11 questões importantes ao recrutar uma equipe de vendas online
Muitas empresas começam como negócios "de um homem só". Porém, caso seu empreendimento comece a crescer, logo precisará começar a recrutar colaboradores ou sócios para te ajudar a dar conta da demanda. Apesar de ser um caminho natural, chamar as pessoas certas pode representar a diferença entre o progresso ou retrocesso de suas vendas online. Profissionais que recebem demandas de seus clientes precisam de um conjunto de habilidades específicas, tornando as vendas online uma tarefa complexa, já que eles se tornarão a face de seu negócio. Por isso, compilamos 10 questões importantes a fazer no momento da entrevista e como decidir se o candidato é o melhor para seu time.
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1. Já trabalhou nesse tipo de ambiente antes?
Uma pergunta que pode ser considerada clichê, mas que deve ser perguntada ainda assim. Saber um pouco sobre as experiências passadas de um candidato é essencial ao avaliar se ele pode ter sucesso e atender sua demanda e como adaptá-lo ao ambiente de sua empresa caso tenha passado por experiências similares. Por exemplo, um atendente que veio do telemarketing pode ser contratado, mas deve ser treinado para se adaptar às boas práticas do atendimento online.
2. Qual momento da sua carreira considera o mais bem-sucedido?
Uma importante questão a se perguntar quando o profissional já possui alguma experiência. A pergunta é uma boa maneira de entender como o candidato avalia sua carreira e conquistas anteriores. Através dela, poderá conhecer melhor sobre sua experiência passada, o nível de confiança dessa pessoa em seu trabalho e o quanto ela dá crédito a outros membros de suas antigas equipes.
3. Como você descreve a convivência com pessoas que já trabalhou antes?
Pode parecer que está tentando descobrir se um candidato lida bem com outras pessoas, mas o objetivo aqui é um pouco mais profundo. Cada equipe possui uma dinâmica própria e isso é determinante para saber como o candidato interage em sua rotina e se esse comportamento é compatível com os membros de sua equipe atual. Pode também pedir a melhor e pior experiência da pessoa ao lidar com sua equipe, para saber como ele resolve seus conflitos e de qual maneira se refere a seus ex-companheiros de equipe e chefes.
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4. O que aspira para sua carreira?
É importante descobrir qual o objetivo de um candidato em relação à sua carreira ou se ele até mesmo possui algum ou está apenas "procurando um bico". Esse tipo de questão também possui uma conotação positiva, já que demonstra seu interesse no crescimento daquele profissional.
5. Qual tipo de tarefa já executou com sucesso no passado, mas não gostaria de ter que fazer novamente?
Apesar de pouco convencional em entrevistas de emprego, essa é uma pergunta que pode o ajudar a medir como o candidato se posiciona em relação a tarefas que não gostam de executar. Entre as possibilidades, poderá descobrir se ele não demonstra humildade em tarefas que ele considera "pequenas" demais para ele, ou se tem dificuldade em lidar com questões complexas ou com outros membros da equipe, por exemplo. A partir dessa pergunta, poderá iniciar uma conversa que revelará mais detalhes sobre o candidato e como ele trabalha.
6. O que faz no seu tempo livre?
Outra questão que aparece bastante em entrevistas de emprego mundo afora. Porém, ela se faz necessária, já que pode revelar detalhes sobre a personalidade do candidato. Isso permite verificar as chances dessa pessoa se integrar à sua equipe e se os hábitos que ela cultiva estão de acordo com a visão de seu negócio, por exemplo.
7. Pode me explicar algo considerado complexo mas que você entenda em apenas 5 minutos?
Trabalhando com atendimento e vendas para loja virtual, é essencial que o profissional seja didático o suficiente para explicar coisas complexas de maneira ágil e sucinta, ou seja, que não se delongue demais na explicação, mas que também não fique dando voltas. Por isso, essa questão é mais como um desafio do que uma pergunta para conhecer o candidato em questão. Não é necessário que o assunto seja profissional, com o tema ficando à escolha da pessoa. Se ele consegue explicar com sucesso e entusiasmo, são grandes as chances de ter em mãos um bom profissional.
8. Em quais quesitos se considera mais forte?
Algumas vezes, pessoas que necessitam de um trabalho acabam por procurar algo fora de sua área de atuação e não podem ser aproveitadas pelo cargo de vendas, o tipo que estamos tratando nesse texto. Isso não significa que o profissional não será de uso para a companhia, podendo ser reaproveitado para algum outro setor. Ao perguntar sobre suas forças, poderá descobrir se ele possui maior aptidão para o cargo em questão ou em áreas como atendimento, recursos humanos, etc. Também é necessário observar fatores fora do que o entrevistado está falando, como sua postura e jeito de falar - profissionais de atendimento precisam ter um tom mais calmo e amigável, por exemplo.
9. Me conta a história de alguma falha sua?
Normalmente, é comum falar mais sobre cumprimento de metas e características na qual o candidato seja forte, principalmente considerando que alguém está fazendo a entrevista para conseguir o trabalho. Raramente alguém está preparado para uma questão sobre uma falha, porém, é importante que questione isso ao entrevistado. Sua resposta pode revelar sua habilidade de auto-avaliação, assim como pode revelar humildade e senso de responsabilidade.
10. Gostaria de perguntar algo para mim?
Reciprocidade é importante e também é necessário que abra espaço para que seu candidato também o "entreviste". Afinal de contas, vale lembrar que a relação é de mão dupla, ou seja, o profissional deverá se encaixar no padrão de seu negócio, mas sua empresa também precisa atender às aspirações e expectativas dessa pessoa. Por isso, reserve um espaço durante a conversa para que o candidato tire dúvidas sobre sua loja online ou detalhes da vaga pela qual está se candidatando.
11. Tem conhecimentos de CRM's ou email marketing?
Por vezes, quando a sua empresa está começando a dar os primeiros passos e você contrata seus primeiros vendedores, é importante que eles tenham noção de algumas ferramentas, principalmente sobre CRM e Email Marketing. Isto porque, é muito provável, que eles fiquem responsáveis por algumas destas áreas nessa fase inicial. Por isso, saber trabalhar com elas pode ser um boa vantagem.
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