Metas: o que são e como planejar?
As metas são muito importantes para que você possa alcançar seus objetivos em qualquer atividade que deseja desempenhar, seja no âmbito pessoal ou profissional.
No mundo corporativo, são as metas que conduzem uma equipe, pois através delas é possível saber quais os passos e tarefas necessárias para alcançar os objetivos definidos por um gestor.
Para uma equipe de vendas online, as metas têm um papel fundamental em manter a produtividade da equipe e como consequência permitir que você aumente a lucratividade do seu negócio.
Por isso, além de saber o que são metas, é necessário também saber como realizar um planejamento de metas que permita que as suas equipes se tornem ainda mais objetivas e motivadas em alcançar seus objetivos.
Se você deseja otimizar os processos de vendas na sua empresa ou quer aprender mais sobre como definir metas, nesse artigo, vamos ensinar uma metodologia bastante utilizada e conhecida pela sua eficácia para que você possa elaborar o seu planejamento de metas.
O que são metas?
As metas são tarefas específicas, que fazem parte de um objetivo, e que devem ser cumpridas dentro de um determinado período de tempo. Elas devem ser quantificáveis e devem indicar com clareza o que deve ser feito para que um objetivo possa ser alcançado.
Muitas pessoas podem confundir metas com os objetivos, entretanto é necessário saber diferenciá-los e compreender que as metas fazem parte do objetivo.
Além disso, para que você possa definir metas é necessário realizar um planejamento de metas. O planejamento de metas, ou o plano de metas, é uma ferramenta que te permite identificar quais metas estão alinhadas com o seu objetivo.
Sem um bom planejamento de metas é bastante improvável que a sua equipe de vendas, por exemplo, consiga alcançar os objetivos, pois ele também funciona como um roteiro.
Para fazer o seu planejamento de metas é possível utilizar diferentes recursos, desde ferramentas até mesmo metodologias que te ajudem a traçar suas metas, que podem ser metas a curto, longo, e médio prazo.
Qual a importância do planejamento de metas para o time de vendas?
Agora que você já sabe o que são metas e que você pode utilizá-las para conduzir o seu time de vendas vamos entender o papel e a importância de elaborar um bom planejamento de metas.
Mantém a equipe em foco
Como já mencionamos, o planejamento de metas servirá como um guia, onde os colaboradores de uma empresa saberão o que devem fazer, e onde devem chegar.
Dessa forma, ele influencia positivamente a produtividade dos colaboradores, permitindo que eles não se sintam perdidos durante a execução das atividades e se sintam mais motivados.
Ajuda a definir prioridades
Com o planejamento de metas os colaboradores tomam consciência de quais atividades ou ações devem ser priorizadas.
Se observamos o funil de vendas, o processo inteiro é importante, mas algumas etapas podem ter prioridade dependendo de qual for a sua meta.
Por exemplo, se a sua meta é aumentar as vendas, provavelmente é preciso olhar para o fundo do funil e elaborar novas estratégias de conversão. Se você quiser mais reconhecimento para o seu negócio é preciso pensar em estratégias de topo de funil.
Ajuda a comunicar o objetivo
Para uma equipe é muito importante que todos os membros estejam alinhados e saibam onde devem chegar, às metas contribuem para que os membros andem juntos, consigam alinhar o seu trabalho em equipe e saibam o por que devem executar tais ações.
E isso permite que a equipe não se mantenha estagnada, pois em uma empresa o comportamento coletivo é importante para que todos se sintam incluídos.
Como avaliar o desempenho do seu time de vendas e definir metas?
Antes de abordarmos a elaboração planejamento de metas é importante que você conheça ferramentas que irão permitir que você acompanhe o desenvolvimento da sua equipe para saber quais metas foram alcançadas.
As ferramentas de CRM são excelentes opções, pois elas mantêm armazenadas informações importantes sobre os clientes de uma empresa, permitem identificar gargalos no seu processo de venda e podem inclusive te ajudar com o seu planejamento de metas.
Elas são ferramentas fundamentais para quem deseja melhorar a produtividade dos times de vendas e, pois também é possível automatizar processos e os gestores podem acompanhar as atividades dos membros das equipes.
Vamos apresentar as principais ferramentas de CRM existentes no mercado.
1. JivoChat
O CRM do JivoChat possui recursos muito atrativos para quem deseja contratar um CRM.
Com uma interface simples e amigável, ele permite que sejam criadas negociações através do próprio chat de conversa no seu site.
Além disso, você pode escolher múltiplos canais de comunicação e centralizar o seu atendimento em uma só tela, onde será possível fazer acompanhamento do histórico de compras de cada cliente.
E se você quiser vender mais é possível identificar os pontos fracos que estão impedindo a sua equipe de não conseguir alcançar as metas do funil de vendas.
Basta conferir os relatórios, para visualizar todas as oportunidades perdidas usando filtros e passar otimizar os processos para que as metas sejam alcançadas.
2. Brevo
SendinBlue agora é Brevo! Uma plataforma completa onde você também encontra recursos que podem ajudar com o marketing da sua empresa.
O CRM do SendinBlue permite que você organize a sua equipe de vendas e tenha controle de cada interação com os clientes.
Todos os relacionamentos com os clientes são gerenciados em apenas um painel de configuração rápida e que permite centralizar os dados dos seus clientes.
Ainda é possível criar tarefas em seu CRM, atribuí-las a diferentes integrantes da equipe e colocar um prazo de controle para auxiliar a sua equipe no cumprimento das metas.
3. Pipedrive
O Pipedrive oferece um CRM que permitirá à sua equipe organizar as vendas, por meio de diversos recursos que estão disponíveis na plataforma.
Você poderá configurar as etapas do funil de vendas, personalizando seus processos da maneira que achar interessante para o seu negócio.
Também será possível focar em ações que irão contribuir para que a sua equipe possa alcançar as metas de vendas, como realizar ligações, agendar almoços, reuniões, e-mails e similares, enquanto você pode acompanhar o progresso da sua equipe
Os relatórios em tempo real, Pipedrive, mostram se você está no caminho certo. Ele realiza o cálculo da sua taxa média de conversão para que você saiba quantos novos leads precisa encontrar e quantas atividades precisa completar para atingir suas metas.
4. Ploomes
É um CRM que promete garantir maior visibilidade para os gestores e até 5 vezes mais eficiência de operação através dos funis de vendas.
Com o Ploomes você terá uma visão 360 dos seus clientes, poderá trabalhar com segmentações e também contar com gestão automatizada, ao contratar o serviço de workflows, além do controle de processos para criar fluxos inteligentes e eliminar falhas e atrasos.
5. RD Station
O RD Station é uma plataforma completa de automatização de marketing para quem quer otimizar e gerar leads qualificados.
O RD Station abrange os quatro principais pilares para você desenvolver o seu negócio. A automação de marketing permite que você crie fluxos de trabalho e facilita processos repetitivos economizando o tempo da sua equipe.
Email marketing contribui com a nutrição dos seus leads através do envio de conteúdos que estejam relacionados a outro conteúdo que ele já tenha interagido anteriormente.
As landing pages permitem que você forneça material rico para o seu lead e crie formulários, crie formulários para que o seu visitante tenha acesso ao material rico.
O funil de vendas fica mais fácil de ser visualizado com o RD Station, pois você pode criar o seu próprio funil e decidir quais são as metas que você deve utilizar e quais são os parâmetros que definem um lead avançar para a próxima etapa do funil de vendas.
Com o lead scoring do RD Station fica mais fácil identificar quais são os seus leads qualificados.
6. Freshsales
Através do CRM Freshsales é possível acelerar a sua receita e melhorar a eficácia da sua equipe de vendas.
Com o Freshsales você simplifica os seus processos de vendas, automatizando tarefas demoradas em um software fácil de utilizar e que reduz o custo do seu investimento com as equipes de TI.
Através da inteligência artificial do Freshsales é possível encontrar os melhores negócios para fechar com o auxílio de insights.
Colabore entre equipes em tempo real com a integração do Slack e melhore a previsibilidade com previsões dinâmicas.
Como montar um planejamento de metas?
Você já sabe o que são metas SMART ou pra que servem as metas SMART? Elas são um conjunto de parâmetros que servem para te ajudar a definir metas que estejam alinhadas com os seus objetivos.
E agora que você já sabe como otimizar a performance da sua equipe de vendas na sua empresa e também como as ferramentas podem contribuir para que você consiga acompanhar o desenvolvimento das suas equipes, vamos abordar quais são as etapas para você realizar o seu planejamento de metas com base na metodologia de metas SMART.
S (Especifica)
O primeiro passo para a definição das suas metas é escolher metas que sejam práticas e específicas. Essas metas são aquelas que indicam claramente o que é preciso fazer e assim elas garantem que todos os membros de uma equipe possam ter clareza do processo.
Por exemplo, pensando na sua equipe de vendas, digamos que a sua meta é dobrar as vendas. Ok, é possível compreender que de alguma maneira as vendas do seu negócio terão que aumentar, entretanto essa meta não é específica, pois não existe detalhamento.
Uma meta específica seria "Aumentar as vendas em 20% nos meses de novembro e dezembro." Compreende a diferença entre uma meta específica e uma não específica? A meta específica irá indicar o que cumprir com clareza e quando deve ser feita.
M (Mensurável)
As metas devem servir como um guia ou um roteiro e por isso elas devem permitir que você ou a sua equipe consigam acompanhar o seu desempenho no dia a dia.
Isso implica em escolher metas que possam ser quantificadas para saber se elas foram alcançadas ou não.
Existem vários caminhos para uma equipe de vendas mensurar se as vendas estão aumentando, utilizando o mesmo exemplo anterior. É possível a equipe quantificar quantos leads estão chegando e quantos estão avançando até a última etapa do funil, por exemplo.
A (Atingível)
As metas do seu planejamento de metas devem ser alcançáveis e por isso elas devem ser realistas com a situação em que o seu negócio se encontra atualmente.
Metas que não são realistas acabam gerando frustração aos colaboradores, estresse e desmotivação, pois não importa o quão profissionais sejam faltam elementos que permitam que essas metas sejam alcançadas.
É um exemplo de empresas que decidem seus objetivos sem estudar o mercado ou fazer uma análise aprofundada de como está o posicionamento da empresa perante o mercado e o consumidor.
Por isso, para definir uma meta atingível é preciso fazer uma análise para identificar a viabilidade de alcançá-las.
Não quer dizer também que uma meta atingível é uma meta fácil, muito pelo contrário, ela deve ser desafiadora para motivar os membros da equipe a alcançá-la.
R (Relevante)
As metas do seu planejamento de metas segundo a metodologia SMART devem ser também relevantes ao seu negócio, ou seja, elas devem agregar valor aos resultados do seu negócio como um todo.
Preferencialmente devem estar relacionadas com o planejamento estratégico da sua empresa, dessa forma é possível estabelecer metas que solucionem problemas e que possam trazer resultados relevantes.
Por isso, antes de definir uma meta, perceba qual é o impacto que ela terá para o seu negócio em uma escala global, pois uma meta pouco relevante geralmente, também é uma meta que é mais difícil de ser mensurada e pode levar desmotivação aos profissionais envolvidos como consequência.
T (temporal)
O seu planejamento de metas também deve incluir metas que sejam temporais são aquelas metas que possuem prazos definidos para serem cumpridas e através disso possam contribuir para que a sua equipe permaneça focada no seu objetivo.
Na questão temporalidade é possível definir metas quinzenais, semanais, mensais, semestrais e até mesmo anuais, mas esteja atento, pois as metas mais curtas devem se relacionar com metas mais longas e que podem ser cumpridas à longo prazo para permitir que o desenvolvimento do projeto seja acompanhado com cronograma.
Dicas para otimizar a escolha das suas metas de venda
Depois de conhecer a metodologia SMART e começar a elaborar o seu planejamento de metas, confira nossas dicas de como fazer o seu planejamento de metas um sucesso.
Estude o mercado
O estudo de mercado é fundamental para que você tenha certeza de poder aplicar a metodologia SMART ao seu planejamento de metas, e não sobrecarregar a sua equipe de vendas com metas que não serão alcançadas.
Portanto, se você é gestor de uma equipe, não esqueça de estudar os seus concorrentes, as demandas existentes pelo seu produto e também o cenário econômico, é fundamental saber fazer também uma gestão estratégica para definir os seus objetivos.
Se você quiser conhecer mais sobre como fazer uma gestão estratégica eficiente para o seu negócio conheça o curso Gestão Estratégica Organizacional que vai te ajudar a pensar como realizar a sua gestão estratégica do início ao fim.
Tenha objetivos claros
Antes de definir as metas é preciso definir um objetivo que é um propósito a ser alcançado através das suas metas.
É importante que assim como as metas, que os seus objetivos também sejam claros, tangíveis e relevantes para direcionar o seu negócio a algum lugar.
Mantenha a comunicação com o seu time de vendas
Inclua a sua equipe tanto na definição do seu objetivo quanto no planejamento de metas, dessa forma você poderá ouvir as opiniões do time e tornar o seu planejamento de metas mais eficiente.
É preciso incentivar a sua equipe e fazer com que eles compreendam qual é a sua importância para que as metas possam ser alcançadas e que eles também fazem parte dos projetos futuros da empresa.
Aprenda como motivá-los e mantenha uma comunicação clara, estimule-os através de frases motivacionais e entregue a eles feedback para que eles saibam sobre o seu desempenho.
Com o curso de Liderança e gestão de pessoas e equipes você pode aprender a conduzir a sua equipe para melhorar a produtividade e aprender como motivá-los.
Saiba delegar tarefas as pessoas certas
É preciso conhecer quem faz parte da sua equipe e quem são aqueles membros que possuem mais experiência.
Metas mais complexas devem ser destinadas a vendedores com mais experiência, enquanto as metas mais simples devem ser destinadas a vendedores novos.
Manter a dinâmica e saber como direcionar as suas metas permitirá que a sua equipe de vendas tenha um bom funcionamento e também para que os funcionários permaneçam motivados.
Defina metas adequadas para cada etapa do funil de vendas
É preciso estudar toda a jornada de compra que um lead passa e também encontrar os gargalos para definir quais são os processos possíveis de serem melhorados.
A partir dessa observação e alinhada com o seu objetivo principal você deve definir metas para cada etapa do seu funil de vendas.
Pronto para fazer o seu planejamento de metas?
Nesse artigo, apresentamos o que é um planejamento de metas e como você pode fazer para montar o seu próprio planejamento, com o foco na sua equipe de vendas.
Além disso, mostramos as ferramentas de CRM que podem ajudar na definição de metas, potencializar e automatizar o seu processo de vendas.
Depois de definir o seu objetivo e as suas metas basta elaborar os seu plano de ação para deixar ainda mais claro para a sua equipe como elas podem conseguir um melhor resultado.
Boas vendas!
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