Como Recuperar Vendas Perdidas no Carrinho e no Checkout
Sabemos que um dos problemas comuns entre os ecommerce são os carrinhos abandonados e as oportunidades de venda perdidas na página do Checkout, exatamente antes do visitante concretizar sua decisão de compra e converter.
Isso ocorre normalmente em ecommerces de todos os nichos, porém, existem estratégias e técnicas que sua empresa pode implementar para diminuir a taxa de carrinhos de compras abandonados ou recuperar o cliente mesmo depois dele desistir da compra.
Acompanhe os métodos abaixo e comece agora mesmo a utilizar o suas ofertas e ferramentas ao seu favor na hora da venda.
Como evitar o carrinho abandonado
Existem inúmeros motivos que podem levar um cliente em potencial a desistir de uma compra, especialmente quando ele já está com os produtos ou serviços no carrinho e avaliando suas formas de pagamento.
É difícil realmente identificar o motivo exato que leva cada visitante a desistir da compra, porém, existem algumas soluções que podem ser empregadas para aumentar suas chances de venda nesta etapa da jornada do consumidor.
1. Página de produto completa
Um dos maiores fatores que podemos identificar quando falando sobre carrinhos de compras abandonados é uma página de produto incompleta.
Lembre-se, a página de produto varia de acordo com seu nicho de mercado, mas sempre deve conter todas as informações relevantes e especificações dos produtos para que seu público alvo não fique em dúvida sobre o produto que está avaliando.
Além disso, você também pode oferecer conveniência através de recursos adicionais, como imagens para cada variação de um produto de moda, por exemplo. Assim como uma calculadora de frete, prazo de entrega médio, entre outras informações.
Tudo isso evita dúvidas como: quais tamanhos estão disponíveis? Em quais cores sai esse produto? Qual o valor do frete e prazo de entrega?
2. Formas de pagamento detalhadas
Outro ponto crítico para esta etapa de decisão de compra do cliente é oferecer informações detalhadas sobre as formas de pagamento disponíveis para o mesmo.
Hoje, o mercado de ecommerces é muito competitivo, por isso, é importante levar em consideração que se o visitante não encontrar o meio de pagamento desejado em sua loja, ele provavelmente voltará a atenção à um de seus competidores.
Portanto, além de deixar claro com quais formas de pagamento você trabalha, procure ser flexível para que possa abranger uma maior parcelas de visitantes na página de checkout. Além disso, considere disponibilizar um checkout transparente, feito inteiramente dentro da loja.
3. Chat online pronto para atender dentro da loja
Mesmo oferecendo todas as informações de forma detalhada para seu público alvo, não é possível prever todas as dúvidas ou problemas que podem ser encontrados durante a tomada de decisão da compra.
Por isso, é importante disponibilizar tanto na página de produto, carrinho de compras e página de checkout, uma ferramenta de atendimento em tempo real para seus visitantes. Dessa forma, independente da necessidades dele, seu ecommerce poderá auxiliá-los imediatamente, de dentro da loja.
Considere inclusive fazer o uso de convites proativos do JivoChat, oferecendo ajuda e informações adicionais especialmente nessas páginas citadas. Isso atrai o visitante para o chat e permite que seus agentes possam ajudá-lo, concretizando a venda.
Recuperando carrinhos e vendas perdidas no checkout
Claro, ainda é possível que o cliente desista da compra independente de todos seus esforços. Algumas vezes isso pode acontecer até mesmo devido à imprevistos, como uma queda de energia, o fim da bateria do smartphone do cliente, etc.
Nessa situação, o ideal é fazer o uso de técnicas para ajudar o cliente a focar novamente nos produtos e recuperá-lo para a loja. Algumas delas são:
1. Utilizar seus canais de comunicação
Segmente sua base a partir dos interesses e necessidades de cada lead e utilize seus canais de comunicação, como chat, e-mail e telefone para enviar conteúdo pertinente à compra abandonada.
Essencialmente, envie um lembrete informando sobre os produtos ainda no carrinho de compras e facilita o retorno à loja para recuperar a venda. Procure fazer isso dentro das primeiras 24 horas após o carrinho abandonado.
2. Faça recomendações e sugira produtos que agreguem valor
A partir da identificação dos produtos ou serviços no carrinho de compras, seu ecommerce também pode enviar recomendações de outros produtos que agreguem valor à ideia de compra inicial do cliente.
É possível que o cliente tenha desistido da compra por não ter encontrado um acessório que complemente o produto no qual estava interessado, como um fone de ouvidos ou capa para um smartphone, por exemplo.
Dessa forma, além de chamar atenção do cliente novamente para a compra, você ainda estará agregando valor ao pedido enquanto oferece um atendimento personalizado e de qualidade.
3. Ofereça descontos especiais e informe sobre promoções
Um dos maiores motivos que levam clientes em potencial à desistir da compra é o valor final do pedido. Levando isso em consideração, sempre informe o cliente sobre cupons de desconto, ofertas especiais ou assim que o produto de interesse entrar em promoção.
Muitas vezes uma queda no valor do produto desejado, especialmente se for por tempo limitado, é tudo que seu ecommerce precisa para aumentar atingir o senso de urgência do cliente e recuperar a venda.
Utilize uma ferramenta feita para isso
É claro, nada do que dissemos até agora precisa ser feito de forma manual. Automatize seus processos e obtenha melhores resultados em relação à escalabilidade de seu negócio, assim como a qualidade do serviço.
Para recuperar vendas perdidas no carrinho e no checkout, você pode utilizar serviços como os da Enviou, uma empresa focada em soluções para exatamente estes problemas. Eles oferecem recursos de e-mail que podem ser utilizados para empregar as estratégias citadas no artigo.
Conclusão
O segredo para evitar o carrinho de compras abandonado e recuperar vendas está na qualidade do atendimento ao cliente proporcionado por seu ecommerce. Portanto, lembre-se de utilizar uma plataforma de comunicação omnichannel para oferecer uma experiência única e personalizada para seus clientes em potencial.
Para isso, instale a versão profissional do JivoChat na loja e seja capaz de auxiliar seus clientes na hora da compra e percorrê-los pelo seu funil de vendas. A plataforma é inteiramente compatível com dispositivos móveis e ajuda a garantir a satisfação do cliente.
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