5 Razões porque o Instagram é a rede social de 2017
Quem usa constantemente o Instagram, deve ter reparado como a interação e o tempo que os usuários estão passando nessa rede social está aumentando. Principalmente depois que o Instagram introduziu aquelas "bolinhas" no topo do feed que chamamos de Stories, a funcionalidade "copiada" do Snapchat e que fez bastante sucesso no Insta. Ela parece ter tido uma excelente aceitação, ao contrário do que aconteceu nos stories do Facebook e do Messenger que nínguém pouca gente está usando, por exemplo.
É comum muitos empreendedores relatarem que têm mais interação no Instagram do que no Facebook. Isso acontece pela natureza da própria rede social, que facilita bastante a interação. Além disso, o Instagram tem um único feed, ao contrário do Facebook, que apresenta para você um feed central, uma aba para gerenciamento de páginas e grupos e a coluna direita com publicidade.
Ainda vale a pena investir no Instagram?
A rede social continua crescendo, hoje o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e mais de 500 milhões de acessos diários. É muito provável que uma grande parte do seu público utilize ativamente a rede social, portanto, criar um perfil comercial e desenvolver estratégias para a plataforma pode trazer resultados concretos.
Nossa dica para quem deseja criar estratégias e direcionar recursos para obter resultados no Instagram é a especialização. Se você está procurando uma maneira de como aprender mais sobre a ferramenta, confira o curso Estratégia de marca no Instagram que cobre desde o uso de perfis comerciais até a elaboração de estratégias de marketing para a rede.
1 - O sucesso dos Stories
Os Stories no Instagram tiveram um sucesso imediato. Em menos de 1 ano, este novo formato chegou aos 200 milhões de utilizadores diários, contra os 160 milhões do Snap. Além disso, basta dar uma olhada na sua conta do Instagram: certamente seus amigos estão postando vários Stories. O novo formato viralizou o Facebook até abriu a possibilidade de você criar anúncios pagos lá, como mostra este tutorial.
2 - Provavelmente, em breve teremos links nos Stories
Uma das razões para muitas empresas ainda não usarem os Stories com tanta frequência é porque ele ainda não permite que você insira links para as pessoas visitarem o seu site. Ou seja, até ao momento, este novo formato serve apenas para gerar interação e comunicar com o seu público. Porém, alguns usuários com contas verificadas, já podem inserir links nos seus Stories. E esta é uma prática comum do Facebook: primeiro testa o formato nas celebridades para depois abrir para toda a comunidade. Por esse motivo, é bem provável que em breve nós, comuns mortais, tenhamos links nos stories.
3 - O botão para comprar nos posts do Instagram
Em breve, todas as contas do Instagram poderão publicar uma imagem de um produto e ter um link para o checkout. Como você sabe, até ao momento não é possível inserir links em posts do Instagram. O único link disponível é na bio. A funcionalidade está sendo lançado aos poucos, nos EUA, mas é provável que em breve esteja disponível para o mundo todo.
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4 - Mais interação
Apesar da interação do Instagram ter caído depois que o Facebook inseriu o seu conhecido algoritmo na rede social, a verdade é que o Instagram é uma rede que ainda gera bastante interação. Isso acontece por várias razões. A primeira delas é que o seu grande foco é no mobile e os usuários passam cada vez mais tempo no celular.
A segunda, é que o Instagram continua tendo um único feed. Repare:
Enquanto que no Facebook você tem tanto o próprio feed como as laterais no desktop, aqui o foco é único. Veja:
Ok, neste momento já temos os Stories no topo, mas basta rolar para baixo que o seu foco é no único post que você está vendo.
5. Apenas visual
Sabemos que o conteúdo é cada vez mais visual. Se olharmos para os novos aplicativos que fizeram mais sucesso como o Snapchat ou Musical.ly, vemos que o que domina neles são os vídeos e as imagens. No Instagram, esse conceito também é usado: nele você apenas pode postar conteúdo em vídeo ou imagem. Principalmente as gerações mais novas este formato de conteúdo. É muito comum termos adolescentes que têm conta no Instagram mas não têm no Facebook, por exemplo.
Se você ainda não tem prestado muita atenção ao Instagram, espero com este post ter alertado para algumas modificaçes importantes da plataforma e dado alguns motivos para você explorar ela ainda este ano!
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