Vantagem competitiva: o que é e como criar

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo vantagem competitiva inúmeras vezes, mas talvez ainda não tenha descoberto realmente quais são os fatores capazes de gerar diferenciais que poderão destacar certas marcas de suas concorrentes no mesmo nicho de mercado.

Por isso, neste artigo abordaremos tudo sobre vantagem competitiva, o que é e quais metodologias e estratégias aplicar para criá-la em seu próprio negócio, seja ele uma loja virtual ou física, SaaS ou um Ecommerce B2B. Sem mais delongas, vamos às dicas!

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva são todas as características e fatores que permitem que um negócio consiga atuar de forma otimizada e potencialmente com menores custos em relação à concorrência.

Alguns exemplos de vantagem competitiva incluem:

  • Acesso à tecnologias mais modernas;
  • Menor consumo elétrico;
  • Melhor localização geográfica;
  • Melhor estrutura de tecnologia da informação;
  • Acesso à sistemas, ferramentas ou plataformas de menor custo e eficiência elevada;
  • Uma equipe altamente capacitada;

Entre diversos outros fatores que façam com que uma empresa tenha níveis de performance operacional ou econômica acima da média em relação às outras marcas atuando no mesmo mercado.

Porém, é importante entender que este tipo de vantagem normalmente não acontece "por acaso".

Na verdade, buscar criar vantagens competitivas é um objetivo comum em empresas que realmente desejam se destacar, especialmente em nichos saturados. E claro, existem estratégias que podem ajudá-lo, entenda melhor abaixo.

Estratégias para criar vantagem competitiva

De acordo com Michael Porter, autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade e professor em Harvard, existem pelo menos três estratégias generalizadas que você pode adotar enquanto em busca de fortalecer seu negócio e criar vantagens, são elas:

1. Estratégia diferencial

A primeira e potencialmente mais óbvia é a criação de uma vantagem diferencial, ou seja, oferecer produtos ou serviços no mesmo nicho de uma forma diferente de como outras empresas já atuam.

O objetivo é criar valor agregado para suas ofertas e fazer com que os clientes percebam que, por mais que o mercado seja essencialmente o mesmo, ele será beneficiado ao optar por comprar de seu negócio.

Para isso, é importante fazer pesquisas de mercado e buscar por lacunas nos processos dos concorrentes, assim como oportunidades de entregar mais benefícios aos seus consumidores enquanto ainda mantendo um excelente custo operacional.

2. Estratégia de liderança de custo

Este tipo de vantagem é alcançada quando você consegue produzir produtos, serviços e resultados com o mesmo nível de qualidade de seus concorrentes, porém com menor custo.

Se o seu negócio gasta menos, é possível manter uma margem de lucro competitiva enquanto ainda oferecendo os mesmos produtos por um preço menor.

Isso pode ser atingido ao buscar formas de melhorar seus custo benefício e transformá-lo em um diferencial para o cliente através da precificação.

Porém, fique atento: para que uma estratégia de liderança de custo realmente funcione, é imperativo que a qualidade do produto final não seja sacrificada. Caso contrário, você estará essencialmente oferecendo uma vantagem competitiva diferencial aos seus concorrentes.

3. Estratégia de foco ou segmentação

Uma estratégia de foco é indicada para empresas que atuam em nichos bem definidos, ou seja, são menos abrangentes e podem focar nas demandas e necessidades dos consumidores dentro de seu mercado de atuação.

Entretanto, ainda de acordo com Porter, é importante entender que não basta simplesmente empregar todas as estratégias ao mesmo tempo - o que você deve fazer é buscar uma forma de equilibrar custo e qualidade e, ao conquistar este diferencial, fazer com que clientes percebam o valor agregado.

Estratégias para conquistar vantagem competitiva

O que são as 5 forças de Porter

Porter delimita ainda os principais desafios que você deverá enfrentar para criar uma vantagem competitiva, entenda:

1. Poder de negociação dos consumidores

Hoje, pode-se dizer que o poder de negociação está na mão dos clientes, que são capazes de definir o nível de qualidade e até mesmo determinar quais serão as formas de pagamento ou afetar processos internos em seu negócio.

Afinal, se o seu objetivo como negócio é vender, será necessário primeiramente adequá-lo às necessidades e demandas do consumidor.

2. Poder de negociação dos fornecedores

O poder de negociação por parte dos fornecedores irá depender da indústria e mercado no qual seu negócio atua.

Aqui, o desafio se encontra no equilíbrio entre oferta e demanda e, como você sabe, quando a demanda é maior, fornecedores podem inflacionar preços e diminuir sua rentabilidade.

Se você não conseguir encontrar alternativas, se tornará refém dos fornecedores disponíveis e isso diminuirá seu controle sobre a criação de vantagens competitivas.

3. Rivalidade entre concorrentes

Guerras de preços, publicidade, aumento de serviços e diferenciais como garantias, programas de fidelidade, técnicas de vendas e a oferta de novos produtos entre seu negócio e a concorrência é praticamente inevitável.

O fato é que enquanto você busca alcançar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, eles estarão fazendo o mesmo.

4. Ameaça de produtos substitutos

Entender a ameaça de produtos substitutos não é difícil pois essencialmente todo tipo de indústria e negócio tem de lidar com este desafio constante - algumas com mais frequência que outras.

Um exemplo muito visível é a velocidade na qual novos dispositivos móveis como smartphones e tablets são lançados pelas grandes marcas no mercado, que estão sempre buscando formas de superar seus concorrentes através de novos recursos, melhorias nos softwares e hardwares dos dispositivos, etc.

5. Ameaça de novos concorrentes

Por fim, a ameaça da entrada de novos concorrentes no mercado é outro grande desafio para todo negócio que busca manter sua vantagem competitiva, especialmente porque novos concorrentes normalmente já podem avaliar sua capacidade produtiva e sabem que precisam fazer de tudo para ganhar espaço no mercado.

5 forças de Porter

A vantagem competitiva não dura para sempre

É importante reconhecer também que, mesmo que um negócio consiga colocar-se à frente da concorrência em seu mercado, isso não significa que ele poderá deixar de buscar constantemente formas de manter sua posição.

Na verdade, isso é válido tanto para grandes marcas quanto para negócios de pequeno e médio porte. A partir das 5 forças de Porter, fica fácil entender como é fácil perder sua vantagem competitiva.

É exatamente por isso que você deve continuamente inovar seus serviços, produtos, ofertas e estratégias para que não perca sua posição de autoridade.

No ecommerce, existem diversas aspectos que você pode explorar para chamar a atenção de clientes e aumentar suas chances de retê-los, como:

  • Melhorar sua logística de entrega;
  • Oferecer diferenciais no frete;
  • Diminuir custos de produção ou de fornecedores para manter a margem de lucro e vender mais barato que a concorrência;
  • Alavancar o atendimento online e transformá-lo em um diferencial;
  • Agregar valor às ofertas através de programas de fidelidade e outras estratégias semelhantes.

Avalie imediatamente o que seus concorrentes de peso estão fazendo e descubra formas de colocar-se à frente deles considerando tudo que aprendeu neste conteúdo.

Transforme o atendimento em uma vantagem competitiva

O atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de seu negócio e, por isso, oferecer canais de atendimento modernos e otimizar o desempenho de sua equipe de vendas e suporte pode fazer toda a diferença em seus resultados.

Quantas vezes você falou bem sobre um negócio ou tornou-se um cliente fiel exatamente devido ao atendimento de altíssima qualidade oferecido pelo negócio? E quantas vezes deixou de voltar a um negócio devido ao mal atendimento?

Respondendo a estas perguntas você pode descobrir o impacto deste setor em seu negócio e, para que não saia deste artigo sem uma dica acionável, considere revolucionar seu atendimento ao cliente ao oferecer um chat online na página de seu negócio e trabalhar de forma omnichannel.

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Com o JivoChat, você pode integrar canais de atendimento, abordar visitantes em seu website de forma proativa, oferecer callback, chat online, telefonia e até mesmo atender nas redes sociais através de uma plataforma unificada.

Não deixe de conferir os diferenciais e aproveite a oportunidade para transformar o atendimento em uma vantagem competitiva!

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