Como integrar o Jivochat ao ActiveCampaign

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Esta integração permite transferir automaticamente leads gerados no JivoChat diretamente para uma lista de contatos na sua conta do ActiveCampaign.

Nesse tutorial você aprenderá a integrar o JivoChat ao ActiveCampaign através de duas ferramentas de automatização: Zapier e Pluga.

Integração via Zapier

1. Faça login na sua conta do Zapier e clique aqui para acessar a página de integração do JivoChat com o ActiveCampaign. Siga para o final da página e clique em Connect JivoChat + ActiveCampaign.

2. No campo Choose an event, selecione a opção New chat finished e clique em Continue.

Observe que na integração via Zapier só é possível selecionar o evento New Chat Finished (Novo Chat Finalizado). Isso significa que nessa integração, as informações coletadas no JivoChat só serão enviadas ao ActiveCampaign quando um chat for encerrado no app do JivoChat.

3. Se você ainda não tiver uma conta do JivoChat conectada ao Zapier, clique em Sign in to JivoChat. Caso você já tenha uma conta conectada, siga para o passo #5.

4. Insira o seu email e senha de acesso do JivoChat e clique em Sign in. Em seguida, selecione o canal que deseja integrar ao ActiveCampaign e clique novamente em Sign in.

5. No campo Choose an account, selecione a conta da JivoChat conectada ao Zapier e clique em Save & Continue. Se desejar conectar uma conta diferente, basta clicar em Connect a new account, e retornar para o passo #4.

Note que no Zapier só é possível integrar um canal por vez. Se você tiver mais de um canal na sua conta, terá que realizar esse procedimento para cada um deles.

6. Clique em Test trigger e, em seguida, clique em Continue.

A configuração do gatilho no Jivochat foi finalizada, agora vamos configurar a ação no ActiveCampaign.

7. No campo Choose an event, selecione a ação que deve ser executada no ActiveCampaign quando um chat for finalizado no JivoChat e clique em em Continue.

Nesse tutorial selecionaremos o evento Create/Update contact, mas você pode selecionar outro evento, se desejar.

8. Se você ainda não tiver uma conta do ActiveCampaign conectada ao Zapier, clique em Sign in to ActiveCampaign. Caso você já tenha uma conta conectada, siga para o passo #10.

9. Para conectar a sua conta do ActiveCampaign ao Zapier você precisará de duas informações: URL e Chave. Para encontrar esses dados, acesse a sua conta do ActiveCampaign e clique em Configurações > Desenvolvedor.

10. Copie o link no campo URL do painel do ActiveCampaign e insira no campo API Url no Zapier. Em seguida, copie o token no campo Chave do painel do ActiveCampaign e insira no campo API key no Zapier e clique em Yes, Continue.

11. No campo Choose an account, selecione a conta conectada ao Zapier e clique em Save & Continue. Se desejar conectar uma conta diferente, basta clicar em Connect a new account, e retornar para o passo #9.

12. Selecione as informações do JivoChat que gostaria de enviar a cada um dos campos do ActiveCampaign e clique em Save & Continue.

13. Em seguida, clique em Test & Continue e, para finalizar, clique em Turn on Zap.

Pronto! A partir de agora, sempre que um chat for finalizado no JivoChat, o Zapier receberá os dados do eventos e os enviará automaticamente ao ActiveCampaign.

Integração via Pluga

1. Faça login na sua conta do Pluga e clique aqui para acessar a página de automatizações do Pluga Webhooks com o ActiveCampaign. Em seguida, clique em Fazer essa automatização.

2. Insira um nome para identificar a integração, como, por exemplo, "JivoChat" e clique em Gerar Pluga Webhook.

3. Copie a URL gerada.

4. Acesse a sua conta do JivoChat através do aplicativo desktop ou clique aqui para acessar o web app. Clique em Configurações > Canais > Configurações (abaixo do nome do canal que deseja integrar ao Pluga) > Configurações de integração para desenvolvedores.

4.1. Clique no seletor "Ativar Webhooks" (ele ficará verde - ativado).

4.2. Insira a URL que você copiou no painel do Pluga no campo "URL para webhooks".

5. Para conectar a sua conta do ActiveCampaign ao Pluga você precisará de duas informações: Subdomínio e Chave de acesso à API do ActiveCampaign.

5.1. Para encontrar o seu subdomínio, acesse a sua conta do ActiveCampaign. O subdomínio é o nome anterior ao domínio (.activehosted.com). Copie o seu subdomínio na URL da página, retorne ao painel do Pluga e insira a informação copiada no campo Subdomínio (Nome da conta).

5.2. Para encontrar a sua chave de acesso à Api, volte ao painel do ActiveCampaign, clique em Configurações > Desenvolvedor, copie o token no campo Chave. Retorne ao painel do Pluga e insira o token no campo Chave de acesso à API do ActiveCampaign.

5.3. Clique em Conectar.

6. Selecione a conta do ActiveCampaign que deseja conectar a integração e clique em Conectar.

7. No campo Modelo de envio de dados para notificação, insira o modelo de um evento enviado pelo JivoChat. Nesse exemplo, utilizaremos o modelo do evento "chat_finished" (chat finalizado) indicado abaixo.

Clique aqui para encontrar a lista de eventos enviados pelo JivoChat e seus respectivos modelos.

A função desse modelo é permitir que o Pluga identifique os campos que serão enviados pelo JivoChat. Através dessa identificação, o Pluga permitirá o mapeamento no próximo passo.

{
     "event_name": "chat_finished",
     "chat_id": 1265,
     "widget_id": "3369",
     "visitor": {
         "name": "John Smith",
         "email": "email@example.com",
         "phone": "+14084987855",
         "number": "3553",
         "description": "Description text",
         "social": {},
         "chats_count": 1
     },
     "agents": [
         {
             "id": "2596",
             "name": "Thomas Anderson",
             "email": "agent@jivosite.com",
             "phone": "+14083682346"
         }
     ],
     "department": {
         "id": 234,
         "name": "Sales"
     },
     "chat": {
         "messages": [
             {
                 "timestamp": 1431955090,
                 "type": "agent",
                 "agent_id": 4092,
                 "blacklisted": false
             }
         ]
     },
     "session": {
         "geoip": {
             "region_code": "CA",
             "country": "United States",
             "country_code": "US",
             "region": "California",
             "city": "San Francisco",
             "latitude": "37.7898",
             "longitude": "-122.3942",
             "organization": "Wikimedia Foundation"
         },
         "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name",
         "utm_json": {
             "source": "google",
             "campaign": "campaign_name",
             "content": "banner",
             "medium": "cpc",
             "term": "..."
         },
         "ip_addr": "208.80.152.201",
         "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36"
     },
     "page": {
         "url": "http://example.com/",
         "title": "Page title"
     }
  }

8. Selecione as informações do JivoChat que serão enviadas em cada campos do ActiveCampaign. Clique no ícone + Inserir infos do (ícone de Webhooks) para cada campo listado e selecione a informação do JivoChat desejada. Por exemplo, no campo E-mail, selecione a opção visitor.email (E-mail do visitante).

Lembre-se de preencher todos os campos obrigatórios.

9. Para concluir, clique em Finalizar a automatização.

Pronto! A partir de agora o Pluga receberá os dados dos eventos enviados pelo JivoChat e os enviará automaticamente ao ActiveCampaign.

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