5 Processos de Vendas Que Podem Ser Otimizados Com o Chat Online

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Davi P.
Davi P.
COO

Para impulsionar as chances de sucesso de seu ecommerce, é importante ter um processo de vendas bem definido e detalhado, que encompassa todas as etapas desde a prospecção de clientes até o fechamento e pós-venda. Entretanto, existem ainda uma grande diferença entre ter um bom processo e executá-lo de forma eficiente.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os principais processos de vendas que podem ser otimizados com o chat online da JivoChat e como você pode alavancar esta solução de atendimento online para gerar mais resultados.

1. Prospecção

A etapa de prospecção é onde você busca atrair leads para entrar em seu funil de vendas, seja de forma ativa ou passiva. Aqui, é importante reforçar o interesse do cliente e conquistar sua confiança desde o primeiro ponto de contato.

É importante considerar que, de acordo com diversas pesquisas, 70% dos consumidores modernos não compram de ecommerces que não oferecem o chat online, como aponta o próprio infográfico da Invesp - empresa norte americana que oferece soluções para otimização das taxas de conversão.

Um chat online em sua página têm impacto imediato na percepção do cliente em relação a confiabilidade de seu negócio, o que ajuda no processo de prospecção, automaticamente destacando seu negócio dos concorrentes no mesmo nicho.

2. Abordagem de clientes

Por mais que uma janela de chat bem posicionada na página de seu ecommerce já tenha um grande impacto, você pode alavancar ainda mais esta solução de atendimento online e tomar a iniciativa, chamando a atenção de clientes.

Estamos falando de um dos principais recursos do chat online: os convites proativos. Com eles, juntamente à possibilidade de monitorar visitantes em tempo real, você poderá iniciar conversas e enviar mensagens automáticas através de um pop-up da janela de chat. Essa abordagem deve visar agregar valor à experiência de compra do visitante, de forma que seus representantes coloquem-se à disposição para guiar o cliente por suas ofertas.

Com o chat online, seu ecommerce deixa de ser reativo e não depende da iniciativa do próprio cliente em buscar seus canais de comunicação.

3. Cadastro e qualificação de leads

O cadastro de clientes é um dos processos de vendas mais críticos para seu negócio, pois é necessário delimitar exatamente quais informações podem ser relevantes para suas estratégias, como as próprias campanhas de marketing digital, por exemplo.

No que diz respeito a obter informações sobre seus clientes, o chat online em sua página mostra-se como um canal de comunicação em tempo real onde sua equipe de representantes pode aproveitar os convites proativos e chamar visitantes para uma conversa.

Dessa forma, além de simplesmente obter informações de contato, terá a oportunidade de entender melhor o perfil de cada consumidor, levando em consideração suas dores, desafios, demandas, necessidades e interesses. Todos estes dados ajudam a segmentar sua base de leads, além de servirem também no processo de definição da persona do seu negócio.

Além disso, uma excelente solução de chat online, como o JivoChat, pode ser integrada ao seu próprio sistema CRM (Customer Relationship Management,ou gestão de relacionamento com o cliente), de forma que todo o cadastro e processo de qualificação seja automatizado e otimizado.

Processos de Vendas Otimizados Pelo Chat Online Funil de Vendas

4. Acompanhamento

Para impulsionar e gerar mais oportunidades de negócios no mercado digital, é necessário oferecer uma experiência diferenciada e exclusiva para cada visitante em sua página.

Sem um canal de atendimento integrado ao seu ecommerce, você não poderá lidar facilmente com as barreiras de comunicação e engajamento presentes naturalmente devido a natureza da compra online.

Lembre-se, clientes engajados apresentam maiores chances de conversão, e é por isso que o mesmo infográfico apresentado anteriormente aponta que prospects atendidos pelo chat gastam pelo menos 60% a mais que aqueles que compram em sua loja sem interagir com seu negócio.

Não acompanhar clientes através das etapas de seu funil de vendas e durante sua jornada de compra é um dos maiores erros do atendimento ao cliente.

5. Fechamento

Após a prospecção, abordagem, cadastro e acompanhamento de cada cliente através dos processos de vendas, finalmente chega a hora do tão esperado fechamento, ou seja, onde você converte de fato e concretiza uma nova venda.

Especialmente durante a jornada de compra online, onde o consumidor não consegue realmente visualizar, tocar ou mesmo experimentar o produto em questão (mesmo que seja um artigo digital), é realmente muito comum que surjam dúvidas e questionamentos. Dúvidas estas que, caso não respondidas a tempo, podem resultar em carrinhos de compras abandonados e perdas de oportunidade na página de checkout

Portanto, estar junto ao cliente através do chat online permite que você possa responder imediatamente questões sobre frete, formas de pagamento, prazo de entrega, qualidade do produto, ou essencialmente qualquer outra dúvida, aumentando a assertividade na etapa de tomada de decisão de compra de seus consumidores.

Não se esqueça também de trabalhar com uma boa estratégia de pós-venda e acompanhar de perto as métricas e relatórios de atendimento através de sua plataforma de chat online. Dessa forma, poderá garantir que está entregando um serviço de excelência, realmente capaz de impactar seus resultados.

Está na hora de investir no chat online

Agora que você sabe como um chat online pode otimizar seus processos de venda, não deixe de avaliar seus serviços e identifique os principais sinais que indicam a hora de investir nesta solução de atendimento ao cliente, que na verdade é muito mais que um simples canal para dar suporte.

Escolha o melhor chat online para seu negócio e leve em consideração todos os recursos oferecidos por esta ferramenta projetada para impulsionar seus resultados. Aproveite a oportunidade e experimente agora mesmo o JivoChat em sua página para descobrir como realmente transformar visitantes em clientes.

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