Como configurar campanhas no Telegram

Adicionamos uma nova ferramenta à seção de Marketing – campanhas no Telegram, que permitirá enviar uma mensagem para vários assinantes do seu bot de uma só vez.

Neste guia, mostraremos como criar e enviar uma newsletter.

Para iniciar uma campanha, você deve ter um canal de comunicação do Telegram conectado à sua conta do JivoChat. Basta seguir estas instruções para conectá-lo: Clique aqui

Importante: A campanha só pode ser enviada para clientes que já estão no CRM no aplicativo Jivo. Isso significa que eles já entraram em contato com você por meio de um bot conectado ao Jivo.

Conteúdo:

Como criar uma companha

Ações com campanhas

Estatísticas

Como criar uma campanha

  1. Vá para a seção de Marketing e clique no botão "Criar" no canto superior direito.

  2. Clique em "Telegram" na lista suspensa:

Agora você pode selecionar o canal a partir do qual a campanha será enviada.

  1. Digite um nome (1 a 128 caracteres). Ele não será exibido para os assinantes do bot. Somente os funcionários o verão no aplicativo Jivo: na lista de campanhas na seção de Marketing e na tag que será adicionada aos clientes que responderem à mensagem.

  2. Clique em "Próximo".

Especifique as condições para a lista de clientes para os quais a campanha será enviada, ou selecione uma lista existente clicando na seta na linha "Filtro de destinatários".

As mesmas condições são usadas para filtrar na seção "CRM" > "Clientes":

  • Data da conversa
  • Canal de comunicação

Observe que a newsletter só será enviada para os assinantes do seu bot do Telegram, que foi selecionado como canal na primeira etapa.

  • Responsável
  • Categoria do cliente
  • Tags

O template será enviado para todos que atendam aos critérios. Ao selecionar um filtro existente ou clicar em "Salvar filtro" para novos parâmetros, você verá o número de clientes correspondentes.

  1. Clique em "Próximo" para continuar a configuração.

Na aba "Customização", adicione:

  • Imagem ou arquivo nos formatos jpg, jpeg, png, mp4, gif, pdf, zip, mp3, m4a. Tamanho de até 20 MB.
  • O texto da própria mensagem.
  • Botões: Você pode adicionar até 10 botões, cada um com texto de até 31 caracteres.
  • Você também pode adicionar um link ao botão clicando na caixa de seleção correspondente abaixo dele.

Depois de personalizar, clique em "Próximo". Agora você seguirá para a última etapa - "Pré-visualização e Lançamento".

Configurando a data de envio

Defina a data para enviar a campanha. Observe que as configurações de horário são aplicadas de acordo com o fuso horário selecionado nesta etapa de configurações, e não no fuso horário do destinatário.

Se você quiser que a mensagem personalizada comece a ser enviada imediatamente, selecione "Lançar".

Verifique a aparência da mensagem, o canal a partir do qual a newsletter será enviada e a lista de clientes. A aparência final da mensagem configurada é exibida no lado direito. Se necessário, você pode alterar qualquer configuração clicando no ícone de edição.

Para voltar a personalizar sua mensagem mais tarde, selecione "Salvar rascunho".

Para concluir as configurações e começar a enviar a mensagem, clique em "Agendar".

Após isso, a campanha entrará nos status de "Planejada" ou "Em progresso". O envio levará algum tempo.

Velocidade de envio: 20.000 mensagens por hora.

Uma vez que todas as mensagens da seleção de clientes forem entregues, o status mudará para "Concluída".

Ações com campanhas

Se a campanha estiver nos status "Rascunho" ou "Planejada", você pode editá-la.

Para fazer isso, vá para a seção "Marketing" e clique no nome da campanha desejada. Você poderá editar a aparência e o segmento de clientes.

Importante: não é possível alterar o canal de envio.

Você pode copiar uma campanha em qualquer status. Passe o mouse sobre a linha com seu nome para ver o ícone desejado.

Uma nova campanha será criada com as mesmas configurações. Você poderá alterar a aparência, a lista de clientes e a data de envio.

Estatísticas

Você pode avaliar a eficácia da campanha enviada usando as estatísticas. Na seção "Marketing", clique no nome da campanha desejada e selecione a aba "Estatísticas".

Lá você verá as datas das mensagens enviadas e seus resultados. Ao passar o mouse sobre os nomes dos indicadores, você pode ver dados detalhados:

  • Número de mensagens enviadas: quantos clientes o template foi enviado, quantos o receberam e quantas mensagens não foram entregues por algum motivo.
  • Quantos usuários responderam com uma mensagem ou clique.
  • Número de cliques em botões com o resultado para cada botão.

Importante: Cliques em botões com links não são contabilizados nas estatísticas.

Esta seção também exibe a tag da campanha, que é automaticamente atribuída aos clientes que respondem a ela. Clique em "Ir para a lista de clientes" para visualizar todos os clientes com essa tag na seção "CRM" > "Clientes".

Isso é tudo! Aproveite e tenha um bom dia!

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