançáveis e contribuam para o crescimento do seu negócio.
2. Acompanhe a jornada dos clientes
Analise o comportamento e a jornada feita por seus leads para entender de forma precisa e clara como eles se tornam consumidores e quais sãos os principais pontos de atrito do processo.
Para coletar informações relevantes, faça pesquisas de satisfação sobre o atendimento, questione qual o grau de dificuldade para comprar de sua empresa e descubra se seus clientes indicariam seu serviço ou produto para amigos e família.
Também monitore o pós-venda e a opinião dos clientes quanto a esta etapa do atendimento. A jornada de compra dos clientes da concorrência também pode oferecer informações muito valiosas para o seu negócio.
Descubra como eles captam seus clientes, quais plataformas de marketing são usadas para interagir com leads e confira o conteúdo produzido em seu site e redes sociais.
Depois de coletar e analisar todos estes dados, será mais fácil identificar quais pontos do seu negócio precisam de mudanças e quais são as soluções para melhorá-lo.
3. Faça ótimas ofertas
As melhores ferramentas de CRM podem te ajudar a descobrir quais são as dores e desejos de seus clientes. Através delas é possível descobrir quem são seus consumidores, o que querem, quanto desejam pagar, além de como e onde querem comprar.
Estas informações podem ser utilizadas para criar ofertas personalizadas que vão surpreender seus clientes e aumentar sua taxa de conversão.
4. Aumente a eficiência da equipe
Com uma ferramenta de CRM é possível criar alertas e lembretes que ajudarão seus vendedores a enviar propostas, avisar sobre a chegada de um novo produto, enviar ofertas e até mesmo fechar negócios que estavam abertos.
Com esta funcionalidade sua equipe nunca mais vai esquecer de retornar ligações, enviar mensagens ou fazer orçamentos, garantindo mais produtividade e eficiência, desde o atendimento até o fechamento do negócio.
5. Encontre novos clientes
Através de um banco de dados bem estruturado, como histórico de compras, preços pagos, comportamentos, entre outras informações relevantes, você pode descobrir quem realmente é seu público-alvo.
Além disso, com esses dados é possível criar personas e direcionar suas campanhas a elas para garantir mais assertividade em sua comunicação, o que será traduzido em resultados de vendas.
6. Pratique o pós-venda
Uma das principais vantagens de utilizar uma ferramenta de CRM é a facilidade de acompanhar seus clientes após suas compras, oferecendo um atendimento personalizado que mostra o valor que sua empresa dá a estes consumidores.
Com as funcionalidades destas ferramentas é possível conferir datas importantes, dados específicos sobre cada cliente e quais foram os atendentes responsáveis por atendê-lo. Com tudo isso é possível dar continuidade ao atendimento, mesmo após a compra, surpreendendo positivamente seus clientes.
7. Utilize estratégias de fidelização
As estratégias de fidelização podem ir muito além dos cartões que acumulam pontos ao utilizar ferramentas CRM é possível descobrir que tipo de prêmios surpreendem e encantam seu público.
Então, a partir daí, desenvolver uma maneira de estimular novas compras em seu negócio.
Ao utilizar este tipo de estratégia, leve em consideração o tempo médio necessário para conquistar os prêmios, crie regras para que os clientes que geram mais lucro ganhem mais e desenvolva mecânicas que estimulem a diversificação de vendas.
Conheceu os melhores CRM para seu negócio?
Em nossa lista apresentamos algumas das principais opções no mercado para você que busca ferramentas de CRM com o intuito de otimizar seu processo de vendas.
Mas, você sabia que o JivoChat também oferece recursos de CRM integrado à nossa plataforma de comunicação e atendimento?
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