Como integrar o WhatsApp Business ao JivoChat
Guia para conectar o WhatsApp API ao JivoChat
O novo canal do WhatsApp habilita novas oportunidades no JivoChat. É um módulo pago, você pode pagar dentro da plataforma JivoChat, agora você não precisa mais de provedores externos.
Aqui estão todas as etapas do tutorial:
PASSO 1 - LOGUE EM SUA CONTA NO FACEBOOK
PASSO 2 - HABILITANDO A AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES
PASSO 3 - REGISTRANDO-SE NA META BUSINESS
PASSO 4 - CRIANDO SEU APLICATIVO DENTRO DA META
PASSO 5 - CONFIGURANDO SEU WHATSAPP DENTRO DA META
PASSO 6 - ADICIONANDO USUÁRIO DO SISTEMA E GERANDO O TOKEN
PASSO 7 - CONECTANDO O WHATSAPP DENTRO DA JIVO
PASSO 8 - CONFIGURANDO O WEBHOOKS E O TOKEN DENTRO DA META
Essas instruções o ajudarão a encontrar os três tipos de dados que precisará para conectar este canal ao JivoChat.
Atenção: é muito importante seguir as instruções à risca, qualquer variação deste guia pode levar ao bloqueio de sua conta do Facebook.
PASSO 1 - LOGUE EM SUA CONTA NO FACEBOOK
Certifique-se de que já possui uma conta do Facebook. Caso não possua, crie uma conta com um login e senha e confirme o seu endereço de e-mail para ativá-la.
PASSO 2 - HABILITANDO A AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES
Habilite a autenticação de dois fatores em sua conta do Facebook acessando: https://www.facebook.com/settings?tab=security
PASSO 3 - REGISTRANDO-SE NA META COMO DESENVOLVEDOR
Ingresse na página desenvolvedores da Meta https://developers.facebook.com/async/registration/ e clique em "Começar"
Em seguida, uma página de registro será aberta. Clique em "Continuar"
Preencha seu número de telefone para receber o código de verificação por SMS
Em seguida, selecione a opção "Desenvolvedor" e clique em "Concluir inscrição"
PASSO 4 - CRIANDO SEU APLICATIVO DENTRO DA META
Agora crie o seu aplicativo clicando no botão verde "Criar aplicativo"
Selecione a opção "Outro" e clique em "Avançar"
Selecione o nome do seu tipo de aplicativo, lembrando que pode aparecer para você como "Empresa" ou "Negócio". Em seguida, clique em "Avançar"
Lembrando que o tipo de aplicativo não pode ser alterado após a sua criação.
Agora você precisará adicionar um nome para o seu aplicativo. Verifique também se o e-mail de contato do aplicativo está correto.
Em seguida, clique em "Criar aplicativo"
PASSO 5 - CONFIGURANDO SEU WHATSAPP DENTRO DA META
Após o aplicativo ser criado, procure pelo card do "WhatsApp" na tela -> Clique em "Configurar"
Em nosso tutorial, nós já possuímos uma conta empresarial vinculada ao Meta. Então só precisamos selecioná-la.
Entretanto, caso você ainda não possua, siga os passos de criação recomendados pela Meta, que aparecerão nessa mesma aba
Em seguida, clique na opção "Começar a usar a API"
A Meta concede um número de teste, que possui limitações de usabilidade e não é o foco deste tutorial.
Para adicionar o seu número de telefone, vá na etapa 5 e clique em "Adicionar telefone"
Algumas informações precisarão ser preenchidas, como o nome de exibição do seu WhatsApp Business, o fuso horário, a categoria e uma descrição da empresa (que é opcional).
Após realizar o preenchimentos dessas informações, clique em "Avançar"
Agora você precisará fazer a ativação do seu número de WhatsApp Business. Insira o número com o DDD e escolha receber o código por SMS ou por ligação telefônica.
Lembrando que o seu número precisa ter sido registrado no WhatsApp Business para ser apto à integração
Após a conexão ser realizada, o número irá aparecer na etapa 1
Na etapa 1, você também verá duas informações importantes, que são o ID do número de telefone e o ID da sua conta de WhatsApp Business
É indicado que deixe essa página aberta, para que fique mais fácil coletar esses dados posteriormente
PASSO 6 - CONFIGURANDO O USUÁRIO DE SISTEMA E GERANDO O TOKEN
Em uma nova aba, abra este link https://business.facebook.com/settings e clique na opção "Usuários do sistema"
Clique no botão "Adicionar"
Em seguida, preencha inserindo o nome do "JivoChat" -> Configure a função para "Administrador" e clique em "Criar usuário do sistema"
Após realizar a criação do usuário, clique em "Adicionar ativos"
- Selecione "Apps"
- O seu aplicativo criado, no caso, "MyApp"
- Em "Controle total", clique em "Gerenciar App"
- Por último, clique em em "Salvar alterações"
Agora clique em "Gerar novo token"
Selecione o aplicativo
Nesta sessão, você terá duas opções de token:
Gerar um que expira em 60 dias e gerar um que não irá expirar.
O indicado pela Meta é que seja gerado um token que expire a cada 60 dias, mas lembrando que você terá que ficar atento a isso de acordo com o prazo, pois caso o token expire e não seja renovado, a sua integração irá ser pausada.
Dessa maneira, deixamos nossos clientes à vontade para que escolham o que preferir. No tutorial, optamos pela opção "Nunca"
Nas permissões, precisará selecionar apenas das seguintes:
whatsapp_business_messaging
whatsapp_business_management
O seu token irá aparecer na sua tela. Copie e o salve em algum local seguro, pois você não conseguirá visualizá-lo posteriormente.
PASSO 7 - CONECTANDO O WHATSAPP DENTRO DA JIVO
Nos passos anteriores, nós visualizamos os três parâmetros necessários para conectar o canal do WhatsApp ao JivoChat.
Agora abra o JivoChat, vá em Configurações -> Canais e encontre o WhatsApp nessa janela.
Clique em "Conectar" e então em "Comprar Licença"
Em seguida, escolha o período da licença e clique em "Finalizar Compra"
Em seguida, escolha a forma de pagamento, preencha os dados necessários e o módulo será ativado
Na nova janela, você deve preencher os três dados nos campos correspondentes. Estes são os dados que você gerou nos passos seguidos neste tutorial:
• Token de acesso (insira o token que você gerou e salvou)
• ID do número de telefone
Copie o ID de dentro da sua conta Meta e cole dentro da JivoChat
• ID da conta do WhatsApp Business
Copie o ID de dentro da sua conta Meta e cole na JivoChat
PASSO 8 - CONFIGURANDO O WEBHOOKS E O TOKEN DENTRO DA META
Após preencher os dados, o seu canal será criado e uma nova janela será aberta contendo as URLs para os Webhooks e o Token de verificação gerados pelo JivoChat:
Em uma nova aba no navegador, acesse https://developers.facebook.com/apps e no menu lateral esquerdo clique em WhatsApp-> Configuração
Clique em "Editar"
Preencha os dados que recebeu do JivoChat na nova janela que se abrirá.
Esses são a URL do Webhook e Token de Verificação, respectivamente.
Clique no botão "Verificar e salvar"
Essa janela deve se fechar e então os campos preenchidos devem aparecer nas Configurações.
Em seguida, clique em "Gerenciar"
Na aba "Assinar", marque todas as opções"
Parabéns! Você conectou o WhatsApp API ao JivoChat!
Agora você pode enviar a sua primeira mensagem ao seu número de telefone empresarial para testar e verificar se tudo funciona!
Essa solução te dá a oportunidade de processar 1000 chats únicos por mês gratuitamente.
Caso precise aumentar este limite, você precisará de:
- verificar a sua empresa no Facebook -> https://www.facebook.com/business/help/2058515294227817?id=180505742745347
- conectar um cartão de crédito como forma de pagamento -> https://www.facebook.com/business/help/915454841921082?id=180505742745347
Descubra como você pode verificar a sua empresa e quais são os modos de pagamento disponíveis no portal do Facebook clicando aqui -> https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/
Verifique também os dois tutoriais abaixo:
Para adicionar uma foto de perfil à API do WhatsApp, clique aqui
Para adicionar e usar mensagens modelo, clique aqui