Produtos personalizados: como criar a sua empresa

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Os produtos personalizados deixaram de ser procurados apenas por grandes empresas e corporações, que os utilizavam em suas ações de marketing, e passaram a ser procurados para as mais diferentes finalidades.

Essa procura se deve ao fato de que ao personalizarmos um produto estamos agregando valor a ele junto da satisfação de ter algo único e exclusivo.

Seja na hora de presentear alguém com uma estampa relacionada a algo que aquela pessoa gosta, frase de algum livro, uma estampa diferenciada, ou na hora de personalizá-lo para uso pessoal.

Os produtos personalizados já ocupam espaço no mercado brasileiro, e a categoria de produtos que você pode personalizar é bem diversificada. 

É uma área que não requer investimento inicial alto, se comparada a outros empreendimentos, e o lucro vai depender da categoria dos produtos que você escolher trabalhar.  

É um mercado promissor, com bastante procura onde você pode deixar a criatividade fluir.

Por isso desenvolvemos esse artigo pensando em você quer trabalhar com produtos personalizados, mas ainda não sabe como e nem por onde começar. 

Escolha o seu produto personalizado 

Você deve estar se perguntando: como trabalhar com produtos personalizados?

Como mencionamos no início deste artigo, são muitas as opções de produtos para você escolher personalizar e vender.

O lado positivo é que  você não precisa atuar somente com uma categoria específica de produtos.

O que vai definir isso é a sua verba, o público alvo, mas as possibilidades de venda são muito diversificadas.

Você pode vender produtos como:

  • Itens de vestuário: como  camisetas, casacos e bonés.
  • Itens promocionais: Ecobags, chaveiros, porta retratos, calendários e canetas
  • Decorações de festa: como balões personalizados
  • Utensílios pessoais: Canecas, Squeezes garrafas, 
  • Papelaria: Cartões de visita, folder, banners, 
  • E outros produtos: Chinelos, almofadas, capas para notebooks, cases de celular e etc..  

O que é preciso para criar a minha loja de Produtos Personalizados?

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração se você deseja abrir a sua loja de produtos personalizados, além de toda a documentação.

Se for trabalhar com uma única categoria de produtos, você precisa se certificar qual é o público-alvo deste produto. 

Ou se trabalhar com foco em categorias diversas, precisa entender que terá vários públicos diferentes.

Outros fatores como: investimento, localização da loja, quantidade de funcionários e venda online também devem ser levados em conta.

Por isso é necessário que você siga alguns passos para não se perder na hora de montar sua loja. Confira: 

Planejamento

O planejamento é uma etapa muito importante, é nele que você vai avaliar todos os aspectos que são necessários para que você realize a abertura da sua loja.

Se você tem a intenção de trabalhar apenas com vendas online, é bem provável que você não precise de um espaço muito grande, pois ele será utilizado apenas para abrigar os equipamentos e realizar a  personalização dos produtos. 

Para a abertura de uma loja física você deve considerar que outros gastos serão envolvidos, pois você provavelmente vai precisar de um espaço maior, terá gastos com a decoração do espaço e também é preciso avaliar sua localização.

Não esqueça de fazer uma pesquisa de mercado para saber se as pessoas da sua cidade realmente compram produtos personalizados verificando a viabilidade da abertura da loja física.

Quanto aos produtos que você irá personalizar, é preciso verificar os equipamentos que serão utilizados, e também cursos capacitantes para quem for utilizar o equipamento. 

Se for trabalhar com produtos têxteis como camisetas, bonés, casacos e etc… Verifique quais são as opções de personalização deste produto disponíveis no mercado atualmente. 

Para brindes é bem provável que existam máquinas específicas para a sua confecção. Se for trabalhar com papelaria, quais são os tipos de papéis e impressoras disponíveis? 

Nesta etapa é importante que você esteja disposto a fazer uma ampla pesquisa. Utilize o Google, converse com os fornecedores dessas máquinas e avalie o melhor custo benefício. 

Elimine as possíveis dúvidas que venham a surgir, pois é importante que você esteja certo do investimento que irá fazer. 

Não esqueça de avaliar qual será a mão de obra necessária para executar esse serviço e também os valores para a divulgação da sua loja ou empresa.

Investimento

Agora que você já pesquisou os aluguéis, custos de sites e manutenção, valores das máquinas, preço da mão de obra, fornecedores e valores da divulgação, é hora de colocar isso tudo no papel.

E por fim avaliar quais serão seus gastos reais, e o quanto você pode  investir no momento.

Lembre-se que é muito comum as lojas não atingirem o lucro esperado nos primeiros meses, então é bom projetar despesas como aluguel, pagamento de funcionários e contas extras para alguns meses à frente. 

Esse é o momento em que você avalia a possibilidade de cortar os gastos desnecessários, ou a possibilidade de investir mais, talvez até de melhorar a qualidade do produto com os fornecedores. 

O gasto com os funcionários também deve ser previsto e o ideal é que você consiga cobrir pelo menos um funcionário por área. 

Sendo eles: um funcionário para realizar a personalização dos produtos, um designer para confeccionar as artes personalizadas, um profissional do marketing, alguém responsável para fazer o atendimento na loja física ou site.

Você também tem a opção de investir em cursos para se capacitar e atuar individualmente, nesse caso deve calcular o investimento que será necessário. 

Organize suas vendas online

Existem muitas plataformas de ecommerce que facilitam o trabalho  na hora de montar a sua loja virtual, e o ponto positivo é que você pode fazer tudo praticamente sozinho, pois elas são muito intuitivas. 

Mas você pode optar por contratar um profissional para te ajudar na otimização da sua loja, montando um design responsivo, por exemplo. 

Nessa etapa você precisa pensar em como atender o consumidor e suas necessidades, portanto esteja atento para produzir fotos de qualidade do seu produto.

Utilize também um criador de mockup digital, para que o cliente consiga visualizar a estampa no produto em tempo real.

O atendimento e resolução de dúvidas também influenciam a satisfação do cliente, e é bom que você utilize chat online para facilitar essa etapa. Também é preciso pensar nas condições de pagamento que você irá oferecer.

Para a compra de brindes, folders, cartões de visita, é normal estipular um número mínimo de pedidos para a confecção.

O frete também precisa ser pensado, pois é bem provável que você necessite entregar produtos em outras cidades e estados.

Para isso utilize uma calculadora de frete online, várias possuem integração com as plataformas de ecommerce facilitando na hora da venda. 

Crie estratégias para atrair a atenção para sua loja

Faça campanha nas redes sociais, promoções de inauguração ou até mesmo sorteios com prêmios personalizados para atrair a atenção do seu público.  

É importante que você desenvolva estratégias visando dar uma maior visibilidade ao seu empreendimento, para que ele possa se expandir e você consiga atingir outros públicos.

Não deixe de explorar a criatividade, aproveite as datas comemorativas para fazer campanhas, por exemplo, se trabalhar com camisetas personalizadas invista em Storytelling. 

Divulgue sua loja em grupos do Facebook e invista em anúncios pagos.

Imagem vetorizada de duas pessoas subindo a montanha, uma delas na frente querendo pegar a bandeira que está no topo da montanha.

Como se destacar entre a concorrência?

Este é um empreendimento onde o investimento é mais baixo do que os demais, então você já deve imaginar que a concorrência é grande! 

Basta fazer uma breve pesquisa no Google para ver a quantidade de lojas de produtos personalizados disponíveis.  Mas aí vem a seguinte pergunta, como se destacar e como fazer o seu negócio crescer?

Lembre-se de que você precisa ter um diferencial que convença o seu cliente de que você é a melhor opção para ele nesse momento.

Esse diferencial pode ser as condições de pagamento que você oferece, o frete, a qualidade do seu produto. 

O importante é que além de possuir esse diferencial, você o destaque nos canais que você usa para divulgar o seu serviço. 

Já mencionamos a importância de você marcar sua presença nas redes sociais e investir em anúncios, faça isso com a estratégia multicanal

Você precisa conhecer muito bem seu público alvo e as personas, a partir daí começar o trabalho de tentar se conectar com esse público oferecendo a ele conteúdo de valor. 

Essa é uma das estratégias de Marketing, chamada de Marketing de conteúdo.  Torne-se referência no assunto, quanto mais visibilidade no seu negócio. Invista também na pesquisa orgânica utilizando técnicas de SEO

Também é importante pensar na experiência do consumidor como um todo e ter sempre estratégias para cada etapa da jornada do cliente.

Peça o feedback do seu atendimento, dos produtos e do serviço executado e trabalhe maneiras de como melhorá-lo.

Explore estratégias sempre visando melhorar o atendimento que você oferece ao consumidor.

Agora você sabe tudo sobre produtos personalizados

Nesse artigo tentamos abordar as diferentes etapas para te ajudar a se organizar e abrir a sua loja de produtos personalizados.

É importante ter um planejamento para organizar todas as despesas e alinhar com o valor que você pode investir no momento. 

Mesmo que você decida por abrir a loja num espaço físico é sempre bom pensar em divulgar seu produto no ambiente online e tentar fazer com que ele se destaque da concorrência. 

Não esqueça de usar estratégias de marketing para expandir seus negócios, fidelizar seus clientes e ganhar autoridade. 

E não esqueça de escolher um nome que conecte a sua loja com o seu público alvo.

Atue também na divulgação dos seus produtos através de anúncio grátis, e ofereça condições de entrega expressa aos seus clientes, ou ainda como enviar algo pelo Correio e como encontrar fornecedores dropshipping.

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