6 dicas fundamentais para a redação comercial

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A redação comercial é um recurso fundamental e que pode auxiliar o sucesso no ambiente de trabalho de uma forma muito expressiva.

A escrita bem feita oferece a possibilidade de envolver, educar e encantar as pessoas quando a comunicação é feita de uma forma efetiva.

Contudo, alcançar esses resultados não é algo tão simples. Para fazer isso é preciso contar com um objetivo muito bem definido e um ótimo planejamento, além de usar a linguagem do seu público-alvo.

Isso é relevante porque o contexto pode ditar o que é uma forma boa de se comunicar, tendo como principais fatores o público, ambiente, cultura empresarial, entre outros fatores.

Portanto, quem precisa desenvolver redações comerciais precisa utilizar algumas práticas para garantir que seu texto seja claro, objetivo e interessante.

Se você tem interesse em aprender ou conferir dicas para desenvolver textos empresariais interessantes para se comunicar de forma mais assertiva, seja para defender uma ideia ou vender, confira nosso conteúdo.

O que é redação comercial?

A redação empresarial é uma forma de escrita que utiliza a linguagem voltada para o meio corporativo.

Esse tipo de texto tempo precisa ter propósito e contar com informações relevantes, ajudando as pessoas que recebem a mensagem a saber de algo ou a fazer alguma coisa.

É fundamental que esse tipo de escrita seja objetiva, clara, correta e fácil de ser lida. De forma geral, ela pode ser dividida em 4 subcategorias:

  • Comercial: é utilizada em várias áreas do mundo corporativo, como em comunicações diárias de negócios, compartilhamento de informações, emails profissionais, cartas, faturas e mensagens diretas.
  • Informativa: com um nome autoexplicativo, esse tipo de escrita tem como objetivo informar o leitor sobre acontecimentos relevantes. Geralmente é usada para comunicados internos, atas de reuniões e demonstrações de resultados.
  • Instrutiva: informa aos leitores sobre um conhecimento necessário para ser seguido em um novo processo de trabalho. Geralmente é aplicada em manuais técnicos, memorandos e artigos de instruções.
  • Persuasiva: usada para fazer com que os leitores tomem uma decisão, comum para influenciar a compra de um produto ou serviço. É usada em ofertas de produtos, publicidades e emails de venda.

O que é essencial para uma boa redação comercial: 6 dicas

Confira a seguir as principais dicas para obter ótimos resultados e saiba o que é essencial para uma boa redação comercial.

1. Planejamento da redação comercial

A redação administrativa ou comercial apresenta algumas variedades de tipos de textos. Cada um deles têm seus objetivos, formatos, meio e linguagens.

Por isso, planejar o que será escrito é importante para definir os três principais pontos do seu conteúdo:

  • Quando? (Datas e periodicidade)
  • Onde? (Em que plataforma ou meio a mensagem será enviada)
  • Por que? (Objetivo do conteúdo que será elaborado)

Depois de definir as respostas para essas perguntas, será mais fácil encontrar uma forma produtiva de escrever um texto de sucesso.

Por mais que existam situações onde será preciso criar textos mais casuais e difíceis de serem planejados é importante ter um objetivo com a mensagem que deseja transmitir.

Uma forma interessante de fazer isso é desenvolver seu próprio manual com exemplos de respostas para situações comuns.

Contudo, lembre-se que o guia deve ser usado para oferecer apenas uma direção, seu texto deve ser sempre adaptado e adequado para cada situação.

2. Definição do público-alvo

Conhecer as pessoas com quem irá falar é fundamental em qualquer tipo de comunicação. Na redação comercial não é diferente, identificar seu público irá moldar a linguagem e forma do seu texto.

Portanto, busque saber para quem sua mensagem será enviada, se serão possíveis clientes, parceiros comerciais ou colegas de sua própria empresa.

A forma mais otimizada de fazer isso é criando uma persona, uma técnica bastante usada no marketing que consiste na representação semifictícia do seu público ideal.

É possível ter mais de uma persona para o seu negócio, uma voltada para cada contexto e público que deseja alcançar.

Isso irá auxiliar a identificar a melhor linguagem a ser usada, além de fornecer outras informações que podem otimizar seu conteúdo.

3. Personalização do conteúdo

Personalizar o conteúdo dos seus textos também é fundamental para conseguir sucesso com suas redações.

Através da redação é possível personalizar o conteúdo de acordo com as características do seu público, que podem ser definidas com a ajuda de uma persona.

A partir desse ponto, sua redação será mais assertiva e capaz de manter a atenção das pessoas certas. Isso porque o público irá perceber que o conteúdo foi desenvolvido especialmente para ele.

Além disso, se você criar um blog, com conteúdos voltados para o reconhecimento do seu negócio e atração de leads, é importante seguir uma série de parâmetros relacionados a SEO para alcançar as melhores posições dos mecanismos de busca do Google.

Para quem está iniciando, ferramentas como GetGenie são uma ótima maneira de otimizar o seu conteúdo e o seu blog para obter melhores resultados.

4. Frases curtas e objetivas

Para uma redação comercial ser eficiente, ela precisa transmitir a mensagem de uma forma clara e objetiva.

Isso porque o ambiente corporativo é bastante agitado, pessoas têm muitas tarefas no seu dia a dia e evitam perder tempo com mensagens extensas e confusas.

Portanto, a melhor forma de produzir seu conteúdo é criando textos que sejam concisos e simples, sempre focando no seu objetivo.

Ao escrever, use frases curtas e evite elaborar assuntos que não têm relevância ou não estão alinhados com a proposta final.

Um conteúdo produzido dessa forma fala por si, já que os leitores irão entender que a mensagem está sendo transmitida de uma forma direta e franca, sem a intenção de perder tempo ou enganar.

Outra vantagem da utilização dessa abordagem é que textos mais dinâmicos terão uma taxa de leitura maior.

5. Cuidado com o "não"

Uma dica muito relevante para esse tipo de redação vem diretamente dos conceitos de relacionamento interpessoal e marketing.

Usar a palavra "não" pode gerar uma sensação negativa ao interlocutor, fazendo com que ele acabe se tornando relutante ao levar em consideração os argumentos do conteúdo.

Pensando nisso, é fundamental que seu texto demonstre o que pode ser feito, e não o que não é possível de ser realizado.

A proposta é trazer alternativas e ideias enquanto evita dispensas e negativas.

Outra dica importante é dar prioridade à linguagem ativa, deixando de lado as expressões passivas.

Ao invés de escrever na linguagem passiva um texto como "seu projeto será revisado por nossa equipe de análise."

Busque escrever de forma ativa: "nossa equipe de análise revisará seu projeto".

6. Atenção com a ortografia

Por mais que sua mensagem seja informal ou que seu público-alvo não seja culto, usar a ortografia e normas padrões da língua portuguesa é algo indispensável na redação comercial.

Fazer isso é a decisão mais adequada para qualquer situação, além disso, essa preocupação com a ortografia também demonstra maturidade e profissionalismo.

Por mais que seja um erro bobo, erros em seu texto podem gerar desconfiança e fazer até mesmo com que clientes desistam de fechar negócio.

Para evitar esses cenários, busque sempre aprender mais sobre a língua portuguesa, pesquise quando tiver dúvidas e busque ler mais.

Adquira também o hábito de revisar seus textos antes de enviá-los.

Melhores cursos de redação comercial online

Confira a seguir algumas recomendações de cursos sobre redação comercial que podem ajudar a melhorar sua produção de textos.

1. Redação Estratégica Empresarial

Esse curso explora a redação estratégica para oferecer uma boa base de construção de textos profissionais e pessoais competentes.

A partir da compreensão dos fundamentos da redação estratégica os alunos irão interagir com técnicas e ferramentas essenciais para a eficiência textual.

Serão explorados aspectos como a percepção do outro, comunicação assertiva e uso da língua como um instrumento fundamental para comunicação.

Carga horária: 5,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Aspectos da redação estratégica
  • Dúvidas frequentes no dia a dia empresarial
  • A hora e a vez do e-mail
  • Atenção ao cliente
  • Carta
  • Relatório empresarial
  • Redação estratégica e persuasão

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

2. Copywriting Bootcamp: Seu Guia para Redação Comercial

Esse curso ensina a redação para quem deseja fazer seu empreendimento crescer, vender mais e interagir melhor com seus clientes.

O material apresenta as melhores práticas modernas de um redator e mostra como montar uma campanha de marketing completa para qualquer tipo de negócio, marca e lançamento.

Ao finalizar o curso, os alunos estão aptos a escrever bem para emails, posts em redes sociais, campanhas de marketing, conteúdo audiovisual e páginas na internet.

Carga horária: 5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é copywriting?
  • A campanha de marketing
  • Voz de uma marca
  • Brainstorming de um redator
  • Mercado e concorrência
  • Business to Consumer (B2C) x Business to Business (B2B)
  • Manchetes, linhas de assuntos e slogans
  • Webcopy, sites, landing pages e frases de chamariz
  • Copy para email
  • Redação para mídia social
  • Redação para audiovisual

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

3. Introdução à Estratégia e Redação Publicitária (Copywriting)

Esse curso de redação comercial foca na estratégia e redação publicitária. O material mostra conceitos-chave que todo redator deve conhecer para criar textos que fazem sentido e geram resultados.

As aulas apresentam ferramentas da prática da redação publicitária e oferecem várias dicas valiosas para os redatores.

O conteúdo também desmistifica várias ideias erradas que podem desorientar redatores menos experientes, mostrando práticas que não são eficazes e apontando alternativas superiores.

Carga horária: 1,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Conceitos fundamentais e a situação da atividade de copywriting
  • Estratégias de comunicação
  • Conceitos e práticas de copywriting
  • Conhecimento, criatividade e responsabilidade

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

Gostou das dicas de como preparar uma redação comercial?

As técnicas, as práticas e a experiência são fundamentais para produzir uma boa redação. Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado dicas valiosas que irão auxiliar na hora de escrever seus textos.

Caso também tenha interesse em outros tipos de redação para se preparar para provas e concursos, confira nossa lista com os melhores cursos de redação online.

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