Venda direta: O que é e como vender mais?
A venda direta é um modelo de vendas que se destaca por oferecer a possibilidade de desenvolver um relacionamento mais próximo com os seus clientes.
Isso ocorre pois, como o próprio nome do modelo menciona, a venda direta ocorre diretamente entre o vendedor e o interessado, sem a presença de um intermediador desse processo.
Você provavelmente já recebeu a visita de um representante comercial na sua casa para conversar sobre um produto e fazer uma apresentação de determinado produto.
O porta em porta, provavelmente é um dos modelos mais comuns de venda direta, e era muito utilizado no Brasil, em meados dos anos 2000 para a venda de planos de saúde, cosméticos e outros serviços ou produtos.
Entretanto, com o avanço da tecnologia e o advento de novos meios de comunicação é possível realizar a venda direta também no ambiente virtual.
Se você tem interesse em saber mais sobre como funciona esse modelo de vendas e como você pode aplicá-lo no ambiente virtual elaboramos um artigo com informações e conteúdo para resolver as suas dúvidas.
O que é venda direta?
A venda direta é um sistema de comercialização de produtos e serviços que ocorre através do relacionamento estabelecido entre empreendedores e consumidores.
Dentro das categorias que utilizam essa técnica nós podemos citar os empresários, os microempreendedores individuais, representantes e vendedores comissionados.
E o que torna esse modelo tão atrativo é que ele não possui um padrão para a divulgação dos produtos.
Cada indivíduo envolvido é responsável por aplicar as suas próprias estratégias, e definir o que ele acha melhor dentro das suas possibilidades de trabalho.
Veremos mais adiante que para aplicar esse modelo e vender seus produtos não é necessário um espaço físico, e é possível utilizar os recursos da internet ao seu favor.
Quais são as vantagens da venda direta?
Mas você já sabe por que muitos empresários decidem investir em venda direta? Com certeza esse modelo de vendas traz algumas vantagens.
Principalmente para quem está começando e não tem muitos recursos, por isso vamos conhecer quais são as vantagens e porque esse modelo ainda é um modelo bastante atrativo.
Maior flexibilidade de horários
Se você está iniciando um negócio em vendas, e já possui uma outra ocupação, trabalhar com venda direta permite que você faça a sua própria agenda.
Caso você precise marcar demonstrações e apresentações com os seus clientes para exibir seus produtos, ele se torna um benefício mútuo.
Pois, você pode montar uma agenda e utilizar os dias e horários que forem mais convenientes para ambas as partes.
E encontrar o melhor horário para atender um cliente, permite que eles realmente estejam prestando atenção no que você tem a dizer sobre o seu produto.
Atendimento personalizado
Cada vez mais é necessário você busque uma diferenciação dos seus concorrentes.
A venda direta permite que você ofereça um atendimento ao cliente mais próximo e humanizado, podendo entregar ao seus clientes uma experiência única e incrível.
Trabalhar esses aspectos na hora do atendimento pode ser o ponto crucial para fazer com que os seus clientes escolham o seu negócio ao invés da concorrência.
Trabalhar relacionamento com os clientes
Desenvolver o relacionamento com os seus clientes através de oferecer uma experiência personalizada, e garantir que eles fiquem satisfeitos pode aumentar as suas taxas de fidelização.
Com mais clientes fidelizados você garante mais compras recorrentes, e até mesmo indicações para possíveis compradores.
Pois, clientes fidelizados atual fazendo um Marketing indireto para o seu negócio e acabam servindo como prova social para seus novos clientes.
Lembre-se que a prova social é um importante gatilho mental, e que ele tende a ser um ótimo mecanismo para que você consiga converter mais.
Menor investimento
Embora o investimento para realizar venda direta depende de qual modelo ou estratégia e também dos recursos que você pretende utilizar, é possível iniciar mesmo com baixos recursos.
Você pode atuar sozinho, ou então pode ter vendedores comissionados que trabalharão para divulgar os seus produtos e serviços.
Facilidade de compra
Através da venda direta o acesso ao produto fica mais fácil, pois o contato com o cliente permite que você esclareça as dúvidas e destaque os benefícios dos produtos.
Esse fato também inspira também confiança, e demonstra que você conhece o seu produto garantindo que você tenha autoridade frente aos seus clientes.
A segurança na hora de realizar uma venda também pode ser levada em consideração pelo cliente no momento que ele tomar a decisão de compra.
Quais são os modelos de venda direta?
Existem diversas maneiras de trabalhar com a venda direta, e para que você possa definir qual deles irá aplicar é necessário conhecer as suas características.
Modelo porta a porta
O modelo porta a porta também é conhecido pelo seu termo na língua inglesa, door-to-door.
Ele é o modelo mais tradicional de realizar uma venda direta.
Como o próprio nome já sinaliza, ele consiste em um modelo de realizar uma visita comercial até a casa ou empresa do seu potencial cliente.
Nessas visitas são apresentadas características técnicas e benefícios do produto que você está oferecendo, bem como eliminar as suas dúvidas.
É bem comum utilizar um modelo de apresentação para exibir os produtos ou também levar um mostruário dos produtos para a exibição.
Esse modelo possibilita que as vendas sejam concretizadas durante ou depois da demonstração.
Catálogo
Nesse modelo, as vendas ocorrem através de um catálogo.
Provavelmente você deve conhecer as revistinhas cosméticos, Avon, Natura ou também da Mary Kay, elas são o catálogo de produtos da empresa.
Esse catálogo abrange um mix de produtos específicos, e o revendedor também pode criar um estoque dos produtos para garantir as vendas que possam acontecer no momento da divulgação do catálogo.
O revendedor fornece um catálogo para os seus clientes em seu local de trabalho ou então na sua residência para que o cliente possa avaliar e analisar cada produto com calma.
Em um próximo passo, o cliente entra em contato com o fornecedor que irá fazer o envio dos produtos.
A vantagem dessa estratégia é justamente permitir que o cliente tenha um tempo maior para tomar uma decisão.
Essa estratégia é melhor aplicada quando o cliente já tem um conhecimento maior a respeito do produto.
Party Plan
O Party Plan é um evento social onde o vendedor promove uma demonstração na casa ou no trabalho de um potencial cliente.
Esse potencial cliente irá chamar amigos que possam se interessar pelo produto, e então pode ser realizadas demonstrações, sorteios de brindes e apresentações.
Um exemplo é a demonstração de produtos fitness em academia como alimentos, roupas e acessórios que possam melhorar o desempenho.
A vantagem desse modelo é apresentar seus produtos para mais de uma pessoa, e obter mais chances de conversão.
Consultoria
Nesse modelo, o vendedor oferece uma consultoria a um cliente para ajudá-lo com uma necessidade que está relacionada ao produto ou serviço.
Assim o produto pode ser apontado como a solução para aquela necessidade, entretanto a aplicação da sua estratégia deve ser clara e honesta.
Internet e redes sociais
Talvez seja o modelo de venda direta mais popular atualmente, graças a tecnologia não é mais preciso sair de casa, trabalhar relacionamento e manter constante contato com seus clientes.
Utilizar a venda direta na internet e redes sociais permite que você alcance públicos maiores.
Através do ambiente virtual, é possível fazer o envio de catálogos eletrônicos, apresentar vídeos sobre os seus produtos ou serviços, tirar dúvidas e até mesmo incentivar que os seus clientes compartilhem experiências entre si.
Como fazer a venda direta através da internet?
Como já comentamos, graças a tecnologia é mais fácil trabalhar com as vendas diretas no ambiente virtual.
Ainda que esse método não possa substituir alguma das vantagens presentes nos outro modelos, ele possui um grande potencial.
Para fazer venda direta através da internet é necessário que você invista em alguns aspectos.
Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para aplicar qualquer estratégia é estudar quem é o seu provável cliente, e porque eles se interessaram em adquirir o seu produto.
Busque compreender quais são as principais necessidades observadas nesse público, e então analise quais são as redes sociais que são mais frequentadas por eles.
O comportamento desse público-alvo no ambiente virtual também deve ser avaliado, ele é um público que costuma usar as redes sociais? Comentar nas fotos? Compartilhar vídeos?
Observe esses aspectos antes de definir se a venda direta pela internet é realmente relevante para o seu negócio.
Aprenda sobre o seu produto
Saber sobre as necessidades dos seus clientes é fundamental para que você possa vender o seu produto.
Mas também é preciso ter domínio técnico sobre as informações do seu produto, para mostrar que você é autoridade no assunto.
E não só sobre o produto, como também sobre o nicho de mercado em que ele se encontra.
A divulgação através do ambiente virtual se baseia, muitas vezes, em resolver os principais questionamentos do seu público.
Ainda é importante que você pesquise e avalie quem são os principais concorrentes dentro do mercado
Escolha o canal adequado para divulgar os seus produtos
O que vai determinar qual canal você deve utilizar na divulgação dos seus produtos e serviço é o mercado e também o seu público-alvo.
Avalie se o seu público está mesmo concentrado no ambiente digital, do contrário seus esforços não valerão uma vez que seu público não tem acesso ao ambiente digital.
As redes sociais são canais de comunicação que contribuem para que você consiga trabalhar o relacionamento com o seu público, mostrar que você tem autoridade sobre o produto ou serviço e ainda gerar interação e engajamento.
Você pode optar também por construir uma loja virtual, pois ela funciona como um catálogo virtual onde os seus produtos serão exibidos.
Ela transmite maior confiabilidade para os seus clientes, e oferece um ambiente seguro para a compra.
Elabore uma estratégia de marketing digital
Se o seu objetivo com a venda direta na internet é divulgar os seus produtos e alcançar mais clientes é necessário que você conheça quais são as principais estratégias de Marketing digital para aplicá-las.
Se você utilizar as redes sociais, por exemplo, seria interessante investir em estratégias como Marketing de conteúdo, para atrair os seus clientes para a sua página através de publicações com conteúdo de valor.
O Marketing de conteúdo também permite que você trabalhe o relacionamento com o seu público, e você pode utilizá-lo também na sua loja virtual através de um blog.
Ainda é possível utilizar os anúncios patrocinados, para atrair mais clientes para a sua página e trabalhar na segmentação desses clientes.
E fazer o uso das estratégias de email Marketing, para enviar emails personalizados.
Faça seu catálogo virtual com o Wix
O Wix é uma plataforma de construção de lojas virtuais que permite que você construa a sua loja de um jeito prático, personalizado e profissional.
Você cria a sua loja virtual em apenas 7 passos e monta um catálogo com os seus produtos para apresentar aos seus clientes.
Seus clientes podem realizar os pagamentos no próprio ambiente da loja virtual, através do Wix pagamentos ou escolher entre uma rede global de provedores.
Você pode oferecer quantos produtos você quiser e achar que deve na sua loja virtual, é muito mais fácil do que criar catálogos e distribuir para os seus clientes.
Faça o gerenciamento dos seus estoques para manter o cliente informado de quantas unidades você dispõe de um item.
Com o Wix você ainda pode contar com um domínio personalizado para a sua loja.
O custo de hospedagem da sua loja virtual no Wix vai depender do plano que você definir e ele possui planos Básicos, Vip e Ilimitado.
Integre seu catálogo virtual a rede social
Se você quiser utilizar ambas as estratégias para realizar a sua venda direta, o Instagram possui uma função chamada "Loja".
Ela funciona como se fosse um catálogo dentro da rede social para que seus clientes possam acessar os seus produtos através da rede social.
Para utilizar a função é necessário possuir uma conta comercial e também importar o catálogo da sua loja virtual.
Ao clicar em um produto o cliente será redirecionado até a sua loja virtual.
Invista em atendimento de qualidade
Embora os canais para divulgar seus produtos ou serviços sejam muito importantes, não podemos esquecer que é fundamental criar relacionamento com os seus clientes na venda direta.
Uma maneira de investir em relacionamento, é oferecer na sua loja virtual um chat online.
O Chat online pode funcionar como um canal de comunicação para que o seu cliente tire as principais dúvidas sobre um produto antes de realizar uma compra.
Além disso, através de um chat online existem muitos recursos interessantes e que podem ser aproveitados para que você realize vendas.
Os convites proativos iniciam o chat automaticamente incentivando o cliente a iniciar uma conversa com você.
Os chatbot realizam atendimento 24 horas automatizando funções básicas e executando atendimentos simples.
O JivoChat, é um chat online que possui esses recursos, e muitos outros.
Você pode integrar o JivoChat com o Instagram, o Facebook Messenger e o Whatsapp para ter acesso a todas as mensagens em uma única tela, permitindo que você tenha um maior controle das suas conversas.
Além disso, o JivoChat também possui recursos de CRM que permite que você mantenha registros dos seus clientes e saiba qual produto foi adquirido por ele.
Ofereça uma experiência única e trabalhe para garantir a satisfação dos seus clientes investindo em atendimento de qualidade.
Como aumentar o seu faturamento com venda direta?
Trabalhar com venda direta não é uma tarefa fácil. Para ser bem sucedido é necessário ter persistência, utilizar as ferramentas certas e também direcionar as suas estratégias de Marketing digital para o público certo.
Por isso, trouxemos alguns aspectos que são importantes para que você possa aumentar o seu faturamento.
Estabeleça metas e objetivos
É importante que você tenha um objetivo definido para a sua estratégia de Marketing durante a divulgação do seu produto.
Quantas pessoas você deseja alcançar? Ou quantas vendas você deseja realizar no ano ou em um período definido de tempo.
Estabelecer metas permite que você se esforce ao máximo para alcançá-las, e mantenha o foco na sua estratégia.
Além de permitir que você avalie se a sua estratégia está mesmo te levando a algum lugar.
Contate seus clientes regularmente
É como aquele velho ditado: "Quem não é visto não é lembrado".
Você pode realizar ações de e-mail marketing para manter um contato mais aproximado com os seus clientes.
Enviar a eles conteúdos informativos e até mesmo apostar na personalização enviando mensagens em datas especiais como aniversários.
Além disso, utilize as redes sociais, faça publicações interessantes para divulgar o seu negócio e incentive o seu público a responder.
Entre em contato com aquelas pessoas que já adquiriram o seu produto e solicite um feedback.
Utilize os diferentes recursos disponíveis no ambiente virtual
As redes sociais possuem inúmeras ferramentas que você pode utilizar para a promoção dos seus produtos e serviços.
Uma delas é a produção de vídeos e até mesmo de vídeos ao vivo, você pode fazer demonstrações do seu produto aplicando a um contexto de uso no dia a dia.
Essa é uma maneira de fazer com que eles contextualizem o uso do produto, e claro vejam o potencial do seu produto.
Fique atento às datas comemorativas
É comum que em datas comemorativas, e dependendo do nicho de mercado que o seu produto esteja inserido, ocorra um aumento do fluxo de venda.
Por isso, é importante que você mantenha seus estoques preparados e não deixe aqueles produtos que são os mais vendidos e mais populares em falta.
Assim, você evita perder as suas vendas e também evita insatisfação por parte dos seus clientes.
Aposte em Marketing promocional
Enviar cupons de desconto para quem já realizou compras com você, ou então oferecer condições especiais.
Você também pode montar kits promocionais e ofertá-los a preços que os seus clientes não consigam recusar!
Sorteios e brindes também podem ser incentivadores para que o seu público realize compras.
Pronto para realizar venda direta no ambiente virtual?
Apresentamos neste artigo os principais modelos de venda direta e como você pode iniciar a vender no ambiente virtual.
Mas não esqueça de que o ambiente virtual possui uma vasta concorrência e por isso você deve ficar atento e buscar novas estratégias para atrair o seu público.
Saber como influenciar pessoas também pode ter um impacto positivo nas suas vendas.
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