O Que É Marketplace? Como Funciona e Como Vender?

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Certamente você que vende pela internet ou é consumidor deste mercado, você já ouviu falar sobre marketplace. Esse modelo de vendas é um recurso útil para as empresas, já que ajudam no crescimento das vendas pela internet.

Sem dúvidas o mercado de e-commerces é um dos mais movimentados do mundo e, de acordo com múltiplos especialistas, deve continuar a crescer nos próximos anos tanto no cenário internacional quanto dentro do Brasil.

Sabendo disso, cada vez mais pessoas têm interesse em fazer parte dessa parcela de empreendedores que vendem produtos e atendem clientes online.

Recentemente, fizemos um artigo explicando tudo sobre como vender na internet e, nele, falamos que o marketplace é um dos principais canais de venda disponíveis no ambiente digital.

Mas afinal, o que é marketplace? Para que serve, como funciona e quais são suas diferenças dos outros canais disponíveis online? Se você tem alguma dessas dúvidas, saiba que este conteúdo foi feito especialmente para respondê-las.

Sem mais delongas, aprenda tudo sobre o assunto e descubra se esse canal de vendas é ideal para você.

Ilustração de uma pessoa entregando uma sacola para outra

O que é marketplace?

Primeiramente, devemos partir para a definição do termo, ou seja marketplace significado, Marketplace é um termo que se refere à uma plataforma que permite o encontro entre vendedores e consumidores no ambiente digital.

Se comparado ao varejo ele pode ser considerado um shopping center, onde clientes podem encontrar diversas lojas e marcas com alternativas para os produtos que precisam.

Entretanto, como você sabe, no ambiente físico não é sempre prático entrar em cada uma das dezenas de lojas de roupa até que você encontre qual oferece o melhor preço ou produto, por exemplo.

Isso leva tempo. E tempo é algo que os consumidores não querem gastar. Portanto, a vantagem do marketplace no ambiente digital é permitir que clientes encontrem imediatamente centenas de opções ofertadas por múltiplos vendedores imediatamente, sendo possível inclusive filtrar pelo menor preço, frete grátis, etc.

Quais são as diferenças entre marketplace e e-commerce?

Apesar destes modelos terem algumas semelhanças, é importante saber que e-commerce e marketplace são canais de vendas diferentes.

Basicamente, um e-commerce é uma loja virtual individual de uma determinada marca. Neste modelo, a empresa é responsável por toda estrutura do site, fluxos logísticos e financeiros.

E diferentemente de um e-commerce, o marketplace é um espaço que reúne vendedores e fazem a mediação deles com os consumidores. O foco do marketplace são os produtos disponíveis e não as marcas.

Criando uma loja virtual, é possível criar um layout para sua empresa, trabalhando toda a estética de acordo com os elementos da identidade visual da sua marca, oferecendo uma experiência visual mais personalizada.

Já nos marketplaces, o espaço disponível é exclusivamente destinado para exibir seus produtos e condições de compra. Entretanto, unir ambos canais de vendas exibindo seus produtos em mãos pode ser bastante positivo para seu negócio.

Como funciona um marketplace?

Normalmente o marketplace funciona em um modelo de parceria. Onde as plataformas oferecem aos lojistas todo o aparato técnico para que eles possam administrar suas operações. Basicamente, é um espaço onde os lojistas podem anunciar e vender seus produtos.

Esse tipo de negócio é um espaço que agrupa vendedores e faz a mediação entre eles e os consumidores. Focando apenas nos produtos disponíveis, como falamos antes.

Quais são os maiores marketplaces do Brasil?

Agora que sabemos o que é marketplace, podemos apresentar diversos exemplos que já atuam com peso no mercado nacional. São eles:

  • Mercado Livre
  • Amazon
  • Magazine Luiza
  • Americanas
  • Submarino
  • Shoptime
  • Netshoes
  • Zattini
  • Casas Bahia
  • Ponto Frio
  • Extra
  • Shopee

Vale considerar ainda que, alguns desses nomes fazem parte do mesmo grupo. Este é o caso para o Americanas, Submarino e Shoptime, do grupo B2W, assim como a Netshoes e Zattini fazem parte do grupo Netshoes e as Casas Bahia, Extra, Ponto Frio e Loja Hp fazem parte do grupo Via Varejo.

Além disso, ainda existem diversas outras opções que permitem uma pessoa física vender para outros clientes, como é o caso do OLX, Enjoei, entre outros.

Convencionalmente, todo tipo de plataforma que une um vendedor a um cliente é um marketplace. Agora você já deve conseguir identificar o que é marketplace e a sua diferença para uma loja virtual, por exemplo.

Quais são os tipos de marketplace?

Marketplaces são divididos em três grupos principais. Entenda qual é o ideal para o seu segmento e produto:

Marketplace B2B

Conhecido como Business-to-Business é um tipo de marketplace que permite a relação entre empresas e fornecedores.

Quem busca por um fornecedor pode preferir por esse tipo de marketplace para comprar preços, qualidade e capacidade de entrega. Já as empresas que negociam seus serviços podem aproveitar todas as vantagens do marketplace, como divulgação e redução de custos.

Um exemplo de plataforma B2B é a Elo7, marketplace de produtos criativos e autorais do Brasil.

Marketplace B2C

Já no modelo Business-to-Consumer, as empresas comercializam direto para o consumidor através de uma plataforma de marketplace, que funciona como um facilitador de compra e como comparador de preços.

Um exemplo muito conhecido é o Airbnb, um serviço online comunitário para quem deseja anunciar, encontrar e reservar acomodações e meios de hospedagens. A Uber também é um exemplo desse tipo de marketplace.

Marketplace C2C

No modelo Consumer-to-Consumer, C2C, os próprios consumidores realizam as vendas entre si. Nesse modelo podemos citar a OLX, como um exemplo de site que favorece a venda de produtos diversos, especialmente usados, entre pessoas.

Imagem vetorizada de um homem navegando na internet

Como vender no marketplace?

No início do artigo falamos sobre como cada vez mais empreendedores buscam adentrar o mercado de e-commerces para começar a fazer vendas online.

Dentre os canais de vendas online, como a loja virtual, dropshipping, redes sociais e outros, o marketplace é uma alternativa ainda muito viável para aqueles que buscam praticidade.

Isso porque, através destas plataformas, você não é responsável por criar toda a estrutura de seu próprio e-commerce, como uma página de cadastro de clientes, processamento de vendas, compatibilidade com gateways de pagamento, entre outros.

Começar a vender no marketplace não é necessariamente complexo, mas é importante entender que cada plataforma oferece suas próprias condições, como taxas cobradas sobre negociação, entre outros.

Para exemplificar, o Mercado Livre permite que vendedores anunciem seus produtos gratuitamente, para sempre. Considere os limites e benefícios relacionados a isso:

  • Exposição baixa em relação aos planos pagos;
  • O anúncio dura, no máximo, 60 dias;
  • Não é possível oferecer parcelamento sem acréscimo;
  • É possível oferecer Mercado Pago, assim como nos planos pagos;
  • Não há tarifa de anúncio, assim como nos planos pagos;
  • A tarifa por venda para anúncios de produtos de mais ou menos de R$ 120 é grátis.

Com isso, você já poderá facilmente começar a vender seus produtos no marketplace.

Entretanto, se você não quiser que seu anúncio dure por apenas 60 dias, será necessário adquirir o plano Clássico ou Premium do Mercado Livre, por exemplo. E caso tenha interesse em oferecer parcelamento sem acréscimo aos seus clientes, será necessário adquirir o plano Premium.

Confira mais sobre quanto custa vender no Mercado Livre acessando a página oficial .

E lembre-se, este é apenas um exemplo entre as demais opções disponíveis online, como listamos na seção anterior. Portanto, não existe uma resposta certa para "qual é o melhor marketplace," pois cada um tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Como vender no marketplace com loja online

Algumas pessoas que desejam iniciar um negócio online, depois de saber o que é marketplace, se questionam se é possível utilizar ambos os canais de venda, e embora muitos prefiram focar em apenas um canal de venda, não quer dizer que não seja possível explorar os benefícios de ambos. 

Tudo vai depender da sua estratégia e o quanto você pretende expandir o seu negócio, de fato é preciso ter uma certa organização para poder atender ambos os canais de venda sem observar uma queda da produtividade. 

É importante que você observe e consiga identificar se a plataforma escolhida para criar a sua loja virtual permite a integração com os principais Marketplaces. 

Muitas plataformas de lojas virtuais não permitem que essa integração seja realizada de maneira nativa, e por isso elas requerem muitas vezes que seja instalado um sistema ERP para permitir que você organize e gerencie o seu e-commerce. 

São utilizados aplicativos como o Bling ou o Tiny, para que seja possível integrar o seu catálogo de produtos à plataforma, e permitindo que possa vender em mais de um único canal de venda simultaneamente.

Para ajudá-lo a conhecer algumas das plataformas que oferecem esse tipo de integração:

1. Nuvemshop

A Nuvemshop oferece múltiplas funcionalidades e integrações para tornar a sua loja virtual ainda mais completa.

Com a Nuvemshop, você terá acesso a tudo que precisa para começar a vender, automatizando as suas vendas e ativando os meios de pagamento para cobrar com segurança.

A plataforma também oferece soluções de frete integradas e além de permitir que você integre seus produtos com o Instagram, Facebook, Marketplaces ou até mesmo lojas físicas. 

São mais de 60 ferramentas que você pode utilizar para deixar a sua loja virtual ainda mais completa. A Nuvemshop possui 4 planos diferenciados para atender às suas necessidades e ajudar a impulsionar o seu negócio e vender em diferentes canais. 

Destaques da Nuvemshop:

  • Escolha entre mais de 60 integrações para tornar sua loja virtual mais completa
  • Tenha acesso a guias e tutoriais para aprender como gerir o seu negócio
  • Teste gratuitamente por 30 dias (de acordo com os termos da plataforma)

Leia também a nossa plataforma a nossa review sobre a Nuvemshop e entenda como utilizar a plataforma para realizar vendas online. 

2. Wix

Com o criador de sites do Wix você tem a liberdade para criar sites com qualidade profissional e de maneira personalizada.

Ao acessar a plataforma você pode escolher entre os mais de 500 templates prontos disponíveis para criar seu site, editando-os para se adequar perfeitamente ao seu gosto ou as necessidades do seu negócio.

Além do sistema de criação de sites, também é possível listar e vender seus produtos em vários canais de vendas. Fazendo a gestão de tudo a partir do seu painel de controle Wix: lojas online e mobile, Facebook, eBay, Instagram e Amazon.

Você ainda terá acesso a diversos recursos que irão contribuir para impulsionar o seu negócio como o gerenciador de pagamentos do Wix, direcionamento de tráfego, automações e API personalizadas. 

No site do Wix você pode optar por escolher entre três planos voltados para quem deseja montar uma loja virtual. 

Destaques: 

  • Ferramentas para expandir o seu negócio virtual (blog, loja virtual, ferramentas SEO)
  • Elementos para design responsivo (se adaptam a dispositivos móveis)

Crie sua loja virtual com a Wix

Quer conhecer mais sobre o Wix? Acesse o site ou visite o nosso conteúdo sobre Wix

3. Loja Integrada

Loja integrada é uma plataforma onde você pode criar a sua loja virtual grátis, e pode receber até 5000 visitas por mês, cadastrando até 75 produtos.

A plataforma oferece diversos recursos para quem deseja iniciar no ambiente virtual além de contar com diferentes formas de envio.

Você pode instalar o Tiny ERP diretamente na sua plataforma para ter mais comodidade e gerenciar o seu marketplace da sua loja.

Além disso, a Loja Integrada oferece uma grande lista de aplicativos que você pode instalar em seu site de vendas para otimizar resultados, incluindo o próprio chat online do JivoChat.

Destaques:

  • Otimize sua loja com aplicativos e temas profissionais;
  • Confira nossa avaliação da Loja Integrada e confira os diferenciais dessa plataforma para aprender como criar uma loja virtual grátis.
  • Principais formas de envio e pagamento já no plano grátis;
  • Aproveite integração com parceiros;

Vantagens do marketplace

Já falamos sobre o que é marketplace e como você, após decidir o que vender na internet, pode começar a anunciar seus produtos nos mesmos. Agora, está na hora de falarmos sobre as principais vantagens dessa abordagem e, em seguida, apresentaremos suas desvantagens.

Maior visibilidade

De longe, um dos maiores destaques de se trabalhar em um marketplace é poder aproveitar todo o reconhecimento e autoridade já construída pela empresa para anunciar seus próprios produtos.

Além disso, eles contam com um público bem diversificado, o que ajuda a fazer com que suas ofertas alcancem ainda mais consumidores que se encaixam no perfil de sua empresa.

SEO

Otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que servem para ajudar suas páginas a ranquear bem em ferramentas como o Google, Bing, Yahoo, entre outras.

A vantagem de usar um marketplace é que essas plataformas já tem muita autoridade nos buscadores, o que aumenta as chances de visibilidade a partir de tráfego orgânico (não pago).

Prático para começar

Marketplaces podem ser uma opção muito boa para quem busca diminuir seus riscos ao começar a vender produtos ou serviços online, especialmente se considerar que existem opções gratuitas para anunciá-los.

Se comparado a abrir sua própria loja virtual, aproveitar todos os recursos já prontos e funcionando é definitivamente mais prático.

Desvantagens do marketplace

Por mais que seja extremamente vantajoso vender produtos através do marketplace, é importante levar os seguintes aspectos em consideração.

Não ajuda a gerar reconhecimento da marca

O primeiro ponto negativo é que, anunciar produtos nessas plataformas prontas não ajuda a gerar reconhecimento de sua própria marca. Isso significa que, na maioria das vezes, clientes não remetem a compra ao seu negócio.

Ao invés de atribuir a qualidade do produto a você e falar bem sobre sua própria marca, normalmente consumidores irão apresentar como conseguiram comprar determinado produto de alta qualidade no Amazon, por exemplo.

Limitado às opções oferecidas

Dependendo do seu nicho de mercado, é possível que um marketplace não seja capaz de atender muito bem, pois atinge o público almejado.

Mesmo que esse não seja o caso para nichos mais comuns, como moda, eletrodomésticos, móveis, entre outros, é importante fazer uma avaliação da plataforma para entender se a sua persona utiliza este canal para comprar online.

Taxas sobre operação

Como mencionado anteriormente, por mais que seja possível começar a anunciar seus produtos gratuitamente em algum dos principais marketplaces no Brasil, isso não significa que eles terão a mesma chance de competir com aqueles que aproveitam os benefícios de planos pagos.

Normalmente será necessário adquirir um plano ou aceitar taxas sobre suas negociações para aumentar sua competitividade nas buscas dentro dessas plataformas.

Como escolher o melhor Marketplace

Agora que você já sabe o que é marketplace e como funciona, vamos entender como escolher uma plataforma  de marketplace ideal para que você possa começar a vender seus produtos.

Pesquise sobre as plataformas

O primeiro passo para definir em qual marketplace você disponibilizará os seus produtos é realizar uma pesquisa sobre as plataformas disponíveis.

Você pode até mesmo navegar naquelas que utilizamos como exemplo acima. Durante a navegação é importante que você observe dois aspectos:

  • quem é o público que costuma acessar essas plataformas
  • quais são os produtos comercializados 

Em seguida, faça uma lista com as plataformas que você acredita serem as mais adequadas para vender seus produtos.

Analise as taxas e condições de venda

Lembre–se como funciona o marketplace, a principal fonte de receita dessas plataformas é a cobrança de uma tarifa referente às vendas realizadas por cada vendedor. 

E, por isso, elas funcionam como intermediadoras promovendo meios para que os seus compradores e vendedores possam fechar negócios com facilidade.

Ou seja, a maioria dos marketplaces cobram taxas para que você possa desfrutar dos benefícios em anunciar nesses canais.

Os modelos de cobrança de taxas podem variar, pois a plataforma pode cobrar taxa fixa por produto vendido, uma taxa mensal para poder disponibilizar seus produtos, e ainda existem aqueles marketplaces que possuem diferentes taxas dependendo do tipo de produto comercializado.

Por isso, é muito importante que você conheça essas condições antes de escolher um marketplace. Muitos empreendedores não sabem o que é um Marketplace e nem que essas taxas são cobradas e por isso acabam sendo surpreendidos ao realizar uma venda. 

Algumas plataformas podem até mesmo cobrar taxas apenas para gerar anúncios pagos que tenham uma posição de destaque dentro da plataforma, por isso fique atento para não ser surpreendido mais tarde. 

Verifique  a acessibilidade da plataforma

Já que você vai definir um lugar para vender seus produtos, verifique se a plataforma é acessível para o consumidor, desde o layout até o processo de compra em si, pois a plataforma de marketplace deve oferecer toda a estrutura necessária para que você possa ter um processo de venda simples e facilitado.

Além disso, de acordo com um levantamento realizado pela Ebanx, 59% das compras no e-commerce no Brasil foram feitas pelo celular.

Ou seja, verifique se a plataforma possui design responsivo que permita o usuário escolher onde deseja realizar a compra, através do smartphone ou do navegador da web.

Os melhores Marketplaces são os que oferecem as ferramentas necessárias para o usuário ter uma boa experiência de compra.

Verifique a logística

Um aspecto muito importante em saber o que é marketplace é ter conhecimento de que eles podem utilizar diversos sistemas de logística de entrega de produtos, como correios ou transportadoras.

Enquanto alguns podem possuir sistema de emissão de etiquetas próprios da plataforma, em outros você é o responsável por gerenciar os fretes e também a entrega dos seus produtos. 

Por isso, antes de escolher uma plataforma de marketplace para anunciar os seus produtos, saiba como funciona o sistema de fretes e a logística. Principalmente se é possível disponibilizar frete grátis e a que custo essa possibilidade estaria disponível.

Compras com frete grátis costumam atrair a atenção do consumidor. 

Suporte

Para te ajudar entender o que é marketplace e como ele funciona tendo a certeza de que irá oferecer um serviço de qualidade você deve verificar se a plataforma possui algum tipo de suporte onde você possa buscar informações ou então solicitar ajuda caso necessite.

Nenhum sistema está livre de falhas, e é importante que você saiba onde buscar ajuda caso identifique um problema durante o processamento de uma compra. 

Para evitar esse tipo de problema, você também pode pesquisar em sites como o Reclame Aqui, para  verificar o que os consumidores relatam sobre a plataforma. 

Rentabilidade de criar um marketplace

Para começar um marketplace, é fundamental analisar se ele será viável e também rentável. Por isso, diversos fatores devem ser analisados, sendo o primeiro deles, escolher um nicho de mercado. Até porque, não adianta vender algo que não tem uma boa demanda.

Mais um fator relevante é a taxa de conversão. Ou seja, quantas visitas na sua página são convertidas em vendas. Em marketplaces de nicho, a taxa de conversão é dez vezes maior que a média do mercado.

Esse é um dos motivos para você definir bem um público-alvo para o seu negócio. O ticket médio também é um ponto importante para saber a rentabilidade do marketplace.

Isso significa o valor médio que cada cliente gasta no seu negócio. Para se ter uma ideia, marketplaces de produtos B2C e C2C geralmente possuem um ticket médio entre R$50 e R$100.

Já os marketplaces B2B, normalmente apresentam um valor médio acima de R$150. Por fim, marketplaces de serviços (seja B2B ou B2C) têm uma média acima de R$200.

Basicamente, para conhecer a rentabilidade do seu marketplace, é preciso considerar esses três fatores que listamos acima. Então, coloque as perspectivas em uma linha do tempo, estimando o seu potencial ganho mês a mês.

Marketplace vale a pena?

Essa é uma pergunta muito comum, entretanto, não existe uma resposta única e correta para a mesma. Agora que você sabe o que é marketplace, ficará mais fácil distinguir se essa alternativa entre os canais de venda vale a pena para seu próprio negócio.

Para isso, leve em consideração seu nicho de mercado, faça um cálculo sobre a margem de lucro e não se esqueça de compará-lo a opção de vender através de uma plataforma de ecommerce - que também normalmente já oferecem muita praticidade para novos empreendedores.

Independente de sua escolha final, desejamos boas vendas. E claro, caso escolha por trabalhar com seu próprio website, não deixe de instalar o JivoChat para aumentar suas conversões e transformar visitantes em clientes!

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