Como utilizar o recurso Funil de Vendas
Agora você pode criar negócios no JivoChat e organizar todas as suas oportunidades através do seu Funil de Vendas. Além disso, você pode atribuir tarefas a negócios e acompanhar o status da execução de cada uma delas no aplicativo da JivoChat. Esses recursos permitem uma melhor visualização do processo de vendas, organização mais eficiente do suporte aos seus clientes e uma maior economia de tempo com operações diárias.
Como configurar um funil de vendas
Comece configurando seu funil de vendas no aplicativo da JivoChat: você pode tanto editar um funil existente quanto adicionar um novo funil.
Para isso, clique em Configurações > Ajustes CRM. Em seguida, selecione um funil para editar ou clique em Criar novo funil.
Neste exemplo, criaremos um novo funil de vendas.
Primeiramente, insira um nome para seu funil e pressione a tecla Enter ou clique em Criar. Em seguida, clique no nome do funil para visualizar as opções de edição.
Na próxima tela você deverá configurar as etapas do funil. Há etapas principais e duas etapas finais: Concluído e Perdido.
As etapas principais são personalizáveis: você criar novas etapas, editá-las ou excluí-las. Para criar uma nova etapa, clique em Criar uma nova etapa, insira um nome, selecione a cor e clique em Criar.
Em seguida, você pode editar uma lista de Motivos da perda - lista de opções que precisam ser selecionadas quando a etapa final de um cliente potencial é Perdido.
Depois disso, você pode selecionar uma moeda e fechar as configurações do funil - elas serão salvas automaticamente.
Como adicionar um novo negócio
Você pode criar um novo negócio diretamente na janela de conversa com o cliente. Para isso, basta clicar em Criar nova negociação.
Em seguida, você pode inserir os detalhes do negócio nos campos editáveis ou clicar no ícone de edição para abrir o menu de configuração do negócio.
Se desejar, você também poderá atribuir uma ou mais tarefas ao negócio. Veja como utilizar a ferramenta de tarefas no nosso tutorial Como utilizar o recurso Tarefas.
Como gerenciar o seu Funil de Vendas na aba CRM
Todas os negócios da sua conta estarão disponíveis na aba CRM > Funil de Vendas. Você pode visualizá-lo no modo kanban ou forma de lista.
A visualização kanban é ideal para uma análise visual rápida: ela permite identificar em que etapa cada um dos seus negócios está e onde estão centrados os principais gargalos e bloqueios. Você pode arrastar e soltar negócios para movê-los para diferentes etapas. Você também pode abrir uma conversa com o cliente clicando em um negócio. Para uma melhor experiência de navegação, use filtros e categorias.
A visualização em forma de lista permite que você veja todas as negociações existentes, incluindo as negociações fechadas.
Funil de vendas no seu fluxo de trabalho
Veja algumas dicas sobre como integrar a ferramenta de Funil de Vendas ao seu fluxo de trabalho:
- Construa um funil de vendas com base nas especificidades do seu negócio, use apenas os estágios importantes em seu processo de vendas ao adicionar as etapas.
- Alguns dos seus produtos/serviços podem ter etapas atípicas no processo de vendas. Você pode criar um funil de vendas especialmente para eles.
- Adicione negócios diretamente da janela de conversa com o cliente e programe seu próximo contato com ele usando tarefas.
- A aba Tarefas na sessão CRM ajudará você a programar o contato com os seus clientes e a aumentar a probabilidade de fechar um negócio.
- Use a visualização kanban para verificar se alguma etapa específica precisa de mais atenção.
- Faça uma lista dos motivos de perda. Essas informações vão ajudá-lo(a) a ajustar o foco das suas operações e a se preparar melhor para o futuro.
Pronto! Agora você sabe como usar a ferramenta de Funil de Vendas na JivoChat de maneira eficaz. A equipe da JivoChat deseja a você um dia excepcionalmente produtivo!