Pagamento Recorrente: O que é, como funciona e suas vantagens
O pagamento recorrente é uma estratégia de compra que ganhou bastante destaque nos últimos anos, pois além de fidelizar o cliente, ela proporciona estabilidade e permite que sua empresa cresça de forma sustentável.
Neste artigo, vamos explorar os principais conceitos desta estratégia, como ela funciona, as vantagens de se adotar esta modalidade de cobrança e como você pode implementar esse sistema na sua empresa, confira!
O que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é um método de cobrança periódico onde os clientes são cobrados de forma automática com recorrência mensal, quinzenal ou anual por um serviço que está sendo utilizado.
Este é um sistema de cobrança muito utilizado por plataformas de streaming, clubes de assinatura, cursos online, empresas SaaS, serviços de entrega, academias e diversas outras empresas que oferecem serviços de assinatura.
Ou seja, o cliente escolhe um método de pagamento em que deseja receber as cobranças automáticas pelo serviço assinado e o valor sempre será descontado no período escolhido, até que ele ou a empresa opte por cancelar sua assinatura.
Quais as vantagens de implementar um sistema de pagamento recorrente?
Adotar esse sistema traz diversas vantagens tanto para o seu negócio, quanto para seus clientes. A seguir, iremos falar sobre alguns dos principais benefícios que estão relacionados a esta estratégia:
Previsibilidade e estabilidade de receita
Através de cobranças regulares é possível prever com maior precisão as receitas mensais e futuras da sua empresa, o que facilita o planejamento financeiro e todas as decisões relacionadas a alocação de recursos.
Para saber o faturamento bruto de cada mês do seu serviço de assinatura é muito simples: basta multiplicar o número de assistentes ativos pelo valor cobrado.
Redução da inadimplência
Além disso, por conta da automatização do pagamento recorrente, ele elimina qualquer possibilidade de atraso e evita que seus clientes esqueçam de realizar o pagamento, o que reduz consideravelmente as taxas de inadimplência.
Isso também contribui para o aumento das taxas de aprovação e evita que sua empresa venha a enfrentar problemas de fluxo de caixa que podem vir a ocorrer por conta de altos índices de inadimplência.
Eficiência operacional
A automação aumenta a eficiência operacional do setor financeiro da sua empresa, pois reduz a carga de trabalho manual associada à gestão de pagamentos, o te permite realocar recursos para outras atividades mais importantes.
Escalabilidade
Um sistema de pagamento recorrente bem implementado é capaz de escalar e suportar um número maior de assinaturas quando necessário sem precisar de ajustes significativos, acompanhando o crescimento da sua empresa.
Fidelização de clientes
Conforme mencionamos anteriormente, adotar o modelo de recorrência é uma excelente estratégia para oferecer conveniência, melhorar a experiência de consumo e, consequentemente, fidelizar ainda mais clientes.
Você pode associar benefícios e vantagens, descontos ou até mesmo conteúdos exclusivos para cliente que tem uma assinatura ativa a muita tempo ou que optarem por assinar planos mensais e anuais.
3 Métodos de pagamento recorrente para oferecer ao seus clientes
Oferecer diferentes formas de pagamento é uma boa maneira de atrair um maior número de usuários e aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. Pensando nisso, separamos alguns dos principais métodos:
Cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados no mundo. Nele as cobranças recorrentes são feitas automaticamente sem a necessidade de aprovação por parte do consumidor.
Isso ajuda a reduzir atrasos no pagamento e traz comodidade para o cliente, já que ele não precisará inserir seus dados manualmente todos os meses para continuar utilizando o serviço ou produto.
Para empresas, esse método traz segurança e previsibilidade de receita, garantindo que ela tenha um controle maior sobre a sua receita mensal, trimestral ou até mesmo anual.
Débito automático
Como o próprio nome sugere, o débito automático é um método de pagamento recorrente onde o cliente autoriza a empresa a debitar automaticamente o valor da assinatura diretamente da sua conta bancária no período devido.
Este é um dos métodos de cobrança mais seguros e com menor risco de fraude, pois as transações são feitas diretamente entre contas bancárias e os clientes podem interrompe-las a qualquer momento.
Boleto Bancário
O boleto bancário é uma das opções mais populares no Brasil e é muito utilizado por pessoas que não tem um cartão de credito ou uma conta bancária. Neste método a empresa fica responsável por emitir e enviar os boletos com os valores da assinatura.
Mesmos sendo um método bastante flexível e popular, é importante ressaltar que ele não pode ser automatizado, o que pode gerar uma maior taxia de inadimplência por atrasos ou esquecimentos.
Diferenças entre pagamento recorrente e pagamento parcelado
Embora pareçam muito similares, no pagamento parcelado o valor total de um produto ou serviço é dividido em várias parcelas pré-definidas que são cobradas mensalmente até que todo o montante seja pago.
Já no modelo recorrente as cobranças são feitas automaticamente e de forma contínua enquanto o cliente optar por continuar manter sua assinatura ativa para utilizar uma plataforma, curso ou serviço.
Apesar do parcelamento facilitar a compra de produtos ou serviços de alto valor, ele exige que o cliente tenha um limite igual ao valor total da compra disponível, o que compromete o uso do cartão de crédito para outras coisas.
Como implementar o pagamento recorrente em seu negócio?
Para conseguir implementar esse sistema de maneira eficaz, é preciso seguir alguns passos. Pensando nisso, preparamos um mini guia com as principais etapas do processo, veja:
- Escolha uma Plataforma: Escolher a plataforma correta é essencial para garantir o sucesso desta implementação. Ferramentas como Stripe, PayPal, Recurly, Cargebee, entre outras são ótimas opções.
- Configure os Planos de Assinatura: Defina como os planos de assinatura serão estruturados, isso inclui valores, período de cobrança, benefícios e quantos níveis diferentes estarão disponíveis.
- Defina os Métodos de Pagamento: Se possível, ofereça diferentes opções de pagamento ao seus clientes, como cartão de crédito, débito automático, boleto e Pix.
- Integre a Plataforma de Pagamento: Logo em seguida você precisa integrar a ferramenta escolhida ao seu site ou sistema de gestão e testar. Isso pode ser feito através de uma API ou um plugin.
- Teste o Sistema: Não se esqueça de, antes de lançar oficialmente, testar o sistema de pagamento para garantir que ele está funcionando corretamente e ajustar tudo o que for necessário.
- Políticas de Cobrança: A inadimplência é inevitável, sendo assim, crie políticas claras e eficazes para cobrar seus clientes em caso de atrasos ou esquecimentos. Por exemplo, você pode optar por enviar um e-mail ou SMS um dia após o vencimento.
Aprendeu o que é pagamento recorrente?
Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender o que é pagamento recorrente, além de mostrar todas as vantagens em adotar esse sistema, esclarecer suas dúvidas sobre os diferentes métodos de cobrança disponíveis e como é fácil implementa-lo em seu negócio.
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